Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jun 2010, 23:47

Dado.
Não sei se é um defeito ou virtude minha, mas procuro ser detalhista nas explicações e às vezes me excedo nas palavras.
Quando eu enviei a foto para o Ralph eu enfatizei que não me responsabilizaria pela veracidade da informação sobre a foto da estação.
A princípio eu discordei que a estaçaozinha de Maria da Graça da década de 20 e o prédio que ele citou como sendo a estação fossem o mesmo, pois o croqui mostra uma plataforma muito curta (tirei como parâmetro o tamanho do banco) e o galpão que seria a ex estação é uma edificação robusta e muito alta, a não ser que o croqui estivesse fora de escala ou como você falou, o prédio tivesse sido muito descaracterizado.
Devido a essas diferenças, indaguei o Ralph como ele sabia que aquele prédio era o da estação. Ele me respondeu que era informação dada por colaboradores que visitaram o prédio e obtiveram tal informação dos seus atuais usuários, informando que a plataforma ainda existe. De fato, dá para percebe-la do metrô, apesar de estar escondida ou pelo google. O seu comprimento seria de 150m aproximadamente.
A partir daí respeitei mais a veracidade da informação e concluí que poderia ser verdade, mas essa plataforma somente atenderia uma linha.
Pesquisando sobre os bairros em sites sobre ônibus, consegui uma foto de um lotação cruzando uma passagem de nível em Maria da Graça onde na placa indica 4 linhas.
Veja bem, 4 linhas.
Hoje temos 3 naquela região, indicando que um trilho foi suprimido. Juntando os cacos e raciocinando um pouco, concluí que os trilhos foram redistribuídos, mascarando a localização de uma outra plataforma (caso tenha realmente existido).
Reparem bem como os 3 trilhos são mais afastados um dos outros em comparação aos habituais nos ramais de Deodoro por exemplo...CONTINUANDO







DadoDJ escreveu:Adenilson, é com você mesmo que eu quero falar !

:P

Cara, esta estação de Maria da Graça é uma incógnita (ou será que não ?) ... o que acontece: o Julio C.Silva, um amigo pesquisador que também está aqui no fórum e no Orkut, notou que havia uma construção em Maria da Graça que lembra muito o desenho da estação Maria da Graça que consta no site do Ralph. Pois bem, ele me telefonou na época e fomos ao local averiguar, e realmente a construção que se encontra lá, apesar de muito modificada, tem a estrutura igual ao do desenho que consta na mesma página (http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /maria.htm). Esta construção est´[a no exato local que aparece no mapa exposto no site do Ralph, aparece em alguns Guias de Ruas antigos que tenho, e aparece até hoje (pasmem !) no mapa que se encontra na estação do Metrô da Maria da Graça e arredores. O que acontece é o seguinte: na mesma época que enviamos material para o site, o Ralph me respondeu por e-mail dizendo que outra pessoa (no caso, você) enviou uma foto antiga, com a estação Maria da Graça totalmente diferente, uma plataforma com cobertura. Não estou tirando o crédito da sua descoberta, longe disso, mas sabe que até hoje eu não entendi o esquema das estações naquele lugar. Você teria uma idéia ? Eu já pensei no seguinte: que a foto que eu e Julio tiramos seria da estação Maria da Graça da Linha Auxiliar, e a foto que você coletou no site do G.Ermakhof seria da linha da Rio do Ouro. Mas na foto que você enviou aparece a linha em bitola mista ! Então me confundiu mais ainda ! ! !
você teria alguma luz para o assunto ?
E outra coisa: fico feliz que você se dedica à pesquisa da EF Rio do Ouro ... sou apaixonado por esta ferrovia. Será que podemos trocar informações ? Tenho algumas (muitas) suspeitas aqui, mas que ainda não obtive resposta ...
Outra coisa: achei muito legal que você faz parte do fórum também ! Valeu !

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 01 Jul 2010, 00:00

Adenilson escreveu:Oi pessoal,

Depois de um tempo afastado, estou voltando a dar os meus pitacos.
A estação Vicente de Carvalho "se parece" com a do Tinguá porquê simplesmente é a mesma. Aquela não é a Estação de Vicente de Carvalho.
Podem ver no site estações ferroviárias que a foto da pseuda estação de Vicente de Carvalho é a mesma que está no acervo do site em relação à estação Tinguá. Outras fotos de Tinguá existem também, mas dá para perceber pelo ângulo.
Já escrevi para o Ralph para excluir aquela foto, mas acho que ele não deu bola e está pagando um mico por isso.
A verdadeira estação aparece em uma foto em preto e branco com a plataforma já abandonada e tomada pelo mato.
Esse site que a colega aqui viu na net, eu também vi, mas a foto foi postada errada lá.
Até Belford Roxo, os trens de subúrbio da Rio D'ouro eram trens com maior circulação e com maior fluxo de transporte e portanto, suas estações atendidas tinham plataformas mais compridas e mais semelhantes às atuais em comparação às micro estações que mal cabiam 2 vagões como por exemplo dos ramais de Xerém e Jaceruba que PROVAVELMENTE eram servidos por composições diferentes das que iam até B.Roxo, mas isso é uma tarefa para Ronan & CIA descobrirem nas suas andanças ferroviárias (rs).
Podem verificar nas fotos que suas estações a partir de Belford Roxo com esta exclusa eram muito acanhadas.
Como dedico a minha pesquisa mais às estações da cidade do rio, posso dizer que tenho fotos da Rio D'ouro de quase todas as estações.
Ainda não consegui Inhaúma e Acari, mas tenho quase certeza que vi esta última em um livro que pesquisei, pois era uma estação em construção e Acari era a caçula das estações da Rio D'ouro.
Algumas fotos eu peguei do site do Ralph, mas algumas foram pesquisas próprias como Maria da Graça e Engenho da Rainha.
Herédia de Sá não tenho também, mas o Ralph a considera da linha auxiliar e particularmente discordo, pois a sua plataforma já era depois que o ramal da antiga Arará se junta ao da auxiliar e antiga Rio D'ouro.
Sobre Maria da Graça, inclusive a foto que mandei está lá com o meu nome citado.

Quero parabenizar a vocês pela coragem de ir "à caça" das antigas estações, especialmente às da linha auxiliar, uma vez que nos dia de hoje levar uma máquina e sair batendo fotos perto de comunidades pode trazer problemas.
Não tenho escrito ultimamente, mas tenho acompanhado a postagem de fotos.

Abraços.

Nina escreveu:
DadoDJ escreveu:Logo vi !
Você usa a foto de Vicente de Carvalho no perfil ... ela parece muito com a estação de Jaceruba e com Tinguá também ... onde conseguiu a imagem ?
Um trabalho sobre Vila Kosmos que eu achei na internet. Eu tenho esse trabalho no meu antigo pc, depois te envio.
Ah valeu entao pela explicação... Quanto a estação Heredia de Sá tinha no meu antigo estagio, na sala de um juiz, um enorme mapa que tinha ela marcada acho que como pertencente a linha auxiliar sim. vou ver se volto la e peço permissão para ver o mapa de novo e confirmo isso
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 01 Jul 2010, 08:47

CONTINUANDO......
Isso explica porquê não localizamos os espaçamentos das plataformas da ex auxiliar (hoje ramal de Belford Roxo) como Engº Leal e Turiaçú.
Voltando ao galpão amarelado, supostamente a ex estação, percebemos até uma passagem com elementos vazados (cobogó), semelhante aos acessos das atuais estações de subúrbio.
Resta mesmo algum corajoso ir lá e perguntar de novo e quem saber, a partir de uma autorização, ter acesso à plataforma. Caso não tenha sido estação, pode ter sido um armazém com plataforma para transporte de carga ferroviária, uma vez que próximo à ex estação do Rocha, há uma construção abandonada que margeia a linha 4 e que tem plataforma, mas não tinha nada a ver com a ex estação do Rocha, mas praticamente descarto essa hipótese e acho mesmo que a construção amarelada foi a estação de Maria da Graça (auxiliar).
Reportando à plataforma mais moderna (foto que enviei), a mesma deve ter sido utilizado pela Rio D'ouro e pela própria auxiliar no sentido oposto e/ou como alternativa, pois como disse, a edificação ainda existente poderia atender apenas uma linha.
Isso explicaria a bitola mista.
TEORIA: Os trilhos seguiam assim até Del Castilho (3 em bitola larga e 1 em mista) onde bifurcavam-se e os 4 ramais (na época) da auxiliar seguiam para Monhangaba (caso ainda existisse) ou Pilares em bitola larga e a linha singela da Rio D'ouro seguia para Inhaúma em bitola métrica apenas.
Não descarto a possibilidade que uma linha em bitola mista pudesse também seguir pela auxiliar.
Engraçado é que na foto que enviei, a provável estação Maria da Graça (Rio d'ouro) parece nova ou recém reformada.
Sei que fui longo, mas essa é a minha teoria e como você perguntou...

Não hesite em perguntar.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 01 Jul 2010, 09:06

Adenilson escreveu:CONTINUANDO......
Caso não tenha sido estação, pode ter sido um armazém com plataforma para transporte de carga ferroviária, uma vez que próximo à ex estação do Rocha, há uma construção abandonada que margeia a linha 4 e que tem plataforma, mas não tinha nada a ver com a ex estação do Rocha, mas praticamente descarto essa hipótese e acho mesmo que a construção amarelada foi a estação de Maria da Graça (auxiliar).
Me esclarece uma coisinha: essa tal edificação é a que fica depois do acesso a Rocha que está protegida por uma tela? Lado esquerdo sentido Central?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Jul 2010, 10:18

Adenilson, acho que sua explicação foi bem elucidativa ... deve ter sido isso mesmo que aconteceu. Na época que fomos, eu e Julio, na antiga estação (prédio amarelado), havia um senhor idoso com sua netinha brincando na praça em frente. Indagamos sobre a estação e sua localização e ele nos afirmou ser este prédio mesmo, nos contando até algumas histórias antigas da localidade e da estação.
Há uma plataforma dentro do terreno onde está este prédio, mas aparenta ser de construção recente.
Tenho uma dúvida: a EF Rio do Ouro, no seu início, tinha o leito correndo pela Av.Suburbana ? Não apenas entre Benfica e Del Castilho (com certeza), mas entre Del Castilho e Engenho do Matto/Tomás Coelho (minha dúvida, quase certeza) ?
Tenho 3 mapas que mostram isso, está evidente, mas sou bem cético, pode ser erro do mapa sei lá ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Jul 2010, 00:09

Oi.
No momento não estou lembrando se tem proteção de tela, mas me parece que a construção está meio abandonada. A parede interna está toda pichada e a construção com uma pequena plataforma margeia a linha quatro (sentido centro) do ramal do trem direto.
Essa edificação fica além da estação do Rocha, já no sentido São Francisco Xavier logo após a Rua Ana Neri cessar a margem com a linha férrea.
De trem dá para perceber fácil.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Me esclarece uma coisinha: essa tal edificação é a que fica depois do acesso a Rocha que está protegida por uma tela? Lado esquerdo sentido Central?[/quote]


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 02 Jul 2010, 00:42

Dado,
Muito antigamente os trens da Rio D'ouro partiam do Cajú e o seu caminho provável era por onde circulam hoje os trens da MRS que passam naquela favela de Benfica, mas em comparação a ela, o traçado antigo poderia ser um pouco diferente.
Isso explicaria que a ferrovia pudesse circular por ali não esquecendo que a mesma é mais antiga que a abertura da antiga Avenida Suburbana.

Tem vários mistérios nessa história.

1) Tenho uma foto que peguei do portal do Augusto Malta onde é citado a abertura da Avenida dos Democráticos, mas tenho quase certeza que apenas algumas fotos de lá são dessa avenida. As outras me parecem ser da Suburbana e tem uma ferrovia margeando com linha singela e bitola métrica.
Vou tentar aos poucos postar fotos aqui e colocando abaixo alguns mistérios.
O problema é a marca d'água na foto.
Obs: Há de se verificar também se os trilhos que vocês viram não são de bonde, caso contrário pode ser o trecho original da Rio D'ouro que partia do Cajú.

2) Também há muito tempo os trens da auxiliar partiam de São Francisco e o Anderson (não sei se ele também é aqui do fórum) opinou no site do Ralph que os trilhos interligariam São Francisco Xavier e Triagem através da Rua Licínio Cardoso, mas pensei sobre isso e verifiquei que nesse ponto a plataforma de São Francisco Xavier (pelo menos a atual) está terminando ainda. Para acontecer isso, o traçado teria que ser uma curva extremamente fechada e isso além de ser inviável tecnicamente, não faria o menor sentido.
Fica o mistério de como os trens saiam de São Francisco para se encontrarem com a ex linha da auxiliar próximo a Triagem, baseando-se no que foi dito lá.

3) Em ralação a Maria da Graça, não tem outro jeito, senão tantar saber com atual usuário.


DadoDJ escreveu:Adenilson, acho que sua explicação foi bem elucidativa ... deve ter sido isso mesmo que aconteceu. Na época que fomos, eu e Julio, na antiga estação (prédio amarelado), havia um senhor idoso com sua netinha brincando na praça em frente. Indagamos sobre a estação e sua localização e ele nos afirmou ser este prédio mesmo, nos contando até algumas histórias antigas da localidade e da estação.
Há uma plataforma dentro do terreno onde está este prédio, mas aparenta ser de construção recente.
Tenho uma dúvida: a EF Rio do Ouro, no seu início, tinha o leito correndo pela Av.Suburbana ? Não apenas entre Benfica e Del Castilho (com certeza), mas entre Del Castilho e Engenho do Matto/Tomás Coelho (minha dúvida, quase certeza) ?
Tenho 3 mapas que mostram isso, está evidente, mas sou bem cético, pode ser erro do mapa sei lá ...

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Jul 2010, 12:33

Adenilson, os trilhos que vimos na Av.Suburbana, na altura de Maria da Graça são realmente da E.F.Rio do Ouro. A bitola é métrica e os trilhos não tem fenda. Mas antes de "descobrirmos" estes trilhos, já sabíamos do antigo percurso da Rio do Ouro pela Av.Suburbana devido a mapas antigos. Tem um mapa feito em azulejos, presente am alguns colégios antigos, que mostra esta e outras linhas "obscuras". Pena eu estar no trabalho agora, depois vou postar esta foto aqui. E tenho outros mapas aqui que mostram esta linha, inclusive existia uma estação na Av.Suburbana (Estação Venda Grande). Entre Benfica e Del Castilho eu tenho certeza que a linha corria por ali, mas há evidências (mapas e relatórios ministeriais da época) que dão margem a se pensar que a linha continuava após Del Castilho indo até Tomás Coelho. Isso que permanece em mistério pra mim.
Em relação ao Anderson, ele é meu amigo de Orkut. Já expliquei pra ele qual o esquema de São Francisco Xavier (mapa abaixo) e ele foi ao local pesquisar. Encontrou a antiga estação da EF do Norte, segundo ele (parece mesmo ...). Aí paramos na seguinte questão: ele já enviou material corrigindo a página da estação para o Ralph mas ... cadê atualizações ?
Em relação a Maria da Graça, tenho um vídeo com depoimento sobre a estação ... só falta editar.

Aproveitando, posto algumas coisas rraltivas ao assunto (salvei estas imagens aqui no computador da loja):

Imagem de satélite mostrando a EF Rio do Ouro saindo do Caju (em vermelho), a antiga linha de cargas da RFFSA (em preto) e a atual linha da MRS:
Imagem

Julio C.Silva e eu contemplando o abandono dos trilhos da Rio do Ouro na Av.Suburbana, em Maria da Graça:
Imagem

Mapa antigo mostrando algumas linhas na região de Benfica e São Francisco Xavier:
Imagem

Note que na época havia muito poucas ruas na região ...
Editado pela última vez por DadoDJ em 02 Jul 2010, 23:02, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 02 Jul 2010, 19:24

Adenilson escreveu:
2) Também há muito tempo os trens da auxiliar partiam de São Francisco e o Anderson (não sei se ele também é aqui do fórum) opinou no site do Ralph que os trilhos interligariam São Francisco Xavier e Triagem através da Rua Licínio Cardoso, mas pensei sobre isso e verifiquei que nesse ponto a plataforma de São Francisco Xavier (pelo menos a atual) está terminando ainda. Para acontecer isso, o traçado teria que ser uma curva extremamente fechada e isso além de ser inviável tecnicamente, não faria o menor sentido.
Fica o mistério de como os trens saiam de São Francisco para se encontrarem com a ex linha da auxiliar próximo a Triagem, baseando-se no que foi dito lá.
Eu vi num orkut de alguem que ele fez o trajeto a pe de como seria essa ligaçao.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Jul 2010, 22:54

Nina, você tem Orkut ?

Segue meus endereços no site, caso haja interesse de alguém em trocarmos idéias e material sobre ferrovias:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 2492362527 (perfil pessoal)

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 6380041335 (perfil "corporativo") :X:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 02 Jul 2010, 23:01

Em relação à antiga estação São Francisco Xavier, da E.F. Leopodina (Linha do Norte), segue abaixo uma foto da construção que supostamente seria a estação:

Imagem

Hoje é uma área para prática de Paintball !
Pela localização nos mapas antigos que tenho aqui (tenho que criar um tópico sobre isso ! ! !), a casa fica exatamente onde ficava a estação ... agora se é a estação mesmo, não posso afirmar, apenas acreditar ...
;)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 02 Jul 2010, 23:17

^^ No local do ''Paintball Conquista'' ???


Muito peculiar pois geograficamente ficava entre as linhas da EFCB e da E.F.Leopoldina,apesar de ter um pouco mais de distância se comparado aos trihlso atualmente do Metrô e da SuperVia
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 02 Jul 2010, 23:44

DadoDJ escreveu:Em relação à antiga estação São Francisco Xavier, da E.F. Leopodina (Linha do Norte), segue abaixo uma foto da construção que supostamente seria a estação:

Imagem

Hoje é uma área para prática de Paintball !
Pela localização nos mapas antigos que tenho aqui (tenho que criar um tópico sobre isso ! ! !), a casa fica exatamente onde ficava a estação ... agora se é a estação mesmo, não posso afirmar, apenas acreditar ...
;)
Caraca eu sempre achei que era estação, mas achava que eu tava maluca. Tem uma outra meio parecida ao lado do Paintball, que está em melhor estado
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por DadoDJ » 03 Jul 2010, 02:02

Isso mesmo ... Paintball Conquista !

Nunca fui ao local, o Anderson já foi ... foi indaga-lo a respeito desta outra construção ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Nina » 03 Jul 2010, 11:13

Por causa do Paintball só da para ver o telhado da edificação da foto, mas eu lembro dela antes do paintball (que é recente pois acho que no inicio do ano não era paintball). Quanto a outra eu fico sempre achando que é algo, mas devo tá com problemas sérios de visão :P
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 03 Jul 2010, 14:10

Hummmmmmmmmmmmmmm........... Qual o endereço do paintball? Demorou de eu ir lá qualquer dia jogar e bater umas fotos ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 03 Jul 2010, 17:36

^^ Em frente a estação de São Francisco Xavier.Da estação dá pra ver o muro pintado do Paintball Conquista,tem até site pelo q me lembro...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jul 2010, 19:42

Oi Dado, sobre os assuntos abordados por você, teço os seguintes comentários:

Já expliquei pra ele qual o esquema de São Francisco Xavier (mapa abaixo) e ele foi ao local pesquisar. Encontrou a antiga estação da EF do Norte, segundo ele (parece mesmo ...). Aí paramos na seguinte questão: ele já enviou material corrigindo a página da estação para o Ralph mas ... cadê atualizações ?

Dado, então acho que eu estava certo. Realmente não teria raio suficiente para fazer a curva se o traçado fosse pela estação atual com os trilhos "entrando" na atual Licínio Cardoso. Cheguei a imaginar que o possível trajeto fosse esse que você esclareceu (quase no sentido inverso do ramal da central), mas não quis me alongar mais. Analisando o mapa que você postou, acho que o pátio da estação era maior ou havia ainda outra estação integrada à atual, que deve ser esse prédio que você citou. Os trilhos deviam correr pela Santos Melo até chegarem próximos ao atual braço do Viaduto da Mangueira que vém da Rua São Francisco Xavier, a partir daí havia uma longa e progressiva curva até encontrar a conjunção das outroras Melhoramentos e Leopoldina e aí correndo pelo leito atual. Interresente e parabéns pela descoberta desse prédio no qual nunca havia reparado.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jul 2010, 20:02

[quote="DadoDJ"]Adenilson, os trilhos que vimos na Av.Suburbana, na altura de Maria da Graça são realmente da E.F.Rio do Ouro. A bitola é métrica e os trilhos não tem fenda. Mas antes de "descobrirmos" estes trilhos, já sabíamos do antigo percurso da Rio do Ouro pela Av.Suburbana devido a mapas antigos. Tem um mapa feito em azulejos, presente am alguns colégios antigos, que mostra esta e outras linhas "obscuras". Pena eu estar no trabalho agora, depois vou postar esta foto aqui. E tenho outros mapas aqui que mostram esta linha, inclusive existia uma estação na Av.Suburbana (Estação Venda Grande). Entre Benfica e Del Castilho eu tenho certeza que a linha corria por ali, mas há evidências (mapas e relatórios ministeriais da época) que dão margem a se pensar que a linha continuava após Del Castilho indo até Tomás Coelho. Isso que permanece em mistério pra mim.

Acompanhei com muita atenção o seu depoimento e me surpreendi com algumas coisas que eu não sabia. Que fiz eu, fui fazer pesquisas bibliográficas, tentando juntar com o que sabia, com fotos que tenho e o que você falou.
você mencionou as estações a partir do Cajú como sendo: Cajú, Rua Bella, Alegria, Praia Pequena, Venda Grande, Liberdade, Inhaúma, Engenho da Rainha, Engenho do Mato e Tomás Coelho. Pesquisei que até 1938, a Rio D'ouro era uma ferrovia independente e nesse ano foi incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil, permenecendo Rio D'ouro uma espécie de nome fantasia. O trecho até Liberdade foi erradicado (trilhos que você encontrou), dando a entender na minha pesquisa que a partir daí, o leito passou a ser o mesmo que hoje é a linha 2 do metrô. Portanto, a partir de 1939, a Rio D'ouro passou a dividir parte do leito com a Auxiliar entre São Cristóvão e Del Castilho e Leopoldina entre São Cristovão e Triagem.
A estação de Del Castilho tinha o nome de Liberdade, portanto a estação ou parada Liberdade que você citou, mudou o nome para Del Castilho. A partir daí, vinham as outras estações, mas nunca tinha ouvido falar das estações Engenho do Mato e Tomás Coelho como integrante da Rio d'ouro, pois essa última pertence até hoje à antiga auxiliar. Na época da Rio d'ouro, pelo que sabia, depois de Del Castilho vinha Inhaúma, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari, Pavuna e a partir daí, já saia da nossa cidade.
Editado pela última vez por Adenilson em 03 Jul 2010, 20:19, em um total de 2 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: Curiosidade: Estações Rua Bela, Praia Pequena e Benfica (RJ)

Mensagem não lida por Adenilson » 03 Jul 2010, 20:16

Continunando, acho que esse trecho perdido da Rio D'ouro vinha do Cajú, passava pela Rua Bella em São Cristovão (daí o nome da parada) e entre outras paradas tinha o seu leito junto à atual Suburbana até chegar à Del Castilho (Liberdade) a partir daí, o trecho é o conhecido. Portanto acho (não tenho certeza) não vale a pena você procurar nada depois de Del Castilho, pois o leito da Rio d'ouro passou a ser ocupado pelo metrô, linha 2.

Outra coisa que li, é que havia o porto de Irajá e tinha uma estrada de ferro que partia de lá até se encontrar com a Rio D'ouro na altura de Vicente de Carvalho onde atualmente é a Avenida Vicente de Carvalho. O porto de Irajá atualmente seria próximo ao mercado São Sebastião.

No momento que estou digitando essas linhas me lembrei que vi uma foto no portal do Augusto Malta que tinha a Estrada da Pavuna (que já foi chamada mais recentemente de Estrada Velha da Pavuna) e tinha um leito de bitola métrica lá.

Se houve algum dia um trecho da Rio D'ouro que não coincidisse com a linha 2 a partir de Del Castilho (coisa que acho difícil) e baseando-se na foto que vi, esse trecho alternativo além de Del Castilho poderia ser na ex- Estrada Velha da Pavuna até encontrar o leito que conhecemos. Pense também nessa possibilidade.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante