PARABÉNS SÉRIE 4800 PELOS SEUS 50 ANOS!

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

PARABÉNS SÉRIE 4800 PELOS SEUS 50 ANOS!

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:32

Tópico original por Speedy128k
===========================

Imagem
Tendo em vista uma concorrência em 1953 visando o fornecimento de mais vinte trens unidade elétricos, cada um composto de um carro-motor e dois carros-reboque, para atuar no serviço de subúrbios da capital paulista. Esse número seria aumentado para trinta até o final das negociações. A 26 de dezembro de 1956 foi assinado um contrato entre a E.F. Sorocabana e a Kawasaki Rolling Stock Mfg. Ltd., de Kobe, Japão, visando o fornecimento dessas composições. Cada TUE era composto de dois carros-reboque acoplados a um carro-motor central, podendo trabalhar quatro unidades em tração múltipla, totalizando doze carros. Eles tinham condições de trafegar em curvas com até 245 metros de raio e rampas de até 2%, com velocidade máxima de 80 km/h. Na verdade esses trens unidade elétricos, entregues em 1958, foram fabricados no Japão por um consórcio de empresas. A parte elétrica foi feita pela Tokyio Shibaura (Toshiba); as caixas pela Kawasaki Heavy Industries e os truques pela Tokiu Car Co. Eles acabaram ficando conhecidos entre os ferroviários da E.F. Sorocabana como TUEs Toshiba, uma vez que essa era a designação que eles tinham em suas placas de identificação.

Imagem

A Sorocabana comprou estes TUE's (os TUE's japoneses) para aumentar a oferta no trecho suburbano entre Mairinque e Júlio Prestes, que até então era operado por apenas três TUE's adquiridos em 1945 e que haviam recebidos vagões de cargas adaptados para transportar passageiros. Apesar de terem sido introduzidos para o serviço suburbano, os TUE's japoneses operaram também no interior do Estado, em linhas de longo percurso.

Hoje, alguns TUE's japoneses operam somente na Linha B (extensão operacional) e dois estão em operação na ferrovia subrubana de Salvador (BA), mantida pela prefeitura local. Os restantes estão abandonados em Iperó, Eng. Acrísio (perto de Alumínio) e Presidente Altino.

Imagem

Características

Formação TUE : RC+M+RC1
Fabricante : KAWASAKI - NIPPON - KINKI
Ano de Fabricação : 1958
Origem : Japão
Ano Operação : 1999
Caixa : Aço Carbono
Bitola : 1,00 m
Quantidade de Portas/Carro : 6
Linhas de operação : Linha 8
Composição Linha B : 3 Carros


Legenda
M: Carro Motor
RC: Carro Reboque com cabine de condução
RC1: Carro Reboque diferenciado com cabine de condução
Dimensões ^

Altura Carro : 3,900 m
Altura Pantogr. Abaixado : 4,500 m
Altura Pantogr. Levantado : 6,500 m
Altura Boleto ao Piso : 1,200 m
Altura Boleto ao Eixo Engate : 0,750 m
Largura Carro : 2,760 m
Largura Portas : 1,15 m
Comprimento M : 19,000 m
Comprimento RC/RC1 : 19,200 m
Peso M : 40.000 Kg
Peso RC/RC1 : 30.000 Kg
Diâmetro das Rodas : 914 mm


Capacidade e Desempenho

Esforço Trator : 7.252 Kgf
Potência Contínua : 580 Kw
Velocidade Máxima : 80 Km/h
Aceleração Máxima : 0,44 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço : 0,65 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência : 1,00 m/s²
Raio Mín Curv Horiz. : 245 m
Lotação M : 66+175
Lotação RC/RC1 : 60+170
Lotação TUE : 701


http://www.youtube.com/watch?v=zm_7RKyiW3g


Pessoal, peguei na internet algumas informaçoes sobre esse magnifico trem, está conosco há 50 anos !
Por favor, deem os parabens ou ajudem a completar o tópico.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:33

dmo.fepasa escreveu:Boooa Speedy! Não esqueça de se apresentar no tópico de apresentação :o


Aqui vão mais algumas fotos do Jota, retiradas do Estações Ferroviárias:

Em Itapevi
Imagem

Em Amador Bueno (velha)
Imagem

Em Amador Bueno
Imagem


Lembro também de uma foto de uma estação com "covas" para possibilitar o embarque nesses trens, já no interior, mas não estou achando


Achei algumas dessas "covas", entre Amador Bueno e Mairinque
Estação São João Novo
Imagem

Imagem

Mailaski
Imagem

Gabriel Piza
Imagem

Imagem

Imagem

Parada Marmeleiro
Imagem




Reparem que nas fotos em que aparecem todas as covas, aparecem exatamente 3, que é o número de portas em cada lado de 1 carro dessa série, embora a formação mínima é de 3 carros.

Avatar do usuário

Autor do tópico
cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 916
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 06 Jun 2008, 08:35

Evandro escreveu: Quase todas, se não me engano... sei da situação de pelo menos três delas:

São João Novo = virou velório municipal
Maylasky = conservada de forma precária pela associação dos moradores do mesmo bairro.
São Roque = virou sede da guarda municipal local.

A Parada 46 foi completamente destruída. :|

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MATERIAL RODANTE E FERROVIÁRIO”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante