[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 12:22

DadoDJ escreveu:Nando, no site "Estações Ferroviárias", já aparecem várias informações sobre a EFRdO, citadas pelo sr.Ranulfo ... como estas informações chegaram lá ? Foi ele que enviou ?

A propósito, hoje comecei a editar o vídeo da entrevista com ele ... vai ficar maneira !

;)
Dado, fui eu que mandou para o RALPH mas ele postou apenas o q quis, as paradas que ele quis(levando em conta somente o livro do Max Vasconcelos, e desconsiderando a experiencia de uma pessoa que viveu ali, e se deparou com paradas novas apos a decada de 40), descartou uma serie de dados pertinentes, que ca para nos acho q ele nao lee direito ou sou incompreensivel no q escrevo, parei com o RALPH a parti de hoje Dado. Ele nao ta nem ai para o Rio e a Rio d'Ouro.
Editado pela última vez por NANDORJ em 12 Out 2010, 14:08, em um total de 3 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 12:34

DadoDJ escreveu:Pra fechar a noite ... o que ele disse que era essa construção ao lado da ponte ferroviária mesmo ?
Imagem
Esta ponte foi fotografada pelo forista Julio Cesar, e a imagem acima eu fiz a partir do Google Street View.
E pra completar, outra foto feita no Google Street View abaixo, no caso, da ponte ferroviária no bairro Capivari, em Duque de Caxias (ramal de xerém):
Imagem
Detalhe na foto: a adutora do lado esquerdo da ponte !

Dado, sr Ranulfo foi claro, a ponte ferroviaria e a que e usada hoje em dia pelas pessoas, no nivel do solo, esses tubos a direita da primeira foto, sao mais novos, nao sao os originais, antes els ficavam sobre a estrutura da esquerda da primeira foto, que eu também acho q em parte era uma passarela de pedestres ou algo do genero, em sintese pontilhao ferroviario ao centro bem parecido com varios localizados na baixado no trecho da Rio d'Ouro, com a adutora migrando da esquerda para a direita, notem o nivel alto do pontilhao em relaçao ao terreno e a escada de acesso para essa ponte, degraus esses q estao la desde os anos 60
Na segunda foto o pontilhao ferroviario sobre o rio Capivari, que ainda existe, mais um ponto a favor do sr Ranulfo, que confidenciol a mim e ao Dado essa informaçao.

Dado você ja conhecia esse pontilhao?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 12:55

Nina escreveu:Dado edita ai que quero ver essa entrevista, pois eu consegui sair cedo do trabalho e fui na Central procurar vocês, mas nao achei. E tbm deixei o papel com o telefone do NandoRJ em casa portanto nem pude ligar. Fiquei até umas 13hrs na Central e depois fui para casa (meu namorado veio me buscar)

Puxa Nina que pena, foi muito legal, ganhei um livro Ferroviario do Sr Ranulfo, 127 ANOS DE FERROVIAS, DO AUTOR EDUARDO G. DAVID, EDIÇAO DE 1985, vou escanear no trabalho, e o vou postando aos poucos para quem quiser ver ok.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Out 2010, 15:58

NANDORJ escreveu: Dado, fui eu que mandou para o RALPH mas ele postou apenas o q quis, as paradas que ele quis(levando em conta somente o livro do Max Vasconcelos, e desconsiderando a experiencia de uma pessoa que viveu ali, e se deparou com paradas novas apos a decada de 40), descartou uma serie de dados pertinentes, que ca para nos acho q ele nao lee direito ou sou incompreensivel no q escrevo, parei com o RALPH a parti de hoje Dado. Ele nao ta nem ai para o Rio e a Rio d'Ouro.
Ahhhhhhhhhhhh ... agora eu entendi. Vou explicar: esta semana enviei (acho que foi no domingo) ao Ralph aquelas fotos do Jornal Última hora, com o erro apontando Coelho da Rocha como Coelho Neto (e segundo Sr.Ranulfo não foi o único erro do jornal). E o que ele me respondeu ? Mais ou menos isso: "Dado,obrigado pelas informações. Não me leve a mal,mas tenho recebido tantas informações a respeito da Rio do Ouro ultimamente que fica dificil de colocar tudo no site, então não espere que todas as informações que você me envia sejam postadas em breve,o caso de Coelho da Rocha sim pois é uma estação isolada, mas em relação aos outros dados,vão demorar para entrar no site.

Eu fiquei curioso em saber que tantos dados ele estava recebendo sobre a EFRdO, mas agora tá explicado ... hehehehehe Nando enviou dados em massa pra ele, que ficou soterrado de informações ... mrgr

Voltando ao assunto da ponte no Piam,só agora com a sua explicação é que entendi realmente,Nando. Eu só havia compreendido que a ponte atualmente usada foi a ferroviária, mas a construção ao lado eu não tinha captado o que teria sido. Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 18:09

DadoDJ escreveu:
NANDORJ escreveu: Dado, fui eu que mandou para o RALPH mas ele postou apenas o q quis, as paradas que ele quis(levando em conta somente o livro do Max Vasconcelos, e desconsiderando a experiencia de uma pessoa que viveu ali, e se deparou com paradas novas apos a decada de 40), descartou uma serie de dados pertinentes, que ca para nos acho q ele nao lee direito ou sou incompreensivel no q escrevo, parei com o RALPH a parti de hoje Dado. Ele nao ta nem ai para o Rio e a Rio d'Ouro.
Ahhhhhhhhhhhh ... agora eu entendi. Vou explicar: esta semana enviei (acho que foi no domingo) ao Ralph aquelas fotos do Jornal Última hora, com o erro apontando Coelho da Rocha como Coelho Neto (e segundo Sr.Ranulfo não foi o único erro do jornal). E o que ele me respondeu ? Mais ou menos isso: "Dado,obrigado pelas informações. Não me leve a mal,mas tenho recebido tantas informações a respeito da Rio do Ouro ultimamente que fica dificil de colocar tudo no site, então não espere que todas as informações que você me envia sejam postadas em breve,o caso de Coelho da Rocha sim pois é uma estação isolada, mas em relação aos outros dados,vão demorar para entrar no site.

Eu fiquei curioso em saber que tantos dados ele estava recebendo sobre a EFRdO, mas agora tá explicado ... hehehehehe Nando enviou dados em massa pra ele, que ficou soterrado de informações ... mrgr

Voltando ao assunto da ponte no Piam,só agora com a sua explicação é que entendi realmente,Nando. Eu só havia compreendido que a ponte atualmente usada foi a ferroviária, mas a construção ao lado eu não tinha captado o que teria sido. Valeu !
Foi bom você falar Dado, ja mandei para ele a correçao sobre Aurora, explicando a ele que Aurora e Nova Aurora nao e a mesma coisa, sao paradas distintas, e sobre a sua desconfiança Dado que Piam poderia ser a antiga parada Aurora, sendo essa possivelmente rebatizada pelo povao, mas a constataçao foi feita a partir dos criterios da quilometragem, posiçao em relaçao ao pontilhao do Rio Saiao, a proximidade com Belfort Roxo e o desconhecimento dessa parada Aurora pelo sr Ranulfo no periodo de 1958 a 1969 e por ela existir nos anos 40 sendo a mesma testemunhada pelo Max Vasconcelos. Admito a falha sobre Aurora eu me precipitei em achar que era a mesma coisa :@: :@: :@: :@: :@: , mas ate ele corrigir vai demorar, você sabe como e que e, as demais informaçoes publicadas ou nao no site sao de pleno conhecimento de vocês.
Editado pela última vez por NANDORJ em 12 Out 2010, 18:27, em um total de 3 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 18:20

Dado preciso de sua ajuda, estou muito curioso, no livro do MAX VASCONCELOS ele e claro existiu uma parada Ponte do Iguaçu, essa ponte ficava no km 39, sendo esta destruida por fortes chuvas e vendida como sucata, restando apenas uma que e o suporte dos tubos da elevatoria, antes dessa ponte a menos de um km teve a parada Km 38 e apos a ponte a parada Barao de Amapa no km 40.
A pergunta que nao quer calar, poderia a parada Ponte do Iguaçu ser a km 38 ou km 40? Tal parada retratada pelo MAX VASCONCELOS, era antes ou apos a ponte? o0 <_< =o :WK: :HH: ptz tnk
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Out 2010, 18:56

Acredito que a parada Ponte do Iguaçu ficava antes da referida ponte ... no entanto, o Julio Cesar percorreu o trecho e aparentemente não há mais nada de vestígio no local ... agora foi bom o Ranulfo nos falar sobre a ponte ferroviária que foi perdida com as chuvas, pois no Google Earth eu sempre fiquei intrigado com o fato da estrada não ser alinhada com a cabeceira da ponte. Mas agora já sei porque, pois a estrada passava pela ponte ferroviária, e como esta foi destruída, construiram outra ponte fora do alinhamento original da ferrovia. Vejam:
Imagem

Agora reparem o seguinte:
1-Na imagem de satélite, desenhei a ponte original da ferrovia, parcialmente opaca, para se ter uma idéia do alinhamento antigo da ponte
2-Ao lado, a adutora e logo ao lado desta, a "nova" ponte sobre o rio Iguaçu
3-Na foto feita pelo Julio Cesar, que figura no site "Estaçoes Ferroviárias", ele tirou a foto da ponte no sentido Belford Roxo, e na imagem de satélite que postei acima, o norte (em direção a Xerém) aponta para a parte superior da imagem.
4-Reparem também na caixa d'água. A parada "Ponte do Iguaçu" localizava-se próximo a esta caixa d'água.
5-O Ranulfo disse quando esta ponte foi destruída ?
Editado pela última vez por DadoDJ em 12 Out 2010, 20:09, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Out 2010, 19:17

Adenilson escreveu: Imagem
Já repararam que do lado esquerdo da foto aparecem a rede aérea da linha auxiliar e alguns postes também ?
:O
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 19:39

DadoDJ escreveu:Acredito que a parada Ponte do Iguaçu ficava antes da referida ponte ... no entanto, o Julio Cesar percorreu o trecho e aparentemente não há mais nada de vestígio no local ... agora foi bom o Ranulfo nos falar sobre a ponte ferroviária que foi perdida com s chuvas, pois no Google Earth eu sempre fiquei intrigado com o fato da estrada não ser alinhada com a cabaceira da ponte. Mas agora já sei porque, pois a estrada passava pela ponte ferroviária, e como esta foi destruída, construiram outra ponte fora do alinhamento original da ferrovia. Vejam:
Imagem

Agora reparem o seguinte:
1-Na imagem de satélite, desenhei a ponte original da ferrovia, parcialmente opaca, para se ter uma idéia do alinhamento antigo da ponte
2-Ao lado, a adutora e logo ao lado desta, a "nova" ponte sobre o rio Iguaçu
3-Na foto feita pelo Julio Cesar, que figura no site "Estaçoes Ferroviárias", ele tirou a foto da ponte no sentido Belford Roxo, e na imagem de satélite que postei acima, o norte (em direção a Xerém) aponta para a parte superior da imagem.
4-Reparem também na caixa d'água. A parada "Ponte do Iguaçu" localizava-se próximo a esta caixa d'água.
5-O Ranulfo disse quando esta ponte foi destruída ?

Entao e fato, houve uma parada no km 39, nao pode nem ser o km 40 pois e depois da ponte no sentido Xerem, nem no KM 38, ou seja houve paradas no km 38, 39 e 40. Pq sera que a parada Ponte do Iguaçu foi desativada ja que a mesma consta no livro do MAX VASCONCELOS? Faz sentido um parada ali, perto do rio Iguaçu(pois no passado as pessoas eram atraidas para construir suas casas proximo a rios e ferrovias, nesse caso as duas), ponto otimo para chegada de material de construçao para edificar aquela enorme caixa dagua para a Bayer captar agua do rio Iguaçu.

Podemos sacramentar tres paradas? Km 38, km 39 parada Ponte do Iguaçu e parada Barao de Amapa no km 40?


O sr Ranulfo so disse q foi apos a erradicaçao desse ramal que a ponte foi destruida.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 12 Out 2010, 19:51

DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu: Imagem
Já repararam que do lado esquerdo da foto aparecem a rede aérea da linha auxiliar e alguns postes também ?
:O

Por isso acho que nao houve tres estaçoes liberdade como você sugeriu, so duas uma na variante antiga que corria pela av Suburbana, e outra sendo partilhada e com plataformas separadas na estaçao pertencente a Linha Auxiliar.(a plataforma em destaque sendo da Rio d'Ouro, vemos o tamanho diminuto mau cabendo um carro de passageiros inteiro)
Dado desconfio, so desconfio que essa estaçao nao estava abandonada, e sim deteriorando com o tempo, repare numa coisa Dado e demais foristas, a linha da esquerda nao parece bitola larga? Veja o rapaz andando na linha da esquerda, parece ter um tamanho mediano, se ele se deita-se teria o tamanho da bitola, ja a linha da direita me parece bitola metrica ou nao? Essa foto nao me parece ser depois da erradicaçao da Rio d'Ouro, e sim em uso, no periodo mais antigo, antes da eletrificaçao das duas linhas da Auxiliar(so uma parecia eletrificada com essas catenarias que você notou Dado) que mesmo assim era bitola larga, e antes da duplicaçao da Rio d'Ouro que parou um pouco antes no Engenho da Rainha.


CADE A LINHA DE BITOLA MISTA QUE PASSOU A TER NOS ANOS 50?????? =o =o =o =o =o =o =o =o
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 13 Out 2010, 00:32

A esquerda parece realmente ser a rede aérea da auxiliar. Isso me chamou atenção quando postei a foto, inclusive a mancha negra, próximo à grade que separa os 2 leitos, seria um aubusto ou ponta da cobertura da plataforma?
A estação parece abandonada mesmo. Reparem nos pilares da cobertura. Teriam que estar centralizados na mesma, mas parece que a metade direita da plataforma ruiu, assim como parte do telhado, que parece ser em fibrocimento.
Se forçamos as linhas pelas grades, dá até impressão de ver os trilhos do outro lado, ou não?
A minha opinião, baseada apenas na foto, é que as duas plataformas eram totalmente independentes, ou seja, não sei nem se poderia usa-la como integração das duas ferrovias.
Vai aqui uma pergunta:
Vejam a página 85 do livro do Hélio.
Como na foto de cima, os leitos se separavam em mista a partir das 3 linhas largas da auxiliar e chegaram 2 linhas em Del Castilho (Rio D'ouro).
Será que após a separação mostrada no livro, existia outra?
Sobre a dúvida acima, o Sr. Ranulfo pode esclarecer com os pés nas costas.
NANDORJ escreveu:
DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu:

Já repararam que do lado esquerdo da foto aparecem a rede aérea da linha auxiliar e alguns postes também ?
:O

Por isso acho que nao houve tres estaçoes liberdade como você sugeriu, so duas uma na variante antiga que corria pela av Suburbana, e outra sendo partilhada e com plataformas separadas na estaçao pertencente a Linha Auxiliar.(a plataforma em destaque sendo da Rio d'Ouro, vemos o tamanho diminuto mau cabendo um carro de passageiros inteiro)
Dado desconfio, so desconfio que essa estaçao nao estava abandonada, e sim deteriorando com o tempo, repare numa coisa Dado e demais foristas, a linha da esquerda nao parece bitola larga? Veja o rapaz andando na linha da esquerda, parece ter um tamanho mediano, se ele se deita-se teria o tamanho da bitola, ja a linha da direita me parece bitola metrica ou nao? Essa foto nao me parece ser depois da erradicaçao da Rio d'Ouro, e sim em uso, no periodo mais antigo, antes da eletrificaçao das duas linhas da Auxiliar(so uma parecia eletrificada com essas catenarias que você notou Dado) que mesmo assim era bitola larga, e antes da duplicaçao da Rio d'Ouro que parou um pouco antes no Engenho da Rainha.


CADE A LINHA DE BITOLA MISTA QUE PASSOU A TER NOS ANOS 50?????? =o =o =o =o =o =o =o =o
Editado pela última vez por Adenilson em 20 Out 2010, 20:18, em um total de 3 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 13 Out 2010, 00:50

Dado e foristas.
Tem um mapa, o qual não me lembro se foi postado aqui, que mostra ramal vindo da Suburbana fazia uma curva para a direita e encontrava a plataforma de Liberdade onde aproximadamente está o prédio acima.
É claro que pode ter havido um prédio original de Liberdade que servia a Rio D'ouro até porquê a arquitetura do prédio de Del Castilho postada acima não é de forma alguma o padrão de estações construídas em 1898.

O que pode ter havido foi a modernização dos prédios.
E eu estou achando que o ramal que passava por Del Castilho e seguia para o Cachambi talvez tenha convivido com Liberdade por um período menor que o que estamos pensando.
Na pior das hipóteses, poderiam ter adaptado uma parada próxima a Liberdade para atender à linha que seguia para o Cachambi, se essa funcionou com tráfego com a variante nova para Inhaúma, mas segundo estudos, a Parada do Capão era logo depois do atual viaduto de Del Castilho e Venda Grande logo antes.
Faria sentido construir uma parada Liberdade para sse ramal?

Mito que caiu: Antes de pesquisar mais sobre as ferrovias e baseando-me na minha infância, me lembro que o Guia Rex de 1969 que a minha tia tinha mostrava uma só plataforma e a bifurcação depois de Del Castilho.
Eu achava que uma única estação atendia a Rio D'ouro e Auxiliar, mas na época que eu consultei esse guia, (a partir de 1979) eu não tinha a menor idéia sobre as bitolas e eletrificação das linhas.
Eu achava que tudo era eletrificado :WK:
Acho que era apenas uma forma simplificada de representar graficamente essa bifurcação. okk
Editado pela última vez por Adenilson em 13 Out 2010, 08:35, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Out 2010, 00:58

Beleza, Adenilson !
Realmente se pensarmos por este ponto de vista, não faz sentido mesmo ter uma estação liberdade para a linha da EFRdO via Pilares. Acho que o pensamento é por aí mesmo ...

Agora uma informação quentíssima !

Recebi a informação que a estação de Miguel Couto ainda está de pé ! Há 5 anos atrás um amigo passou por ela e viu que existia até o dístico na fachada, mas com a construção muito modificada. Ele tirou uma fotografia na época, e me afirmou que ainda pode-se ver esta estação hoje em dia, mas como construiram uma laje na casa vizinha, o dístico está encoberto. De qualquer forma, estou dando uma passeada pelo Google Street View pela região pra procurar algo, mas por enquanto, só fotos das pontes ferroviárias do caminho. Qualquer outra novidade, postarei aqui.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 13 Out 2010, 01:13

NANDO:
Você acredita que eu nunca tinha enxergado a coisa desse ângulo, quando você disse que a Rio D'ouro começou a definhar quando a Auxiliar foi eletrificada.
Concordo em parte e discordo em parte.
A Rio D'ouro era um paciente doente e me parece que foi adaptada ao transporte de passageiros sem um planejamento maior.
Por quê nunca tiveram interesse em modernizar a Rio D'ouro se em alguns sites está registrado que no seu auge, ela transportava mais de 1 milhão de passageiros por ano?
Se eu, ou você ou outro colega aqui tivéssemos que chegar a Belford Roxo por exemplo pela Rio D'ouro a partir de Del Castilho, teríamos que encarar (anos 60) INHAÚMA, ENGENHO DA RAINHA, VICENTE DE CARVALHO, IRAJÁ, COLÉGIO, COELHO NETO, ACARI, PAVUNA, VILA ROSALI, AGOSTINHO PORTO, COELHO DA ROCHA E BELFORD ROXO (12 estações e um traçado mais retilínio).
Agora compare com a auxiliar (anos 60): CINTRA VIDAL, TERRA NOVA, TOMÁS COELHO, CAVALCANTE, ENGº LEAL, MAGNO, TURIAÇÚ, ROCHA MIRANDA, HONÓRIO GURGEL, BARROS FILHO, COSTA BARROS, PAVUNA e mais 4 estações conforme acima (16 estações e um traçado muito mais longo).
Se optavam pela Auxiliar foi porquê os trens da Rio D'ouro eram tão lentos e rarefeitos que não compensavam a viagem.
Como ser eficiente usando Baldwins nos anos 60 e com linha singela?

Acho que cada um tinha que ficar "no seu quadrado", ou seja, a Rio D'ouro ter sido modernizada e levar a população até Belford Roxo ou demais ramais se ainda fossem rentáveis e a auxiliar levar a população para a circular de São João, passando por Engenheiro Belford até encontrar a variante de Costa Barros e seguir viagem.
Teríamos público para ambos.
Por quê será que o ramal circular de São João de Meriti e o serviço de passageiros a partir de São Mateus foi extinto?
Editado pela última vez por Adenilson em 13 Out 2010, 08:37, em um total de 2 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 13 Out 2010, 01:31

Legal Dado!
Também estou fazendo um estudo da localização de algumas estações da auxilar pelo GOOGLE STREET VIEW.
Vamos aguardar esse novo achado da Rio D'ouro.

Para fechar a noite, eu já comentei que às vezes me dá um repentes de memória.
Como eu já disse, tenho 39 anos e uma memória da qual não me queixo, mas não dá para fazer milagres.

Sobre Del Castilho, eu já comentei que dá uma sensação estranha quando olho para a foto. É como se já tivesse a visto pessoalmente. De fato, eu passava muito por ali até mesmo na época que a Fábrica estava em funcionamento antes da primeira parada.

Pessoal, peço para confirmar com o Sr. Ranulfo.
Em um desses lapsos de memória, acho que o acesso à estação Del Castilho da auxiliar não é como hoje. Não me lembro se o acesso também era por túneis, mas tenho quase certeza que havia um acesso direto do viaduto de Del Castilho à estação através de uma escadaria.
Alguém pode confirmar isso?

Outra coisa é sobre a auxiliar: O ramal de São João foi extinto em 1993 e isso não é muito tempo para alguém da minha idade. Eu já gostava de trens, mas não pesquisava e não andava por aqueles lados, mas se não falha a memória, me lembro de trens TUE série 200, caindo aos pedaços, pintados de azul e escritos TOMAZINHO na placa, mas não me lembro de São Mateus.
Se a minha memória não estiver falhando, será que os trens só iam até TOMAZINHO (anos 80) e não passavam daí.
Se for verdade, eles deveriam passar pela circular de São João de Meriti, pois não faria sentido ir direto de Costa Barros para atender mais uma estação apenas.
Outra coisa. Pelo menos até Tomazinho tinha eletrificação?
Editado pela última vez por Adenilson em 13 Out 2010, 08:39, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Out 2010, 01:58

Adenilson escreveu:Outra coisa é sobre a auxiliar: O ramal de São João foi extinto em 1993 e isso não é muito tempo para alguém da minha idade. Eu já gostava de trens, mas não pesquisava e não andava por aqueles lados, mas se não falha a memória, me lembro de trens TUE série 200, caindo aos pedaços, pintados de azul escritos TOMAZINHO na placa, mas não me lembro de São Mateus.Também me lembro de algo do tipo ...
Se a minha memória não estiver falhando, será que os trens só iam até TOMAZINHO (anos 80) e não passavam daí.
Se for verdade, eles deveriam passar pela circular de São João de Meriti, pois não faria sentido ir direto de Costa Barros para atender mais uma estação apenas.Correto, acho que dava a volta pela circular de São João sim ... inclusive, se eu não me engano, a linha de suburbanos para Andrade Araújo deixou de passar pela linha original (Auxiliar) e passou a percorrer a linha circular de São João de Meriti após a Pavuna e por esta linha circular alcançava novamente a Linha Auxiliar para seguir o trajeto normal. Não foi da minha época, mas me lembro de ter lido isso em algum lugar, os trens dando essa volta, ou para atender estas estações da Linha Circular, ou devido a algum outro motivo que inviabilizaria a passagem pela linha original.
Outra coisa. Pelo menos até Tomazinho tinha eletrificação?Acho quem sim,tem uma foto no site do Ralph que mostra postes de rede aérea ao lado da estaçãode São Mateus, pelo menos:
Imagem
Não sei se estou viajando muito no que vou dizer agora: a CBTU não teve uma linha tipo integração saindo da Pavuna e indo até Thomazinho ? Tenho a impressão que sim ...se não me falha a memória.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 13 Out 2010, 03:52

Desculpa entrar no meio da conversa, não sei se ajudo.
Não faz tanto tempo, eu tinha comentado no tópico da Flumitrens algo relativo a CBTU com a existência do trem-ônibus neste local para cumprir algumas metas de governo, no estilo do trem de Itaguaí. Eu tinha uma imagem de revista provavelmente da RF ou da RFFSA do qual na legenda dizia reativar o ramal 10 anos depois. Isso ocorreu em 1987 (acredito eu no mês de julho) e por lembrança minha, já que sou jovem também, o serviço durou até o início da Flumitrens.
Nome dado foi devido ser um TUD com roletas bem altas nas portas para evitar calote onde o sistema era ainda de bilhetagem. O que me fez lembrar dele foi a postagem do André com um mapa unifilar da Flumetrens do qual o ramal de Belford Roxo possuia "dois caminhos". Curiosamente no mapa, só constava trechos eletrificados.
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... f=69&t=401
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Out 2010, 13:56

Valeu, Bruno !
Ajudou muito, pois no mapa como só estão sendo mostrados os ramais eletrificados, podemos comprovar que a linha circular realmente foi eletrificada. No site do Ralph diz que a eletrificação chegou ao ramal em 1952.
O mapa (ótimo mapa, aliás !) é este abaixo (copiei com os créditos, caso não possa fazer isso, eu retiro a imagem):
Imagem
Créditos: Antônio Vinícius.

Valeu !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 13 Out 2010, 14:39

Adenilson escreveu:Legal Dado!
Também estou fazendo um estudo da localização de algumas estações da auxilar pelo GOOGLE STREET VIEW.
Vamos aguardar esse novo achado da Rio D'ouro.

Para fechar a noite, eu já comentei que às vezes me dá um repentes de memória.
Como eu já disse, tenho 39 anos e uma memória da qual não me queixo, mas não dá para fazer milagres.

Sobre Del Castilho, eu já comentei que dá uma sensação estranha quando olho para a foto. É como se já tivesse a visto pessoalmente. De fato, eu passava muito por ali até mesmo na época que a Fábrica estava em funcionamento antes da primeira parada.

Pessoal, peço para confirmar com o Sr. Ranulfo.
Em um desses lapsos de memória, acho que o acesso à estação Del Castilho da auxiliar não é como hoje. Não me lembro se o acesso também era por túneis, mas tenho quase certeza que havia um acesso direto do viaduto de Del Castilho à estação através de uma escadaria.
Alguém pode confirmar isso?

Outra coisa é sobre a auxiliar: O ramal de São João foi extinto em 1993 e isso não é muito tempo para alguém da minha idade. Eu já gostava de trens, mas não pesquisava e não andava por aqueles lados, mas se não falha a memória, me lembro de trens TUE série 200, caindo aos pedaços, pintados de azul e escritos TOMAZINHO na placa, mas não me lembro de São Mateus.
Se a minha memória não estiver falhando, será que os trens só iam até TOMAZINHO (anos 80) e não passavam daí.
Se for verdade, eles deveriam passar pela circular de São João de Meriti, pois não faria sentido ir direto de Costa Barros para atender mais uma estação apenas.
Outra coisa. Pelo menos até Tomazinho tinha eletrificação?
Engraçado que com algumas pessoas que conversei a respeito da circular da Pavuna, estes me responderam que era um ramal rentável e os trens andavam cheios.Hoje nem dá (e não existe interesse)pra reativar e reconstruir a linha até São Mateus no mínimo, nem precisando fazer toda a circular...


Quanto a Del Castilho, o acesso que talvez se desse pelo viaduto da Av. D.Hélder Câmara faz todo o sentido, principalmente pelo início da plataforma do atual ramal de Belford Roxo que se inicia logo abaixo do viaduto... tnk

P.S.: Vi agora em alguns mapas da SMU que na EFRDO a estação de Engenho da Rainha vinha enre parênteses escrito "atual Inhaúma" ou somente Inhaúma. tnk tnk
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Out 2010, 20:12

André Vasconcellos escreveu: Engraçado que com algumas pessoas que conversei a respeito da circular da Pavuna, estes me responderam que era um ramal rentável e os trens andavam cheios.Hoje nem dá (e não existe interesse)pra reativar e reconstruir a linha até São Mateus no mínimo, nem precisando fazer toda a circular...
É a comum falta de interesse e visão governamental dos nossos representantes políticos.

Quanto a Del Castilho, o acesso que talvez se desse pelo viaduto da Av. D.Hélder Câmara faz todo o sentido, principalmente pelo início da plataforma do atual ramal de Belford Roxo que se inicia logo abaixo do viaduto... tnk

P.S.: Vi agora em alguns mapas da SMU que na EFRDO a estação de Engenho da Rainha vinha enre parênteses escrito "atual Inhaúma" ou somente Inhaúma. tnk tnk Sim,André ... eu também cheguei a postar alguns destes mapas, erroneamente apontando Engenho da Rainha como Inhaúma ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes