[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 23 Nov 2010, 20:10

Nando vou consertar você num detalhe: Coelho Neto não é da Supervia (nem tem estação de trem e sim de metro) e a suposta estação tá no meio de algumas casas.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 24 Nov 2010, 01:07

NANDORJ escreveu:Correia desculpa discordar de você, tem varias estaçoes em pe ainda:

Tronco principal:
Francisco Sa estaçao inicial abandonada na Praça da Bandeira.
Triagem mesmo nao existindo mais a estaçao, teve o leito compartilhado com a Linha Auxiliar , hoje em dia estaçao da Supervia
Vieira Fazenda(Jacarezinho) mesmo nao existindo mais ha estaçao, teve leito compartilhado com a Linha Auxiliar, hoje em dia estaçao da Supervia)
Maria da Graça estaçao ainda em pe, muito descaracterizada, uso atual moradia e oficina
Del Castilho mesmo nao existindo mais a estaçao, teve o leito compartilhado com a Linha Auxiliar, hoje em dia estaçao da Supervia
Coelho Neto moradia no meio de uma favela.(...)
Nina escreveu: Nando vou consertar você num detalhe: Coelho Neto não é da Supervia (nem tem estação de trem e sim de metro) e a suposta estação tá no meio de algumas casas.
^^ Não entendi a correção ...
:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 24 Nov 2010, 08:59

Bom dia a todos. Dado a correçao foi pq anteriormente escrevi Coelho da Neto duas vezes, ou seja onde eu devia ter escrito Coelho da Rocha estaçao da Supervia, escrevi Coelho Neto. A Nina me avisou e eu corrigi. Um abraça Dado. :beer: Antes que eu esqueça Dado, preciso falar com você.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Nov 2010, 20:27

Estamos de volta !
:D
Estou entrando rapidinho aqui para dizer duas coisas.

A primeira é que devo ficar uns 10 dias fora da internet, e conseqüentemente, aqui do fórum, por questões familiares e saúde, mas nada grave. :(

A segunda coisa é uma sugestão, que gostaria de fazer, e gostaria de saber o que acham: hoje tive um tempinho (uns 40 minutos) para dar uma vasculhada aqui no fórum e neste tópico. Percebi o seguinte: acho que estamos "batendo a cabeça" um pouco. Tinha informações postadas pelos foristas (Adenilson e Nando, principalmente) que até hoje eu não tinha visto ou nem me lembrava mais. Inclusive algumas questões e perguntas estão voltando a tona repetidamente, quando já foram respondidas lá atrás. Nem é preciso perceber que o tópico ficou gigantesco ! São quase 30 páginas já ! Então minha sugestão é a seguinte: que tal abrirmos tópicos de cada estação separadamente, e lá postarmos as informações referentes a cada uma ? Eu já abri tópicos sobre algumas estações e paradas, acho que poderíamos fazer o mesmo em relação às outras, não ?

O que acham ?

Opiniões são livres e importantes !

:P

Até breve !
Fui !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 30 Nov 2010, 20:46

=o ptz tnk <_< Boa noite a todos, sei que aqui e um topico da Rio d'Ouro, mas trago uma curiosidade, ja perceberam a bitola mista que esta sendo construida em Manguinhos? Passando pelo viaduto Joao XXIII, na Penha também percebi trilhos ja sendo posicionados numa das bitolas largas. Minha pergunta: Alguem ja tinha essa informaçao? Uma das bitolas largas sera totalmente mista? A terceira bitola metrica sera retirada? Ou sera uma larga, outra metrica e mais uma mista? Faz sentido em Manguinhos uma mista, ja que os dois viadutos de elevaçao da linha ferroviaria estao sendo construidos e nao tres. Ja que e de esperar uma mista pois a FCA concessionaria ja esta chiando, pois a mesma quer reativar esse trecho devido a ampliaçao do porto, construçao da COMPERJ e da ampliaçao da REDUC. Trecho esse abandonada pela propria FCA ha varios anos. O que me causa uma certa surpresa o trecho da Penha também esta. Nao podia cada concessionaria com seus trilhos, e so no trecho de Manguinhos dividir o leito?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 30 Nov 2010, 23:42

Isso é por causa da construção da via elevada em Manguinhos.Vale lembrar que a Central e a SuperVia também utilizam essa via para mandar para Saracuruna as locomotivas de Vila Inhomirim e de Guapimirim das oficinas de Triagem. E colocaram bitola mista por lá pois as obras de elevação teriam como entrave essa bitolinha...

Agora a bitola mista chegar a Penha é novidade, eu particularmente não sei dizer.Talvez seja para haver via para o by-pass das locomotivas, visto que grandes trechos são feitos em via singela e obviamente tem q se dar agilidade a estas viagens... o0
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Correia431M » 01 Dez 2010, 00:28

Não seria mais fácil reativar a via métrica abandonada pela FCA, como já foi mencionado aqui mesmo neste tópico?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 21 Dez 2010, 22:59

Nossa ... 20 dias de jejum da EFRdO ... deve ser por isso que o fórum e o servidor ainda está de pé ...
:lol:
Encontrei uma foto, que não é muito relevante para nossas pesquisas, mas serve como complemento do nosso acervo: umas fotos da Av.dos Democráticos, em 1918, muito próxima às linhas da EF do Norte.
Imagem

Imagem
Me parece que os misteriosos trilhos nesta avenida só são conhecidos por nós no período 1938-1943, que engloba as fotos do Augusto Malta e as plantas da SMU que mostram uma linha saindo da Av.Suburbana e entrando na Democráticos. E também temos que lembrar do mapa de 1922, que mostra uma linha de bondes passando por esta avenida ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Dez 2010, 17:09

Fala Dado!
Quanto tempo!!!
Espero que tenha melhorado!!
Bom, eu dei uma sumida, pois andei completamente sem tempo para postar.
Aquela brechinha que às vezes surgia no trabalho para postar algo desapareceu e até em casa fiquei sem tempo.
Mas confesso que em face à avalanche de informações sobre o ramal do Matadouro e Maria Angú e ao meu pouco conhecimento geográfico da região, teria que responder com mapas na mão e como já disse estava sem tempo.
Dado, as fotos acima não são da Democráticos. Isso é certeza matemática e olha que raramente uso esse termo.
Ambas as fotos são de Engenho de Dentro. Parece que não havia a subdivisão da Arquias Cordeiro e Rua Goiás como hoje e a mesma só margeava a linha do trem até as Oficinas do Engenho de Dentro.
A primeira foto inclusive é do pátio inferior de Engenho de Dentro voltado para o pátio superior de Todos os Santos.
Nessa primeira foto, o prédio está muito próximo onde é hoje a Rua Doutor Padilha.
A segunda foto não deve estar muito distante do ponto da primeira.
Algumas fotos da Amaro Cavalcanti, Lia Barbosa e adjacências estão creditadas erradas como a Democráticos, mas isso só ocorre no Portal do Augusto Malta.
Indo fisicamente ao AGCRJ, está tudo correto lá.
Abraços.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Dez 2010, 20:42

Era isso que eu queria ouvir e ler, Adenilson !

Vamos pensar em uma coisa ... será que aquelas fotos da Av.dos Democráticos, com os trilhos, são mesmo desta via ?
Quando eu vi as fotos que postei acima com a denominação da Av. dos Democráticos, não consegui me situar, e achei muito estranho o local para ser esta avenida ...
E você falou que apenas no portal do Augusto Malta estão creditadas erradas ... mas não está escrito nas fotos a informação ?
Então, será que áquelas fotos que estávamos pesquisando, são de outro lugar e estão creditadas erradas ?
:WK:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Dez 2010, 08:51

DadoDJ escreveu:Era isso que eu queria ouvir e ler, Adenilson !

Vamos pensar em uma coisa ... será que aquelas fotos da Av.dos Democráticos, com os trilhos, são mesmo desta via ?
Dado, no caso daquelas fotos, a via foi escrita no rodapé do negativo. Isso foi que deixou mais intrigado. O Augusto Malta e sua equipe me parecia muito competente.
O que pode ter ocorrido foi a generalização de algum ponto próximo à Decomcráticos como tal, mas não acredito em um erro grotesco.


Quando eu vi as fotos que postei acima com a denominação da Av. dos Democráticos, não consegui me situar, e achei muito estranho o local para ser esta avenida ...
E você falou que apenas no portal do Augusto Malta estão creditadas erradas ... mas não está escrito nas fotos a informação ?
Dado, no caso específico das fotos acima, acho não há créditos sobre o logradouro. Pode tentar ampliar a foto se você quiser.
Eu fui ao Arquivo Geral e vi essas fotos lá ao procurar por: Engenho de Dentro e/ou Todos os Santos e/ou Lia Barbosa e/ou Amaro Cavalcanti.
A título de curiosidade, você pode procurar pelo Viaduto Ana Néri no portal e vai ver de cara que o viaduto reto com talude que aparece deve estar na Av. Brasil. O viaduto Ana Néri é curvo e sem talude.
O erro foi só do portal nesse caso.
Então, será que áquelas fotos que estávamos pesquisando, são de outro lugar e estão creditadas erradas ?
Essa é a minha dúvida, pois naquelas fotos, há créditos com os nomes, mas eu sempre levantei essa hipótese daquela não ser a Democráticos.
Sem querer ser chato, ainda não há evidências sobre esse ramal.
Vou depois escrever alguma coisa que andei descobrindo.
Abraços.

:WK:

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Dez 2010, 09:43

Também acho isso, Adenilson ...

Pra mim, enquanto não houver provas, não há linha.

Agora ... se não for a Democráticos ... onde será ?

Ainda estou devendo uma análise do relevo ... vou voltar a pesquisar sobre isso ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 29 Dez 2010, 23:07

Pessoal,

Vim desejar feliz ano novo a todos: Dado, Correia, Nando, Nina, Vinicius, Renan, enfim, todos que vém participando de alguma forma desse tópico.
Estou lendo o assunto Maria Angú e ramal da Penha com calma antes de tecer comentários, mas antes vou deixa-los com um antes e depois.

A foto abaixo é da estação de Irajá nos anos 50. O lotação que está esperando o trem passar está na Avenida Monsenhor Félix, voltado para Madureira. O trem saindo da estação de Irajá está junto à Automóvel Clube, que nem pensava em ser duplicada, indo em direção a Vicente de Carvalho.
Onde o lixeiro está puxando o carrinho é onde passa atualmente de forma elevada a linha 2 do metrô.
A estação do metrô fica no lado oposto da Monsenhor Félix em relação a Automóvel Clube, no lado esquerdo,se pudéssemos sobrepor as duas épocas.
Olha como a estação está movimentada. Pelo estilo do lotação, suponho que seja da primeira metade dos anos 50.

Imagem

Abaixo, segue a foto atual do mesmo lugar, tirada por mim, um pouco mais para trás.
O cruzamento das Avenidas Automóvel Clube e Monsenhor Félix está quase fora do enquadramento a esquerda e a estação era onde existe a calçada quase na rua onde passa o carro preto e a linha da Rio D'ouro era junto ao atual muro mais ao fundo.

Imagem


Abração

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Dez 2010, 10:14

Grande Adenilson ! ! !

Desejo um grande 2011 (no bom sentido, claro ... o ano vai ter 365 dias mesmo) a você e a todos os foristas do TGVBR. Muita saúde, paz, felicidades, realizações e descobertas neste novo ano que se inicia !
okk

E não poderia deixar de dizer ... Adenilson, esta foto de Irajá é de tirar o fôlego ... valeu !

<O>
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 30 Dez 2010, 18:35

Parabens pelas fotos Adenilson, como o Dado disse sao maravilhosas. So um detalhe para a se complementar, o terreno atras da estaçao era da outrora Fundiçao Suburbana extinta se nao me falha memoria no fim dos anos 70 ou inicio dos 80, sendo agora atras desses outdoors a sede do bloco carnavalesco Boemios de Iraja, que bela upgrade :@: :@: . Bom ano novo a todos.
Adenilson escreveu:Pessoal,

Vim desejar feliz ano novo a todos: Dado, Correia, Nando, Nina, Vinicius, Renan, enfim, todos que vém participando de alguma forma desse tópico.
Estou lendo o assunto Maria Angú e ramal da Penha com calma antes de tecer comentários, mas antes vou deixa-los com um antes e depois.

A foto abaixo é da estação de Irajá nos anos 50. O lotação que está esperando o trem passar está na Avenida Monsenhor Félix, voltado para Madureira. O trem saindo da estação de Irajá está junto à Automóvel Clube, que nem pensava em ser duplicada, indo em direção a Vicente de Carvalho.
Onde o lixeiro está puxando o carrinho é onde passa atualmente de forma elevada a linha 2 do metrô.
A estação do metrô fica no lado oposto da Monsenhor Félix em relação a Automóvel Clube, no lado esquerdo,se pudéssemos sobrepor as duas épocas.
Olha como a estação está movimentada. Pelo estilo do lotação, suponho que seja da primeira metade dos anos 50.

Imagem

Abaixo, segue a foto atual do mesmo lugar, tirada por mim, um pouco mais para trás.
O cruzamento das Avenidas Automóvel Clube e Monsenhor Félix está quase fora do enquadramento a esquerda e a estação era onde existe a calçada quase na rua onde passa o carro preto e a linha da Rio D'ouro era junto ao atual muro mais ao fundo.

Imagem


Abração
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Jan 2011, 17:59

Pessoal,
Há um tempo atrás o Dado colocou umas fotos de uma estação ferroviária nomeada como Vicente de Carvalho.
Devido ao erro do site em relação à Estação Coelho Neto que um forista colega conseguiu matar a charada, descobrindo de fato que era Coelho da Rocha, o site passou a não ser muito confiável.
Aliás, descobri outros furos lá.
Sugiro que vocês procurem lá por Estação do Rocha. vocês verão uma resportagem nomeada como reportagem nas estações do Rocha e E.Novo, mas pelo menos todos os takes externos são da Estação Sampaio.
Outro furo do site.
Abaixo duas das fotos que o Dado postou.

Imagem
Repare acima que há 3 linhas e métricas. Uma de cada lado da plataforma e outra mais afastada a direita.

Imagem
A linha acima que parece se afastar da linha tronco foi apontada como talvez algum traço do ramal de Maria Angú, caso a estação acima seja ou for V.Carvalho, mas vocês não acham que a tangente está muito afastada da linha tronco?
Será essa linha (a que se afasta), realmente é uma linha de trem? Ela não parece sair do trilho mais próximo devido ao que expliquei acima.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Jan 2011, 18:22

Continunando: Fui por eliminação.
Descartei as estações da Rio D'ouro compartilhadas com a Auxiliar depois de Pavuna como por exemplo Vila Rosali, Agostinho Porto e C.Rocha, pois devido ao partilhamento com a Auxiliar, uma de suas linhas era mista. Além disso, já haviam passarelas que evitavam as pessoas passarem pela linha.
Podemos ver isso nas fotos da tal repostagem sobre C.Rocha em 1952 e portanto, 2 anos antes das fotos acima.

Acima de B.Roxo nos ramais de Tinguá, Jaceruba e Xerém dificlmente haveria uma região com 3 linhas e com uma estação "modernizada" com cobertura de concreto.
As estações ou eram no estilho casa com telhado em duas águas ou só tinham plataforma, segundo o Sr. Ranulfo, entrevistado pelo Dado e Nando.

Sobraram as estações do atual município do Rio de Janeiro.

Pavuna teria um pátio maior, pois era partilhada com a Auxiliar.
Coelho Neto era "colada" ao viaduto da Av. Brasil, diferentemente da atual estação do metrô e o mesmo apareceria em uma das fotos. Talvez não nas de cima, mas no site tem uma terceira foto que aparece o sentido oposto.
Irajá: Já consegui fotos dessa estação nos anos 50, 60 e 70, sempre com linha singela.
Em relação a Acari, não existe informação que tenha existido 3 linhas e V.Carvalho também mostrava uma linha singela, que acompanhava a plataforma do lado onde ficava o antigo Carrefour.
Os mapas da SMU mostram em épocas diferentes uma linha singela em V.Carvalho.
Idem para Colégio e o seu belo prédio que já tem fotos disponíveis aqui e descartamos.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Jan 2011, 19:44

Agora Vejam o mapa abaixo do pátio de E.Rainha.
Reparem que são 3 linhas. O mapa foi revisado em 1956.
Eu não consegui fazer o Upload do arquivo e postei abaixo graças à maozinha do Dado, conforme ele explicou abaixo.
Imagem

Abaixo segue a foto atualizada, sobre a qual criei aproximadamente o tamanho da plataforma de E.Rainha comparada a atual estação do metrô.
Foi tudo de olho, baseado no mapa que não consegui fazer o Upload (Quem puder, me ajuda!!).

Imagem
Na foto acima coloquei a referência de um conjunto habitacional e um colégio público.

Imagem
Segue agora acima a estação abandonada nos anos 70. Já sei que vocês vão dizer:
A estação é diferente das fotos noturnas, mas o ângulo é muito fechado. Essa pode ser apenas uma parte da estação. Repare que a plataforma continua para os dois lados.
Pode haver mais de uma cobertura e o que aparece aí não parece ser uma bilheteria e sim parece ser um bar da estação ou um local admistrativo.
Acho que também o acesso não era lateral, pois haviam trilhos dos 2 lados.

Resumindo, o meu palpite é para: 50% E.Rainha, 25% V.Carvalho, 5% Inhaúma, 20% outra estação sobre a qual não pensamos.


Um abração a todos. okk
Editado pela última vez por Adenilson em 23 Jan 2011, 19:33, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Jan 2011, 19:14

Tá na mão, Adenilson !

SMU PAA 6850 - RUA ALVARES DA ROCHA
Imagem


SMU PAA 6850 - RUA ALVARES DA ROCHA (Destaque)
Imagem

Tudo que você falou tem sentido, inclusive o fato da linha que sai da linha tronco estar em um ângulo estranho, no Orkut um amigo me disse que pode ser uma linha de bonde, o que fortaleceria a hipótese de ser Vicente de Carvalho, ou Inhaúma, pois havia linhas de bonde cruzando a linha ferroviária próximo às estações ...

Entretanto isso é assunto para uma boa discussão ... depois voltarei aqui e analisarei as evidências com mais calma, ok ?
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 23 Jan 2011, 19:43

Dado, veleu mesmo!!
Eu editei o que quis dizer acima para ficar com mais sentido.
Eu passei grande parte do dia ontem tentando transformar a extensão TIF para JPG. Quando eu utilizei o Orbit (um programa que tenho), consegui, mas no Photobucket ele deu erro, depois que já tinha iniciado o Download, mesmo com a extensão JPG.
Em relação à via passando pela ferrovia em nível, já verificamos que antes da atual pavimentação, havia um trânsito meio sem sentido na A.Clube com o tráfego passando ora de um lado e ora de outro da Avenida e na maioria do trecho em mão dupla.
Imagino que nem toda via que passava em nível pela ferrovia na A.Clube fosse original de ruas ortogonais à A.Clube, mas simplesmente um ponto de retorno de um lado para o outro da via, como se fosse uma letra "H".
Não sei se me fiz entender.
O que quero enfatizar é que talvez nem todo o ponto de um cruzamento explícito com a ferrovia seja algo para eliminarmos outras possibilidades.
Mas eu concordo contigo que pode ser Inhaúme e também V.Carvalho sim apesar da estranheza que me causa, se fosse essa última, o afastamento da rua com o leito da ferrovia e os 3 trilhos.

Sobre o arco que existe pouco antes de E.Rainha no sentido da própria a partir de Inhaúma, verifiquei em outras plantas da SMU, que era um posto de telégrafo. Acho que ficava mais ou menos onde hoje é a garagem da empresa de ônibus Braso Lisboa.

Abraço. okk

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante