A Estação Rio do Ouro localiza-se no bairro de mesmo nome, na região que abriga os mananciais do Rio do Ouro, de onde a CEDAE trata a água do rio que é consumida em regiões da Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro.
A estrada de ferro leva o nome Rio do Ouro visto que esta estação foi a ponta de linha até que a ferrovia fosse completada até Jaceruba, e também porque a própria razão de existência da ferrovia foi a construção do aqueduto das águas do Rio do Ouro.
Hoje a estação é a sede da AMORDA - Associação de Moradores do Rio do Ouro e Adjacências. Trata-se de um local afastado, no interior de Nova Iguaçu, nas imediações da Reserva do Tinguá.
Foto 1: Quase passamos desapercebidos pela estação, até que o Vinicius a viu
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Foto 2: A bela Estação Rio do Ouro
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Foto 3:
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Foto 4: Nota-se que as estações da EF Rio do Ouro não seguem um padrão arquitetônico. Para isto basta ver por exemplo a Estação Rio do Ouro, Estação Cava e a Estação Vila Rosali da Supervia (também original da EF Rio do Ouro): todas completamente diferentes
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Foto 5:
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Foto 6:
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Foto 7:
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Foto 8: Altura e quilometragem provavelmente relativa à Estação Francisco Sá, na outra extremidade da ferrovia, no Rio de Janeiro
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Foto 9: Ano de inauguração: 1916
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Foto 10: A plataforma
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Foto 11: Lateral
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Foto 12: Gerais
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Foto 13:
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Foto 14:
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Foto 15: Entulho, na parte traseira da estação
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Foto 16:
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Foto 17: Na Estação Rio do Ouro existia uma bifurcação, como mostra a foto. Os caminhos de terra são os leitos de dois ramais: o da esquerda seguia para Jaceruba. O da direita era um pequeno ramal, que atendia apenas a pequenina Parada Represa
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Foto 18: O Vinicius nos informou que na EF Rio do Ouro sempre que havia um entroncamento havia também uma torre. Esta é a torre do entroncamento entre os ramais da Represa e de Jaceruba
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Foto 19: No dístico lê-se "Entroncamento"
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Foto 20: Do outro lado da torre, a inscrição "São Pedro", que é o primeiro nome da Estação Jaceruba, indicando o lado por onde o Ramal de Jaceruba continua
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Foto 21:
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Foto 22: Dístico indicando o nome da emblemática Estrada de Ferro Rio do Ouro
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Foto 23:
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Foto 24:
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Foto 25:
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Foto 26:
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Foto 27:
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Foto 28:
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Foto 29:
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Foto 30:
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Foto 31:
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Foto 32:
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Foto 33:
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Foto 34:
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Foto 35:
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Foto 36:
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Foto 37:
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Foto 38:
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Foto 39:
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Foto 40:
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Foto 41:
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Foto 42:
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Foto 43:
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Foto 44:
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Foto 45:
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Foto 46:
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Foto 47:
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Foto 48:
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Foto 49:
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Foto 50:
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Foto 51:
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Foto 52:
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Foto 53:
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Foto 54:
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Foto 55:
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Foto 56:
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Foto 57:
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Foto 58:
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Foto 59:
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Foto 60:
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Foto 61:
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Foto 62:
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Foto 63:
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Foto 64:
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Foto 65:
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Foto 66:
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Foto 67: A nossa primeira visão da bela estação. Quase passamos por ela
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Foto 68:
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Foto 69: A estação parece que passou por reformas recentemente, pois se encontra em bom estado de conservação
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Foto 70: Existe uma cerca de arame farpado ao redor dela. Eu não sei o porquê disso, mas parte da cerca foi destruída, possibilitando a nossa entrada
Foto 71:
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Foto 72:
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Foto 73:
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Foto 74: Antiga plataforma de passageiros e carga
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Foto 75: Ano de inauguração do prédio da estação
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Foto 76:
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Foto 77: Fundos da estação
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Foto 78:
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Foto 79: Alguns trilhos. Encontramos muitos trilhos perdidos ao longo do nosso passeio
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Foto 80: Detalhe da antiga plataforma
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Foto 81: Infelizmente, em alguns pontos, a reforma da estação deixou a desejar
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Foto 82: Detalhe da cobertura
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Foto 83:
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Foto 84: A outra lateral da estação
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Foto 85:
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Foto 86: Sentido Estação Adrianópolis
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Foto 87:
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Foto 88:
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Foto 89: Mais a frente, podemos ver o antigo entrocamento que a Estrada de Ferro Rio do Ouro fazia no local. Para a direita, existia o ramal que levava até a Parada Represa, que fica dentro da Unidade de Tratamento Rio D' Ouro da CEDAE. Para a esquerda, a continuação do Ramal de Jaceruba
Foto 90:
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Foto 91: A antiga torre do entroncamento está cercada e coberta pela vegetação
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Foto 92:
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Foto 93: Entroncamento
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Foto 94: Um pouco do interior da torre
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Foto 95: O nome original do Ramal de Jaceruba, São Pedro, está gravado na torre
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Foto 96:
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Foto 97:
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Foto 98:
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Foto 99:
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Foto 100: Rio D' Ouro
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Foto 101:
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Foto 102:
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Foto 103: Eu fico tão triste em ver a história assim abandonada. Poderiam reformar essas torres e construir praças ao redor delas. Acho que seria uma boa idéia
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Guilherme, Vinicius e eu sentamos alguns minutos nos bancos da Estação Rio do Ouro para descançar. Eu gosto muito de fazer isso - sentar no banco da plataforma e imaginar como seria ver a vaporosa chegando.
Enfim partimos em uma longa caminhada até a Parada Represa. Sabíamos que seria difícil: já estávamos em um local extremamente rural e a represa de onde vem a água tratada do Rio do Ouro situava-se bem longe dali. Fora isso, teríamos que voltar até a Estação Rio do Ouro para continuarmos nosso trajeto até a Estação Jaceruba.
Foi uma caminhada extremamente longa que nos levou à beira da exaustão. O sol estava a pino e não existiam sombras na estrada de terra que literalmente cortava a floresta nos levando até a Parada Represa. Esta estrada de terra na verdade era o leito do Ramal da Represa. Não existem casas no caminho, tampouco nenhum rastro de civilização (nem cobertura de telefonia celular). Levamos aproximadamente uma hora até lá. Foi duro, mas valeu a pena. Proxima parada: Parada Represa.
Créditos
Texto: Renan Souza, Guilherme Pinho e Marcus Vinicius
Fotos: 1-22 por Renan Souza, 23-66 por Guilherme Pinho e 67-103 por Marcus Vinicius, todos em 22/05/2010