Em 1958 a EMD transformou o modelo MRS-1 num modelo comercial, a locomotiva G16 de 1950hp, com opções de rodagem B-B, A-1-A e C-C, também adaptável a qualquer bitola. Para esse novo modelo, os engenheiros da EMD tiveram que modificar o freio dinâmico, utilizar truques flexcoil e adaptar o motor de tração Universal D29 para truques de bitola métrica.
G16U EFVM
A EFVM satisfeita com as esperiencias anteriores com as locomotivas GM G12, e querendo fazer trens-tipo cada vez mais longos e pesados com suas novas gondolas MI para Car Dumper, chegou a conclusão de que seriam possiveis trens de 150 vagões do tipo MI com uma potência de tração girando em torno dos 9000hp. Para isso seriam nescessárias 7 das locomotivas G12, ou alguma locomotiva de maior potência, que viesse a melhorar esse custo beneficio. Para tal situação a EFVM em contato com a GM-EMD chegaram a decisão de que o modelo G16U, top de linha da série exportação na época, com um motor 16-567 aspirado que desenvolvia 1950hp seria o ideal. Essa mecânica era empregada a muito ja nas EMD SD18, que eram o modelo de padrão Standard de 1800hp da EMD. Em 1963 começaram a circular os primeiros trens experimentais com 150 gondolas carregadas e tração quintupla de G16U, perfazendo assim o recorde nacional da época. Em 1966 chegou-se a fazer um teste com 6 locomotivas G16U tracionando 200 gondolas MI mais um caboose na cauda do trem, totalizando 14.328 toneladas, o que interessou a EFVM em trens cada vez maiores, e com locomotivas de maior potência. Logo em seguida no final da década de 60 as Krauss-Maffei já estavam para chegar e depois as GM DDM45 tornando as G16 locomotivas de menor importancia, porém estas nunca deixaram de prestar serviços na linha tronco, onde até hoje atuam como helpers em alguns trechos e serviço de manobras e transferências de patio mais pesadas. Alem disso tem sido usadas nos trechos da FCA e em trens de passageiros da EFVM. Essas locomotivas pesam 100 toneladas, vieram com truques C-C e potência de 1950hp (posteriormente motores foram substituídos pelo 645E mais econômico e confiável). A EFVM adquiriu 40 dessas locomotivas até o de 1967, numerando-as de 601 a 641. As locomotivas 612 a 626 são canadenses, fabricadas na GMDD, enquanto as demais são Norte-americanas, feitas em La Grange, Il na EMD. Os tanques de combustível foram aumentados pela CVRD de 3875 litros para 4800 litros. Quatro delas foram acidentadas/incendiadas e baixadas em março de 1967 e maio de 1985. As outras 35 ainda continuam prestando serviços a aquela
Tipo de motor = Diesel-elétrica
Construtor = GM-EMD/GM-GMDD
Modelo = G16U
Ano de Fabricação = 1963-1967
Produção total = 40
Rodagem = C-C
Bitola = 1000 mm
Capacidade de combustível = 4800L
Motor a diesel = EMD 645E V16 ( atual )
Motor de tração = GM - D29
Numeração = 601 a 641
Potência Bruta = 1950hp
Potência disponível para tração = 1800hp
Peso Total = 100.000kg
Peso Por Eixo = 16.800kg
Esforço Máximo de Tração (25%) = 25.175kgf
Velocidade Máxima = 100km/h
Velocidade Mínima = 17,6km/h
Eq. de Freio = 26L
FOTOS:
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