Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Discussões sobre transporte ferroviário brasileiro em geral.
Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por HGP » 03 Set 2010, 14:38

Bom, não sei se o pessoal de outras cidades vive situação semelhante a da cidade de São Paulo, mas comenta-se sobre isso no SSC, devido o fato de no afã de homenagearem Oscar Erbolato ( quem??!! ) a ALESP fez uma confusão em que não se sabe se será a estação SP-Morumbi ou Butantã.

Enfim, muito pano para manga, mas conforme veiculado no jornal da MTV, se 10 projetos forem aprovados, teremos nomes de ilustres desconhecidos nomeando estações importantes do Sistema.

Enfim, eu sou tradicionalista e conservador na questão. Acho que o nome deve ser por critérios técnicos e que remeta a alguma ideia de localização para o usuário e não um nome vago que não sirva para isso.

Manifestações pelo visto deverão ocorrer no cyberespaço. Isso é só um começo.


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por Correia431M » 03 Set 2010, 17:37

Falando nisso, alguém já passou por Jardim São Paulo, pra saber se trocaram a placa e colocaram o nome do Ayrton Senna?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 03 Set 2010, 18:01

Aqui no Rio houve o que já foi comentado que era a troca do nome da estação Glória do Metrô para Haroldo de Andrade.Passado um tmepo de aprovada parece que a mudança provavelmente foi rejeitada pelo pessoal do MetrôRio.


Fora este,não ouvi mais algo de mudar nome das estações ferroviárias daqui do Rio.Só acho que algumas das estações que mudaram de nome deveriam voltar aos originais,por exemplo a estação Mercadão de Madureira,antes Magno,um nome muito mais simples e melhor do que esta nomenclatura na minha opinião popularesca.Outra também é de Comendador Soares,anteriormente chamada de Morro Agudo e por alguns ainda chamada assim.

Bom esta é a minha opinião,mas nos casos daqui vale mais a opinião de algum morador ou um antigo usuário destas estações do que a minha,afinal não moro em nenhuma destas localidades,mas acho que deveriam rever estas duas nomenclaturas em especial.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por HGP » 04 Set 2010, 09:51

eu acho que o nome deve ter a conotação de geografia e localização. Se falo estação Santa Cruz, não é porque estou exaltando o símbolo religioso, mas no caso de SP, porque a estação é lindeira da Rua Santa Cruz, que é importante via de comunicação de dois bairros.

Mesmo no caso do Rio, quando falamos estação de Marechal Hermes é claramente referência ao bairro e não a um dos primeiros presidentes da república .

Enfim, o que sou contra é a renomeação para homenagens toscas e sem sentido.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por Pablo ITT » 04 Set 2010, 13:19

HGP escreveu:eu acho que o nome deve ter a conotação de geografia e localização. Se falo estação Santa Cruz, não é porque estou exaltando o símbolo religioso, mas no caso de SP, porque a estação é lindeira da Rua Santa Cruz, que é importante via de comunicação de dois bairros.

Mesmo no caso do Rio, quando falamos estação de Marechal Hermes é claramente referência ao bairro e não a um dos primeiros presidentes da república .

Enfim, o que sou contra é a renomeação para homenagens toscas e sem sentido.
Correto, o nome do bairro já é o nome do personagem, não tem nada a ver mudar o nome da estaçaõ do bairro por que fulano nasceu, morou ou trabalhou alí.
Ainda me lembro da estação Morro Azul que passou a se chamar Flamengo, a maioria da população nunca tinha ouvido falar em neste nome, inclusive eu, que não sou nenhum analfabeto geográfico, pelo menos geográfico, kkk.

Obs - não torço por nenhum time, antes que me chamem de framenguista, eu gosto é de zoar os perdedores com isso consigo unir torcidas rivais contra mim.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por Landrail » 04 Set 2010, 19:36

Aqui em Belo Horizonte ainda não , mas do jeito que a coisa caminha não vai demorar aparecer uma estação "Tancredo Neves " <_< :lol:
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por HGP » 05 Set 2010, 19:47

Complicado, São Paulo tem como maior bizarrice atual uma estação chamada Santos-Imigrantes, que dista 80 km da Vila Belmiro e está longe ao menos uns 5 km do Inicio da Rodovia. Quem não conhece a cidade se d.a.n.a. legal...

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 05 Set 2010, 19:56

^^ Quando a CPTM tirar do papel o projeto de ligação ferroviária da Luz até Santos via Paranapiacaba no trajeto da extinta funicular que vai ser uma merda mesmo!
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por Jorge Luis » 07 Set 2010, 09:41

Sou contra estas homenagens, muitos desses homenageados talves nem saiba ou sabiam onde fica uma estação de Metro; Se alguem tem que ser homenageado deveriam ser pessoas com carteira de trabalho assinada que deram sua vida pelo Metro, gostaria de lembrar de uma pessoa do meu tempo, o presidente do Metro na decada de 70 Sr Eng PLINIO ASMAN, poucos o conheceram e a maioria nem sabe quem é esse homem deveria ser homenageado, quantas veses na madrugada a gente se cruzava nas estaçoes ele la acompanhando os testes, pessoa educada tratava todos iguais esse como muitos outros no Metro merece uma homenagem.
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 10 Set 2010, 22:11

Muitas estações da EFCB receberam nomes em decorrência de homenagem a seus funcionários.

Exemplos:

* Eng. São Paulo
* Eng. Sebastião Gualberto
* Eng. Artur Alvim
* Calmon Viana
* Suzano
* Agente Cícero
* Eng. Trindade (?)
* Eng. Goulart (?)
* Eng. Manoel Feio (?)
* Pagador Andrade

Muitas delas viraram nomes de bairros. Isso foi há anos. Hoje a situação é outra.
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por HGP » 11 Set 2010, 07:28

Rafael Lopes escreveu:Muitas estações da EFCB receberam nomes em decorrência de homenagem a seus funcionários.

Exemplos:

* Eng. São Paulo
* Eng. Sebastião Gualberto
* Eng. Artur Alvim
* Calmon Viana
* Suzano
* Agente Cícero
* Eng. Trindade (?)
* Eng. Goulart (?)
* Eng. Manoel Feio (?)
* Pagador Andrade

Muitas delas viraram nomes de bairros. Isso foi há anos. Hoje a situação é outra.
Realmente, outros tempos, em que a maioria desses lugares eram pouco habitados as vezes à época. Hoje eu encaro como retrocesso tirar por exemplo o nome "Liberdade" para por "Feira Oriental"

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por HGP » 11 Set 2010, 07:46

Rafael Lopes escreveu:Muitas estações da EFCB receberam nomes em decorrência de homenagem a seus funcionários.

Exemplos:

* Eng. São Paulo
* Eng. Sebastião Gualberto
* Eng. Artur Alvim
* Calmon Viana
* Suzano
* Agente Cícero
* Eng. Trindade (?)
* Eng. Goulart (?)
* Eng. Manoel Feio (?)
* Pagador Andrade

Muitas delas viraram nomes de bairros. Isso foi há anos. Hoje a situação é outra.
Realmente, outros tempos, em que a maioria desses lugares eram pouco habitados as vezes à época. Hoje eu encaro como retrocesso tirar por exemplo o nome "Liberdade" para por "Feira Oriental"


visitante
Conta Suspensa
Mensagens: 513
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por visitante » 16 Set 2010, 21:26

Como dito pelo Dr. HGP, antigamente se nomeava estações com nomes de personagens importantes para a ferrovia ou política brasileira. Hoje isso é desnecessário, pois as estações representam o bairro ou a localização da mesma. Por exemplo, a Estação Autódromo, apesar de ter sido questionado o nome dela, foi um nome justo, pois a localização do Autódromo José Carlos Pace (piloto brasileiro) é próxima o suficiente.

A questão é: para que nomear estações com nomes de pessoas que apesar de sua importância, não tem grande relevância ao ponto disto, ou com nomes de times de futebol? Questões políticas?

Nome de estação é nome de local. Não sei se é a mesma coisa no Metrô de Londres ou Metrô de Nova Iorque, mas creio eu que exista isso. Afinal você está procurando ir de um ponto A a um ponto B. Um nome desconhecido complica ainda mais do que o nome do bairro.

Lembremo-nos de um antigo estudo de que muitos não sabiam direito se locomover entre toda a malha da CPTM por causa de nomes, estações e linhas diferentes.


Jorge Luis
MEMBRO PLENO
Mensagens: 577
Registrado em: 06 Mar 2009, 12:56

Re: Nomes de Estações - Homenagens questionáveis

Mensagem não lida por Jorge Luis » 17 Set 2010, 19:52

Vixi: estação Autrodomo / Luis Carlos Pace, tomara que nenhum politico veja isso a questão não é so isso, mas tambem a descaracterização dos nomes indigenas, imagine tirar Guaianases e por o nome de um a pessoa que nunca vai fazer parte da historia um ilustre desconhecido, falo isso porque um vereador quer mudar o nome do viaduto Itingusu, nome indigena (não conheço a região) pelo nome de um ilustre desconhecido, ao contrario dos EUA que preservam os nomes indigenas wll
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ARTIGOS, NOTÍCIAS E TEXTOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes