[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 06 Out 2010, 13:39

Dado,

Foto espetacular!!!

Vamos por parte:

Tratando-se de jornal de São Paulo, não sei até que ponto pode haver precisão na informação.
O que exatamente está escrito no jornal?
Estou dizendo isso, pois já ouvi locutor de São Paulo narrando jogo em Moça Bonita se referindo à Bangu como município e não bairro. =o

Ele diz que a estação é de Coelho Neto ou arredores?

Respondendo à sua pergunta, a casa da esquerda se parece com a estação apontada no site do Ralph como tal, mas a casa tem um tipo muito comum.

Como eu procuro ser muito detalhista, observei algumas coisas. Vamos lá!!

Após ampliar a foto, vi uma passarela com escadaria de acesso à estação ao fundo.
A linha onde está passando a Maria Fumaça tem rede aérea de eletrificação e a bitola do trilho onde ela está passando é mista.

A esquerda da plataforma não dá para ver se está passando outra linha, mas acho que sim por causa da passarela ao fundo.
Por que seria construída uma passarela ao fundo se existisse linha apenas de um lado?

Te indago o seguinte.
Há registro de bitola mista em Coelho Neto?
Seria a plataforma tão grande assim, uma vez que as estações da Rio D'ouro são relatadas como acanhadas? (centro da foto).
Onde estaria o viaduto da Avenida Brasil que era colada à estação da Rio D'ouro, diferentemente da atual estação metroviária homônima?
A direita da foto, vejo uma faixa muito larga de mato até a rua.
Poderia ser esta uma estação da Linha Auxiliar nos arredores de Coelho Neto, mas sem ser a mesma, pois esta era da Rio D'ouro?
Poderia ser Rocha Miranda (antes da reforma em 1977) ou ainda a falecida Turiaçú?

Qual o ano desta foto?
DadoDJ escreveu:Mais um mistério ...

Sabe-se que a estação de Coelho Neto da EFRdO ainda está de pé, no meio de uma favela ... mas eu consegui umas fotos do Arquivo Geral do Estado de São Paulo, do acervo do Jornal "Última Hora" com fotos nesta estação e arredores ... vejam abaixo e me respondam quem puder ou souber:

Onde está a estação nesta foto ?[/color]

Seria o prédio a esquerda ? Ele se parece com a estação fotografada atualmente ?

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Out 2010, 13:57

[quote="Adenilson"]Dado,

Foto espetacular!!!
Obrigado ... e tem mais fotos, vou posta-las abaixo !
Vamos por parte:

Tratando-se de jornal de São Paulo, não sei até que ponto pode haver precisão na informação.
O que exatamente está escrito no jornal?
Reportagem na Estação de Coelho Neto, 7 negativos 4x5 polegadas PB acetato; - Data: 05/12/1952
Autoria: Jader

Estou dizendo isso, pois já ouvi locutor de São Paulo narrando jogo em Moça Bonita se referindo à Bangu como município e não bairro. =o

Ele diz que a estação é de Coelho Neto ou arredores?Sim

Respondendo à sua pergunta, a casa da esquerda se parece com a estação apontada no site do Ralph como tal, mas a casa tem um tipo muito comum.

Como eu procuro ser muito detalhista, observei algumas coisas. Vamos lá!!

Após ampliar a foto, vi uma passarela com escadaria de acesso à estação ao fundo.
A linha onde está passando a Maria Fumaça tem rede aérea de eletrificação e a bitola do trilho onde ela está passando é mista.
Caramba ! É verdade ! Ótima observação !
A esquerda da plataforma não dá para ver se está passando outra linha, mas acho que sim por causa da passarela ao fundo.
Por que seria construída uma passarela ao fundo se existisse linha apenas de um lado?Sim, neste trecho passavam duas linhas, inclusive no filme "O Assalto ao Trem Pagador" passam algumas cenas próximas a este local, com uma passagem de nível de duas linhas. Tenho fotos deste mesmo acervo (sem ser os fotogramas do filme) que postarei logo abaixo.

Te indago o seguinte.
Há registro de bitola mista em Coelho Neto?Que eu saiba não ...
Seria a plataforma tão grande assim, uma vez que as estações da Rio D'ouro são relatadas como acanhadas? (centro da foto).
Onde estaria o viaduto da Avenida Brasil que era colada à estação da Rio D'ouro, diferentemente da atual estação metroviária homônima?Pode ser que a foto tenha sido tirada no sentido Francisco Sá, de repente ... ou não ?
A direita da foto, vejo uma faixa muito larga de mato até a rua.
Poderia ser esta uma estação da Linha Auxiliar nos arredores de Coelho Neto, mas sem ser a mesma, pois esta era da Rio D'ouro?
Poderia ser Rocha Miranda (antes da reforma em 1977) ou ainda a falecida Turiaçú?

Qual o ano desta foto?1952

[quote]
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Out 2010, 14:01

Viaduto de Coelho Neto (Av.Brasil)
Imagem

passagem de nível próxima a estação
Imagem

Trem passando na passagem de nível
Imagem

São 7 fotos, mas as outras são apenas de pessoas discutindo por alguma coisa ... não tenho a notícia/matéria desta reportagem ... se eu encontrar, estará aqui em breve ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 06 Out 2010, 19:25

DadoDJ escreveu:
NANDORJ escreveu:Boa noite a todos. Dado respondendo a sua pergunta sobre a estaçao Liberdade de 1898, acredito piamente que essa sempre foi da Melhoramentos ou como conhecemos Linha Auxiliar sendo esse leito partilhado com a Rio d'Ouro ja na sua segunda variante, mas e so um palpite, eu acredito em duas estaçoes Liberdade uma na variante antiga e outra na nova. A pergunta que nao quer calar Liberdade nao era o antigo nome de Del Castilho? Isso explicaria bem duas estaçoes com nomes iguais. Tipo que ocorre com Madureira duas ferrovias duas estaçoes? Naquele mapa do Rio de 1926 que você me forneceu o link, ha nomes de localidades bem loucos, tipo a maior parte da hoje Penha Circular era chamada Vila Guanabara, ja moderna Praça do Carmo era conhecida como Vila Ipiranga. Em sintese sera Liberdade o nome Antigo de Del Castilho? Com duas estaçoes uma da Rio d'Ouro e outra da Melhoramentos, sendo essa ultima dividida a posteriori com a Rio d'Ouro apos a erradicaçao da variante original?
Mas minha dúvida é a seguinte: a linha original (via Pilares) já possuía a estação Liberdade ? Ou ela só foi construída na linha nova (que inclusive tem uma foto no livro do Hélio Suêvo) ? Ou teve uma estação antes e outra depois, todas independentes da estação da Melhoramentos ?

Sinceramente Dado, acredito terem existido duas estaçoes Liberdade, uma na variante antiga vindo de Pilares e uma na variante nova dividindo o leito com a Melhoramentos, e que ambas coexistiram por mais de vinte anos, ja que a melhoramentos e da ultima decada do seculo 19 e pelo que pesquisamos a variante antiga foi apenas suprimida ou intereiramente desmantelada ja nos anos vinte, ou seja mesmo bairro duas estaçoes assim como Thomaz Coelho teve e Madureire tem duas estaçoes de linhas diferentes. Afoto do livro do Helio Suevo e bem esclarecedora, a estaçao Liberdade da variante nova devia ser o ponto exato onde a Rio d'Ouro e ha Auxiliar se dividiam, pois de vee a Nova America ao fundo, jaja ha estaçao do metro da atualidade e praticamente ao lado do Nova America, sendo ligado estaçao e shopping por uma passarela.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 06 Out 2010, 19:56

DadoDJ escreveu:Mais um mistério ...

Sabe-se que a estação de Coelho Neto da EFRdO ainda está de pé, no meio de uma favela ... mas eu consegui umas fotos do Arquivo Geral do Estado de São Paulo, do acervo do Jornal "Última Hora" com fotos nesta estação e arredores ... vejam abaixo e me respondam quem puder ou souber:
Imagem
Onde está a estação nesta foto ?

Seria o prédio a esquerda ? Ele se parece com a estação fotografada atualmente ?

Impossivel ser Coelho Neto, no livro do Helio Suevo a duplicaçao da Rio d'Ouro parou no Engenho da Rainha, esse trecho ate o reencontro com a Linha Auxiliar na Pavuna era em via singela, vide fotos das estaçoes ja abandonada de Engenho da Rainha, em ruinas de Vicente, e as ainda em uso na epoca de Colegio e Iraja todas apenas com via singela. Catenarias de eletrificaçao em Coelho Neto? Impossivel. Terceiro nao acredito que aquelas fotos da estaçao de Coelho Neto no site do Ralph seja uma realidade, pois ate os anos meados dos anos vinte Colegio, Iraja Acari e Vicente nem estaçao tinham, eram plataformas de madeira sem cobertura, tenho uma foto pequena para comprovar, somente nos anos trinta construiusse estaçoes no estilo caixinha de sapato com laje, vejam fotos no site do Ralph, Engenho da Rainha, Vicente, Iraja e Colegio todas no mesmo estilo. Pq Coelho Neto seria diferente? Telhadinho meia agua? A nao ser que fosse uma estaçao particular da antiga Fazenda Botafogo que era ali cuja as terras sao partes das atuais Acari, Fazenda Botafogo e Coelho Neto, cuja parada foi edificada num trecho dessa propriedade denominada Areal. Plataforma enorme para uma composiçao tao pequena nao acham? Para uma Baldwin da Rio d'Ouro estar nessa plataforma teria de dividir o leito com o eletrico o q vocês acham? A unica estaçao da Rio d'Ouro que ja vi com essa cobertura, com via duplicada(notar trilho do lado esquerdo quase rente ao ponto cego devido a plataforma), bitola mista e eletrificada(uma duvida que ficou em mim a catenarias dos dois lados mais apenas uma esta com a eletrificaçao posta sera que esse foi o exato momento historico da eletrificaçao da duplicaçao?) foi Del Castilho e Pavuna pois eram partilhadas com ha Auxiliar. Entre o Engenho e ha Pavuna prevalecia a via singela, sem eletrificaçao, estaçoes caixinha de sapato Coelho Neto estava nesse meio.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Out 2010, 21:47

NANDORJ escreveu: Sinceramente Dado, acredito terem existido duas estaçoes Liberdade ou Del Castilho, uma na variante antiga vindo de Pilares e uma na variante nova dividindo o leito com a Melhoramentos, e que ambas coexistiram por mais de vinte anos, ja que a melhoramentos e da ultima decada do seculo 19 e pelo que pesquisamos a variante antiga foi apenas suprimida ou intereiramente desmantelada ja nos anos vinte, ou seja mesmo bairro duas estaçoes assim como Thomaz Coelho teve e Madureire tem duas estaçoes de linhas diferentes. Afoto do livro do Helio Suevo e bem esclarecedora, a estaçao Liberdade da variante nova devia ser o ponto exato onde a Rio d'Ouro e ha Auxiliar se dividiam, pois de vee a Nova America ao fundo, jaja ha estaçao do metro da atualidade e praticamente ao lado do Nova America, sendo ligado estaçao e shopping por uma passarela.
Sendo assim, eu acredito até que tenha existido 3 estações Liberdade ! Veja porquê: Uma da linha original (via Pilares), depois uma da Linha Auxiliar e depois, quando foi erradicada a linha via Pilares, outra na linha nova via Automóvel Clube. Veja a foto do livro do Hélio: a estação que aparece é da EFRdO, já na curva em direção à Fábrica Nova América ... ela não foi compartilhada com a Linha Auxiliar, e a estação da Linha Auxiliar deve ter sido sempre (desde sua inauguração) no mesmo lugar onde fica hoje. O que acha ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Out 2010, 22:01

NANDORJ escreveu: Impossivel ser Coelho Neto, no livro do Helio Suevo a duplicaçao da Rio d'Ouro parou no Engenho da Rainha, esse trecho ate o reencontro com a Linha Auxiliar na Pavuna era em via singela, vide fotos das estaçoes ja abandonada de Engenho da Rainha, em ruinas de Vicente, e as ainda em uso na epoca de Colegio e Iraja todas apenas com via singela. Catenarias de eletrificaçao em Coelho Neto? Impossivel. Eu concordava com isso, e sempre achei que a linha singela fosse "regra geral" em todo esse trecho da EFRdO pesquisado por nós (com exceção dos trechos que você cita, que tiveram linhas duplas. Inclusive, sabe-se que ocorreu um sério acidente na Automóvel Clube, no trecho entre Acari e Pavuna, quando duas locomotivas bateram de frente, provavelmente porque a linha era singela ... ou não ? Isso foi na década de 1950.) Mas eu passei a repensar o caso depois que assisti o filme "Assalto ao Trem Pagador" que mostra, segundo pesquisadores, alguns trechos da EF Rio do Ouro muito parecidos com os que vou postar abaixo, inclusive em uma perseguição, o carro cruza a Av.Automóvel Clube e no meio desta há duas linhas ferroviárias ! Fiquei na dúvida se seria a EFRdO mesmo ou não, mas é o que me pareceu, pois mostra cenas próximas ao viaduto de Coelho Neto (mas curiosamente não mostra a linha sob o viaduto).Terceiro nao acredito que aquelas fotos da estaçao de Coelho Neto no site do Ralph seja uma realidade, pois ate os anos meados dos anos vinte Colegio, Iraja Acari e Vicente nem estaçao tinham, eram plataformas de madeira sem cobertura, tenho uma foto pequena para comprovar, somente nos anos trinta construiusse estaçoes no estilo caixinha de sapato com laje, vejam fotos no site do Ralph, Engenho da Rainha, Vicente, Iraja e Colegio todas no mesmo estilo Acho a Estação Colégio ligeiramente diferente, e bonita, em relação as demais.. Pq Coelho Neto seria diferente? Telhadinho meia agua? A nao ser que fosse uma estaçao particular da antiga Fazenda Botafogo que era ali cuja as terras sao partes das atuais Acari, Fazenda Botafogo e Coelho Neto, cuja parada foi edificada num trecho dessa propriedade denominada Areal. Se fosse possível entrarmos nesta favela com segurança, poderíamos tirar fotos mais de perto do prédio, pois dizem que há um dístico na sua fachada, com o nome da estação, ou o ano de inauguração ... acho que além do Anderson, o Julio também foi lá ... o Anderson me disse agora que também não acredita que a estação da foto PB que eu postei seja Coelho Neto, ele acha que parece até com Queimados ! Plataforma enorme para uma composiçao tao pequena nao acham? Para uma Baldwin da Rio d'Ouro estar nessa plataforma teria de dividir o leito com o eletrico o q vocês acham? Até porque há a rede aérea sendo mostrada na foto ... que lugar é esse, afinal de contas ???A unica estaçao da Rio d'Ouro que ja vi com essa cobertura, com via duplicada(notar trilho do lado esquerdo quase rente ao ponto cego devido a plataforma), bitola mista e eletrificada(uma duvida que ficou em mim a catenarias dos dois lados mais apenas uma esta com a eletrificaçao posta sera que esse foi o exato momento historico da eletrificaçao da duplicaçao?) foi Del Castilho e Pavuna pois eram partilhadas com ha Auxiliar. Entre o Engenho e ha Pavuna prevalecia a via singela, sem eletrificaçao, estaçoes caixinha de sapato Coelho Neto estava nesse meio.Concordo contigo Nando ... agora é questão de esmiuçarmos este caso ... que já causou polêmica no Orkut também ... estou aguardando o que o povo vai falar lá ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 06 Out 2010, 22:12

E agora ? Vou postar novamente as 3 fotos postadas anteriormente para vermos alguns detalhes melhor ...
Imagem
A foto acima mostraría o viaduto de Coelho Neto, com a linha passando do lado esquerdo ... esta via estreita seria a Automóvel Clube, certo ?

Imagem
Acima vê-se uma passagem de nível próxima a estação de Coelho Neto, segundo o jornal.

Imagem
E acima, uma foto do trem da EFCB (EFRdO encampada pela EFCB já nesta época) ... agora reparem, bem: a linha de cá não é bitola mista ! Mas a bitola de lá parece ser mista (pena a resoluçaõ da imagem não estar boa ...). O que eu penso é o seguinte: na página 85 do livro do Hélio Suêvo, fala-se que na encampação da EFRdO "erradicou-se o trecho de Liberdade (Del Castilho) a Ponta do Caju, com 7kms, (...)e foi alterada a bitola de métrica para mista em alguns trechos, ficando a estrada com (...) 116 kms de linhas". Será que neste trecho, particularmente neste trecho da ferrovia não haveria duas linhas, uma métrica e outra mista, e quando a linha voltasse à linha singela ficasse apenas mista. Entendem ? Como a EFCB encampou a EFRdO, seria interessante para ela utilizar a linha com suas próprias locomotivas de bitola larga, fazendo trechos em bitola mista na EFRdO. Assim as composições normais da EFRdO em bitola métrica e as da EFCB em bitola larga poderiam utilizar simultâneamente a linha da ferrovia ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 06 Out 2010, 22:20

Sei lá mas achei o estilo de construção da plataforma da foto acima é muito semelhante a de Bonsucesso:

Imagem
Imagem
E acima, uma foto do trem da EFCB (EFRdO encampada pela EFCB já nesta época) ... agora reparem, bem: a linha de cá não é bitola mista ! Mas a bitola de lá parece ser mista (pena a resoluçaõ da imagem não estar boa ...). O que eu penso é o seguinte: na página 85 do livro do Hélio Suêvo, fala-se que na encampação da EFRdO "erradicou-se o trecho de Liberdade (Del Castilho) a Ponta do Caju, com 7kms, (...)e foi alterada a bitola de métrica para mista em alguns trechos, ficando a estrada com (...) 116 kms de linhas". Será que neste trecho, particularmente neste trecho da ferrovia não haveria duas linhas, uma métrica e outra mista, e quando a linha voltasse à linha singela ficasse apenas mista. Entendem ? Como a EFCB encampou a EFRdO, seria interessante para ela utilizar a linha com suas próprias locomotivas de bitola larga, fazendo trechos em bitola mista na EFRdO. Assim as composições normais da EFRdO em bitola métrica e as da EFCB em bitola larga poderiam utilizar simultâneamente a linha da ferrovia ...
Depois do asfalto da passagem de nível, ninguém reparou no dormente maior que a bitola dos trilhos na linha na parte inferior direita da foto?? Pode ser que caso houve essa erradicação a foto foi tirada quando se estava em processo.E dei um zoom, me parece tbm que a linha onde a vaporosa estava passando era mista.Mas posso estar enganado, há um aparelho de troca de via na foto e talvez estes trilhos sejam do conjunto do AMV. tnk tnk
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 07 Out 2010, 03:23

Olá, também sou participante do forum e tem algum tempo que acompanho sobre a EF Rio D'Ouro, e não tinha nada para contribuir :/
Até agora !! : D
Bom estava vendo essas fotos de ''Coelho Neto'' e vi que voces estavam se batendo para descobrir se é essa estação mesmo. Eu tambem estava com dúvidas mas tive um estalo na cabeça, e descobri que essas fotos do jornal de São Paulo não são de COELHO Neto não, são de ... COELHO da Rocha !! Por que desconfiei disso ?? Essa foto debaixo do viaduto não é da Av. Brasil e sim da Rodovia Dutra, ela cruza com a EFRD num angulo agudo enquanto que a Brasil cruza nun angulo quase reto (lá em C. Neto).
Eu moro perto da Estação de Agostinho Porto e portanto já passei por Coelho da Rocha milhoes de vezes até hoje. Voces podem '''ver''' o exato local da ferrovia embaixo da Rodovia Dutra, utilizando o Google Earth, e uma nova ferramenta chamada VISTA DE RUA (Street View) e vizualizarem exatamente o local que eu estou dizendo, embaixo da Dutra que estavamos pensando ser a AV Automovel Club na verdade é a Rua da Matriz apontando para A.Porto !! Sacaram ? : D


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 07 Out 2010, 03:49

[img]http://img405.imageshack.us/img405/4653/efrd.jpg[/img]

Olhem ai a foto pelo Google Street View, e vejam se não é o local da foto do Jornal de 1950, agora chei de carros e com 1 pista a mais da Rodovia Dutra.

Bom então a estação só pode ser COELHO DA ROCHA !!,a foto aponta para A.Porto, a estação realmente tem um terreno do lado direito e o que parece ser uma rua do lado esquerdo. Além do mais como vocês lembraram a estação de Coelho Neto jamais foi eletrficada, o unico trecho eletrificado foi justamente Pavuna -- Belford Roxo e pelo que eu já li em 1950, por isso que a catenária da foto da direita está sendo implantada ainda!! As passagens de nível devem ser algumas que haviam por aqui nessa data na estação e também perto da Dutra.

Fotos Atuais de Coelho da Rocha:
[img]http://img810.imageshack.us/img810/9999 ... 2314pm.jpg[/img]

[img]http://img39.imageshack.us/img39/1130/1 ... 2004pm.jpg[/img]

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Out 2010, 08:50

Excelente, AVVP ! ! !

Matou a charada !

:D

Eu entrei no Orkut e meu amigo Maurício Vieira também sugeriu esta hipótese, de ser Coelho da Rocha (ele disse ter 99% de certeza) ... aí eu entro aqui e você confirma a informação. Esta foto do Google View é demais, tira todas as dúvidas sem chances para outra interpretação. você demorou a entrar no assunto, mas quando entrou também foi pra "arrebentar a boca do balão" hehehehehe valeu mesmo !

Beleza, esse "mistério" então está desvendado ... ficamos então com belas fotos de Coelho da Rocha !

Valeu, AVVP !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 07 Out 2010, 16:12

Bom, mistério desvendado. Esse pessoal de SP errou feio a localização.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 07 Out 2010, 20:52

Boa noite a todos, tenho otimas noticias, descobri uma testemunha ocular da Rio d'Ouro, nascida e criada em Xerem, que muito utilizou o ramal de Xerem e a linha tronco ate Franscisco Sa. Este senhor chama-se Ranulfo e tem 61 anos de idade, e avido e entusiasta ao falar da Rio d'Ouro, quando falai com ele ao telefone ele disparou um conhecimento interminavel sobre esse ramal e a linha tronco, apesar do mesmo demonstrar conhecer um pouco o ramal de Jaceruba e o do Tingua, ele descreveu precisamente o material rodamte, localizaçao de todo leito, suas estaçoes, como era feita a inversao da locomotiva, falou das oficinas em Belfort Roxo etc etc etc, eu cheguei a ficar tonto com tanta informaçao, nem sabia o que mais perguntar, retornarei a ligaçao nesse fim de semana, para marcar um bate papo frente a frente, ele se propos que fosse o dia todo, póis ele disse que e muita informaçao.
Gravarei a conversa e farei anotaçoes, levarei mapas fotos etc. Preciso que vocês me aconselhem que perguntas devo fazer, para nao chegar la e esgotar de imediato as perguntas, ele tem a convicçao que o legado dele e falar sobre a Rio d'Ouro, ele e apaixonado por ela e muito saudoso pela mesma.
Se alguem quiser ir comigo, nao me oponho basta me avisar, que avisarei da minha visita ao senhor Ranulfo. Me contate fernandoaugusto-rj@hotmail.com.

OBS Dado você tava certo o sub-ramal de Joao Pinto e Mantiquira e o mesmo, pasme ele sabe cada data, cada numero de cada locomotiva, horarios etc
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Out 2010, 22:29

:O
Grande Nando ! ! !
Genial !
Bem ... tenho inúmeras perguntas a fazer ... mas ... são perguntas sobre toda a ferrovia, e não só dos ramais da Baixada ... pode ser ? Vamos lá ... "senta que lá vem história":

1-Onde ficava a estação de Mantiquira ?
2-Como era a divisão de trens para um ramal e outro, tipo: quando o trem vinha de Belford Roxo em direção a Xerém, os passageiros desciam em alguma estação (Mantiquira, por exemplo) para pegar outro em direção a Galrão e o restante seguia no mesmo trem em direção a Xerém ? E como baldeavam para ir a Registro ?
3-Como eram manobrados os trens nas estações terminais Xerém, Tinguá e Jaceruba ?
4-A Parada Ponte do Iguaçu era antes ou depois da citada ponte ? Isso no sentido Xerém, claro.
5-Havia tráfego de passageiros em todos os sub-ramais de Xerém (Mantiquira-Galrão, Xerém-Registro) ? Ou eram apenas para manutenção da adutora ?
6-Quais estações tinham uma construção sólida e quais eram simples paradas ?
7-Saindo de Belford Roxo, onde ficava a obscuríssima Parada Aurora ? Era um prédio ou simples parada ? De que lado da rua ela ficava, a partir de Belford Roxo ? Era uma estação de parada opcional ou de parada obrigatória ? A parada servia apenas para uso particular da fazenda Aurora ?
8-Em São Bernardino, era uma simples parada ou uma construção mais robusta ?
9-A parada Barreiras ainda existe (ramal de Tinguá) ?
10-Existiu a parada Capivari ?
11-Após o incêndio na estação de Xerém, ela foi demolida ? Foi a estação que se incendiou ou algum armazém próximo ? O incêndio foi criminoso ou acidental ? Qual foi a causa ? Por causa do sinistro ela foi demolida ? Ou existiu algum tempo após este fato ?
12-Ele tem alguma foto ou outro material referente a ferrovia ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 07 Out 2010, 22:44

14-Que ramal era esse da Av.dos Democráticos ? Ele chegou a ver tal linha ? Para que servia ?
15-Qual estação em Maria da Graça era utilizada pela EFRdO ? A que atualmente ainda existe ou a parada mais simples com uma plataforma (vide o site "Estações Ferroviarias" e nossas fotos, minha e do Adenilson, postadas lá)
16-Existiu alguma linha dentro da Fábrica Nova América (atual Shopping) ?
17-Como era o embarque nos trens da EFRdO ? Havia bilheteria em todas as estações ?
18-Em Vicente de Carvalho existiu um triângulo de manobra, como visto em mapas, do entroncamento da linha tronco com o ramal de Maria Angu ?
19-Em quais trechos havia linha dupla ?
20-Quando saía de Belford Roxo, o ramal de Xerém saía da plataforma principal, onde o trem que vinha de Francisco Sá parava ou o embarque era feito em plataforma separada, a direita ?
21-Havia estação dentro da fábrica da Bayer ? Era feito transporte de passageiros ou de carga neste ramal ? Qual era sua finalidade ?
22-A manobra de trens era feito no ramal circular de Belford Roxo ?
23-Na saída de Belford Roxo até hoje há muros do antigo leito ... apenas neste trecho existia muros margeando a ferrovia ? Onde mais havia ?

Por enquanto é "só" ... :P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 08 Out 2010, 16:54

Dado,
Vou dar a minha opinião, mas é apenas uma opinião.
Quando a Rio D'ouro foi inaugurada, antes mesmo da Melhoramentos existir, o ramal passava pela atual Suburbana e nessa época Liberdade não existia.
Como pesquisamos a estação anterior era Venda Grande e depois Capão do Bispo.

Eu publiquei um mapa da SMU aqui que era abrangente e tinha toda a região de Maria da Graça e Del Castilho, onde estávamos discutindo o ramal das "Democráticos" e as plataformas de Maria da Graça.
Lá mostra a estação de Del Castilho da auxiliar antes do viaduto (sentido Pilares), mas estranhamente a plataforma não está muito bem definida como a de M.Graça.

Em cima do que abordei acima, parece que a plataforma da atual estação Del Castilho era parte antes do viaduto e parte embaixo do mesmo.
Parece que a mesma foi deslocada ou estendida um pouco para trás.

Falando agora sobre a estação da Rio D'ouro, esse mesmo mapa da SMU, também não define um nome Del Castilho exclusivo da Rio D'ouro, mas um mapa que tenho da Biblioteca Digital mostra 2 plataformas.

Discordo do site do Ralph quando diz que a plataforma da Rio D'ouro era no mesmo local que a atual estação do metrô e sabe por quê acho isso?
Veja a foto de Del Castilho em ruínas e você verá a direita o prédio do Nova América. O complexo é tombado e não houve modificação da sua arquitetura.
Se as estações da Rio D'ouro e de metrô fossem no mesmo local, esse prédio não apareceria ao fundo e sim estaria ao lado da estação.

Pesquisei em cima do GOOGLE STREETS (o qual recomendo para desbravar coisas sobre ferrovias) e acho que o local provável da plataforma de Rio D'ouro era nas coordenadas:
22º 52' 48.07" S & 43º 16' 12.63" N.
Veja no google onde é:
Está praticamente ao lado da atual estação da Auxiliar.
A minha teoria foi baseada no ângulo da foto do Ralph.

Resumindo então, moralmente (na minha opinião!!!) Del Castilho é uma estação da Auxiliar que teve uma plataforma adicional da Rio D'ouro quando essa alterou o seu traçado.

Se você não entendeu alguma coisa do que quis dizer, pode perguntar, pois a princípio pode parecer confuso.

Dê uma olhada nos mapas sobre os quais citei também

Abraço a todos.

DadoDJ escreveu:Estou com uma dúvida, que até parece fácil de ser esclarecida, mas peço ajuda aos companheiros do fórum:

Em relação à estação Liberdade, posteriormente Del castilho, queria saber uma coisa: segundo informações, ela foi inaugurada em 1898, certo ? Mas pertencia a qual linha, à original via Pilares ou à segunda linha,via Automóvel Clube ?

A foto que temos da estação mostra que ela fazia parte da segunda linha, até devido à sua posição em relação à Fábrica Nova América. Mas seria isso, apenas existiu a estação a partir de 1898, quando inauguraram a segunda linha ? Ou existiu outra, em posição diferente, na linha via Pilares ?
Editado pela última vez por Adenilson em 08 Out 2010, 17:00, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 08 Out 2010, 16:56

24 - As estações Engenho da Rainha e Engenho do Mato coexistiram ao mesmo tempo funcionando como paradas do trem? Ou quando Engenho da Rainha ficou ativa, Engenho do Mato foi desativada?
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 08 Out 2010, 17:05

Nina, como eu havia respondido a você antes.
O Dado postou um documento, não me lembro se foi aqui ou no fórum da rua Bela, onde no mesmo estava citado que Engenho do Mato estaria encerrando as suas atividades com a inauguração de E.Rainha.
Como o poema que você citou acima, as duas estações são mencionadas, então ficou a dúvida.

Peço a ajuda ao Dado para "desenterrar" esse documento que ele postou.

Uma coisa eu garanto. No guia de 1969 (2 anos antes desse forista nascer) que a minha Tia tinha, não havia o menor sinal dessa estação (E.Mato).
Alguns mapas da década de 40 e 50 que eu andei fuçando no site da SMU, também não citavam mais E.Mato.

Nina escreveu:24 - As estações Engenho da Rainha e Engenho do Mato coexistiram ao mesmo tempo funcionando como paradas do trem? Ou quando Engenho da Rainha ficou ativa, Engenho do Mato foi desativada?
Editado pela última vez por Adenilson em 08 Out 2010, 17:15, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 08 Out 2010, 17:13

Oi Nando.
você tem razão.
Na página 14 desse fórum eu disse após obter a informação no site que Maria Angú era de 1883, que o Livro do Hélio Suevo citava a inauguração do ramal como 1890.
Depois que te mandei a mensagem, eu desconfiei e me lembrei que no livro do Hélio tinha abordagem sobre o ramal e fui checar. Lá constava 1890.
Qual data estará correta?
Se eu fosse apostar, acharia o livro do Hélio mais confiável, mas por quê houve divergência de datas em fontes específicas sobre ferrovias?




NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, a maioria deve se lembrar de uma colocaçao feita anteriormente por mim e pelo Adenilson, sobre quem chegou primeiro a Penha a Linha Norte ou a Rio d'Ouro? O Adenilson colocou um link onde havia a informaçao que o ramal da Penha e original de sua abertura ao publico em 1883. Mas lendo o livro do Helio Suevo, o mesmo e claro quando informa que o ramal da Penha data do ano de 1890 sendo construido pela Inspetoria de Obras Publicas. Caindo assim a teoria que Dom Pedro II usou tal ferrovia para ir a festa de Nossa Senhora da Penha, ja que a proclamaçao da republica e de 1889, o que nao impede de o mesmo ter ido a essa tradicional festa de trem, ja que a estaçao da Penha da Linha Norte foi inaugurada em 1886. Quem esta certo o site ou o livro do Helio Suevo? Quem quiser conferir e so da uma olhadinha na pagina 83 primeiro paragrafo. <_< o0

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes