[EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

[EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Jul 2010, 11:13

No dia 23 de maio de 2010, saímos eu e Julio em busca de algum vestígio da antiga linha da EF Rio do Ouro em seu percurso original, que era saindo da Estação Caju, no bairro homônimo. Infelizmente, ao desembarcarmos do ônibus integração com o metrô Estácio (210 A), me confundi com a localização do ponto inicial da ferrovia e achei que precisaríamos entrar na favela Nossa Senhora da Penha para chegarmos até o local onde ficava (ou fica ?) a estação. Optamos por não entrar na favela (ainda bem) e começamos nossa caminhada pelo antigo leito, hoje a rua Carlos Seidl, umas das principas do bairro. Somente ao chegar em casa é que fui constatar o erro em relação ao trajeto para chegar à Estação Caju. Assim que puder vou dar um pulo lá.
Começando nossa caminhada, passamos embaixo do viaduto da extinta RFFSA destinado ao tráfego de trens cargueiros vindos do Cais do Porto. Esta linha foi inaugurada em 1940, e o viaduto exibe o ano de 1939 como sendo o ano de sua construção:
Imagem
A data de inauguração em destaque:
Imagem
Notem o tráfego de caminhões pesados em direção à Usina de Lixo do bairro ... devido a isso a via é muito esburacada e o ambiente insalubre e fétido, quase insuportável continuar por muito tempo sem proteger o nariz.
Imagem
Hoje, este viaduto ferroviário é utilizado pelos trens de carga da MRS Logística.

Continuando pela R.Carlos Seidl, chegamos ao local onde ficaria a Parada Rua Bella. Como o nome sugere, esta estação ficava próxima à Rua Bela. De acordo com a quilometragem medida por mim, a parada Rua Bella ficava neste local, hoje cercado por uma grande empresa:
Imagem
Mas andando uns 100 metros a frente, encontramos esta área, que poderia ser onde ficava a parada também. Ficou a dúvida:
Imagem
Continuamos em direção à Parada Benfica
(continua)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por Nina » 25 Jul 2010, 13:21

estou adorando desbravar a EF Rio D'Ouro
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Jul 2010, 00:13

Dado,
Esse murão que está a esquerda das 2 fotos é do cemitério do Cajú?
Se for o local onde estou pensando essa parada ficava muito antes que eu imaginava, pois eu achava que ficaria além da Avenida Brasil, sentido Benfica, mas pelas fotos parece que a Parada ficava antes.
Se for isso, a mesma ficava muito próximo ao terminal do Cajú.
você tem as quilometragens e pode nos passar?
Editado pela última vez por Adenilson em 26 Jul 2010, 14:24, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Jul 2010, 08:58

Sim, o muro é do cemitério do Caju.
Calculei o local pela distância que tenho mesmo ... estou no serviço. Quando chegar em casa vou anotar a distância aqui.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Jul 2010, 10:11

Segundo o Diário Oficial da União, de 23 de abril de 1904, esta estação/parada Rua Bella foi extinta em 1º de maio do mesmo ano. Vejam abaixo:

Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por Adenilson » 27 Jul 2010, 20:00

Coitada da Parada da Rua Bella.
Essa aí não chegou nem à adolescência e foi extinta antes de muita estação por aí existir.
Eu achava que as paradas de Viegas em Bangu e Andrade Araújo, próximo a Engenheiro Leal fossem as estações que foram desativadas há mais tempo, mas esse documento pode estar mostrando uma das primeiras estações do Rio a ser extinta.
Não estava escrito nesse documento nada sobre a transferência do despacho de mercadorias para a Parada Alegria, que seria a parada seguinte, passando direto para Bemfica.
Aquele mapa que postei no outro tópico mostra a Parada Alegria, mas não há referência sobre o ano.
Pegunta 1: Aquele mapa é inferior a 1904, uma vez que esse documento não a cita?
Pergunta 2: A parada Alegria era muito acanhada para receber documentos?
Você conseguiu esse documento nos arquivos do Diário Oficial?

DadoDJ escreveu:Segundo o Diário Oficial da União, de 23 de abril de 1904, esta estação/parada Rua Bella foi extinta em 1º de maio do mesmo ano. Vejam abaixo:

Imagem
Editado pela última vez por Adenilson em 28 Jul 2010, 08:07, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Jul 2010, 00:10

Há outros casos de extinção de estações que acredito serem muito antigos também: Monhangaba (Linha Auxiliar) e Saudade (EFRDO), entre outras ...
Respondendo as suas perguntas:
1-Justamente este mapa não mostra a data em que foi feito ! Brincadeira não ...
2-Acredito que esta parada Alegria fosse para uso da Inspetoria de Águas ... apenas este mapa a cita ! E nenum dos outros mapas que já vi (inclusive esse) não cita várias das outras estações/paradas do caminho ...

Agora um coisa me chamou a atenção ... eu li em algum destes Diários Oficiais que havia um encarregado das chaves da Parada Rua Bella ... para ter uma chave, ela deveria ser mais do que apenas uma parada sem plataforma ou uma construção simples, certo ?

Muito intrigante ...
Editado pela última vez por DadoDJ em 28 Jul 2010, 12:47, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Parada Rua Bella

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Jul 2010, 08:51

Excelente relato. Estou aprendendo muito sobre a Rio do Ouro.

Eu cheguei a cogitar ir até estes locais contudo, com outras oportunidades de conhecer demais trechos acabei empurrando a idéia com a barriga hehehe...

Excelentes threads, Dado. Parabéns.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante