[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 01 Nov 2010, 21:17

NANDORJ escreveu:Bom dia a todos. Tenho uma pergunta. Alguem por curiosidade foi verificar aqueles vestigios da Rio d'Ouro na Penha na Altura da Av Brasil, que foi uma descoberta do forista Rangel? Na altura do valao que ela corria ao lado, uma rua antes da estaçao de tratamento de esgoto da Penha. Sera o antigo abrigo e oficinas para composiçoes? Um abraço a todos.
Meu caro amigo Nando, você não pode sumir não. Contradições irão existir sempre. Eu acredito no que você fala a respeito da Rio d'Ouro. Perderemos muito com uma possível sumida sua.

Bom, vamos lá. quando vi a foto que o Dado postou, onde ao lado do Rio Acari tem trilhos ainda visíveis, posso agora afirmar categoricamente que são idênticos aos que vi na Av. Brasil. Até eu já estava começando a achar que estava vendo coisas demais, mas agora vi que são a mesma coisa.

Abraços
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 01 Nov 2010, 23:17

LRangel escreveu:
Bom, vamos lá. quando vi a foto que o Dado postou, onde ao lado do Rio Acari tem trilhos ainda visíveis, posso agora afirmar categoricamente que são idênticos aos que vi na Av. Brasil. Até eu já estava começando a achar que estava vendo coisas demais, mas agora vi que são a mesma coisa.

Abraços
Ôpa ... o negócio tá ficando bom !

okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Nov 2010, 15:58

Galera, informações quentíssimas ! ! !

Nem sei por onde começar, mas vamos a primeira delas:

Estão lembrados de que eu poderia ter cometido um equívoco em relação às plantas da SMU na região entre Vicente de Carvalho e Acari ? Pois bem, vamos aos fatos e fotos:
:lol:
PAA 3916 (Folhas 1 a 7). Nas plantas, o lado esquerdo aponta para Francisco Sá e o lado direito aponta para Pavuna (acho que aí foi onde me confundi quando chegou em Irajá):
Estação Del Castilho: notem que as linhas saíam de Del Castilho e cruzavam pro lado direito da avenida. Abaixo, na continuação, as linhas chegavam à Inhaúma
Imagem
Estação Del Castilho em destaque:
Imagem
Abaixo, após a Praça Constança, a linha fazia a curva e saía do eixo da Av.Automóvel Clube, do seu lado direito ainda:
Imagem
Detalhe da estação Inhaúma (reparem que não é mostrada a linha para as oficinas do Engenho de Dentro, que entrava na Rua José dos Reis):
Imagem
Continuando, a linha se aproximava novamente da Av.Automóvel Clube, na estação Engenho da Rainha, sempre do lado direito da via. Reparem na curva onde ficava Engenho do Mato:
Imagem
Detalhe da Estação Engenho da Rainha:
Imagem
Detalhe da curva em Engenho do Matto:
Imagem
Após, a linha dava uma "serpenteada" e seguia até Vicente de Carvalho. Vejam a posição da estação, da Av.Automóvel Clube e da Estr.Vicente de Carvalho, Reparem também que há um quadrado hachurado na plataforma da estação, o que sugere ser aquela construção nas fotos que postei do jornal "Última Hora". Na imagem da SMU a Automóvel Clube está à esquerda da linha e da estação. Reparei também que a praça projetada e construída no Largo de Vicente de Carvalho e a posição da estação em relação ao largo bate certinho com informações passadas pelo Nando. Outra coisa que reparei, tanto na imagem de Engenho do Matto quanto nesta, é que há uma linha traçada como se fosse uma retificação da linha ferroviária, que não sei se foi realizada. Vejam se conseguem reparar neste detalhe:
Imagem
(Notem que nas plantas expostas, o desenho superior vê-se primeiro, e abaixo é a sua continuação como se fosse lado a lado, seguindo em direção a Pavuna)
Detalhe ampliado da estação Vicente de Carvalho e arredores:
Imagem
Após Vicente de Carvalho, a linha passava para o lado esquerdo da Automóvel Clube, seguindo até Irajá, que ficava no ponto onde o Adenilson fotografou. Eu me equivoquei neste ponto, achando que a estação, e conseqüentemente a linha, ficasse do lado oposto !
Imagem
Detalhe de Irajá:
Imagem
Adiante, a linha "fugia" da Automóvel Clube, cruzando pro lado direito da via e chegando a estação Colégio. Não é brincadeira ... parece mesmo que a linha ferroviária fugia da avenida neste ponto !
Imagem
Vejam a foto da estação e a linha saindo pra direita:
Imagem
Detalhe da estação Colégio:
Imagem
Daí em diante, até Acari, a linha seguia pelo lado direito da Automóvel Clube. Depois postarei o trecho entre Acari e Pavuna, onde a linha cruzava novamente a via e seguia pelo lado esquerdo novamente ! Abaixo, as estações Coelho Neto e Acari:
Imagem
Detalhes das Estações Coelho Neto e Acari:
Imagem

Imagem
Todas as plantas apontam que foram desenhadas no ano de 1934.
(continua ...)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Nov 2010, 17:11

Continuando, e mudando um pouco o foco do assunto. Sábado estive no Centro da Cidade, na Rua do Mercado, para resolver alguns afazeres ... após, resolvi dar uma passada na Igreja São José. No caminho, uma imagem me chamou a atenção: na livraria Arlequim, na Rua Primeiro de Março, estavam expostos dois livros com mapas do Rio de Janeiro antigo ! ! !
Imagem
Entrei na hora na livraria e fui até o final dela. Perguntei á atendente que publicação era aquela e ela, meio desanimada, me disse que era um calendário de 2008, em comemoração aos 200 anos da família Real e da evolução Urbana. Como era de 2008, estava encalhado na prateleira e exposto na janela, pegando sol e empoeirando ! ! ! Cada mês deste calendário tem um mapa, sendo que o mais recente (do mês de dezembro) é de 2007. Pedi para dar uma olhada e eis que encontro o mapa abaixo:
Imagem
(Carta do Districto Federal - Elaborado pelo Serviço Geográfico Militar, hoje disponível no Instituto Pereira Passos. A data é de 1922 !)

Perguntei o valor e custava apenas R$ 20,00 ! ! ! Pessoal, ainda tinha dois exemplares quando saí de lá (lógico que comprei o meu). Quem quiser comprar, não demore pois vale a pena, a publicação é linda !

Pois bem, examinando o mapa vi que ele mostra váááárias estações e paradas da EFRdO e suas posições exatas (mais ou menos como imaginávamos realmente !). Acompanhem:
Imagem
^^ Estações/Paradas neste trecho: Caju, Rua Bella e Benfica. Sendo assim, Benfica e Alegria me parecem mesmo ser a mesma estação.
Imagem
^^ Continuando, as estações mostradas são Praia Pequena, Venda Grande, Liberdade e Inhaúma (EFRdO); Del Castilho, Cintra Vidal e Terra Nova (Linha Auxiliar); e Amorim (EF do Norte).

Agora atentem para os detalhes:
1-Neste mapa, além das vias rodoviárias e ferrovias, também estão mostradas as linhas de bonde (uma linha semelhante a essa: _._._._).
2-Há uma linha de bonde correndo paralela à EFRdO na Av.Suburbana, e que entra na Av.dos Democráticos !
3-Na planta postada pela Nina tempos atrás reparem que apenas está desenhada uma linha (duas, que se juntam em uma ao entrar na Democráticos), que seria da EFRdO.
Imagem
Mas reparem: quem for ao local hoje verá que os trilhos da EFRdO que ainda estão lá ficam do lado direito da Avenida Suburbana, no sentido Del Castilho. E esta disposição da EFRdO é mostrada no mapa de 1922 também. Ou seja: entre o viaduto de Benfica e a Av.dos Democráticos, a linha de bonde seguia à esquerda e a EFRdO seguia à direita na Av.Suburbana. Sendo assim, a linha que entraria na Av.dos Democráticos, na foto postada pelo Adenilson (vejam abaixo) sugere ser mesmo de bonde, pelas informações dadas, não pela aparência, que continua sugerindo ser linha ferroviária !
Imagem
O Adenilson disse o seguinte: dificil ser linha de bonde pois o boleto dos trilhos é diferente, há brita e uma elevação no leito, que sugere ser um leito ferroviário. Além disso, ao fundo há uma composição de passageiros, pelo menos é o que parece ... pois bem, vejam as fotos abaixo:
Imagem
^^ Bonde de Santa Teresa chegando à Estação Carioca. Reparem que o leito é semelhante ao da foto da Av.ddos Democráticos, com brita e pouco elevado.
E o fato de uma composição de passageiros estar circulando, vista ao fundo da foto ? Bem ... será que não poderia ser esta abaixo ?
Imagem

Agora, antes que perguntem: onde está a rêde aérea do bonde ??? Não sei responder ... isso é o que faltava para fechar o quebra-cabeças, mas a rede aérea não aparece na foto da Av.Dos Democráticos. Das duas uma: ou o leito realmente era ferroviário e depois foi aproveitado para tráfego de bondes (mas as bitolas são diferentes nas fotos ! ! !); ou então a linha realmente era de bonde, mas de tração animal ... fato que não acredito ...

O que acham disso tudo ???

Bom, se segurem nas cadeiras porque ainda tem mais ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Nov 2010, 17:45

Semana passada um comentário do forista Luís (LRangel) me deixou intrigado. Ele afirmava que viu trilhos na Av.Brasil, na altura da Penha, e que estes poderiam ser da EFRdO (Ramal da Penha ou Maria Angu) que realmente passava naquela região, até a construção da Av.Brasil, nos anos 1940. Pois bem , hoje aproveitei que estava perto e dei uma caminhada por lá, na beira daquele fétido canal que separa a avenida das instalações da Marinha. Baseado nos mapas que conhecemos, eu sabia que a linha e o Porto de Maria Angu ficavam na altura da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Penha. Pois bem, desci do ônibus naquela altura e caminhei até o Viaduto Engenheiro Lourenço Abreu Jorge, beirando o canal. Não encontrei nada ! Achando estranho o fato, e não acreditando que o Luís pudesse ter se confundido (ainda citou a ponte da EFRdO em Acari como semelhante ao que ele havia visto ali), caminhei no sentido inverso até a ETE novamente. Não encontrando nada, resolvi voltar novamente no sentido de subida para alcançar a passarela, atravessar e ver a ETE. Neste caminho eu aproveitaria e procuraria algum detalhe que passasse despercebido. Só que reparei que a passarela no sentido de subida da Av.Brasil era muito longe. Então resolvi pegar o sentido contrário ... santa decisão ! Alguns metros a frente, encontrei algo muito peculiar ...
Imagem
Achei esta madeira muito semelhante a um dormente ... mas que confusão ... o que um dormente estaria fazendo ali, já que o porto de Maria Angu ficava distante uns 800 metros, pelas nossas estimativas e pelos mapas que indicavam isso ?
Imagem
Quando levantei o olhar adiante, quase caí pra trás ! ! !
TRILHOS CRUZANDO O CANAL ! ! ! Não era delírio ! Realmente havia trilhos ali ! ! !
Imagem

Imagem

Imagem

Reparem que existe uma pequena escada do lado de lá, no final dos trilhos, e do lado de cá acho que era a mesma coisa:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pessoal, agora minha mente fundiu ... que trilhos são estes ??? Seriam do ramal da Penha (Maria Angu) ? Seriam de alguma linha militar ? Seriam do ramal do Matadouro da Penha ? Porque mesmo após a construção da Av.Brasil e do canal e aterro, a linha permaneceu lá ? Será uma linha ferroviária apenas para travessia do canal ? Hoje mesmo vou postar estas fotos em meia internet para ver se alguém consegue me responder isso ! Sinistro ! ! !

Ah, e não posso deixar de agradecer ao Luís (LRangel) pela dica ... show de bola, cara ! ! ! Valeu mesmo ! ! !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Nov 2010, 23:44

Bom, um mistério foi desvendado ... estes trilhos que vi na beira do canal na Av.Brasil são restos de uma ponte rolante pertencente à ETE da Penha, utilizada para retirada de resíduos no canal, e que funcionou na década de 1970. Informação dada por um amigo do Orkut.

Agora como isso funcionava eu não sei ...

:ttn:

Bom, menos mal ... eu já tava ficando maluco em descobrir onde tinha errado no percurso da EFRdO Ramal da Penha para aqueles trilhos estarem lá ... mas a possibilidade existia, por exemplo, da divisão de obras ter utilizado o ramal para transporte de material para o aterro etc ... essa seria apenas uma utlidade da linha, que poderia ser ampliada também, atravessando o canal.

Beleza, temos pelo menos uma resposta ! Agora para as outras questões ...
:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 09 Nov 2010, 00:00

Olha, preciso confessar uma coisa: Achei que eu estava errado pelo calor da coisa. Vou dizer porque. Adoro ferrovias desde pequeno, tudo que está ligado a ferrovias me interessa. Meus conhecidos me chamam de doido por gostar disso. Comecei a pesquisar na net +/- 4 anos e achei um monte de "doidos" iguais a mim. Muitos até mais que eu. A RdO foi a ultima ferrovia que passei a acompanhar. quando conheci esse site, não imaginava que iria aprender tanto da RdO.

Bom, voltando. quando vi aqueles trilhos alí, (confesso que já os tinha visto antes, mas precisava de um "sinal", que foi a foto do Dado do Rio Acari) não imaginei de cara que pudesse ser algo concreto. Fiquei com pé atrás justamente pela localização que conhecíamos do Ramal da Penha. Mas a foto do Dado me mostrou que se tratava sim da RdO.

Nesse momento estou muito feliz, pois vejo que estamos escrevendo uma história que jamais poderia cair no esquecimento. Uma história que nossas autoridades sepultaram sobre concreto e asfalto. Uma história que a população que se aproveitou de seus finados leitos (não por maldade, creio eu, mas pra ter um pedaço de chão) não tinha idéia de que os governantes a colocaram de lado. Que está sendo feita por pessoas comuns, sem interesses financeiros e que querem deixar de legado (mesmo não vivendo de fato os aureos tempos) que o passado tem sim que andar de braços dados com o presente e futuro.
Editado pela última vez por LRangel em 09 Nov 2010, 00:04, em um total de 1 vez.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...

Avatar do usuário

LRangel
USUÁRIO JR
Mensagens: 171
Registrado em: 06 Jun 2010, 03:11
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por LRangel » 09 Nov 2010, 00:04

^^ ^^
DadoDJ escreveu:Bom, um mistério foi desvendado ... estes trilhos que vi na beira do canal na Av.Brasil são restos de uma ponte rolante pertencente à ETE da Penha, utilizada para retirada de resíduos no canal, e que funcionou na década de 1970. Informação dada por um amigo do Orkut.

Agora como isso funcionava eu não sei ...

:ttn:

Bom, menos mal ... eu já tava ficando maluco em descobrir onde tinha errado no percurso da EFRdO Ramal da Penha para aqueles trilhos estarem lá ... mas a possibilidade existia, por exemplo, da divisão de obras ter utilizado o ramal para transporte de material para o aterro etc ... essa seria apenas uma utlidade da linha, que poderia ser ampliada também, atravessando o canal.

Beleza, temos pelo menos uma resposta ! Agora para as outras questões ...
:WK:
^^

Caramba, desconsiderem meu comentário então. Ficou até bonitinho, mas caiu por terra. Um mistério a menos.
Abraços

LRangel

Serra da Estrela: Fascinante e misteriosa. Um dia ainda volto lá...


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 09 Nov 2010, 22:55

http://www.ipahb.com.br/transpor.php#riodouro

Bom, não sei se vocês conheciam esse site, senão ai vai..
Não lembro de ter visto ele por aqui.
É do Instituto de Pesquisas da Baixada e conta um pouco sobre a EFRD, e os ramais que partiam de Belford Roxo.
Já tem alguns anos que ele está no ar; queria saber onde que é essa foto que aprece logo abaixo do título. Pensei que poderia ser saindo da Vila Rosali e indo para Agostinho Porto, num curva que parece com a de hoje. Mas enfim poder ser qualquer trecho da EFRD. b )

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Nov 2010, 08:28

Já conhecia este site ... ele traz informações que já vi em outros sites (que provavelmente copiaram deste). Mas foi muito oportuno a indicação deste site, ele é muito bom !

Como a própria bibliografia no final da página diz, muitos trechos do texto foram retirados do livro de Max Vasconcellos (Vias Brasileiras de Comunicação). Este livro encontra-se para consulta na Biblioteca Nacional. Recomendo a leitura !

Esta foto seria do trem saindo de Mantiquira e indo em direção a Xerém. As casas atrás na foto seria a estação. Só que até hoje não tive confirmação dessa informação, mas extra-oficialmente seria isso: estação Mantiquira.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Nov 2010, 13:20

Sei o que vi no periodo de 1978 a 1980, mas cada um confia nas suas provas e no que seus olhos veem. Apartir de hoje serei apenas um espectador desse forum. Nunca disse que sabia tudo, mas o que me motivou a estudar sobre a Rio d'Ouro foi minha infancia em Vicente de Cavalho vendo os remanecentes da Rio d'Ouro, no mais so isso

Engraçado ele confirma a versao do meu pai que havia bitola larga do meio para o final dos anos sessenta, confirma a eletrificação da Francisco Sa, mas e contrario a meu testemunho do fim dos anos setenta, depois dessa fuiiiiiii[/quote]

Preclaro Nando!
Em relação a sua explicação, realmente eu entendi errado, mas não foi por falta de leitura. Eu poderia ler 1000 vezes e interpretaria como eu o fiz.
Acho talvez tenha sido o jeito que você escreveu.
Não entendi quando você se referia ao lado oposto da foto.
Quanto a direção da foto, estamos em concordância então.
Se foi o que eu entendi e se não interpretei errado de novo, em relação ao fotógrafo estar mais próximo a borda da direção Tomás Coelho, eu discordo.
Pela foto do site do Ralph, o cara parece estar a uns 20 m do fim da plataforma e pelo tamanho da mesma no mapa em relação à praça de V.Carvalho, deve ter quase uns 100m de plataforma atrás do fotógrafo e sendo assim, ele estaria mais próximo da borda voltada para Irajá.
A minha interpretação sobre o ponto de ônibus é quem realmente é apenas um ponto. Tem até gente aguardando o busão lá.
Não consigo ver essa estrutura (foto do Ralph) como algo pertencente à estação, pois existe até um espaço entre ela e a plataforma.
Aliás de acordo com foristas do site zona norte, existia uma valeta apelidada de "mata burro" entre a plataforma e a rua, que servia de obstáculo para as pessoas burlarem a bilheteria, mas esse espaço existia apenas ao longo da plataforma.
Independente de concordâncias e discordâncias, a sua opinião, depoimento e participação aqui no fórum é muito respeitada por mim e tenho certeza que por todos.
Quando entramos em um fórum, temos que estar preparados para concordâncias, discordâncias e/ou contestações.
A forma com que o amigo discorda de alguém, às vezes expondo em letras maiúsculas, que o colega está errado não está em concordância quando alguém discorda de você.
Para mim e 99% das pessoas que lerem os depoimentos vão interpretar o Dado postou esse depoimento, não para confronta-lo e sim apenas dar ferramentas a todos do fórum, inclusive você, para montar o quebra-cabeça sobre a Rio D'ouro.
O seu depoimento é muito respeitado, assim como o do seu pai, mas vocês tiveram informações pontuais (cada um na sua época) do momento que viveram e tudo isso serve para elucidar a história de uma ferrovia extremamente complexa.
Volte a participar Nando, pois isso é muito importante e não fique chateado quando alguém discordar de você.
Um grande abraço!
Editado pela última vez por Adenilson em 11 Nov 2010, 23:13, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Nov 2010, 13:46

Dado,
Eu percebi que o fórum voltou há mais de uma semana, mas agora foi que surgiu uma brechinha para responder.
Vários aspectos a comentar.

1) Obrigado pela dica do mapa. Passei lá e comprei o meu.
Engraçado foi ver o nome Del Castilho (Auxiliar) e Liberdade (Rio D'ouro) postados na mesma época, no mesmo mapa e lado a lado.
2) Sobre a linha de bitola larga utilizada pela Leopoldina, vale salientar que essa foi a última linha de subúrbios a ter a bitola alargada (por volta de 1965 de acordo com as fotos do livro do Hélio) e portanto, a Rio D'ouro (subúrbios do RJ) já estava na iminência de acabar, tendo havido um período mínimo que esta foi contemporânea da bitola larga da Leopoldina.
3) Sobre o ramal de Del Castilho, cujo depoimento você colheu do Maurício como uma linha sem saída apenas para manobra de locomotivas, isso pode ser verdade, mas essa linha deve ter a mesma que ia até a Rua José dos Reis. Quando o Maurício deu o depoimento para você, talvez ele estivesse se referindo a uma época que esse trecho passando pela José dos Reis já tivesse sido erradicado, ficando a linha extra sem saída.
As duas coisas podem ser verdade e não vejo inconsitência entre ambas, se acatada a idéia que foram em momentos diferentes, mas é apenas uma opinião minha.
4) Sobre a possível estação de V.Carvalho, vou tentar fazer umas alquimias digitais para ver se descubro algo.
5) Sobre o "ramal" da Democráticos, continuo tendo a mesma opinião. Depois vou postar umas fotos aqui somente sobre esse tema.
6) E sobre o Nando, acredito que você tenha contato com ele através do MSN e talvez você possa conversar com ele que ele não deve ficar tão chateado quando alguém não concorda com ele e que a participação dele, assim como a de todos, é muito importante.

Valeu! okk


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 11 Nov 2010, 23:33

Dado e pessoal,
Como eu já expus, eu estava acompanhando o retorno do fórum, mas estava sem tempo.
Vou mostrar agora o porquê de estar com a pulga (pulga essa com o tamanho de um trilobita) atrás da orelha sobre aquela foto da "Av. Democráticos" que postei.
O ano dessa foto é 1928, segundo informações do Portal Augusto Malta, ou seja, 10 anos antes das fotos que já postei, e a avenida estava sendo pavimentada.
Como pode? 10 anos para pavimentar uma avenida!!!!
Vejam como é diferente daquela foto que postei e existe muito comércio.
Desculpem pela imagem, mas tive que fazer umas alquimias digitais para minimizar a marca d'água.
Esse trecho parece estar próximo a Bonsucesso.
Depois vou ver se consigo outra foto de outro ângulo da mesma avenida.

Tomara que em breve esse "mistério" seja elucidado.

Um abraço a todos.

Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Nov 2010, 00:46

É verdade, Adenilson ... muito estranho o fato se compararmos as fotos e em épocas diferentes.

A primeira foto mostra os trilhos ao lado da avenida (que ainda os considero como trilhos ferroviários) em uma zona rural, sem praticamente nenhuma edificação a vista. E esta segunda foto mostra a mesma avenida, mas dez anos antes da primeira, e com várias edificações sendo vistas ... tudo bem que "teoricamente" são em pontos diferentes da avenida (a primeira seria próximo à Av.Suburbana e a segunda foto mostraria as proximidades de Bonsucesso), mas será que este trecho da primeira foto ficou assim tão rural por todo este tempo ?

Infelizmente me esqueci de analisar o relevo relativo a primeira foto. Até hoje não vi isso, que absurdo ! Lembrei agora, assim que puder vou dar uma comparada no "antes e depois" da região. Me perdoem ...

Mudando de assunto, encontrei mais uma fonte de pesquisa histórica sobre o Rio de Janeiro: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Há exemplares muito antigos a disposição para leitura e download, vale a pena a pesquisa. Mas adianto que cada exemplar é normalmente dividido em duas partes, e cada parte tem em média 40mb de tamanho e 430 páginas. Já dei uma lida em 3 exemplares e qualquer novidade vai estar aqui no fórum !

Link: http://www.ihgb.org.br/rihgb.php?s=p
<O>
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 12 Nov 2010, 16:31

Essa foto da Av.dos Democráticos é um baita enigma ... vou fazer o seguinte: hoje quando eu chegar em casa vou enviar esta foto para alguns amigos, fãs ferroviários, ex-ferroviários e estudiosos do assunto ... alguma resposta, ou pelo menos alguma pista tem que surgir, não é possível ! ! !
hmy
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Nov 2010, 21:13

Pessoal ... tenho algo muitíssimo intrigante para falar. E além de ser uma baita reviravolta em um assunto que provavelmente estaria encerrado, pode ser uma boa sugestão do enigma da Av.dos Democráticos ! Vejam:

Semana passada, como os amigos foristas já sabem, estive a procura dos trilhos vistos e apontados pelo forista Luís (LRangel) em algum ponto da Av.Brasil, na altura da Penha. Pois bem, o assunto parecia encerrado com o fato de amigos meus no Orkut terem indicado que estes trilhos se tratavam de componentes de uma "ponte móvel" usada no local. Não fiquei convencido disso, assim como alguns membros do Orkut também. Primeiramente um membro me respondeu que esta ponte era utilizada pela ETE (Estação de Tratamentos de Esgoto) da Penha para transporte de resíduos para o canal ou do canal. Peraí ! Mas a ETE fica a uns 500, 600 metros de distância destes trilhos, e do outro lado da Av.Brasil ! ! ! Então botei mais lenha na fogueira e perguntei como funcionava esta ponte. Então me foi respondido que era uma "ponte móvel" utilizada pela Marinha (que possui terrenos e instalações em frente) para travessia de soldados e oficiais, e esta mesma ponte era recolhida a noite. Isso na década de 1970. Enfim, a "ponte móvel" era da ETE ou era da Marinha ??? Ainda não me responderam ... muito estranho, não ? Se hoje existem diversas pontes atravessando o canal, para que esta "ponte móvel" ??? Então dei minha cartada final, ou era verdade ou neste angu tinha caroço: analisando a região por imagem de satélite vi algo muito estranho: do lado oposto da Av.Brasil há vários mercados atacadistas e depósitos. Atrás destes, existe uma rua estreita, SEM NOME e aparentemente particular, servindo de estacionamento comercial. Foi aí que me deu um estalo !
Lembrei do igualmente obscuro Ramal do Matadouro da Penha, ramal este que muito se fala, mas pouquíssimo se tem os detalhes. Provavelmente foi administrada pela Leopoldina. Pois bem, lembrei de uma das pouquíssimas informações que ouvi falar. Pesquisadores me disseram que esta linha passava por onde hoje é o campo do Olaria FC na Rua Bariri, mas não nesta rua e sim pelo estádio, que ainda não havia sido construído. Próximo ao estádio existe uma rua, aparentemente particular ou comercial, que NÃO TEM NOME. Provavelmente serve aos depósitos de mercados da região como estacionamento de caminhões. Pois bem: juntei tudo que eu imaginava no local: a Praça Marechal Maurício Cardoso que tem maior aparência de um triângulo ferroviário, o campo do Olaria FC, a rua sem nome ali próxima e os trilhos que fotografei no canal da av.Brasil. Pessoal, impressionante, mas se traçarmos uma linha desde a Praça (pertinho da linha da antiga EF Leopoldina) até os trilhos do canal, dá uma LINHA RETA ! ! ! :WK: Apenas na Av.Brasil é que há uma pequena curva ... mas o restante do trajeto seria quase totalmente reto. Vou montar um diagrama no Google Earth e postar aqui daqui a pouco.
Mas a história ainda não acabou ! ! !
Supondo, mas apenas supondo pois não há nada confirmado ... digamos que os trilhos terminassem nas instalações da Marinha, atravessando o canal na Av.Brasil. Se seguirmos por estes trilhos (se a hipótese for verdadeira), atravessaríamos a Av.Brasil, atravessaríamos um depósito de mercadorias, seguiríamos pela rua sem nome, atravessaríamos o campo do Olaria FC, chegaríamos à Praça Marechal Maurício Cardoso e ... chegaríamos à antiga Estrada da Penha ! ! ! Que como todos nós sabemos, foi renomeada posteriormente em alguns trechos e um destes trechos é a ... Av.dos Democráticos ! ! !
Parece muita especulação fantasiosa, mas ... vamos investigar !
Outra coisa que quase me esqueço: o Guilherme aqui do TGVBR já viu trilhos fincados do outro lado oposto da Av.Brasil,na frente de um destes depósitos, então teoricamente os trilhos atravessavam a Av.Brasil ! Ou então não atravessavam, mas funcionaram por ali antes da construção da dita avenida ...
Mistérios ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Nov 2010, 21:32

Vejam as imagens de satélite e a hipótese da linha:
Imagem
^^ Saindo da antiga Estrada da Penha, que neste trecho tem o nome de Rua Uranos (mas na parte inicial é a Av.dos Democráticos !), a estrada cruzava a EF Leopoldina e chegava à misteriosa Praça Marechal Maurício Cardoso, que pelo formato parece muito com um triângulo de manobra ferroviário.

Imagem
^^ Chegando à praça, a suposta linha seguiria em linha reta paralelamente à Rua Bariri. Note que a suposta linha cruzaria onde hoje é o campo do Olaria FC. Reparem que ao cruzar a Rua Noêmia Nunes, a suposta linha seguiriapor uma rua sem identificação, característica de alguns logradouros ex-ferroviários, que foram linhas férreas e após a extinção destas linhas, tornaram-se ruas mas sem identificação. Lembrem-se da via em Benfica, pertencente à CEDAE, que liga a R.Pref.Olímpio de Melo ao Largo de Benfica. Esta pequena via, particular da CEDAE, não tem nome !

Imagem
^^ No trecho final, ainda em linha reta e agora paralela à Rua Nair, a suposta linha ferroviária chegaria à Av.Brasil e ao canal onde fotografei os "trilhos" ...

Agora, cabe analisarmos as informações ... será que tem algo realmente ferroviário nesta região ? Se a hipótese se confirmar verdadeiramente ferroviária, esta linha seria a outra ponta do misterioso ramal da Av.dos Democráticos !
Mas vou conter os ânimos ... não há nada confirmado nisso tudo ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 15 Nov 2010, 17:31

Dado e pessoal:

Algumas informações e fotos adicionais:

1) Mudança do nome de Estra. Penha para Av. Democráticos: 20/11/1923.
2) Inauguração do Estádio do Olaria Atlético Clube: 06/04/1947.
3) Mapa de 1928 que você (Dado) postou: A Av. Democráticos ia até a Penha com esse nome.
Favor Dado, se você puder, mande-me o link desse mapa.Imagem

Imagem

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Nov 2010, 20:12

app
Caramba !
Esta foto da Av.dos Democráticos é fantástica !
Tenho que identificar o relevo da região, agora ou nunca !
b )
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Nov 2010, 20:47

Não consegui nada pelo Google Street View ...
:(
O máximo de relevo semelhante que encontrei foi na Rua Uranos, em direção à Av.dos Democráticos. Há muitas casas tapando visão, o que dificulta a identificação da paisagem ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante