(...)"Quinta do Imperador", na Ponta do Caju, próxima ao Porto do Rio de Janeiro, e desenvolvendo-se em sentido noroeste, paralelamente à EF D.Pedro II até as represas de captação do Rio do Ouro, na Serra da Bandeira, próxima a Japeri, passando por Benfica, Del Castilho, Pilares, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Irajá (...)
Então a linha passava por Pilares ? Interessante ... pois pela Automóvel Clube, não passaria certo ? Só seria possível se passasse pela Av.Suburbana, que cruza inclusive, o largo de Pilares !
Evidência nº 5: Relatório Ministerial de 1896, acusando existir uma parada em Pilares ! Observem:
Outro detalhe a se reparar é a existência de uma estação "Entroncamento". Seria Liberdade (Del Castilho) ? E outra coisa que eu entendi neste texto: pelo que parece a EF Rio do Ouro estava começando a mudar seu traçado, saindo de São Francisco Xavier, seguindo pela EFCB até Engenho de Dentro, entrando no ramal de Inhaúma e continuando até a Av.Suburbana, onde seguiria seu caminho "normal" ... segundo usuários antigos da EFCB, existiu um desvio próximo a Engenho de Dentro que se direcionava às Oficinas ... hummmmm ...
Evidência nº 6: com esta informação, fui olhar os mapas antigos de novo, e eis que surge "aquele" detalhes de sempre, os que passam despercebidos em determinada hora e depois surgem como mágica aos nossos olhos ! Vejam o mapa de 1907 abaixo novamente:
Minha nossa ! Olha a Estação Pilares aí, surgindo como por mágica ! Ficava exatamente no largo de Pilares, certo ?
Bom, galera ... acho que reuni informações suficientes, não ? E tem mais outras ... mas infelizmente já tenho que voltar ao trabalho ... depois nos falamos mais sobre este assunto.
Até mais !