Mensagem não lida
por [D.S.R] David SR » 18 Jul 2008, 23:18
Pelo o que eu observei em vários lugares do mundo o histórico das obras dos Metrô mostra que o método construtivo é escolhido em virtude de caracteristicas como: local a ser escavado, terreno, tempo de duração estimado das obras, velocidade que se pretende alcançar na contrução da Linha ou do trecho, gral de necessidade do Metrô para a cidade que é o principal (que determina todos os fatores anteriores e determina o método mais eficaz a ser usado).
Durante os estudos de viabilidade do Metrô do Rio nos anos 60 chegou-se a conclusão que o devido ao tipo de solo da cidade e da urgência em que a cidade precisava de um Metrô funcionando a curto prazo se escolheu o VCA, embora cause muitos transtornos ao transito e a cidade como um todo chegou-se a conclusão que na questão econômica da cidade seria muito menos lucrativo escolher por economia de verbas em se escolher um método construtivo mais lento causando pouco impacto a cidade ao preço caro de se terminar as obras do trecho prioritário mais tarde.
mas a cidade não podia esperar, precisava do Metrô pra ontem, então era muito mais lucrativo gastar com desapropriações, caos no transito e destruição em massa para o progresso da cidade e entregar um transporte eficiente que pudesse ajudar os outros que já se encontravam saturados.
Podemos ver hoje que foi a melhor decisão a ser tomada mesmo, pois o trecho prioritário da Linha 1 (Saens Peña-Botafogo) foi concluído em um prazo satisfatório, isto é, entre 1974 e 1990 a população perdeu com as obras mas ganhou quase que imediatamente o "reembolso" por toda essa dor de cabeça porque ajudou a revitalizar todos os locais que foram destruidos pelas obras e que agora contam com uma estrutura de transportes mais organizada e desenvolvida.
Percebe-se que o tempo que se gastou com o trecho foi construido deu pra fazer MUITA coisa, e que agora não conseguimos nem 50% da eficiência obtida pelo VCA nas obras da Linha 1 em um trecho infinitamente menor que foi em Copacabana e Ipanema, foram gastos em torno de 19 anos para se fazer um trecho de menos de 10km, tenho CERTEZA de que foi muito lucrativo modificar o traçado, eliminar uma estação do projeto original de Copacabana e mudar a localização das estações, a um custo de mais ou menos 1,3 Bilhão... Definitivamente não foi um bom negócio.
O projeto original da Linha 1 prioritária era perfeito, foi modificado muito tempo depois, então tem dedo de ladrão ae, só é preciso procurar, teve um governador ae que eu não tenho certeza mas eu acho que foi o Chagas Freitas, ele disse que o Metrô estava equacionado para chegar em Ipanema na década de 90... e agora o Cabral disse que a General Osório será o terminal da parte sul, cadê a estação Nossa Senhora da Paz que tem o poço semi-escavado e tudo mais???
Muito mistério no metrô do Rio que não conseguiu terminar sua primeira linha até agora. :| :roll:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.