[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 24 Ago 2010, 16:43

Adenilson escreveu: 2) Bonde da "Av. Democráticos"-> Pessoal, peço para reverem as fotos que postei. Aquilo realmente não parece ser linha de bonde. Há um nítido limite do leito, dormentes e a bitola parece métrica. Qual era a bitola dos bondes?
Outra coisa importante é a existência de brita. Dá para notar isso, apesar da resolução baixa.
A mesma pessoa que me disse que na Av. dos Democraticos passava bonde quando eu mostrei essa imagem falou que era linha de trem
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Ago 2010, 22:43

Adenilson escreveu: 1) E.Matto-> A casa que pode ter pertencido à ferrovia data de 1890 e nessa época, pelo que pesquisamos, a variante vinda de Del Castilho e passando por Inhaúma ainda não existia, pois Inhaúma data de 1898, mostrando que E.Matto atendia ao velho ramal vindo da atual João Ribeiro.
(...)
Moral da história: Caso alguma obra não tenha sido realizada, a estação tinha uma posição que atendia aos 2 leitos simultaneamente com um trilho de cada lado da edificação.
Por isso que eu acho que esta casa amarela tenha sido a estação ... pela posição ela atenderia as duas linhas simultaneamente !
2) Bonde da "Av. Democráticos"-> Pessoal, peço para reverem as fotos que postei. Aquilo realmente não parece ser linha de bonde.(...)
Concordo contigo, Adenilson ... por isso que eu coloquei no texto a palavra "apenas" pois eu só citei o que o texto fala, sem afirmar nada. Eu também não acredito que a linha da foto tenha sido de bonde, nada a ver.
3) Ramal do Cajú-> Baseando-me na listagem de estações postadas pelo Dado em Azul com o ramal da Rua Bella e aliando ao fato que não possuimos a posição exata do ponto zero do Cajú, mas temos a localização de E.Matto, realizei a busca das estações de trás para frente, obtendo o segunte resultado. (...)
Como assim não temos a posição exata do ponto zero do Caju ? Os mapas de 1910 e 1929 mostram a estação do Caju e seus arredores ! Vejam abaixo:
Imagem
^^ Mapa de 1910. Reparem nas linhas vermelhas traçadas no mapa: são linhas de bonde !
Imagem
^^ Mapa de 1929

Como eu acredito saber onde ficava o ponto inicial da ferrovia no Caju (inclusive nas imagens de satélite, há uma construção com telhado bem suspeito ...), tracei a quilometragem a partir dela, e deu tudo diferente do que você traçou, Adenilson !


a) Botafogo: Ficava na calçada da atual Suburbana, junto à esquina do viaduto de Pilares, estando a direita deste de quem vém da linha amarela.
Na minha medição, a estação ficaria onde hoje é a entrada principal do Norte Shopping !
b) Venda Grande: Ficava onde atualmente é a Igreja Universal em Del Castilho a cerca de 400m da atual Del Castilho (antiga Liberdade), sentido Cachambi.
Na minha medição, Venda Grande ficava na Av.Suburbana, de frente pra esquina desta com as ruas Guanacás e Jacutinga, onde há um posto de combustíveis. Esta estação é uma das que eu tenho certeza da localização, por ser indicada em outro mapa.
c) Praia Pequena: Ficava em Maria da Graça na Suburbana, onde inicia a Rua Félix Ferreira.
Essa é uma incógnita, pois tenho um mapa que mostra a estação em um local e as medições mostram em outra posição ! Mas ficava ali nas redondezas do Jacarezinho.
d) Benfica: Ficava em frente ao supermercado Prezunic na Suburbana, mostrando que o Dado pode estar certo quando levanta a possibilidade de ter existido 2 Benficas.
Na minha medida, Benfica (da Rio do Ouro) ficava próxima ao viaduto Ataulfo Alves, na Av.Brasil ! Meio "louca" esta localização ...
e) Rua Bella: Ficava na bifurcação da atual Prof. Olimpo de Mello e Capitão Félix em Benfica.
Outra localização estranha ... apontei esta estação na Rua Peter Lund, no Caju ! Tudo bem que ficava próxima a Rua Bela, mas achei estranha esta localização.
Observações: As distâncias foram traçadas de trás para frente a partir de E.Matto e na listagem que o Dado postou em AZUL não estão citadas as paradas Bella e Estação Liberdade.
Pode haver diferenças pequenas nas posições, uma vez que fiz o traçado manualmente no GOOGLE.
Estou partindo do princípio, nesse caso, que o ramal realmente passava junto à atual Suburbana, vindo da atual Professor Olimpo de Melo e indo até Pilares, passando pela atual João Ribeiro até E.Matto.
E ainda temos que lembrar das paradas/estações Pilares, Henrique Scheid (mapas a mostram na esquina da R.Henrique Scheid com a Av.Suburbana) e da parada Capão do Bispo, que segundo consta, os próprios responsáveis pelo local desconhecem a existência desta estação !
Abraços.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Ago 2010, 11:41

Dado e pessoal,
Tenho algumas novidades:
Andei fuçando os mapas na SMU e localizei a estação Benfica como sendo outrora a Parada Alegria, o que bate com que você (Dado) mencionou outro dia.
A partir daí refiz as medidas de trás para frente e vice versa, a partir de Benfica.
Não utilizei o ponto Zero da Ponta do Cajú, pois outro dia mesmo foi mencionado que os trilhos não começavam ali e sim antes do terminal do Cajú.
Qual seria então o ponto zero adotado pela Rio D'ouro? Por isso não a utilizei como referência.
Após as medições encontrei um resultado próximo ao encontrado com pequenas diferenças.
Aqui vai:
Rua Bella:Ficou só um pouquinho mais para trás em direção à Av. Brasil, comparando o que disse ontem, pois agora medi a partir de Benfica, uma estação vizinha. Estaria localizada próxima ao viaduto de acesso à Av. Brasil.
Benfica:> Conforme eu disse, verifiquei nos mapas da SMU o que o Dado já tinha dito. a Parada Alegria passou a se chamar Benfica, ou pelo menos, eram muito próximas. Isso não tem a ver com a estação de Benfica que atendia à Leopoldina.
Praia Pequena: A partir daqui voltei a fazer as medidas de trás para frente devido à grande diferença do traçado da ferrovia com o atual Viaduto de Benfica, podendo ocasionar erros.
Essa Rua Guaiacás que o Dado mencinou é próxima à Félix Ferreira que mencionei ontem e por isso concordamos quanto a localização da estação. O problema é que ele menciona como Venda Grande e pelas medidas, eu acho que é Praia Pequena.
Consultando um mapa de 1918, sobre o qual falarei a seguir com boas novidades, verifiquei que ali tinha uma estação.
Venda Grande: Voltei a fazer as medidas e deu muito próximo ao que deu ontem da minha parte,ou seja, em frentre ao estacionamento da Igreja Universal, próximo à descida do viaduto de Del Castilho (sentido Cachambi).
Sobre essa localidade, o Dado postou um mapa dos anos 70 do século XIX, que mostra essa localidade ocupava uma área enorme próxima ao atual Cachambi e Del Castilho.
Botafogo: Após as medidas, os resultados deram próximos aos de ontem com a diferença que agora está em frente ao Supermercado Extra em Pilares.
E.Matto: Conforme conhecemos.

Proponho que o Dado também faça as medições inversas, ou seja, a partir de E.Matto para trás e encontrará resultados diferentes.
De qualquer forma e concluindo, acho que um mapa que possua nominalmente a discriminação de todas as estações desse trecho seria algo que elucidaria de vez isso, uma vez que essas medidas podem ser imprecisas devido à época.
Editado pela última vez por Adenilson em 26 Ago 2010, 13:54, em um total de 4 vezes.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 26 Ago 2010, 13:15

Certo, Adenilson ... eu também já vi este mapa da SMU mostrando a Parada Benfica no local onde outro mapa mostra como Parada Alegria, na curva onde hoje está situado um prédio e instalações da CEDAE. Provavelmente seriam a mesma estação, mas com nomes diferentes adotados, ou devido a época, a ocasião ou algum "regionalismo" (ficava no final da Rua da Alegria ...)

E em relação ao ponto inicial da ferrovia, estou levando em consideração que, em todas as publicações que vi, a Estação Caju aparece como "km 0,000", apesar de haver vários metros de trilhos antes desta, que faziam a ligação com o Cais que existia para recebimento de material de construção da adutora.

Acho que estamos chegando a um denominador comum ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Ago 2010, 13:44

Dado e amigos, agora o mais importante:
É incrível como cada mapa mostra algo revelador que a princípio não percebemos.
Baixei um mapa de 1918 que mostra o ramal entre o Cajú firme e forte, mas com o mesmo indo até Del Castilho apenas. O ramal da "Suburbana" pós Del Castilho e "João Ribeiro" já tinha sido erradicado. Portanto aquele patamar de datas entre 1907 e 1928 reduziu-se para 1907 e 1918.
Só relembrando, o mapa de 1907 mostra o ramal a partir de "Del Castilho e João Ribeiro" coexistindo com a variante de Inhaúma e o de 1918 não mostra mais. Entretanto esse mostra uma estação no bairro de Maria da Graça, que deve ser a Praia Pequena-palpite meu- (junto à Suburbana) e deveria ser utilizada pelos moradores da atual Maria da Graça.Vale salientar que a estação de Maria da Graça não existia, tendo sido criada em 1928 apenas e o mapa mostra isso, a inexistência de Maria da Graça.
A única coisa estranha é que Vieira Fazenda não está lá e Herédia de Sá também não. O site do Ralph aponta 1908 como o ano de sua inauguração, mas aponta como sendo 1928, o início de sua utilização pela Auxiliar, o que me pareceu estranho e contraditório.
Tudo indica que as estações Benfica (Rua Bella) e Praia Pequena sobreviveram mais tempo que as suas subsequentes Venda Grande e Botafogo, pois acho que essas ficavam além de Del Castilho e foram demolidas com a erradicação do trecho.
Em 1928, esse trecho menor entre o Cajú e Liberdade (Del Castilho) ainda existia, pois tem um mapa de 1928 de Maria da Graça no site do Ralph que mostra isso.
Dado, eu reparei a parada de Henrique Scheid (José dos Reis), mas me atentei aos seguintes detalhes:
Consultei muitos mapas da Suburbana e mesmo sendo imprecisos e mal feitos, possuiam o traçado da ferrovia, ora feito por linha contínua, ora por tracejada e nos mapas que você postou com H.Scheid, não existia mais referência sobre a ferrovia, apenas a construção.
Isso pode apontar que já estivessem abandonadas, ou ainda que fossem paradas tão pequenas, como mostra o mapa, que não foram catalogadas em guias.
Outra hipótese é que em determinada época, os pontos de bonde pareciam paradas e/ou estações e isso pode ser levado em consideração.
Para concluir, podemos descartar a existência da variante da ferrovia Rio D'ouro entre Del Castilho e E.Matto a partir de 1918 pelo que vi nos mapas.
Editado pela última vez por Adenilson em 26 Ago 2010, 16:49, em um total de 2 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Ago 2010, 13:50

Agora para finalizar mesmo, pois já "tagarelei" demais, mas é com a melhor das intenções.
Vocês não acham estranho a arquitetura daquela casa amarela, candidata à estação?
Digo isso, pois as janelas estão muito mais baixas que o rodateto.
Isso pode indicar (apenas pode) que o telhado poderia ter uma continuidade como estações antigas, para abrigar as pessoas. Nesse tipo de edificação, a parte continuada da telha é apoiada em mão francesa, geralmente de madeira.
Tenho desconfiança que o terreno ali foi terraplanado em relação à época da ferrovia, pois a casa está muito baixa do lado que está amarela.

Um abraço.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 27 Ago 2010, 15:45

É verdade, Adenilson ... em relação a casa amarela de Engenho do Matto, ela parece estar em um nível estranho em relação ao terreno, se é que ela tenha sido a estação ... pode ter sido o lance da terraplanagem que você citou mesmo ...
Outra coisa ... falha minha ! Eu estava falando de Venda Grande, que ficava em frente a um posto de combustíveis que existe atualmente no local ... e achei muito estranho quando você disse ficar próximo a Rua Félix Ferreira ... é que confundi com Rua Capitão Félix ! Então estamos concordando realmente com o fato de ter existido uma estação ali ... mas o "x" da questão é que você acredita ser Praia Pequena e eu acredito ser Venda Grande. Para confirmar, vou tentar encontrar um trecho de um livro que vi na internet e que falava que "houve obras de pavimentação nas vias próximas a Praia Pequena, pois o leito da ferrovia estava sendo utilizado (e danificado) por carroças e comboios de toda espécie que se utilizam do leito para desviar dos alagadiços das proximidades." O texto não é exatamente assim, mas me lembro que era citado este local como nas proximidades de Benfica, o que me faz crer que ficasse realmente próximo de onde hoje fica a favela do Jacarezinho ... e ainda tem um mapa que mostra esta estação, vou ver se tenho esta imagem nos álbuns do Picasa e posto aqui ...
O negócio é que este mapa mostra a estação/parada Praia Pequena mas pelas minhas mediçoes ficaria algumas centenas de metros antes ! Pois é aquilo que você disse ... só com um mapa da época mostrando tudo para elucidarmos de vez a questão, pois de lá pra cá pode ter havido retificações, desvios, até falha nas medições da época etc etc
Editado pela última vez por DadoDJ em 28 Ago 2010, 00:02, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Ago 2010, 00:01

Depois vou fazer o que você disse ... medir as distâncias de trás pra frente, a partir de Engenho do Matto.

Com certeza vai dar diferença, já vi muitas vezes isso acontecer ... não sei porquê ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Ago 2010, 17:48

Pessoal,

Encontrei os mapas que falei, que mostram as estações ou paradas Praia Pequena e Venda Grande. O primeiro é de 1928 e mostra, como sempre, a cidade do Rio de Janeiro na sua "área turística", digamos assim ... Centro da cidade, Zona Sul e parte da Zona Norte (até Cascadura, Penha e Vicente de Carvalho).
Vejam abaixo:

Planta da Cidade do Rio de Janeiro, "organisada" na Carta Cadastral (1928):
Autor: Directoria geral de obras e viação
Ano: 1928
Dimensões (Largura x Altura): 16128 x 9631 pixels
Tamanho do arquivo: 17,1 MB
Pré visualização do arquivo:
Imagem
Praia Pequena em detalhe:
Imagem
Link para Download do mapa completo:http://www.4shared.com/photo/oywFqvLo/P ... _Jan.html

A partir deste mapa é que fiquei sabendo, salvo algum erro, da localização da estação Praia Pequena. Infelizmente ainda não consegui encontrar o texto que fala sobre a estação e dá uma idéia da sua localização ... mas continuo na busca !
Agora, mesmo vendo a localização aproximada indicada no mapa, não consegui determinar a posição da estação se ela existisse hoje em dia ... pois medindo a distância das estações, Praia Pequena não ficaria onde o mapa indica, mas algumas centenas de metros a frente ...

O outro mapa é intitulado "Mapa Turístico do Rio de Janeiro", mas a data é de 1961, o que é estranho ... ele está no acervo da Biblioteca Nacional. Reparem nos pontos que circundei em vermelho no mapa: mostram estações sem nome (uma deve ser Venda Grande, e outra a Parada Benfica ou Alegria e mostra ainda a linha do ramal D.Anna Nery), além de um triângulo de ligação entre a EF Rio do Ouro e a EF Leopoldina, no local da Parada Benfica da EF Leopoldina. Vejam:
Imagem

E pra confirmar a localização de Venda Grande, vejam aquele mapa de 1907, com a estação destacada em vermelho:
Imagem

Acho que fica claro a posição das estações, certo ?

Mas agora me gerou uma outra dúvida, referente neste caso à Linha Auxiliar: A parada Dr. Cesário Machado foi a estação Maria da Graça mesmo? É que em alguns mapas, parece que a posição delas são diferentes, inclusive neste de 1907 ... eu hein ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 28 Ago 2010, 17:55

Ah, e foram postados novos mapas e plantas no site da Biblioteca Nacional !
<O>
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 29 Ago 2010, 10:59

DadoDJ escreveu:
Planta da Cidade do Rio de Janeiro, "organisada" na Carta Cadastral (1928):
Autor: Directoria geral de obras e viação
Ano: 1928
Dimensões (Largura x Altura): 16128 x 9631 pixels
Tamanho do arquivo: 17,1 MB
Pré visualização do arquivo:
Imagem
Praia Pequena em detalhe:
Imagem
Link para Download do mapa completo:http://www.4shared.com/photo/oywFqvLo/P ... _Jan.html

A partir deste mapa é que fiquei sabendo, salvo algum erro, da localização da estação Praia Pequena. Infelizmente ainda não consegui encontrar o texto que fala sobre a estação e dá uma idéia da sua localização ... mas continuo na busca !
Agora, mesmo vendo a localização aproximada indicada no mapa, não consegui determinar a posição da estação se ela existisse hoje em dia ... pois medindo a distância das estações, Praia Pequena não ficaria onde o mapa indica, mas algumas centenas de metros a frente ...
Olhando esse mapa e comparando com o que é hoje, seria próximo a onde hoje é a estação jacarezinho, pois essa Rua Guandú eu nao achei, e a estação que fica entre a Viúva Claudio e Miguel Angelo é a Est. Jacarezinho. Também bem próximo a entrada da Av. dos Democráticos. Bom eu nao sei ver esse lance de quilometragem mas no olhometro achei isso. Com certeza estou errada...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Ago 2010, 11:41

Pois é, Nina ... o negócio é que quando vou apontar a estação de acordo com a quilometragem, ela fica muito antes do local apontado no mapa !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 29 Ago 2010, 11:45

Entao esse mapa seria esquemático? Sabe só para situar a estação e não a localização exata. Ou km poderia estar errada (meio impossível)
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 29 Ago 2010, 11:51

Eu baixei o mapa e percebi que a Est. Silva Freire (da EFCB) nem é citada. Do Meier já pula para Engenho Novo. Interessante...
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Ago 2010, 10:53

Pessoal, bom dia!!
Assunto 1:Dado: Eu tinha esse mapa de 1907, mas como tenho com resolução baixa, não tinha observado o nome Venda Grande no mesmo, aliás esse mapa de 1907 é o mesmo sobre o qual sempre faço referência sobre a existência do ramal da Rio D'ouro via "suburbana" pós Del Castilho.
Sobre as medições que fiz e postei acima, as mesmas foram baseadas nas distâncias originais da Rio D'ouro postadas em azul por você.
Usei um programa chamado GOOGLE EARTH que tenho aqui no trabalho e o mesmo possui uma ferramenta bastante segura chamada CAMINHO que mostra com precisão a distância de qualquer traçado.
Por exemplo de E.Matto para Praia Pequena teria de acordo com a distância mostrada, 6,164km e mostrava o local onde tinha apontado, pois eu sempre fazia pela diferença de E.Matto que era uma estação que mostra unanimidade quanto à sua localização em todos os mapas que vimos.
Conclusão: Essa grade de distâncias está errada, pelo menos em alguns pontos.

Assunto 2: Sabe um mapa que eu tinha achado que era de 1918? Eu estava errado. Era esse mapa que o Dado localizou como sendo da década de 60, mas totalmente desatualizado.
Tinha um código 31.09.18. Achei que era data, mas Setembro só tem 30 dias. Fica aqui a minha retificação.
Esse erro meu mostrou uma coisa boa. Fiz uma nova pesquisa e coloquei o link abaixo para vocês mostrando um mapa de 1913 com o ramal pós "viaduto de Del Castilho" já extinto, ou seja, esse ramal foi erradicado entre 1907 e 1913. Temos agora 6 anos apenas. É uma pena que o mapa de 1910 existente não tenha a abrangência até Del Castilho.
De qualquer forma existe a possibilidade do mapa de 1907 mostrar a linha já erradicada, estando desatualizado.

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... 451495.jpg
Editado pela última vez por Adenilson em 30 Ago 2010, 14:48, em um total de 2 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Ago 2010, 11:10

Assunto 3: Dado e Nina, o ponto da localização da estação de Praia Pequena que estava sob dúvida de vocês é justamente antes da Estrada da Penha, ou seja, atual Democráticos.
Aquele prédio grande hachurado lá é a tal da fábrica de fumos.
Quando o Dado postou aquela foto do tópico do ramal de Praia Pequena onde ele aparece, mostrou um local próximo da extinta estação de Praia Pequena.

Assunto 4: Tendo sido concluído que aquelas distância estavam erradas em alguns pontos, pois não acredito que o mapa seja esquemático e sim que realmente mostre o local exato das estações, retifico o que disse sobre a extinção das estações.
Botafogo foi extinta antes e Praia Pequena e Venda Grande devem ter permanecido, sendo suprimidas quando esse trecho foi erradicado.
Conclusão:Aquela estação que o Dado achou que era Venda Grande e eu Praia Pequena, baseado nas ditâncias, era realmente Venda Grande.

Assunto 5:: Sobre o mapa de 1910 que fiz referência e coloco o link abaixo, o mesmo mostra que não há abrangência para o trecho após Del Castilho. De qualquer forma não há referência sobre Praia Pequena.
Mas coloquei o link para responder ao Dado a sua dúvida e que já tinha visto em outro mapa. A parada Cesário Machado ficava no bairro Maria da Graça, mas não era a antecessora de M.Graça, ou seja, o mesmo prédio. Observem que ela fica "colada" à Rua Miguel Ângelo, um pouco antes mesmo da atual estação do Metrô (sentido Pavuna). A estação de trem de Maria da Graça, que seria construída em 1928, ficava uns 100m depois da estação metroviária.
Conclusão tirada de acordo com o mapa abaixo.
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... 174229.jpg

Temos que achar agora um mapa do final da década de 30 para esclarecer sobre aquele ramal das "Democráticos" e que até me provem ao contrário, acho que não é a mesma.
Depois explico porquê.
Abraços.
Editado pela última vez por Adenilson em 30 Ago 2010, 16:23, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Ago 2010, 14:35

Parafraseando Chapolin Colorado ...

"Suspeitei desde o princípio !"

Em relação a esta parada Cesário Machado, alguns mapas o indicam em uma localização totalmente diferente de onde foi a estação Maria da Graça, seja da Linha Auxiliar, seja da EF Rio do Ouro ... mais uma vez, uma inconsistência no site "Estações Ferroviárias", que diz que Maria da Graça chamou-se Cesário Machado, um nome que "não pegou" ... se bem que acho que o Ralph copiou isso de algum lugar ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Ago 2010, 22:04

Adenilson escreveu:Pessoal, bom dia!!
Bom dia ! :D
Assunto 1:Dado: Eu tinha esse mapa de 1907, mas como tenho com resolução baixa, não tinha observado o nome Venda Grande no mesmo, aliás esse mapa de 1907 é o mesmo sobre o qual sempre faço referência sobre a existência do ramal da Rio D'ouro via "suburbana" pós Del Castilho.
Sobre as medições que fiz e postei acima, as mesmas foram baseadas nas distâncias originais da Rio D'ouro postadas em azul por você.
Usei um programa chamado GOOGLE EARTH
(...)
Conclusão: Essa grade de distâncias está errada, pelo menos em alguns pontos.
Eu notei isso também, mas será que a grade de distâncias está errada, ou alguma parte do traçado está diferente ? Por exemplo, em uma curva da ferrovia, pode ser que após ser erradicada, esta curva tenha tomado outro traçado, com a implantação e alinhamento de ruas, como são hoje em dia ...

Assunto 2: Sabe um mapa que eu tinha achado que era de 1918? Eu estava errado. Era esse mapa que o Dado localizou como sendo da década de 60, mas totalmente desatualizado.
Tinha um código 31.09.18.
Eu vi esse código ! Mas achei o mapa "moderno" demais pra ser desta época ... a data correta, entretanto, continua sendo uma incógnita ...
Achei que era data, mas Setembro só tem 30 dias.
Ótima observação ! Eu nem reparei nisso ... :lol: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... 451495.jpg
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Ago 2010, 22:17

Adenilson escreveu:Assunto 3: Dado e Nina, o ponto da localização da estação de Praia Pequena que estava sob dúvida de vocês é justamente antes da Estrada da Penha, ou seja, atual Democráticos.
Aquele prédio grande hachurado lá é a tal da fábrica de fumos.
Quando o Dado postou aquela foto do tópico do ramal de Praia Pequena onde ele aparece, mostrou um local próximo da extinta estação de Praia Pequena.
Só um chute ... acho que a localização aproximada de Praia Pequena seria como apontado na imagem abaixo ... o que acham ?
Imagem


Conclusão:Aquela estação que o Dado achou que era Venda Grande e eu Praia Pequena, baseado nas distâncias, era realmente Venda Grande.

Assunto 5:: Sobre o mapa de 1910 que fiz referência e coloco o link abaixo, o mesmo mostra que não há abrangência para o trecho após Del Castilho. De qualquer forma não há referência sobre Praia Pequena.
(...)
A estação de trem de Maria da Graça, que seria construída em 1928, ficava uns 100m depois da estação metroviária.
Conclusão tirada de acordo com o mapa abaixo.
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/ ... 174229.jpg
Este mapa é muito bom ! Pena que nenhum deste benditos mapas mostrem a cidade do Rio de Janeiro por completo ...
Aliás, Adenilson:você já baixou este mapa em tamanho natural, que baixei em formato .SID do site da Biblioteca Nacional e converti para jpg ? Está na seção de Imagens e mapas do fórum !

Temos que achar agora um mapa do final da década de 30 para esclarecer sobre aquele ramal das "Democráticos" e que até me provem ao contrário, acho que não é a mesma.
Depois explico porquê.
Não entendi ! Explique ! ! ! :lol:
Abraços.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 30 Ago 2010, 22:22

Nas minhas observações eu tbm achei que era por ai.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante