[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 13 Out 2010, 20:18

Bom, boa noite galera.

Conheci um camarada que mora em São Matheus e que na adolescência usava trens para ir a Quinta da Boa Vista para matar aula. Ele pegava o trem em São Matheus e saltava em São Cristovão, ou seja, existia trem direto para D. Pedro II. Muitas vezes na Central, não muito tempo atrás, era possível ver alguns TUES com a frente escrito São Matheus. Muito provavelmente alguém aqui deve ter visto isso anos atrás. Ele me contou também que nas 3 estações do Ramal Circular muita gente não pagava passagem, visto que existiam muitos buracos nos muros dos leitos. Essas são palavras dele.

Creio eu que a Estação Thomazinho foi inutilizada quando houve a supressão dos trens para Japeri pela linha Auxiliar. Mas pode ser que eu esteja errado, preciso que alguém me tire essa dúvida.

Um fato curioso: quando eu estava com 18 anos, em 1999, fui com minha esposa grávida na casa da madrinha do meu filho. Era próximo a estação de São Matheus e ainda brinquei com ela de que em passagem de nível's deveria haver sinalização e ela me disse que fazia mais de 5 anos que não passava trem alí, mas ainda existia muitos trilhos em boa parte do leito.

Passeando pelo Google Street View, próximo a antiga estação de São João de Meriti, é possível ver trilhos ainda saindo do asfalto. Hoje sreio ser inviável colocar transporte sobre trilhos alí novamente, mas se tivesse serviço hoje, creio eu que, além de demanda, seria um Ramal bem lucrativo.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 13 Out 2010, 20:31

Quantas informaçoes :Y: :Y: :Y:
Editado pela última vez por NANDORJ em 13 Out 2010, 20:56, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 13 Out 2010, 20:36

DadoDJ escreveu:Beleza, Adenilson !
Realmente se pensarmos por este ponto de vista, não faz sentido mesmo ter uma estação liberdade para a linha da EFRdO via Pilares. Acho que o pensamento é por aí mesmo ...

Agora uma informação quentíssima !

Recebi a informação que a estação de Miguel Couto ainda está de pé ! Há 5 anos atrás um amigo passou por ela e viu que existia até o dístico na fachada, mas com a construção muito modificada. Ele tirou uma fotografia na época, e me afirmou que ainda pode-se ver esta estação hoje em dia, mas como construiram uma laje na casa vizinha, o dístico está encoberto. De qualquer forma, estou dando uma passeada pelo Google Street View pela região pra procurar algo, mas por enquanto, só fotos das pontes ferroviárias do caminho. Qualquer outra novidade, postarei aqui.
Em pe Dado <_< , e aquela placa posta num pedestal? Meio q uma homenagem tosca a estaçao de Miguel Couto q foi demolida para dar lugar a uma praça? Nao entendi nada. =o. Sera que tal construçao nao e uma casa de turma? Ou a dita estaçao demolida para construir a praça poli-esportiva era NA VERDADE uma casa de turma e o pessoal da prefeitura de Nova Iguaçu pagou um micao :beer:

Seria otimo a estaçao Miguel Couto ter sobrevivido, talvez e digo talvez, melhor q fique oculta, so ficando as claras para nos aqui do TGVBR okk
Editado pela última vez por NANDORJ em 13 Out 2010, 21:07, em um total de 5 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 13 Out 2010, 20:45

Adenilson escreveu:NANDO:
Você acredita que eu nunca tinha enxergado a coisa desse ângulo, quando você disse que a Rio D'ouro começou a definhar quando a Auxiliar foi eletrificada.
Concordo em parte e discordo em parte.
A Rio D'ouro era um paciente doente e me parece que foi adaptada ao transporte de passageiros sem um planejamento maior.
Por quê nunca tiveram interesse em modernizar a Rio D'ouro se em alguns sites está registrado que no seu auge, ela transportava mais de 1 milhão de passageiros por ano?
Se eu, ou você ou outro colega aqui tivéssemos que chegar a Belford Roxo por exemplo pela Rio D'ouro a partir de Del Castilho, teríamos que encarar (anos 60) INHAÚMA, ENGENHO DA RAINHA, VICENTE DE CARVALHO, IRAJÁ, COLÉGIO, COELHO NETO, ACARI, PAVUNA, VILA ROSALI, AGOSTINHO PORTO, COELHO DA ROCHA E BELFORD ROXO (12 estações e um traçado mais retilínio).
Agora compare com a auxiliar (anos 60): CINTRA VIDAL, TERRA NOVA, TOMÁS COELHO, CAVALCANTE, ENGº LEAL, MAGNO, TURIAÇÚ, ROCHA MIRANDA, HONÓRIO GURGEL, BARROS FILHO, COSTA BARROS, PAVUNA e mais 4 estações conforme acima (16 estações e um traçado muito mais longo).
Se optavam pela Auxiliar foi porquê os trens da Rio D'ouro eram tão lentos e rarefeitos que não compensavam a viagem.
Como ser eficiente usando Baldwins nos anos 60 e com linha singela?

Acho que cada um tinha que ficar "no seu quadrado", ou seja, a Rio D'ouro ter sido modernizada e levar a população até Belford Roxo ou demais ramais se ainda fossem rentáveis e a auxiliar levar a população para a circular de São João, passando por Engenheiro Belford até encontrar a variante de Costa Barros e seguir viagem.
Teríamos público para ambos.
Por quê será que o ramal circular de São João de Meriti e o serviço de passageiros a partir de São Mateus foi extinto?
Concordo em tudo com você Adenilson. A sua ultima pergunta e simples de responder, como aconteceu em varias linhas e ramais pelo Brasil, esculhambar para colocar empresas de onibus no lugar amigo.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 13 Out 2010, 21:08

LRangel escreveu:Bom, boa noite galera.

Conheci um camarada que mora em São Matheus e que na adolescência usava trens para ir a Quinta da Boa Vista para matar aula. Ele pegava o trem em São Matheus e saltava em São Cristovão, ou seja, existia trem direto para D. Pedro II. Muitas vezes na Central, não muito tempo atrás, era possível ver alguns TUES com a frente escrito São Matheus. Muito provavelmente alguém aqui deve ter visto isso anos atrás. Ele me contou também que nas 3 estações do Ramal Circular muita gente não pagava passagem, visto que existiam muitos buracos nos muros dos leitos. Essas são palavras dele.

Creio eu que a Estação Thomazinho foi inutilizada quando houve a supressão dos trens para Japeri pela linha Auxiliar. Mas pode ser que eu esteja errado, preciso que alguém me tire essa dúvida.

Um fato curioso: quando eu estava com 18 anos, em 1999, fui com minha esposa grávida na casa da madrinha do meu filho. Era próximo a estação de São Matheus e ainda brinquei com ela de que em passagem de nível's deveria haver sinalização e ela me disse que fazia mais de 5 anos que não passava trem alí, mas ainda existia muitos trilhos em boa parte do leito.

Passeando pelo Google Street View, próximo a antiga estação de São João de Meriti, é possível ver trilhos ainda saindo do asfalto. Hoje sreio ser inviável colocar transporte sobre trilhos alí novamente, mas se tivesse serviço hoje, creio eu que, além de demanda, seria um Ramal bem lucrativo.
Show de bola Rangel vv vv
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 13 Out 2010, 21:18

^^ Pois é meu amigo Fernando, hoje em dia, como conversamos pelo msn, se tivessemos ramais circulares desse tipo funcionando com vlt e alimentando com integrações trens e metrô, muito dessa bagunça no transito que vemos nas ruas hoje não existiria. Como você mesmo citou, nos ramais da Rio d'Ouro com vlt, duvido que grande parte da população da Baixada iria pegar onibus e enfrentar Washington Luis, Dutra e Linha Vermelha.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 13 Out 2010, 21:43

Dado tbm to procurando por essa estação ai que você citou.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Out 2010, 21:49

Eu enviei uma mensagem a este meu amigo que me contou que a estação de Miguel Couto ainda está de pé. Por dois motivos: pela praça que tem aquele pedestal homenageando a estação demolida (como o Nando lembrou bem); e por eu dar um passeio pelo Google Street View e não ver nada parecido com alguma estação, mesmo que aproveitada como residência e feito um puxadinho, ou algo assim ... enviei uma mensagem a este amigo pesquisador e estou aguardando resposta ... ele sabe muito, é um ex-ferroviário da RFFSA mas vira e mexe ele teima com algumas paradas que não o convenço de erro de jeito nenhum ! E Miguel Couto pode ser um desses erros, se bem que ele afirmou com tanta ênfase e determinação que fiquei até com medo, e isso a gente conversando por telefone ... hehehehehehehehehe
Vou dar mais um giro pelas redondezas hoje (Google Street View) com as quilometragens assinaladas ... vamos ver se encontro algo.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 13 Out 2010, 21:54

Me passa onde é essa praça dae pq eu me perdi. Só achei ponte ferroviária que eu acho que nem é de Miguel Couto. Quem ja foi la para esses lado, existe alguma van que faz o trajeto Miguel Couto x Barão de Guandu? Pq eu achei uma imagem do Guia Rex que tava marcando um ponto de parada com esse trajeto.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 13 Out 2010, 22:17

Nas minhas andanças por Miguel Couto achei essa ponte ferroviária. Eu já a vi por aqui eu acho.

Imagem
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Out 2010, 22:50

Estranho ... medi a quilometragem e a estação de Miguel Couto ficaria exatamente onde fica a praça, no centro do bairro ! Há algo errado nisso aí:
1-A estação foi demolida realmente e meu amigo está errado na sua informação
2-A prefeitura de Nova Iguaçu demoliu o prédio errado
3-Eu errei no percurso da linha da EFRdO e encontrei o local errado onde seria a estação.
Qual alternativa estará correta ?
wll
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Out 2010, 23:01

Nina escreveu:Nas minhas andanças por Miguel Couto achei essa ponte ferroviária. Eu já a vi por aqui eu acho.

Imagem
Hehehehe eu também "fotografei" esta imagem no Google ... vou postar no Orkut amanhã, a imagem ficou na casa da minha noiva. E também tenho uma foto antiga, daquele livro de A.Gabrielli sobre a construção da adutora da Represa do Rio do Ouro.
Agora eu fiquei curioso com uma coisa: pela foto antiga, a ponte ferroviária seria aquela que aparece na foto recente, em estilo antigo, mais trabalhada. Mas reparem que há uma tubulação passando por ela ! Eu achava que a adutora passasse nesta ponte mais simples em primeiro plano, mas parece que nesta a ferrovia é que passava. Se for isso mesmo é muito peculiar, pois a ponte mais trabalhada foi construída para a tubulação e a mais simples para a ferrovia ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 13 Out 2010, 23:12

DadoDJ escreveu:Estranho ... medi a quilometragem e a estação de Miguel Couto ficaria exatamente onde fica a praça, no centro do bairro ! Há algo errado nisso aí:
1-A estação foi demolida realmente e meu amigo está errado na sua informação
2-A prefeitura de Nova Iguaçu demoliu o prédio errado
3-Eu errei no percurso da linha da EFRdO e encontrei o local errado onde seria a estação.
Qual alternativa estará correta ?
wll
Eu tbm achei essa praça e nao achei nada que lembrasse uma estacao. Alias eu to é passaeando por Nova Iguaçu, acho que pela linha cargueira e achei uma construçao que lembra um estaçao (posso ta enganada). Vou confirmar se sou só eu que to vendo isso ou é realmente parecida
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Out 2010, 00:10

Nina escreveu: Eu tbm achei essa praça e nao achei nada que lembrasse uma estacao. Alias eu to é passaeando por Nova Iguaçu, acho que pela linha cargueira e achei uma construçao que lembra um estaçao (posso ta enganada). Vou confirmar se sou só eu que to vendo isso ou é realmente parecida
Nina, encontrei um prédio em Miguel Couto que pode ser a estação, estou aguardando resposta deste meu amigo pesquisador ... o negócio é que se for mesmo o prédio, vai ser uma descoberta muito engraçada, depois eu explico o porquê ... aliás eu nem devia estar falando nada, vai que é "alarme falso" ... assim que eu tiver algo a respeito eu posto aqui no fórum ... mas eu ri um bocado com a imagem ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 14 Out 2010, 02:16

Então, eu sou o Antonio Vinícius V. Pires que postei no orkut esse mapinha da Flumitrens (1994-1998).
Achei ele num Fotoblog (acho que se chamava Trens e Cia), já faz uns 7 anos e nunca mais vi essa imagem na web, ainda bem que salvei ela na época !! ^^

Bom não vou falar muito aqui da Linha Auxiliar, pois o tópico é sobre a EFRD, Então resumindo a linha de São Matheus foi encerrada em 1993 e tudo{quase tudo} foi demolido em 1998, disso eu lembro bem, Tenho atualmente 24 anos. Por que demolido ?? Para se fazer uma '''maravilhosa''' Ciclovia {vômito} que até hoje nunca foi construída !!

Então esse poste de catenária em São Matheus é apenas para alimentar o trem na plataforma, a eletrificação não continua a partir dali. : ) Vocês estavam com duvida se ela atingia Tomazinho, mas Nunca atingiu ! Tenho certeza absoluta. Podemos conferir nesse site:

http://www.pell.portland.or.us/~efbrazi ... cb.html#ri

Ele é de um engenheiro chamado A. Gorni e fala sobre a eletrificação de várias ferrovias brazucas. Olha eu acho que voces já conheciam esse site, mas fiquei na duvida. Então é isso, vou procurar postar coisas que eu ache interesantes, espero ser útil. Sempre que tiver um tempo eu entro aqui e me atualizo sobre o tópico e vejo se tenho alguma coisa que eu possa acresentar. b )


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 14 Out 2010, 17:25

Eu também não vou estender o assunto, pois realmente aqui o assunto é a Rio D'ouro, mas esse link surgiu com a estação Del Castilho.
As duas ferrovias tem alguma sintonia. :lol:

LRangel escreveu:Bom, boa noite galera.

Conheci um camarada que mora em São Matheus e que na adolescência usava trens para ir a Quinta da Boa Vista para matar aula. Ele pegava o trem em São Matheus e saltava em São Cristovão, ou seja, existia trem direto para D. Pedro II. Muitas vezes na Central, não muito tempo atrás, era possível ver alguns TUES com a frente escrito São Matheus. Muito provavelmente alguém aqui deve ter visto isso anos atrás. Ele me contou também que nas 3 estações do Ramal Circular muita gente não pagava passagem, visto que existiam muitos buracos nos muros dos leitos. Essas são palavras dele.
Eu tinha perguntado sobre isso, pois não me lembro de trens escrito São Mateus e sim Tomazinho. Pode ser apenas uma impressão pelo fato de já ter muito tempo.
Se fosse Tomazinho, isso seria além do ramal circular. Por isso eu perguntei se pelo menos a eletrificação tinha ido até lá, mas podemos expor isso com mais detalhes em algum tópico da Auxiliar para não descaracterizar esse, mas eu também me lembro que os trens saiam da central.


Creio eu que a Estação Thomazinho foi inutilizada quando houve a supressão dos trens para Japeri pela linha Auxiliar. Mas pode ser que eu esteja errado, preciso que alguém me tire essa dúvida.
Fica a dúvida e alguém com 35 anos e seja morador da área pode responder isso tranquilamente.

Um fato curioso: quando eu estava com 18 anos, em 1999, fui com minha esposa grávida na casa da madrinha do meu filho. Era próximo a estação de São Matheus e ainda brinquei com ela de que em passagem de nível's deveria haver sinalização e ela me disse que fazia mais de 5 anos que não passava trem alí, mas ainda existia muitos trilhos em boa parte do leito.
Isso bate mais ou menos com o ano da desativação (1993).

Passeando pelo Google Street View, próximo a antiga estação de São João de Meriti, é possível ver trilhos ainda saindo do asfalto. Hoje sreio ser inviável colocar transporte sobre trilhos alí novamente, mas se tivesse serviço hoje, creio eu que, além de demanda, seria um Ramal bem lucrativo.
Eu me lembro de trens em São Mateus parados e acho que abandonados. Parecia que a circulação já tinha sido erradicada.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 14 Out 2010, 17:31

Bom não vou falar muito aqui da Linha Auxiliar, pois o tópico é sobre a EFRD, Então resumindo a linha de São Matheus foi encerrada em 1993 e tudo{quase tudo} foi demolido em 1998, disso eu lembro bem, Tenho atualmente 24 anos. Por que demolido ?? Para se fazer uma ""'maravilhosa'"" Ciclovia {vômito} que até hoje nunca foi construída !!

AVVP, Sei que o tópico aqui é a Rio D'ouro, mas como eram as estações do ramal circular que foram demolidas (São João e Engº Belford)?
Se você quiser pode respónder em outro tópico.
Me lembro na infância de umas estações com cobertura de concreto mas com caimentos para o centro, muito feias por sinal, e nunca mais vi uma similar.
Que estações seriam essas?
Em relação a Tomazinho, eu respondi acima para o LRangel.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 14 Out 2010, 17:35

Estamos aguardando com ansiedade a possibilidade essa estação ainda existir.
Vamos lá Miguel Couto, Apareça! <O>
Por falar nisso, vou expor algumas perguntas sobre algumas estações da auxiliar encontradas, mas fa-lo-ei no tópico correto para Renan, Vinícius e cia.


DadoDJ escreveu:
Nina escreveu: Eu tbm achei essa praça e nao achei nada que lembrasse uma estacao. Alias eu to é passaeando por Nova Iguaçu, acho que pela linha cargueira e achei uma construçao que lembra um estaçao (posso ta enganada). Vou confirmar se sou só eu que to vendo isso ou é realmente parecida
Nina, encontrei um prédio em Miguel Couto que pode ser a estação, estou aguardando resposta deste meu amigo pesquisador ... o negócio é que se for mesmo o prédio, vai ser uma descoberta muito engraçada, depois eu explico o porquê ... aliás eu nem devia estar falando nada, vai que é "alarme falso" ... assim que eu tiver algo a respeito eu posto aqui no fórum ... mas eu ri um bocado com a imagem ...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Out 2010, 23:42

Novidades, pessoal ! Mas ainda não definitivas ... é o seguinte: o meu amigo e pesquisador ferroviário Edson Vander (que inclusive tem fotos cedidas por ele no livro do Hélio Suêvo) me comentou (mas não confirmou) que o local que eu assinalei é onde aproximadamente ficava a estação. Mas o que acontece é que ele foi ao local há 5 ou 6 anos atrás, e tudo está bastante mudado. Ele disse não ter certeza se o prédio indicado por mim é o prédio da estação, acredita que sim, mas como o dístico ficava voltado para o centro do terreno, ele disse não ter certeza absoluta, mas acredita sim que seja este prédio. Vejam abaixo:
Imagem
É o seguinte: eu acreditei ser este prédio verde pelo seguinte:
1-o sentido da edificação é paralelo ao antigo traçado da EFRdO, que passava no lado direito da foto, ao lado do poste atual.
2-notem que a parte inferior do prédio verde é nitidamente mais antiga do que a superior. Isolem esta parte inferior e vejam se não aparecem uma estação simples, estilo caixa. Adrianópolis também era neste estilo, pela descrição nos dada pelo dono do botequim que ocupa atualmente o local.
3-O Edson disse que quando foi ao local não existia a banca de chaveiro nem esse puxadinho onde está escrito "Xerox Revelação Fuji" Esse seria a tal ampliação feita no imóvel, além do segundo pavimento, que foi uma ampliação.
4-Ele também me disse que só dá pra ver o dístico (se der ainda) subindo na laje da casa atrás do prédio da estação.
5-Ele também me contou que no local disseram que na praça onde colocaram uma placa e um marco "homenageando" a estação, ficava um barracão da ferrovia, não a estação ! Que mico da prefeitura !
6-Atentem para o seguinte: Edson tem quase certeza que o local é este. Mas estou tentando marcar com ele uma data para podermos ir lá para confirmar. Novamente meus loucos horários não me permitem uma maior autonomia, mas em breve eu vou lá.
7-E finalizando: Edson tem a firme convicção de que a estação não foi demolida para construção da praça. E ele tem foto para provar a existência da estação ! ! !

Por enquanto é só ... em caso de novidades, posto aqui !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 15 Out 2010, 00:09

Engraçado, a tal praça onde o pessoal aqui mesmo tirou fotos e tem o pedestal falando que era ali a estacao miguel couto é bem afastada dessa possivel estacao.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante