Inauguração: 1876; reconstruída em 1934
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: 42a Zona Eleitoral do TRE-RJ, Bom Credi (Cooperativa de Crédito Rural de Bom Jardim Ltda), Detran-RJ, parte da Farmácia Municipal e SMPAS (Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social)
Após fotografar a antiga estação de Banquete, cheguei a Bom Jardim, uma belíssima cidade da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A antiga estação da cidade foi construída em 1875 e reconstruída em 1934, também em estilo Art Déco, pelo arquiteto Faro Filho. Em Bom Jardim, assim como em várias cidades do interior do estado, o trem passava pela rua principal da cidade, o que eu acho fantástico. Ela encontra-se em bom estado de conservação, sofreu algumas descaracterizações, mas ainda mantém o jeitão de estação. Na antiga estação, funcionou durante anos a prefeitura municipal e hoje vários orgãos públicos ocupam o local.
Algumas fotos antigas da estação:
A estação original em foto de 1930
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/bomjardim30.jpg)
Foto de Sandro Martins
A antiga estação, ainda em funcionamento, na década de 60
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/bomjardim9401.jpg)
Foto de Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim
Bem, vamos as fotos:
1. A antiga estação de Bom Jardim, no meio da rua principal da cidade
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/1-110.jpg)
2. Lateral
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/2-89.jpg)
3. Sobre a antiga plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/3-76.jpg)
4.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/4-66.jpg)
5.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/5-62.jpg)
6. Bom Jardim
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/6-53.jpg)
7. Entrada principal
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/7-51.jpg)
8.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/8-50.jpg)
9.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/9-43.jpg)
10. Eu fico imaginando o trem parando
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/10-40.jpg)
11.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/11-33.jpg)
12.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/12-33.jpg)
13. Detalhe do topo Art Déco
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/13-26.jpg)
14.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/14-27.jpg)
15.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/15-27.jpg)
16.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/16-24.jpg)
17.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/17-24.jpg)
18. Fundos da antiga estação
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/18-23.jpg)
19.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/19-21.jpg)
20. Havia uma via atrás da antiga estação
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/20-22.jpg)
21.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/21-22.jpg)
22. A antiga plataforma
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/22-20.jpg)
23.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/23-19.jpg)
24.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/24-18.jpg)
25.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/25-16.jpg)
26. Uma antiga luminária Art Déco destruída
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/26-14.jpg)
27.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/27-12.jpg)
28.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/28-14.jpg)
29.
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/29-12.jpg)
30. Até a próxima Bom Jardim
![Imagem](http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/30-13.jpg)
Segui para a próxima estação da Linha do Cantagalo: Monnerat