[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Nov 2010, 21:36

Hehehehehe ... falou tudo Adenilson !

Este morro é nossa galinha dos ovos de ouro !

Vou verificar todos os morros na região para ver se algum se assemelha ao da foto ...

Esse morro que botei pra comparar com a antiga, a impressão é essa mesmo que tentei passar: se for este morro, a parte do relevo que devemos comparar seria a continuação dele pra direita.

Agora, impressionante, mas com todas as fotos que temos publicadas aqui, fica cada vez mais dificil encontrar as respostas.

Em outras palavras, quanto mais pistas, mais perdidos ficamos !

Mas isso vai mudar ... vou "cair dentro" desta pesquisa !

Com certeza em breve teremos novidades ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 17 Nov 2010, 22:11

Boa noite a todos, achei maravilhoso o relato do forista Amaral, mas surgiu uma duvida, percebi um hiato temporal entre os dois ramais. Nao duvido que houve dois leitos diferentes, mas todos sabem que o ramal da Penha e de 1890 e em mapas colocados aqui pelo Dado e a Nina, esse ramal ainda existia em 1928. A pergunta que nao quer calar, coexistiram juntos esses dois leitos? Ou o ramal do Matadouro e um remanecente do antigo ramal da Penha da Rio d'Ouro? Todos aqui sabem de uma nota posta aqui pelo Dado de um diario oficial, que na qual a Inspetoria de Obras Publicas autoriza a Linha Norte da Leopoldina a ligar e compartilhar trilhos do ramal da Penha com a Rio d'Ouro apos o cruzamento de ambas(nao sera o interesse dessa ferrovia em atender esse matadouro com carga viva oriunda de Minas Gerais?). Ou seja e obvio q a Leopoldina se ligaria a esse ramal com trilhos partindo da sua estaçao na Penha. Concerteza ela tinha um trecho de trilhos so seu, que depois se juntava com o ramal da Penha da Rio d'Ouro. Em sintese o ramal do Matadouro nao seria o ramal da Penha herdado pela Leopoldina(com o trecho de Vicente ate a Linha Norte suprimido, trecho final ate o Mariangu suprimido, e com os trilhos partindo da estaçao da Penha com a devida permissao da Inspetoria de Obras Publicas)? Modificado parte de seu leito, grade, etc para melhor atender o Matadouro da Penha, ja que seu trecho final ja era desnecessario pois o porto Mariangu ja havia sido aterrado com as obras da Av Brasil?

Seria uma ideia meio luzitana dois ramais começando e terminando tao proximos.Pra que a Leopoldina construiria esse ramal? Ainspetoria nao autorizou a mesma a usar? Com o fim do ramal da Penha ela nao seria herdeira natural? opssss sou meio luzitano também :lol:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 17 Nov 2010, 23:11

Vou verificar todos os morros na região para ver se algum se assemelha ao da foto ...

Dado, apenas uma observação: O Morro de Bonsucesso é o mesmo que tem algumas construções em cima e onde está sendo feito o teleférico para o Alemão a partir da estação de Bonsucesso.
Isso pode ter mudado um pouco visualmente o cume do morro.

O Morro de Bonsucesso não é alto. Se for o mesmo, o local da foto está perto do morro, porém se o morro estiver mais longe, trata-se de um morro mais alto, podendo ser parte do complexo do Alemão ou o morro que fica em Engenho da Rainha.

Sobre o mapa cujo link voc disponibilizou, eu já tinha baixado. O problema foi que não consegui uma resolução igual a sua.

Valeu! okk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 00:38

Infelizmente não pude procurar algum morro que se parecesse com a da foto antiga. Não deu tempo ... mas amanhã vou continuar na busca ! O que o Adenilson falou faz o maior sentido ... foi o que eu falei, eu estava forçando a barra. Pela distância aparente na foto, o morro parece ter uma altura diferente da imagem atual que postei.

Em relação ao que o Amaral falou sobre o Matadouro e a observação que o Nando postou depois, faz sentido também, mas temos que verificar isso. Resumindo, o Nando acredita que o ramal do Matadouro e o ramal de Maria Angu coexistiram e mais: teve ligação entre eles ! Vamos pensar no seguinte:
1-Em um primeiro momento (1890, digamos ...), havia um cruzamento entre a EF do Norte e a EFRdO Ramal de Maria Angu. Este cruzamento não permitia tráfego mútuo entre eles.
2-Instala-se o Matadouro da Penha, e seu respectivo ramal, saindo da Rua Leopoldina Rêgo, próximo ao atual Mercado Extra.
3-Em determinado ano (que não me lembro agora mas já postei um relatório falando sobre isso, vou tentar encontrar e postar aqui), a Leopoldina obteve autorização para utilizar o ramal de Maria Angu, entre a EF do Norte e o Porto de Maria Angu. A Leopoldina fez uma ligação a partir da sua própria Estação da Penha, como nas imagens que fiz abaixo:
Imagem
^^
Em preto, a linha da EFRdO Ramal de Maria Angu
Em azul a EF do Norte
Em amarelo a ligação que a Leopoldina fez para utilizar o ramal de Maria Angu, conforme as fotos feitas por mim abaixo, todas na região marcada como círculo vermelho:
Imagem
^^ Chegando na Estação da Penha, vindo de Duque de Caxias. O espaço à esquerda era da linha métrica que antes existia (a Supervia retirou os trilhos !). Após a estação, nesta linha da esquerda era onde existia a ligação com o ramal de Maria Angu.
Imagem
^^ Estação Penha (EF do Norte - Atual Ramal de Saracuruna da Supervia)
Imagem
^^ Aqui começava a ligação com Maria Angu ...
Imagem
^^ ... que descia aqui !

E depois que as linhas se "encontravam" ? Bom, acreditamos que a Leopoldina e a EFRdO tenham utilizado o trecho entre a Penha e Maria Angu simultaneamente. Em determinado ponto, provavelmente próximo à estação Fazenda Grande, foi implementado algum tipo de AMV ou desvio para que a Leopoldina pudesse alcançar o seu ramal do Matadouro, contornando o morro que existe até hoje na região; e a EFRdO pudesse também manobrar seus trens para chegar ao porto ! Então, no fim das contas, o final do ramal do Matadouro, que o Amaral não soube especificar onde ficava, poderia realmente não ter final, e sim uma ligação que chegasse até Fazenda Grande, onde encontrava com a EFRdO e chegava-se até a Penha.
Conversei com o Nando hoje sobre esta hipótese ... ao mesmo tempo que parece fantástica, acredito que tenha e faça sentido ... temos que nos aprofundar nas pesquisas, envolvendo ao mesmo tempo, fotos, plantas antigas, relatos e registros públicos sobre toda a região !
Apesar do tópico ser da EFRdO acho que não há problemas em debatermos sobre este ramal da Leopoldina aqui, certo ? Se q suspeita do Nando se confirmar, este ramal seria um "irmão menor" da EFRdO Ramal de Maria Angu ...
:D
Então, o que acham disso tudo ?

Obs.: não tem jeito ... vamos estourar o limite de tráfego do servidor do site outra vez !
:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 00:44

Ainda sobre o ramal da Penha ... um documento interessante (e que já foi falado por nós há pouco) de 1905:
Imagem
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 12:23

Complementando a nossa hipótese: se realmente a Leopoldina tiver feito uma ligação do pátio inferior da estação Penha com a linha de Maria ngu da EFRdO, provavelmente esta linha sairia por este local, da direita para a esquerda, na Rua Nicarágua, mesma posição da última foto que fiz de dentro do trem, na mensagem lá em cima:
Imagem
(Foto do Google Street View)
Note que ainda há alguns postes antigos, convivendo com a Rede aérea da Supervia.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 18 Nov 2010, 13:08

Deixa eu tentar ir por partes.

Nando, sobre a coexistência dos ramais, não tenho certeza. Porém com certeza ambos existiram distintamente. Pode até ter havido um aligação entre eles após a elevação da fazendinha no trecho final, mas acho improvável, porque após a elevação da fazendinha já era faixa de areia.
O ramal de Maria Angu passava próximo, mas não dentro da área do matadouro. Passava em torno de 600m ao seu lado. Tenho 99% de certeza que o Ramal de Maria Angu foi desativado por completo, no máximo em 1940, época em que o porto já havia sido desativado porto e estava em andamento o aterramento para construção da Av. Brasil.

O ramal do matadouro, existiu até mais a frente, década de 50 provavelmente, época em que o matadouro ainda funcionava e os vestígios da linha existiram até o loteamento da área no final da década até início da de 70 (inclusive ainda hoje existem "fradinhos" fincados em algumas calçadas da área que nada masi são do que trilhos ferroviários). Talvez aí é que esteja o hiato temporal. Será que o ramal do matadouro foi construído após a desativação total do ramal de Maria Angu em fins da década de 30 ou início da década de 40?

Dado, o seu mapa da ligação entre a Leopoldina e o ramal Maria Angu tem lógica. A única coisa que pode parecer estranha ali é que a linha da Leopoldina é bastante elevada em relação a Rua Nicarágua/Rua Leopoldina Rego (ali é a fronteira entre as duas), mas essa foto do portão azul aberto postada por você agora mostra nitidamente o que deveria ser a saída do ramal. Lembrando que naquele ponto é onde a Antiga Estrada da Penha retornava para o outro lado da linha férrea, atravessando do trecho posteriormente chamado de Rua Leopoldina Rego para o trecho posteriormente chamado de Av. Brás de Pina exatamente na direção desta última foto.
A foto deste link a seguir é exatamente deste ponto: http://fotolog.terra.com.br/luizd:2116 . É impressão minha, ou há uma linha se desviando à esquerda?
Detalhe, a linha métrica continua existindo por ali e é exatamente a que aparece nas suas fotos. Os trilhos arrancados (de triagem em diante a uns 10 anos atrás) são de uma 3ª linha de bitola larga auxiliar que passava rente ao muro, do outro lado da plataforma que aparece nas fotos.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 13:55

É ... realmente parece que há uma linha "saindo" do leito, na parte inferior da fotografia ...
Imagem
O mesmo local seria este abaixo, atualmente ?
Imagem

Falando sobre a linha ferroviária ... não eram duas de bitola métrica, naquele trecho, e agora apenas uma ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 18 Nov 2010, 14:22

A foto antiga é deste local mesmo. O antigo cinema deu lugar à agência da CEF.

Tenho certeza que era uma linha de bitola larga que foi retirada. Passava por cima dela por uma passarela todos os dias...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 14:58

Então, Amaral ... fica então descartada a possibilidade de os dois ramais (Maria Angu e Matadouro) terem algum ponto em comum (no final de Maria Angu, uma ligação contornando a Fazenda Grande) ? Devido ao fato de ali já ser terreno arenoso, próximo à Baía de Guanabara ?

Mas então porque será que a Leopoldina quis e obteve autorização para operar seus trens no trecho Largo da Penha-Porto de Maria Angu ? Com qual finalidade ? Estranho ... dois ramais muito próximos ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 18 Nov 2010, 15:16

Será que a permissão foi dada por causa da erradicação do restante do ramal? Ou, mais provavelmente, porque o ramal do matadouro ainda não existia, e como eu postei mais cedo, o ramal do matadouro tenha sido criado apenas após a erradicação completa do ramal do matadouro com o fim do porto no final da década de 30?

Corrobora para isso o fato de que o ramal de Maria Angu passava próximo ao matadouro, mas não nele. Além do que, na década de 40, o porto foi extinto, foi construído o IAPI entre o seu leito e o matadouro e o ramal de Maria Angu era muito mais longo do que o simples desvio em linha reta do ramal do matadouro. Esses fatores podem ter levado a construção do ramal novo que operou por apenas 10/15 anos e por isso dele ser tão obscuro e nunca estar representado em mapas. O ideal seria um mapa do final da década de 40.

Pelos maps que vocês já analisaram, vocês tem idéia do hiato de tempo em que o ramal de Maria Angu foi desativado? Até 1929 eu sei que funcionava, agora em qual parte da décade de 30 ele foi interrompido eu não sei.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 15:38

Esta planta de 1928 é muito curiosa, pois mostra muitos detalhes em pequeno trecho:
Imagem
Nesta região abrangida podemos ver:
1-Parte do ramal circular da Penha
2-A linha da EFRdO passando NO MEIO da Av.Brás de Pina. Segundo um amigo de Orkut, a linha da EFRdO passava no meio da avenida, sem muros, sem nada, como a linha ferroviária da FCA em Além Paraíba-MG e Recreio-MG atualmente.
3-O relevo do Morro da Penha, que como o Amaral corretamente falou, influenciou no trecho da R.Leopoldina Rêgo em curva, onde mais tarde consruira a praça em formato "triangular", semelhante a um triângulo ferroviário, mas que não era.
4-A linha da EFRdO passando entre os quarteirões, exatamente como descrito anteriormente por nós e traçado no Google Earth. Aliás, a "cicatriz" deixada por esta linha é mais dificil de perceber do que a do ramal do Matadouro. Não sei como que eu percebi este e a do Matdaouro não ...
5-Notem o pequeno pátio ferroviário de manobras (me lembra muito o de Vila Inhomirim atual - foto abaixo) quase no porto de Maria Angu. Ali eram feitas as manobras dos trens. Agora como eles mudavam de direção é que eu não sei ... por isso colocamos a hipótese de haver alguma ligação com o ramal do Matadouro.
Imagem
^^ Pátio de Manobras de Vila Inhomirim (apenas as duas linhas à esquerda da foto são utilizadas), semelhante ao pátio de EFRdO em Maria Angu.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 15:42

Temos que encontrar algum registro entre 1930 e 1945 pelo menos !

Talvez aí esteja o segredo de todos os mistérios ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Nov 2010, 16:15

Amaral escreveu:Será que a permissão foi dada por causa da erradicação do restante do ramal? Ou, mais provavelmente, porque o ramal do matadouro ainda não existia, e como eu postei mais cedo, o ramal do matadouro tenha sido criado apenas após a erradicação completa do ramal do matadouro com o fim do porto no final da década de 30?

Corrobora para isso o fato de que o ramal de Maria Angu passava próximo ao matadouro, mas não nele. Além do que, na década de 40, o porto foi extinto, foi construído o IAPI entre o seu leito e o matadouro e o ramal de Maria Angu era muito mais longo do que o simples desvio em linha reta do ramal do matadouro. Esses fatores podem ter levado a construção do ramal novo que operou por apenas 10/15 anos e por isso dele ser tão obscuro e nunca estar representado em mapas. O ideal seria um mapa do final da década de 40.

Pelos maps que vocês já analisaram, vocês tem idéia do hiato de tempo em que o ramal de Maria Angu foi desativado? Até 1929 eu sei que funcionava, agora em qual parte da décade de 30 ele foi interrompido eu não sei.
Aautorizaçao da inspetoria de obras pubicas foi do inicio doseculo, enquanto o ramal maria angu ainda operava.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Nov 2010, 16:28

DadoDJ escreveu:Então, Amaral ... fica então descartada a possibilidade de os dois ramais (Maria Angu e Matadouro) terem algum ponto em comum (no final de Maria Angu, uma ligação contornando a Fazenda Grande) ? Devido ao fato de ali já ser terreno arenoso, próximo à Baía de Guanabara ?

Mas então porque será que a Leopoldina quis e obteve autorização para operar seus trens no trecho Largo da Penha-Porto de Maria Angu ? Com qual finalidade ? Estranho ... dois ramais muito próximos ...


Acho q vocês nao estao levando em consideraçao alguma coisas, o matadouro foi instalado no final do seculo 19, como se levava os os bois vindos de minas ate la? de jegue? os leitos ferroviarios de outrora eram amplos, para que a leopoldina construiria um ramal seu, se a mesma poderia usar o ramal da penha o quanto quisesse. Acredito que o ramal do matadouro era o espolio do ramal da penha, mesmo que ambos nao existissem simultaneamente, a leopoldina usou esses trilhos para carga viva. Apos a supressao desse ramal, ele poderia fazer o q quisesse com esse leito, mudando o traçado da linha, mudando seu grede, etc. Quantos ramais, variantes e ferrovias por esse brasil nao tiveram seu traçasdo um pouco modificado. Seria uma bobagem crer que o ramal da penha foi suprimido por inteiro, e depois desse um estalo na leopoldina de fazer um novo ramal? E O GADO PARA O MATADOURO COMO FICAVA? E A NECESSIDADES DE COURO DO CURTUME CARIOCA COMO FICAVA? VOU SER DIRETO PARA MIM A LEOPOLDINA USOU SUA LICENÇA PARA LEVAR GADO AO MATADOURO DESDE O INICIO PELO RAMAL DA PENHA, COM A SUPRESSAO DO RAMAL DA PENHA O CRUZAMENTO E O TRECHO FINAL NAO TINHA MAIS SERVENTIA, E O MEIO? E OBVIO QUE OS TRILHOS QUE SAIAM DA ESTAÇAO DA PENHA SAO DEVIDO A INSPETORIA DE OBRAS PUBLICAS PERMITIR A LEOPOLDINA LIGAR SUA FERROVIA AO RAMAL DA PENHA. E LOGICO E ECONOMICO, NA EPOCA NAO HAVIA TANTO DISPERDICIO DE RECURSOS PUBLICOS, VIDE AS PRESSOES DESSE PERIODO DEVIDO A REVOLTA DA VACINA, REVOLTA DA ARMADA, A QUESTAO DAS AGUAS DOS SEIS DIAS. OUTRORA O POVO FLUMINENSE ERA MAIS AGUERRIDO.
PARA MIM E CLARO, O MATADOURO SO SE INSTALOU E AMPLIOU SUAS INSTALAÇOES, COM A CERTEZA QUE SERIA SERVIDO DE UM RAMAL FERROVIARIO, COMO SE TRARIA A BOIADA? NO MEIO DE CHARCOS E LAMAÇAIS?
O QUE A LEOPOLDNA FEZ COM O LEITO DO RAMAL DA PENHA APOS A SUA SUPRESSAO, SE MUDANDO SEU TRAÇADO EM ALGUMAS CENTENAS DE METROS(POIS HAVIA TERRENOS E TERRENOS VAZIOS PARA TAL), COISAS MUDAM EM ANOS, IMAGINE EM DECADAS, JA QUE SABEMOS QUE MAPAS DA SMU DE 1928 CONSTAM AINDA O RAMAL DA PENHA, E QUE NO INICIO DOS ANOS 60 O RAMAL DO MATADOURO FOI SUPRIMIDO, NESSA BRINCADEIRA FORAM MAIS DE TRINTA ANOS, O MISTERIO DEVE ESTA NO FINAL DOS ANOS TRINTA INICIO DOS ANOS 40 COM A CONSTRUÇAO DA AVENIDA BRASIL, NESSE PERIODO E PROVAVEL QUE A LEOPOLDINA TENHA FEITO SUAS MODIFICAÇOES NO LEITO.
Editado pela última vez por NANDORJ em 18 Nov 2010, 16:52, em um total de 4 vezes.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Nov 2010, 16:31

NUNCA HOUVE UMA TERCEIRA LINHA DE BITOLA LARGA NA PENHA, ERAM DUAS LARGAS E DUAS METRICAS, NOS ANOS 90 NUNCA HOUVE UMA QUARTA LINHA, JA HAVIA SIDO RETIRADO UMA METRICA A MUITO TEMPO, SE vocês TEM DUVIDAS ENTREM NO SITE ESTAÇOES FERROVIARIAS, vocês VERAO DUAS METRICAS(E MAIS UM DESVIO METRICO) E DUAS LARGAS NA ALTURA DE PARADA DE LUCAS, ESTAÇAO ESTA também DA LINHA NORTE. NOS ANOS 90, DIGO ISSO DESDE 1990, JA ERA ESSA CONFIGURAÇAO DUAS LARGAS E UMA METRICA, COM UM TRECHO OCIOSO ONDE ESTAVA UMA METRICA.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Amaral
USUÁRIO JR
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Nov 2010, 15:21

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Amaral » 18 Nov 2010, 18:08

Amaral escreveu: Será que a permissão foi dada por causa da erradicação do restante do ramal? Ou, mais provavelmente, porque o ramal do matadouro ainda não existia, e como eu postei mais cedo, o ramal do matadouro tenha sido criado apenas após a erradicação completa do ramal de Maria Angu com o fim do porto no final da década de 30?

Corrobora para isso o fato de que o ramal de Maria Angu passava próximo ao matadouro, mas não nele. Além do que, na década de 40, o porto foi extinto, foi construído o IAPI entre o seu leito e o matadouro e o ramal de Maria Angu era muito mais longo do que o simples desvio em linha reta do ramal do matadouro. Esses fatores podem ter levado a construção do ramal novo que operou por apenas 10/15 anos e por isso dele ser tão obscuro e nunca estar representado em mapas. O ideal seria um mapa do final da década de 40.

Pelos maps que vocês já analisaram, vocês tem idéia do hiato de tempo em que o ramal de Maria Angu foi desativado? Até 1929 eu sei que funcionava, agora em qual parte da décade de 30 ele foi interrompido eu não sei.
O que você disse, bate com o que eu falei, não bate, Nando? Quando disse que eram ramais distintos, não foi no sentido de independentes ou concorrentes (dois ramais indo para o mesmo lugar), foi em relação ao traçado, ao leito. Eles possuiam leitos e traçados distintos.


Quanto à bitola da linha erradicada não vou botar a mão no fogo. Minha memória pode estar enganada. Inclusive na minha cabeça a métrica foi retirada e no local da atual métrica passava a 3ª larga. Devo estar confundindo a cabeça...

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Nov 2010, 19:37

Eu também tenho certeza que eram duas linhas métricas no trecho.

Mas mudando de assunto e voltando aos ramais: Nando, conversei contigo ontem sobre isso. Mas vou dizer o que eu acho e você e outros foristas me digam se seria isso. Em caso negativo, me corrijam, com as devidas hipóteses apontadas:

Ferrovias na região em ordem cronológica

1-Construção da EF do Norte
2-Construção do ramal da Penha da EFRdO (1890). As duas ferrovias se cruzavam em "x"
3-É construido o matadouro na Penha. Estabelecida uma linha ferroviária saindo da EF do Norte em direção ao matadouro.
4-A Leopoldina obtem permissão para trafegar no ramal da Penha da EFRdO. Efetua-se uma linha saindo da estação da Penha alcançando o ramal da EFRdO. Não sei dizer qual a intenção e interesse nisso. Pode ser o que o Nando falou: uma ligação entre este ramal e o ramal do Matadouro, o que o Amaral não acredita. Eu pensei também que o Matadouro tivesse um terreno grande, que poderia se estender até as proximidades de Maria Angu. Sendo assim, a Leopoldina poderia descarregar seus vagões em ambos os ramais. Mas a ETE da Penha e a própria Av.Brasil estava sendo construída em 1940 ... então não sei dizer nem explicar este último fato.
5-O ramal da Penha da EFRdO é erradicado
6-O ramal do Matadouro é erradicado.

Algo a se comentar ou corrigir ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Nov 2010, 19:46

Dado, você inverteu a ordem, a leopoldina recebeu autorizaçao de ligar sua ferrovia norte ao ramal da penha da rio douro, depois surgiu creio eu o ramal do matadouro com os espolios do q restou e foi assumido pela leopoldina.
Uma coisa me encafifa, sou bom de guardar fatos, mas nao a fonte dos mesmos, me lembro de estudar a historia da penha num site e ler uma certa vez, que em algum momento historico a boiada que chegava era descarregada na estaçao da penha e conduzida a pe ate o campo da boiada, achei essa informaçao absurda na epoca mas agora vale tudo, talvez ai a leopoldina recebeu autorizaçao da inspetoria de obras publica para ligar a linha norte ao ramal da penha da rio douro.
Nossos mapas de 1928 e aqueles q você me forneceu os links nao mostrava um segundo ramal.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Nov 2010, 20:21

Trago noticias quentes, meu pai chegou ao Brasil em 1958, oriundo da provincia de Viseu em Portugal, foi morar de cara no bairro da PENHA, reduto outrora preferido dos luzitanos para morar e montar estabelecimentos comerciais, acabei de perguntar a ele, nos seus 67 anos de idade, se ainda viu os trilhos do ramal do matadouro, mesmo que abandonados, ele foi taxativo, NAOOOOOOOOOO, ou seja sera que podemos concluir que se em 58 ja nao havia vestigios, quantos anos antes precisou passar ate esse estagio, 3, 5, 7 anos?


O mais estranho e que ele ouviu falar desses trilhos. Mas nao testemunhou seus despojos.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 0 visitante