[EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa

Mensagem não lida por Renanfsouza » 26 Jan 2009, 10:44

EFCB - Linha do Centro: Estação Guedes da Costa

Quando eu, David e Guilherme chegamos ao Km 64 da Linha do Centro (apesar da operação ser da MRS Logística hoje em dia, a quilometragem permanece original - contando a partir da Central do Brasil) eu estava bastante animado porque exatamente naquele local, na bifurcação das linhas da Supervia (Ramal de Paracambi) e da MRS, existiu a Estação Guedes da Costa.

Hoje o local abriga um posto da MRS. Mas a minha maior curiosidade era se aquela edificação onde hoje é o posto, foi a Estação Guedes da Costa.

Eu tinha algumas suspeitas de que de fato o posto foi uma estação ferroviária. Primeiro porque ali existiu uma estação e isso está registrado. Segundo porque o posto fica do lado da via onde deveria existir a estação visto que estaria ao lado da via mais antiga. Terceiro, ela possui uma pequena rampa de acesso que me lembra muito uma plataforma (e no posto eu não vi nenhum funcionário deficiente que justificasse a construção de uma rampa). O meu palpite é que o posto foi erguido por cima da Estação Guedes da Costa, a descaracterizando.

Enfim... Eu não podia afirmar nada até porque o funcionário mais antigo do posto só está lá há dois anos, então não pode confirmar com o pessoal da MRS. Os entornos também não possuem casas onde eu pudesse perguntar sobre o assunto... Na verdade o único sinal de civiliação naquele local é o próprio posto. Por sorte o Vicente me colocou em contato com um amigo dele, pesquisador ferroviário, que confirmou.

Sendo assim... Estou mostrando aqui o posto do Km 64 da Linha do Centro da EFCB. Mas também estou mostrando a Estação Guedes da Costa.

Foto 1: O posto, à esquerda
Imagem

Foto 2: Uma pequena cabine de alvenaria no lado oposto da via
Imagem

Foto 3:
Imagem

Foto 4: O posto da MRS, a Estação Guedes da Costa
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: Um Série 700 passa no Ramal de Paracambi
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9:
Imagem

Foto 10: Trilhos TR 67 (trilhos pesados, de carga). Várias fotos que fiz da GE AC44I foram tiradas no Km 64
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

Foto 13: Notem que essa pequena rampa lembra em muito o final de uma plataforma. A planta que nasceu mostra claramente que a rampa é muito mais antiga do que parece. Fora isso, notem que mesmo com a fundação, o posto fica exatamente no mesmo nível do lastro. Isso mostra que pela altura da rampa sem todo esse excesso de pedras de lastro, a rampa ficaria um pouco acima do nível da via, como uma plataforma. Em resumo: meu palpite é que Guedes da Costa foi demolida e o posto foi erguido em seu lugar, contudo a antiga plataforma permanece
Imagem

Foto 14: Uma torre no posto
Imagem

Foto 15: Entornos
Imagem

Foto 16:
Imagem

Locais interessantes nas proximidades

. EFCB - Linha do Centro: Km 67
. Supervia - Ramal de Paracambi - Ponte no Km 63

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-16 por Renan Souza, em 2009
Contribuições: Guilherme Pinho, David Rodrigues e Vicente Junior (informações)
Editado pela última vez por Renanfsouza em 04 Fev 2009, 23:41, em um total de 3 vezes.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 26 Jan 2009, 11:02

OFF, mas BEM OFF mesmo: lembrei da sardinha Gomes da Costa! :D


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 27 Jan 2009, 12:49

Encontrei isso, é bem provável que seja mesmo:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... guedes.htm

;)
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Fev 2009, 23:26

Bem...

O Vicente me pos em contato com um amigo dele, entendedor de ferrovias e ele disse que esta realmente se trata da estação Guedes da Costa.

Naturalmente ela foi muito descaracterizada, mas fico muito feliz de enfim saber se essa era ou não a famosa Guedes da Costa :lol: :lol:

Agradeço, naturalmente, ao David e Guilherme que me acompanharam nessa estação, mas também ao Vicente pela iniciativa de tirar essa dúvida ;)

Em breve vou editar o texto do 1o post
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 04 Fev 2009, 23:47

Um negócio nada a ver...

Esse guardinha tá brigando com quem?

Sobre a estação, penso que possa ter sido demolida, daí construiram tipo essa subestação.
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Fev 2009, 23:51

^^ Mas aquela plataforma nunca me enganou - só podia ser a original ;)

Além do mais, percebam a fachada, as colunas... A MRS só entrou em operação há 13 anos. Supondo que ela tenha demolido Guedes da Costa para construir um posto em seu lugar (estranho, porque não usar a própria estação ?). Mesmo assim ela parece mais antuga do que isso.

Meu "novo palpite": ela foi completamente descaracterizada mas não demolida, ou parcialmente demolida. Vi um desenho da Guedes da Costa original e ela parecia um castelinho com revestimento de tijolos. Ou seja... Tem tudo pra ser ela mesma ;)

Mas essa plataforma........ Ela é original. Não ponho minha mão no fogo mas tenho quase certeza.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 07 Fev 2009, 12:40

Descobridores de estações!! hora de catalogar mais uma!! Parabéns galera carioca! <O>


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 07 Fev 2009, 15:00

Ótimo thread investigativo. Eu também penso igual a você. :DD


RX-7
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Fev 2009, 17:17
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por RX-7 » 27 Fev 2009, 22:28

Muuito legal essa exploração ferroviária!! você faz um tópicos bem legais sobre essas estações antigas, Renan!

Bom, eu estava olhando no GE e reparei uma coisa, cerca de 150 mts ao sul dessa construção, a suposta estação, existe uma outra pequena construção, com telhado de barro, vocês que passaram pelo local sabem dizer o que seria? Será que não seria essa a dita cuja??

Essa construção fica exatamente no fim da junção das linhas, vejam:
Imagem

Uma outra questão: Por que fizeram um estação(bonita por sinal) no meio do nada? Qual era o seu uso?

Abraços!


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Fev 2009, 18:58

Obrigado pelo comentário RX, mas realmente eu não teria conseguido criar um thread assim tão legal se não fosse pela ajuda dos foristas Guilherme Pinho e David DSR.

Olha... Nós encontramos também esta pequena construção no meio do caminho (KM 67 - entre Ellison e Guedes da Costa):
Imagem

Tiramos algumas fotos dela mas não sabemos nem se é uma construção ferroviária ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Jul 2010, 13:20

Valeu galera !

Bela expedição e ótimos registros !

De acordo com pesquisas, da estação só teria restado a plataforma, acho que no site "Estações Ferroviárias" fala isso ... meu palpite é o seguinte: a linha cargueira da RFFSA (Linha do Minério) foi inaugurada em 1974, se eu não me engano. Acredito que a estação tenha sido demolida por ficar próxima da bifurcação com a linha do Centro e ramal de Paracambi. Imaginei que um trem de passageiros parado para embarque/desembarque nesta estação poderia atravancar o tráfego de trens de carga, será que é isso ?
Não sei a distância no local para afirmar isso, mas é uma idéia.
Depois a MRS construiu um posto sobre a plataforma (deve ser mesmo a da estação).
O que acham ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Jul 2010, 17:52

^^ É isso o que nós suspeitamos.

Saudades do Km 64... Ia ser legal voltar e passar o dia lá, vendo as locos passando hehehe..
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EFCB - Linha do Centro] Estação Guedes da Costa

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 06 Jul 2010, 19:43

me chama que eu vô... sempre ouvi falar do Km64, mas nunca fui.
Abraços,
Bruno

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante