[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Set 2010, 14:38

NANDORJ escreveu:Bom tarde a todos, to quase surtando de curiosidade, o forista Dado postou que havia um abrigo de composiçoes na penha, onde seria? me ajudem. Numa nota que o Dado pos indica que belfort roxo abastecia as composiçoes de combustivel. Mas que raio de combustivel e esse? se em 1922 nao havia composiçoes a diesel nem na rio do ouro nem na auxiliar eram vaporosas carvao, sera q o combustivel era carvao que era colocada na calha? Onde eram as oficinas da Rio d'Ouro? Ja ouvi falar Belfort Roxo ou Triagem. Se o objetivo da segunda variante da Rio d'Ouro era acompanhar de perto a auxiliar, pq nao fizeram o puxadinho rs de tomaz coelho para ca? Ate hoje tem a estaçao de trem de Tomaz Coelho, Ao inves disso compartilha ate Del Castilho, qual o motivo para isso? A unica justificativa seria Inhauma sua sede que fica na altura da estaçao do metro arraial esse germinado entorno da igreja de Sao Tiago, sei que inhauma na epoca era enorme na epoca, Manguinhos ate quase Iraja, sera q a influencia politica foi tao grande assim, pois de qualquer maneira passaria por essa freguesia, mas nao no centro dela. A pergunta que nao quer calar, a Rio d'ouro chegou a ter um ramal ate o porto de Inhauma? Era perto, tao importante quanto o Maria Angu na Penha que também fazia parte da freguesia de Inhauma na epoca. Porte esse que permaneu operacional ate a decada de vinte, apos desaparecer apos sucessivos aterros que a posteriori ajudaram a criar a Av Brasil.
Por fim essa mesma nota confirma as suspeitas do Dado a maioria das estaçoes era sem cobertura mesmo, apenas plataformas ate 1922.
Esse link e interessante fala sobre a Hhistoria de Inhauyma as ferrovias passando por ela.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Inha%C3%BA ... e_Janeiro)
:O
Pode ser então isso ! ! ! Aquela linha que saía da Av.Suburbana e entrava na Av.dos Democráticos pode ter sido a ligação com o Porto de Inhaúma ! Será ? Boa sugestão, Nandooooooo !
Em relação às oficinas da ferrovia, algum relatório Ministerial antigo fala sobre isso ... o negócio é que são tantas informações que eu me perco freqüentemente no assunto ... vou tentar localizar esta informação ! Mas havia um desvio, mostrado por um mapa de 1929, que ligava a Rio do Ouro às oficinas da EFCB no Engenho de Dentro, tenho quase certeza que ficavam lá as oficinas da Rio do Ouro, antes mesmo da encampação desta pela Central do Brasil.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Set 2010, 17:55

Boa tarde a todos, confesso a vocês que quanto mais estudo sobre a Rio d'Ouro, mesno chego a conclusoes e aparece cada coisa nova, no outro topico sobre a Rio d'Ouro, que fala sobre as estaçoes da Rua Bela, Praia Pequema e Benfica, aparece de cara um mapa das 4 principais ferrovias do Rio, Leopoldina, Auxiliar, EFCB e por fim em destaque a Rio d'Ouro, olhando para ele percebi que a Rio d'ouro tinha uma ligaçao de Belfort Roxo para Nova Iguaçu na EFCB, essa ligaçao existiu? Nos mesmos moldes da Sao Bento na linha norte da Leopoldina com Ambai na Auxiliar. Pelo que sei a Rio d'Ouro era assim:

LINHA TRONCO
PRIMEIRA VARIANTE - Caju, Benfica,sequia Suburbana, rua Joao Ricardo antiga Estrada Nova da Pavuna ate Engenho do Mato, dai sequia ate Belfort Roxo.
SEGUNDA VARIANTE - Francisco Sa segindo a Linha Auxiliar ate Del Castilho, dai se separava indo ate Inhauma, Engenho da Rainha e Thomaz Coelho dai sequindo ate Belfort Roxo.


RAMAIS
JACERUBA - de Belfort Roxo ate Jaceruba(antiga Sao Pedro)
XEREM - de Belfort Roxo ate Xerem
TINGUA - de Vila de Cava ate o Tingua
REPRESA - de Rio d'Ouro ate a Represa
PENHA - de Vicente de Carvalho ate o Porto Maria Angu. Conferir se nao existia um sub-ramal Matadouro/olarias.
INHAUMA - de Inhauma ate as oficinas da EFCB em Engenho de Dentro



SUB-RAMAIS
APOS JACERUBA - Linha se prolongava de Jaceruba ate uma represa.
APOS TINGUA - Linha se prolongando de Tingua ate uma represa
REGISTRO - de Xerem ate Registro
MANTIQUIRA - de Mantiquira ate Galrao
JOAO PINTO - de Xerem ate Joao Pinto


A SE CONFIRMAR
LIGAÇAO DE JACERUBA ATE JAPERI(SE CHEGOU A SAIR DO PAPEL)
LIGAÇAO BELFORT ROXO ATE NOVA IGUAÇU, CONSTA NO MAPA QUE FALEI ANTERIORMENTE
LIGAÇAO DA LINHA TRONCO DA PRIMEIRA VARIANTE DA SUBURBANA COM A DEMOCRATICOS, SERA QUE ERA PARA O PORTO DE INHAUMA OU UM MERO DESVIO

SE ALGUEM CONHECER ALGUM RAMAL OU SUB-RAMAL INFORME POR FAVOR. ACHO QUE PRECISAMOS COLOCAR TUDO EM ORDEM CRONOLOGICA COMO DISSE O ANDRE, COLOCAR TUDO EM ORDEM PRA EVITAR BATE CABEÇA. SO EM PENSAR UM KADINHO EU E O DADO CHEGAMOS A CONCLUSAO COM FATOS IRREFUTAVEIS Q O RAMAL DA PENHA EXISTIU ATE 1927 E QUE A VARIANTE ANTIGA DO CAJU E A VINDA DA FRANCISCO SA CONVIVERAM 25 ANOS FUNCIONANDO JUNTAS também COM PROVAS CABAIS.
RIO DOURO E MESMO APAIXONANTE COMO DISSE O DADO, ALGUMAS INFORMAÇOES QUE EU POSTEI AQUI AGORA FORAM COLHIDAS JUNTAS AO DADO COMO A POSSIVEL LIGAÇAO JACERUBA JAPERI E O RAMAL DE INHAUMA E O PROLONGAMENTO DA LINHA APOS O TINGUA E JACERUBA, OUTRAS SAO MINHAS. :P :beer:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Set 2010, 21:52

NANDORJ escreveu:Boa tarde a todos, Boa tarde !
LINHA TRONCO
PRIMEIRA VARIANTE - Caju, Benfica,sequia Suburbana, rua Joao Ricardo (?) antiga Estrada Nova da Pavuna ate Engenho do Mato, dai sequia ate Belfort Roxo.
SEGUNDA VARIANTE - Francisco Sa segindo a Linha Auxiliar ate Del Castilho, dai se separava indo ate Inhauma, Engenho da Rainha e Thomaz Coelho dai sequindo ate Belfort Roxo.
você quis dizer Rua João Ribeiro ? Desculpe a correção.

RAMAIS
JACERUBA - de Belfort Roxo ate Jaceruba(antiga Sao Pedro)
XEREM - de Belfort Roxo ate Xerem
TINGUA - de Vila de Cava ate o Tingua
REPRESA - de Rio d'Ouro ate a Represa
PENHA - de Vicente de Carvalho ate o Porto Maria Angu. Conferir se nao existia um sub-ramal Matadouro/olarias.
INHAUMA - de Inhauma ate as oficinas da EFCB em Engenho de Dentro
OLARIA - no caso um pequeno ramal de 274 metros, ligando o ramal de Inhaúma a Olaria Dr.Reis



SUB-RAMAIS
APOS JACERUBA - Linha se prolongava de Jaceruba ate uma represa.(Não chegou a ser um sub-ramal, apenas a continuação da linha ... no Caju também era assim. Apesar da estação se situar no km 0,000, a linha começava antes, na ponte do porto da Quinta do Caju)
APOS TINGUA - Linha se prolongando de Tingua ate uma represa(Idem ao falado acima)
REGISTRO - de Xerem ate Registro
MANTIQUIRA - de Mantiquira ate Galrao
JOAO PINTO - de Xerem ate Joao Pinto (Ainda é meio nebulosa essa questão ... tenho um mapa aqui que mostra Mantiquira como a antiga João Pinto !


A SE CONFIRMAR
LIGAÇAO DE JACERUBA ATE JAPERI(SE CHEGOU A SAIR DO PAPEL)(Não saiu do papel)
LIGAÇAO BELFORT ROXO ATE NOVA IGUAÇU, CONSTA NO MAPA QUE FALEI ANTERIORMENTEErro do mapa, inclusive acho que este mapa está no museu do trem do Engenho de Dentro
LIGAÇAO DA LINHA TRONCO DA PRIMEIRA VARIANTE DA SUBURBANA COM A DEMOCRATICOS, SERA QUE ERA PARA O PORTO DE INHAUMA OU UM MERO DESVIOSob nossa investigação ... hehehehehe

SE ALGUEM CONHECER ALGUM RAMAL OU SUB-RAMAL INFORME POR FAVOR. Ramal da Bayer, em Belford Roxo
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Set 2010, 22:13

Obrigado Dado pela correçoes, a Joao Ribeiro foi um lapso :@: perdao, obrigado por você complementar e corrigir algumas coisas, pelo menos agora da para dimensionar o tamanho da Rio d'ouro. Pois antes estava meio confuso com tantos ramais, sub ramais e variantes. mrgr
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Set 2010, 22:16

Ramal da Bayer? Produtos quimico farmaceuticos, ia morrer sem saber. <O>
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Set 2010, 22:26

Curioso esse sub ramal Joao Pinto vai ficar para futuras pesquisas. Porto na Quinta do Caju ouvi falar vagamente , mas tem uma foto do patio de manobras com uma rotunda rolando na net. Entao o Ramal de Inhauma tinha duas funçoes interligar as oficinas do Engenho de Dentro e ao ramal de Olaria, interessante. Me fale mais sobre esse sub ramal da Bayer Dado se tiveres alguma informaçao.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Set 2010, 22:30

Hum olaria Dr Reis empresa de ceramica e nao o bairro Olaria, muito interessante :rl:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Set 2010, 23:00

Pessoal, criei um diagrama hoje com as linhas da EF Rio do Ouro e suas estações, paradas e PTs (Postos Telegráficos). Caso precise de alguma correção na imagem, sem problemas, apontem caso haja algum. Acho interessante este diagrama porque dá uma idéia da grandiosidade e complexidade desta ferrovia. Ainda há muitas coisas a se estudar e descobrir, apesar de já termos percorrido muita coisa nesta pesquisa.

Link para download:
http://www.4shared.com/photo/d1E10rGx/D ... _Ouro.html

Tamanho do arquivo:
793 kb

Pré-visualização do arquivo:
Imagem

Nando, depois vou trazer imagens do ramal da Bayer okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Set 2010, 23:11

Dado ainda tinha um ramal chamado DR Ana Nery? Sera que e no mesmo ponto do viaduto homonimo?
:WK:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Set 2010, 23:55

Dado, você tem mais tempo de estrada em relaçao a Rio d'Ouro que nos, sei q você correu atras do trecho da variante inicial do Caju ate o Engenho do Mato, você teria como falar das estaçoes de Sao Francisco ate a de Pilares? Tipo dizer mais ou menos onde sao, ou onde você acha no seu instinto que e? Sei que você ja falou delas no forum, mas de uma forma dispersa e confusa devido a falta de cronologia.
sao francisco - sera aquele predio de vidro ao lado do cemiterio do caju, no passado caixoes e feretros chegavam de trem ao caju onde seria?
rua bela - em que altura dessa rua
benfica - onde nesse bairro?
alegria - em que ponto dessa rua?
praia pequena - sera sobre o rio jacare aquela ponte?
venda grande - igreja do macedao?
liberdade - norte shopping?
capao do bispo - em frente da casa de fazenda que existe ate hoje?
botafogo?????
jose dos reis -algum parentesco com o dono da olaria?
henrique scheid - quem e esse sujeito q nao esta nos anais da historia?
pilares - no viaduto de pilares?
d. anna nery -no viaduto anna nery?
olaria dr reis - sera o mesmo jose reis?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Set 2010, 00:39

Vamos lá:
NANDORJ escreveu:Dado, você tem mais tempo de estrada em relaçao a Rio d'Ouro que nos, sei q você correu atras do trecho da variante inicial do Caju ate o Engenho do Mato, você teria como falar das estaçoes de Sao Francisco ate a de Pilares? Tipo dizer mais ou menos onde sao, ou onde você acha no seu instinto que e? Sei que você ja falou delas no forum, mas de uma forma dispersa e confusa devido a falta de cronologia.
sao francisco - sera aquele predio de vidro ao lado do cemiterio do caju, no passado caixoes e feretros chegavam de trem ao caju onde seria? Não tenho idéia ... soubemos de sua existência há pouco tempo. Mas devia ficar na R.Carlos Seidl, talvez entre o Hospital São Sebastião e o Hospital Anchieta
rua bela - em que altura dessa ruaPela quilometragem, acredito que ficava onde hoje é um largo na Rua Peter Lund. Esta rua fazia uma esquina com a Rua Bela poucos metros após este largo.
benfica - onde nesse bairro?Também baseado em distância entre as estações, acredito que ela ficava na R.Prefeito Olimpio de Melo, logo após a rua Boituva. Apesar de distante do bairro Benfica atualmente, pela quilometragem seria onde hoje é um lava-jato, um dos pouquíssimos lugares desta rua que não é de construção antiga.
alegria - em que ponto dessa rua?No final dela, numa via sem nome onde fica ... uma Central da CEDAE ! Tudo a ver com a adutora de água da EF Rio do Ouro ! O problema é que há mapas que mostram uma estação ali com o nome de Alegria, e mapas da SMU mostram a mesma Alegria, mas com o nome de Benfica ! Veja as foto que postei algumas mensagens acima, desta via sem nome em curva. E há uma construção neste local suspeito também, apesar de aparentar ser recente.
praia pequena - sera sobre o rio jacare aquela ponte?Um pouco após a ponte, segundo a SMU, havia uma divisão de linhas, sugerindo um pátio de estação ... acredito que ali é o local. Aquela foto do Adenilson, que a Nina assinalou uma sugestiva cobertura de plataforma, pode ser ou não a estação ... acho que não seria, pois a estação seria mais pra frente um pouco, mas a possibilidade existe !
venda grande - igreja do macedao?Ficava na Av.Suburbana, logo após a Rua Félix Ferreira, com certeza !
liberdade - norte shopping?Liberdade chamou-se Del Castilho depois ... virou estação de metrô.
capao do bispo - em frente da casa de fazenda que existe ate hoje?Seria em frente, mas os próprios administradores do local desconhecem a existência da estação ! Agora que começaram a pesquisar sobre o assunto, devido a pesquisadores como nós, que foram ao local e perguntaram.
botafogo?????Acredito que ficasse onde hoje é a entrada principal do Norte Shopping ! Mas até agora ninguém sabe o local exato
jose dos reis -algum parentesco com o dono da olaria?Talvez Nando ... em relação ao local, ficava na esquina desta rua José dos reis com a Av.Suburbana
henrique scheid - quem e esse sujeito q nao esta nos anais da historia?Ficava na esquina da Rua Henrique Scheid com a Av.Suburbana. você não sabe quem foi Henrique Scheid ? ? ?
pilares - no viaduto de pilares?No Largo de Pilares
d. anna nery -no viaduto anna nery?O ramal D.Anna Nery saía da esquina da R.São Luís Gonzaga com a R.Pref.Olimpio de Melo e seguia pela R.Senador Bernardo Monteiro até a altura da antiga Fábrica da kibon, no bairro da Mangueira. No final desta linha havia a estação D.Anna Nery,mas não sabemos a sua finalidade ainda
olaria dr reis - sera o mesmo jose reis?Pode ser ... quem sabe ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 13 Set 2010, 16:38

Agora sim, o mapa que faltava... confesso que tinha me perdido nas descobertas de vocês.*Rs
Parabéns
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Set 2010, 17:22

Valeu, Bruno !
Realmente a complexidade desta ferrovia deixa a gente perdido, com tantas informações !
A principio o mapa está correto, mas está incompleto ... percebi isso agora !
Há alguns erros e algumas estações que estão sem os nomes anteriores/originais. Exemplo: Liberdade, que veio a ser Del Castilho depois, aparece duas vezes no mapa ! Coelho Neto chamava-se Areal, Vila Rosali chamava-se Vila Alcântara ... e ainda tem uma misteriosa estação ou parada chamada "Entroncamento" e outra chamada simplesmente "Centro", que figuram em alguns relatórios miisteriais antigos ... ainda não consegui nada concreto que provasse suas existências, por isso não as incluí neste mapa ... que vai ser revisado conforme novas informações surgirem, com certeza !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 13 Set 2010, 19:23

^^ ^^ ^^ ^^ ^^ ^^
Cara meus parabéns que magavilha de diagrama*, não é só um diagrama, são mese e meses.

Agora já melhorou para locar no GE faltava algumas estações.
Aproveitando a ocasião, alguém sabe me dizer onde fica Tomasinho, Engenheiro Berford e São Mateus, estou com muitas dúvidas sobre o tal ramal circular da Pavuna. É uma mistura de L auxiliar, Rio D'Ouro etc e tal. Vi as fotos no Est. ferroviárias mas,não consegui localizar.

*Só fiz uma alteraçãozinha, coloquei tudo na horizontal no sentido foto em vez de paisagem, por causa do meu torcicolo.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 13 Set 2010, 20:21

O pouco que sei sobre Henrique Scheid e que foi engenheiro da EFCB, e alem dessa estaçao na EFRO, ele foi Homenageado também com uma substaçao em Paulo de Frontin chamada Scheid, que esta em ruinas, mas suas realizaçoes desconheço. vv
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Set 2010, 23:23

Ok, Nando ... a pergunta sobre Henrique Scheid foi só por curiosidade mesmo ... é isso aí !

Agora tenho que te dar os parabens ! Não entendeu ? Vou explicar ... mas antes, quero dizer que o livro "A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro", de Hélio Suêvo é fascinante e viciante ! Porquê ? Porque a cada vez que eu leio, uma informação nova me surge aos olhos ! Veja o que li hoje no capítulo da EF Rio do Ouro (página 83):

"Por aviso de 31 de dezembro de 1909 (...). Nesse mesmo ano, permitia o Ministério da Viação que a Leopoldina Railway realizasse os trabalhos de adaptação necessários no termina marítimo do Caju, visando o serviço de movimento de suas barcaças, e utlizasse pelo prazo de 10 anos (...) o trecho da Rio do Ouro compreendido entre a Ponta do Caju e o entroncamento a Linha Auxiliar. E ainda por aviso de 13 de outubro deste mesmo ano concedia o citado Ministério à mesma Leopoldina Railway a permissão PARA LIGAR A SUA LINHA DO NORTE AO RAMAL DA PENHA."

Agora, Nando ... você expôs essa possibilidade algumas mensagens atrás e está absolutamente correto ! Meus parabéns !
okk
Agora resta saber se a Leopoldina utilizou esta linha para ligação com o Matadouro da Penha ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 13 Set 2010, 23:30

Faz alguns minutos que li esse trecho no livro. Onde encontrar esse livro inteiro?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Set 2010, 23:32

Olha como as informações podem ser erroneamente encontradas na internet ... que absurdo !

Imagem

O trecho acima é do livro "Rio de Janeiro, noticia histórica e descritiva da capital do Brasil. Rio de Janeiro em 1922-1924", de Ferreira Rosa, do ano de 1978 ...

Todo cuidado é pouco ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Set 2010, 23:33

Até onde eu sei, Nina, o livro não se encontra disponível completo na internet ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 13 Set 2010, 23:36

Quero comprar mesmo. Livraria comum vende?

Que estacao Mato Alto é essa? Vargem Grande?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante