[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

Mensagem não lida por Vinicius » 11 Jul 2010, 22:52

Nome: Monnerat
Inauguração: 1876
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: E.F. de Cantagallo (1876-1889), The Leopoldina Railway Company Ltd. (1889-1950), E.F. Leopoldina (1950-1957) e RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1
Uso atual: 7º CPA/11º BPM de PMERJ, Correios, parada de ônibus intermunicipais e restaurante

Monnerat foi a última estação da antiga Linha do Cantagalo que eu percorri nesse dia. O belíssimo local, 2º Distrito de Duas Barras (RJ), parece que parou no tempo, devido a tranquilidade e quantidade de construções antigas preservadas. A antiga estação, felizmente, encontra-se em excelente estado de conservação e sofreu poucas descaracterizações. Após o fim da ferrovia, a mesma passou a servir como parada de ônibus intermunicipais, função que mantém até hoje.

Uma foto antiga

Imagem

Bem, vamos as fotos:

1. Eu tentei reproduzir o ângulo da foto antiga

Imagem

2. Lateral

Imagem

3. A parte de trás está bem descaracterizada

Imagem

4.

Imagem

5. A outra lateral

Imagem

6. Monnerat

Imagem

7.

Imagem

8.

Imagem

9.

Imagem

10. A frente da antiga estação

Imagem

11.

Imagem

12. Restaurante que funciona no local

Imagem

13.

Imagem

14.

Imagem

15. Agência do Correios

Imagem

16.

Imagem

17. Sobre a antiga plataforma, sentido Cantagalo

Imagem

18.

Imagem

19.

Imagem

20.

Imagem

21. Passageiros não aguardam mais o trem, mas sim o ônibus

Imagem

22. Detalhe da cobertura

Imagem

23.

Imagem

24.

Imagem

25.

Imagem

26. A antiga estação agora funciona como parada de ônibus intermunicipais

Imagem

27.

Imagem

28.

Imagem

29. No lugar do trem, o ônibus

Imagem

30. Essa construção não pertencia a ferrovia, mas foi construída seguindo as linhas da antiga estação

Imagem

Bem, esse foi o fim do meu passeio pela antiga Linha do Cantagalo nesse dia. Em breve eu pretendo fotografar as demais estações de Nova Friburgo, a antiga estação de Cordeiro e descer a serra em busca de vestígios da antiga ferrovia entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Aguardem e espero que tenham gostado dessa primeira parte. :D

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

Mensagem não lida por Nina » 11 Jul 2010, 23:10

Belas fotos!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 12 Jul 2010, 00:06

^^ Tristes ironias do destino: O que era uma estação ferroviária agora funciona como ponto final de onibus da empresa 1001 :X:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

Mensagem não lida por Renanfsouza » 12 Jul 2010, 08:33

^^ É, mas diante de cada estação caindo aos pedaços que eu já vi por ai, pelo menos Monnerat é um excelente exemplo de como usar estações desativadas em favor do povo e preservando a sua história.

É a mesma coisa que eu falei sobre a Estação Bom Jardim... Olha só, essa estação é terminal de ônibus, bar, posto da PM... E isso tudo em um prédio histórico e bem conservado. Acho isso excelente... Melhor que isso só se a estação ainda funcionasse hehehehe...

Vinicius, milhões de parabéns por mais essa série que você trouxe a nós, as fotos ficaram ótimas. Não é sempre que temos a oportunidade de conhecer sobre estações da Leopoldina, ainda mais estas, fora da Linha do Litoral.

Não esqueça de escolher as fotos pra eu fazer os thumbnails.

app app app app app
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Jul 2010, 15:25

Que lugar aprazível !
Estou precisando dar uma sossegada em um lugar desses ...
Chega de :@:
Mais uma vez, ótimas fotos ! Parabéns, cara !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

Mensagem não lida por Vinicius » 13 Jul 2010, 09:05

Muito obrigado Nina e Dado.
Renanfsouza escreveu:Vinicius, milhões de parabéns por mais essa série que você trouxe a nós, as fotos ficaram ótimas. Não é sempre que temos a oportunidade de conhecer sobre estações da Leopoldina, ainda mais estas, fora da Linha do Litoral.

Não esqueça de escolher as fotos pra eu fazer os thumbnails.

app app app app app
Muito obrigado também Renan. Sempre foi um sonho meu percorrer a Linha do Cantagalo e finalmente eu consegui dar início a esse projeto. Minha meta é registrar todas as estações da antiga linha, o que vai demorar um tempo, mas um dia conseguirei, rs. Pelo menos até o final do ano, eu pretendo registrar todas as estações do trecho entre Porto das Caixas e Euclidelândia, pegando também o Ramal de Macuco e quem sabe algumas estações do Ramal de Sumidoro. Vamos ver. :D


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Cantagalo] Estação Monnerat

Mensagem não lida por Pablo ITT » 19 Jul 2010, 13:18

E m, um dos seminários sobre preservação ferroviária, um dos palestrantes citou uma possibilidade das prefeituras locais ficarem com o patrimônio imobiliário (estações e afins) como ressarcimento de dívidas da extinta RFFSA com o IPTU local, desde que estes novos donos preservassem e restaurassem o imóvel.
A grande maioria tem optado por centros culturais ou museus locais e/ou ferroviários mas, o aproveitamento com uso de repartições como correios na foto (embora ache que os letreiros novos deveriam ser pendurados e não aplicados sobre as paredes, e muito menos pintados) já é um bom começo. O fim da picada fica por conta da ironia.
:WK:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes