[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Ago 2010, 10:59

Além da Parada Alegria, que eu ainda acho que seja em local diverso da Parada Benfica (suponho isso pela quilometragem, que daria diferente da posição onde um mapa indicou a Parada Alegria, naquela curva em direção ao largo de Benfica), apesar de ambas aparecerem no mesmo local, mas em mapas diferentes, há outra misteriosa parada na linha da Rio do Ouro ... Parada São Francisco !
Algumas publicações a relacionam, como esta abaixo (Annaes do Parlamento Brasileiro, de 1900):


Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Ago 2010, 12:50

Aproveito para dar uma dica importantíssima !

Encontrei um software que lê, senão todos, a grande maioria dos arquivos da Secretaria Municipal de Urbanismo ! Chama-se ForceVision e o link para download encontra-se abaixo:

http://forcevision.net/download/ForceVi ... _Setup.exe

Até agora ele leu todos os projetos da SMU que tentei abrir aqui no computador, inclusive aqueles que não abriam normalmente pelo Windows ou pelo Plugin do Internet Explorer !
Acredito que novas informações devam surgir a partir de agora !
Muito bom !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Ago 2010, 13:18

Ainda sobre Praia Pequena:

Encontrei um arquivo do SMU que sugere o local exato da parada Praia Pequena. O arquivo é o PAA 1029 (datado de 20 de maio de 1916) e mostra a Av.Suburbana próxima a Av.dos Democráticos:
Imagem
Note o detalhe: onde está escrito E F Rio do Ouro há algo como um pequeno desvio da linha, uma bifurcação, que logo a seguir se une novamente ... parece que ali houve uma linha de manobra, o que sugere a presença de uma parada, não indicada na imagem, apenas sugerida por mim.
O rio que cruza a via é o Rio Jacaré e Av.dos Democráticos (Estrada da Penha) está no canto esquerdo da imagem.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Ago 2010, 14:38

Dado e Pessoal,

Vamos lá. São diversos assuntos a comentar.

Como estou aguardando as minhas férias, tenho consultados os mapas e respondido ao forum do trabalho e no PC daqui não tenho como baixar os arquivos com alta resolução. O arquivo com mais de 17MB que você baixou, só consegui fazê-lo com pouco mais de 1MB. Por isso não tive condições de amplia-lo para ler com comforto o nome das estações.
Vou dar uma verificada no link de download que você disponibilizou.

Em relação às outras paradas, temos ainda alguns mistérios como a localização exata da Parada Botafogo, Parada São Francisco, Scheid e/ou José dos Reis, além de Fructeiras. Por falar nessa última, onde ficaria? Procurei pouco na internet e só consegui descobrir que era um jeito arcaico de escrever Fruteiras, sem "C".

Em relação à Praia Pequena, de acordo com o mapa antigo, que a localização é onde você destacou na foto do Google. Por falar nesta estação, parece que você adivinhou eu também tinha visto o mapa da SMU, mostrando a separação e posterior conjunção das linhas onde poderia estar Praia Pequena e concluí a mesma coisa que você, mas aqui no trabalho não é possível acessar o PhotoBucket e não valia a pena tentar baixar o mapa agora. Como estou para entrar de férias, estou vendo outras coisas em casa sem ter tido tempo para participar do fórum lá.

Sobre o mapa estranho que mostra uma linha que já deveria estar desativada, o mesmo pode não ser dos anos 60, mas deve superior a década de 40, pois acho que foi nessa década que a Av. Brasil foi aberta e a mesma consta no mapa.
Não descarto também a possibilidade de pelo menos que parte do leito ainda existisse mesmo que cobertos por asfalto ou paralelepípedos.

Sobre Cesário Machado, verifiquei que existe um pequeno retângulo mostrando a posição da estação. Imagino que a plataforma de Cesário Machado fosse pequena, porém maior que o retângulo que a representa. Sendo assim, é provável que parte do seu pátio pudesse ocupar o início do pátio da atual estação de metrô de M.Graça.
A estação de trem de Maria da Graça seria instalada 12 anos depois no trecho reto um pouco mais a frente quando a linha é interrompida para delimitar o mapa. Repare que ali era para ter as ruas curvas interceptadas por ruas retas como é Maria da Graça que é um bairro planejado, mas em 1910 (ano do mapa) nada existia ali.
Editado pela última vez por Adenilson em 31 Ago 2010, 14:56, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Ago 2010, 14:53

Concluindo:

Sobre o mapa de 1910, ainda tem a estação Ana Nery que era uma estação inicial para o ramal que vinha de lá até o entroncamento com a Rio D'ouro que vinha do Cajú.
Acho que ficava próximo ao antigo prédio da Nestlé, mas qual seria a sua utilização?
Será que tinha alguma coisa a ver com o Morro dos Telégrafos?

Outra coisa, já repararam que Mangueira tinha duas estações lado a lado no mapa de 1910?

Tem um outro mapa que você postou que mostra inclusive a estação da Mangueira sendo a estação inicial de um trecho da ferrovia.
Eu já tinha ouvido falar que esse é uma causa provável da escola de Samba se chamar Estação Primeira, apesar do Wikipedia dar outra razão.

Dado, respondendo à sua pergunta, eu quero achar um mapa da década de 30 ou 40 da região da Democráticos para achar onde vai parar aquela linha da foto que eu mandei e que a Nina confirmou com o mapa da SMU.
A foto que mandei é de 1938. Essa é a razão. ;)


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 31 Ago 2010, 15:01

Cada mapa cita determinadas estações e não cita outras quando a estação era para existir.
Talvez não considerassem paradas ou estações menores, dependendo do mapa.
Ainda tem a questão da atualização e por falar nisso, como você se referiu a um mapa de 1928, vale salientar que Silva Freire é de 1923. Uma novata ainda. Dependendo da atualização do mapa, não é de se espantar que estivesse ausente.
Não pude baixar esse mapa com a totalidade de sua memória, mas tentarei fazê-lo em casa.
Nina escreveu:Eu baixei o mapa e percebi que a Est. Silva Freire (da EFCB) nem é citada. Do Meier já pula para Engenho Novo. Interessante...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Ago 2010, 16:09

Tirando a dúvida minha e da Nina ... encontrei um mapa da SMU que mostra esta misteriosa Rua Guandu, nas proximidades de Praia Pequena ... posteriormente e atualmente ela leva o nome de Rua Comte.Gracindo de Sá. Então, aquele ponto que fiz no Google Earth mostrando o provável local da estação está incorreto ... seria um pouco mais pra frente, exatamente na esquina da Av.Suburbana com a R.Comte.Gracindo de Sá e a Av.dos Democráticos.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 31 Ago 2010, 21:18

Adenilson escreveu:Concluindo:

Sobre o mapa de 1910, ainda tem a estação Ana Nery que era uma estação inicial para o ramal que vinha de lá até o entroncamento com a Rio D'ouro que vinha do Cajú.
Acho que ficava próximo ao antigo prédio da Nestlé, mas qual seria a sua utilização?
Será que tinha alguma coisa a ver com o Morro dos Telégrafos?

Outra coisa, já repararam que Mangueira tinha duas estações lado a lado no mapa de 1910?
A Estação Mangueira ao lado da homônima da EFCB era da Linha Auxiliar ... se eu não me engano, esta é que se chamava "Fructeiras" primitivamente.
Além de Mangueira, Maracanã e São Cristóvão também possuíam duas estações separadas, se eu não me engano. Além das homônimas da EFCB, havia as estações pertencentes à EF Leopoldina.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 01 Set 2010, 10:19

Há algum vestigio dessa estação homonima da Linha Auxiliar?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Set 2010, 10:21

Acho que não ... provavelmente era uma estação simples, apenas uma plataforma ... deve ter sido demolida.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 07 Set 2010, 18:05

Boa tarde a todos, vim trazer uma pequena polemica a esse topico, alguem cogitou onde seria o cruzamento de linhas da Rio d'Ouro e a Linha Norte da Leopoldina? Pois bem vim trazer algumas conjecturas, como todos sabem saia de Vicente de Carvalho um ramal da Rio d'Ouro, ate a Penha, passando pelas fazendas do Bras de Pina e do Vicente de Carvalho, ou seja hoje em dia Estrada Vicente de Carvalho onde o mesmo ramal sequia ate a Praça do Carmo de hoje, e la ela sequia pela Avenida Bras de pina ate a Estaçao do Largo da Penha, minha suspeita de confimou sobre as estaçoes, outro forista enumerou as estaçoes desse ramal erradicado.
Vicente de Carvalho.
Largo da Penha.
Fazenda Grande/Matadouro
e por fim Porto Maria Angu.
Como todos sabem a Rio d'Ouro transporta passageiros desde 1883, sendo que esse ramal chegou a ser usado por Dom Pedro Segundo, mas a Linha Norte da Leopoldina com seu trecho inicial de Sao Francisco Xavier e pelo menos Estaçao da Penha em 1886 como esta descrito nas Estaçoes Ferroviarias do Ralph, ou seja ramal da Penha da Rio d'ouro e a Estaçao da Linha Norte da Leopoldina coexistiram de 1886 ate a erradicaçao do ramal da penha no final da decada de 20 do seculo passado.
A pergunta que faço e a sequinte: ONDE ERA A CRUZ DE SANTO ANDRE QUE CRUZAVA AS DUAS FERROVIAS? Acho que tenho respostas. E logico que a Rio d'Ouro tinha de cruzar a Linha Norte, pois o Largo da Penha fica de um lado da Linha Norte e o Matadouro/Fazenda Grande e o porto Maria Angu do outro. Conversando com a Forista NINA, chegamos a um consenso, que depois um pouco depois da Caixa Economica da Penha tinha um cruzamento ferroviario, VOU ME FAZER EXPLICAR MELHOR, a Rio d'ouro sequia pela Av Bras de Pina, mas na altura do largo da Penha ela seque reto, a rua que passa em frente da Basilica da Penha e o inicio da Ibiapina que vai para olaria, outrora a Bras de pina sequia reto ate a Caixa Economica Federal o antigo cinema Sao Pedro, houve uma interrupçao no seu trajeto devido a construçao do calçadao nos anos 60 e de uma praça fechada nos anos 90, mas do outo lado da praça ainda e Bras de pina, esta forma uma esquina com a Ibiapina e Rua Jose Mauricio que e a rua da estaçao da Penha, meu pai e portugues e chegou ao Brasil em 1958, e me confidenciou a pouco que a linha do trem nao era murada na altura da Penha, a Bras de Pina se encontrava do outro lado com a Av Nicaragua a mesma que vai ate Olaria do outro lado da Linha Norte da Leopoldina, era um cruzamento rodoviario com a estrada de ferro, em 1958 o ramal da Penha a muito estava suprimido, mas porque nao seria no passado o cruzamento da Rio Douro com a Linha Norte? Faz sentido, e o unico ponto viavel pois apos o Largo da Penha a outra estaçao ja era do outro lado, a estaçao da Penha ja existia, ela nao ia correr paralelo a Linha Norte pela Ibiapina, seria descabido, a testemunho de pessoas antigas que diziam, ali havia um cruzamento rodo-ferroviario, sei que a Linha Norte teve um ramal para o Curtume Carioca e para o Matadouro, sera que esse ramal nao foi herdado da erradicaçao do ramal da Penha da Rio d'ouro, ou seja o trecho de Vicente de Carvalho ao do Largo da Penha foi erradicado, mas o que ia da Fazenda Grande/Matadouro ate o Porto Maria Angu, necessariamente nao, pois tinha acesso pela Linha Norte e devia ser muito lucrativo. Um abraço fraterno a todos. Espero que esse assunto que e levantei gere um debate.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 07 Set 2010, 18:32

Grande depoimento Nando!!!
Realmente há de se averiguar se houve diferença de época nas desativações do trecho V.Carvalho X Maria Angú.
Dado, aquele círculo que você marcou sobre Praia Pequena para mim valeu. O fato de ser um pouquinho mais para cá ou para lá, se confrontado com os mapas mais abrangentes, sempre dá uma margem de erro.
Por exemplo. Naquele mapa de 1910, se as plataformas fossem do tamanho daquele quadradinho que as representam lá, talvez desse para abrigar apenas uma composição do FERRORAMA. As plataformas tinham um comprimento inferior às atuais, mas não eram pontinhos e acho que uma parte de Praia Pequena poderia estar dentro do limite apontado por você.
Vou ficar uns dias afastados por causa de férias merecidas e voltarei ansioso por novidades.
Enquanto isso vou deixa-los com uma noção de como era a localidade Praia Pequena.
Abaixo segue uma foto do Portal Augusto Malta onde a Estrada de Santa Cruz, posteriormente 23 de Outubro e depois Suburbana, cruzava o Rio Jacaré.
Apesar da baixa resolução da foto, a qual tentei melhorar, dá para ver que está escrito Praia Pequena.
Não dá para ver a estação, mas ela era por ali.

Imagem

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 07 Set 2010, 18:50

Oi Adenilson, meu objetivo nem foi tanto de falar sobre o ramal do matadouro da Penha e sim o ponto onde Rio d'Ouro se cruzava com a Linha Norte, mas a medida que eu escrevia, me veio a cabeça, pq nao? Todos conhecem o ramal da Penha, da historia do Matadouro e do Curtume, mas que a maioria desconhece e que a Fazenda Grande e onde fica o antigo Matadouro e do outro lado dela o que sobrou do Curtume Carioca, e que a Linha Norte tinha ate o final dos anos 50 um ramal para o Matadouro, sera q esse ramal nao era um trecho desse ramal erradicado encampado pela Linha Norte? Assim como Coelho da Rocha, Vila Rosali, Agostinho Porto e Belfort Roxo foram encampados pela Linha Auxiliar apos a erradicaçao da linha tronco da R io d'Ouro. So to jogando lenha na foqueira.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 08 Set 2010, 22:52

NANDORJ escreveu:Boa tarde a todos, vim trazer uma pequena polemica a esse topico, alguem cogitou onde seria o cruzamento de linhas da Rio d'Ouro e a Linha Norte da Leopoldina? Pois bem vim trazer algumas conjecturas, como todos sabem saia de Vicente de Carvalho um ramal da Rio d'Ouro, ate a Penha, passando pelas fazendas do Bras de Pina e do Vicente de Carvalho, ou seja hoje em dia Estrada Vicente de Carvalho onde o mesmo ramal sequia ate a Praça do Carmo de hoje, e la ela sequia pela Avenida Bras de pina ate a Estaçao do Largo da Penha, minha suspeita de confimou sobre as estaçoes, outro forista enumerou as estaçoes desse ramal erradicado.
Vicente de Carvalho.
Largo da Penha.
Fazenda Grande/Matadouro
e por fim Porto Maria Angu.
Como todos sabem a Rio d'Ouro transporta passageiros desde 1883, sendo que esse ramal chegou a ser usado por Dom Pedro Segundo, mas a Linha Norte da Leopoldina com seu trecho inicial de Sao Francisco Xavier e pelo menos Estaçao da Penha em 1886 como esta descrito nas Estaçoes Ferroviarias do Ralph, ou seja ramal da Penha da Rio d'ouro e a Estaçao da Linha Norte da Leopoldina coexistiram de 1886 ate a erradicaçao do ramal da penha no final da decada de 20 do seculo passado.
A pergunta que faço e a sequinte: ONDE ERA A CRUZ DE SANTO ANDRE QUE CRUZAVA AS DUAS FERROVIAS? Acho que tenho respostas. E logico que a Rio d'Ouro tinha de cruzar a Linha Norte, pois o Largo da Penha fica de um lado da Linha Norte e o Matadouro/Fazenda Grande e o porto Maria Angu do outro. Conversando com a Forista NINA, chegamos a um consenso, que depois um pouco depois da Caixa Economica da Penha tinha um cruzamento ferroviario, VOU ME FAZER EXPLICAR MELHOR, a Rio d'ouro sequia pela Av Bras de Pina, mas na altura do largo da Penha ela seque reto, a rua que passa em frente da Basilica da Penha e o inicio da Ibiapina que vai para olaria, outrora a Bras de pina sequia reto ate a Caixa Economica Federal o antigo cinema Sao Pedro, houve uma interrupçao no seu trajeto devido a construçao do calçadao nos anos 60 e de uma praça fechada nos anos 90, mas do outo lado da praça ainda e Bras de pina, esta forma uma esquina com a Ibiapina e Rua Jose Mauricio que e a rua da estaçao da Penha, meu pai e portugues e chegou ao Brasil em 1958, e me confidenciou a pouco que a linha do trem nao era murada na altura da Penha, a Bras de Pina se encontrava do outro lado com a Av Nicaragua a mesma que vai ate Olaria do outro lado da Linha Norte da Leopoldina, era um cruzamento rodoviario com a estrada de ferro, em 1958 o ramal da Penha a muito estava suprimido, mas porque nao seria no passado o cruzamento da Rio Douro com a Linha Norte? Faz sentido, e o unico ponto viavel pois apos o Largo da Penha a outra estaçao ja era do outro lado, a estaçao da Penha ja existia, ela nao ia correr paralelo a Linha Norte pela Ibiapina, seria descabido, a testemunho de pessoas antigas que diziam, ali havia um cruzamento rodo-ferroviario, sei que a Linha Norte teve um ramal para o Curtume Carioca e para o Matadouro, sera que esse ramal nao foi herdado da erradicaçao do ramal da Penha da Rio d'ouro, ou seja o trecho de Vicente de Carvalho ao do Largo da Penha foi erradicado, mas o que ia da Fazenda Grande/Matadouro ate o Porto Maria Angu, necessariamente nao, pois tinha acesso pela Linha Norte e devia ser muito lucrativo. Um abraço fraterno a todos. Espero que esse assunto que e levantei gere um debate.
Mostrarei (graças ao site da SMU) o tal cruzamento. Aguardem b )
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 09 Set 2010, 00:08

Imagem

O que eu destaquei em amarelo sugeriria uma cobertura de plataforma?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 09 Set 2010, 22:30

Sim, Nina ! Parece com uma cobertura de plataforma ... eu também notei isso, mas acho que está muito próxima da ponte. Por aquele mapa da SMU, que mostra a divisão de linhas onde provavelmente seria a estação/parada Praia Pequena, o local seria mais pra frente um pouco ...

Mas que parece parece ! E pode até ser, quem sabe ?

;)

Em relação a Cruz de Santo André entre as linhas da EF Leopoldina e da EF Rio do Ouro, isso já foi mostrado em alguns mapas postados aqui, ou nos que postei completos na parte de imagens e mapas do fórum. Sem muitos detalhes, claro ... mas o local onde as linhas se cruzavam é assinalado.

Em alguns mapas da SMU eu já vi a linha da Rio do Ouro (Ramal de Maria Angu) entre a EF Leopoldina e o seu ponto final, no porto (exatamente como o Nando lembrou: ficava onde hoje é a estação de tratamento de esgotos da Penha, a linha passava ao lado de onde tem um valão nesta estação, e o porto ficava onde hoje é a Av. Brasil), inclusive próximo ao porto a linha tinha um pequeno pátio de manobras, com algumas linhas e bifurcações ... agora, um mapa da SMU detalhado onde mostra a Cruz de Santo André eu ainda não vi !

Ninaaaaaaaaaaa !

:D
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Set 2010, 20:00

Hoje dei uma revisada no tópico (e no outro sobre a Rua Bella etc) e vi alguns detalhes que passaram despercebidos por mim:

1-Em um relatório de 1927, o Ramal da Penha ainda existia;
2-Das fotos que o Adenilson postou, da linha da EF Rio do Ouro ao lado de uma via, e dos trilhos ao lado da Av.dos Democráticos, ainda não tentei saber o ponto exato onde foram tiradas, baseado no relevo.

Estou vendo outros trechos e completarei o raciocínio em breve ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Set 2010, 16:26

Dado você esta super certo em relaçao as datas do ramal da Penha da Rio d'Ouro, existiu pelo menos ate 1927, notei isso nos mapas a mim ofertados tao gentilmente pela forista Nina, mapas esses que estao disponiveis no site da SMU, quem quiser atestar o que estou dizendo basta baixalos, e notar que no canto inferior direito deles tem datas 1926 e 1927. Dado me socorre por favor, outro dia passado de onibus 350, percebi trilhos que nao sao de bonde na Bras de Pina um antigo casarao foi demolido ao lado do Colegio Meira Lima, o concreto da calçada foi em parte quebrado, percebi uns metros de trilhos ferroviarios, ontem indo ao centro de 355 nao os vi mais, sumiram, quem quiser conferir e alguns metros apos o encontro da Rua Guapore e da Av Bras de Pina, na calçada da direita sentido Viaduto Joao xxiii, se quisermos aprender mais sobre esse ramal tem de ser logo, pois no inicio do ano que vem o trecho original do ramal da Penha da estaçao do metro de Vicente de Carvalho ate a Rua Caja uma ou duas ruas apos o Hospital Getulio Vargas sera profundamente modificado, com o alargamento de ruas e avenidas, demoliçao de centemas e centenas de domicilios, pontos comerciais, escolas, etc. Para abertura do famigerado corredor de BRT da Penha ate a Barra da Tijuca passando por madureira, nos moldes de Curitiba e Pequim. Um abraço. :brrb:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Set 2010, 16:56

Boa tarde a todos, estou com uma duvida nao sei se alguem pode me ajudar, mas agradeço desde ja. O Ralph do do site estaçoes ferroviarias, atualizou a estaçao Aurora do ramal de Xerem da Rio d'Ouro, antes a mesma estava em negrito sem informaçao alguma sobre a mesma, a foto que o Ralph postou nao me parece uma ponte, e sim uma plataforma com escada e altura suficiente para adentrar uma composiçao da antiga Rio d'Ouro, nao parece ser uma ponte,junto aquele nivel baixo que sim parecia o leito, o que eu quero dizer e que a ponte e a plataforma ficam lado a lado, ele alega que o desnivel fopi causado pela urbanizaçao local. A pergunta que nao quer calar, um aterro numa planicie de inundaçao de um rio? Colocar peso excessivo de terreno num solo solo que e o aluvial? Esse aterro resistiu anos de enchentes na Baixada? A nao ser que eu seja o professor de geografia mais burro do mundo, nunca ouvi falar nisso. Observe bem se nao estou certo uma ponte ao lado uma plataforma de 60 cm de altura, com escadinhas e tudo mais. :TW:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 11 Set 2010, 17:25

Ou o Ralph quer alegar que o nivel das margem foi mais alta? Desbarrancou tudo deixando as bordas da ponte a vista? Sendo a escada construida a posteriori?
Furado nao acham? As margens solaparam de forma homegenea de ambos aos lados? e numa extensao continua no decorrer dos tempos? Nunca ouvi falar nisso. As bordas da ponte estariam com uma alvenaria tao retinha, mesmo depois de tantos anos enterrada? As fundaçoes nao estariam comprometidas? Nao e muito larga para uma ponte ferroviaria de via singela? Areia branca e Miguel Couto tem pontes também, uma de concreto mais recente e outra em arco romano respectivamente, sao estreitas passando uma composiçao em bitola metrica. To viajando, se estiver me acordem rs, ou estou certo e e uma ponte ao lado de uma plataforma?:ph34r:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante