[EF Rio do Ouro] Parada Alegria

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

[EF Rio do Ouro] Parada Alegria

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jul 2010, 12:19

Após eu e Julio sairmos do Caju, passarmos pelos locais onde ficavam as Paradas Rua Bella e Benfica, chegamos ao local onde a linha da EF Rio do Ouro fazia uma curva de 90º em direção ao Largo de Benfica. Depois ficamos sabendo que nesta curva havia uma parada, chamada Parada Alegria. Hoje no local fica o Centro de Controle Operacional Engenheiro José Carlos Chaves de Azevedo, e o Edifício Engenheiro Marcello Teixeira Brando, ambos pertencentes à CEDAE. Como de costume, a maioria dos prédios e locais onde ficavam instalações da EF Rio do Ouro hoje são pertencentes à Entidades Públicas, ou da CEDAE.

Neste ponto, a linha saía da Rua da Alegria e seguia em direção ao Largo de Benfica:
Imagem

Por entre as grades, a curva em direção à Benfica:
Imagem

Seguimos pela R.São Luís Gonzaga e chegamos ao local onde a linha saía, na R.Couto Magalhães. Note o detalhe: outro trilho fincado na calçada. Entretanto não pude me aproximar deste, pois havia meninos de rua tentando praticar atividades ilícitas no sinal de trânsito próximo.

Imagem

Aproveitei e fotografei por onde seguia um dos ramais da EF Rio do Ouro: o ramal D.Anna Nery. Atualmente o antigo leito é a R.Senador Bernardo Monteiro, na foto é a rua onde tem um pedestre atravessando, numa hora foram do comum, com nenhum carro trafegando pelo local !

Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Alegria

Mensagem não lida por Nina » 25 Jul 2010, 13:16

Essa ultimas fotos eu sei onde ficam, mas nunca imaginaria que tinha a ver com E.F. Rio D'Ouro
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Alegria

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jul 2010, 01:03

Dado,
Pelo mapa, me parece que a estação Alegria ficava na Professor Olimpo de Melo em curva em direção à Rua Couto de Magalhães. Comparei mapas antigos com o atual e há diferença discretas nos traçados das ruas principais que podem levar a enganos, mas se for levar em consideração as fotos dentro daquela empresa, você deve estar quase na mosca, pois a parada era em curva.
Só para acrescentar, baseando-me em documentos aqui mesmo postados, essas paradas não deveriam ter sequer coberturas, acho que será mais fácil achar as estações.
Abraços.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante