[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

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DadoDJ
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Fev 2011, 12:36

Impressionante quanidade de informações, Carlos ! Parabéns !
Abaixo comentarei sobre algumas imagens, com o texto em cor vermelha:
Melekh escreveu:Estrada de Ferro Rio D’Ouro Parada e Estações.

Estação Areal.
Imagem
Ótima foto !
(...)
Imagem
^^ Onde era este cruzamento de bonde com a ferrovia ? Inhaúma ? Irajá ?
(...)
Imagem
Irajá.

Imagem

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^^ Show de bola, Carlos ! ! ! Maravilhosa coleção de fotos !
Saida para o Ramal das Oficinas em Inhaúma.

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^^ Ôpa ! ! ! Olha a tubulação aí ! Provável motivo para construção do ramal de Inhaúma entre a Av.Suburbana e a Av.Automóvel Clube, com este ramal sendo extingüido ao término da construção da adutora de água ...

Trem da EFRO após Aurora.
Imagem
^^ Eu sempre achei que este trem estivesse saindo de Mantiquira e seguindo em direção a Xerém ...
Curtam as fotos
Curtir as fotos ? Quase caí pra trás, meu amigo ... estas fotos são incríveis !
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 04 Fev 2011, 12:39

Imagem
^^ Carlos, sabe me dizer se o fotograma acima foi extraído do filme "O assalto ao trem pagador" ? Tenho este filme e me parece que conheço esta cena, assim como a da foto de Areal ...
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AVVP
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 07 Fev 2011, 04:26

Foi nesse tópico que pediram a diferença ente Estação e Parada ?
Tive um estalo e lembrei que eu tinha isso num PDF que baixei no sito do VFCO !! mrgr

57.O termo “estação” comprehende o
edificio destinado ao expediente e ao
abrigo do publico, os armazens, as plataformas,
as dependencias utilisadas nos
serviços da Divisão e as linhas até os
signaes fixos extremos de entrada ou de
partida. ( . . . )


65. Designa-se “estação fechada” ou “de
póde” toda aquella que não intervenha na
circulação, durante o tempo comprehendido
entre a hora do “Póde” e do “Ap”.

69. Entende-se como parada uma estação
que attende o publico no transporte
de passageiros e despachos de pequenas
expedições, não intervindo na circulação.
É, para effeito de circulação, uma estação
fechada.


70. Posto telegraphico é uma estação que
só attende ao serviço de circulação, não
emittindo bilhetes nem effectuando despachos.

71. O estribo é um ponto da linha, não
considerado estação, com ou sem abrigo
apropriado, onde é autorisada a parada
de certos trens para deixarem ou receberem
passageiros e pequenas expedições.
( . . . ) As estações fechadas em caracter
permanente são consideradas como estribos
.
72. Nas disposições relativas á circulação
de trens, quando não houver qualquer
restricção, a palavra “estação” abrange os
postos telegraphicos. ( . . . )

73. Cada estação é designada por um
nome, cuja graphia, por extenso, deve ser
a que constar no proprio edificio, na fachada
ou em taboleta, nome que dessa
fórma será escripto no itenerario constante
no horario dos trens.

74. A cada estação corresponderá um
prefixo telegraphico composto de uma ou
de duas lettras, que servirá para designala
na correspondencia telegraphica.

75. A denominação de pateo abrange
toda a área da estação até onde cheguem
as linhas sobre as quaes a circulação se
faça, exclusivamente, pelo controle da
propria estação, sem interferencia das
estações consecutivas.


AVVP
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 07 Fev 2011, 04:36

Fonte:

E. F. Central do Brasil (o nome já diz tudo ! vv )
Instrucções para o Serviço de Transportes
Serviço de Trafego
1936 (por isso a grafia esquisita!!)
Pap. Mendes – Ouvidor, 60
Rio de Janeiro

O PDF se enccontra em algum lugar desse site: http://vfco.brazilia.jor.br/ que é meio mufunfado de coisas e eu baixei isso tem um tempo; daí não lembro em que página está.
: /
Mas enfim esse site tbm é muito bom fala sobre material rodante, via permanente, ferromodelismo, arquivos históricos e notícias atuais. Eu conheço ele desde que conheci o estacoesferroviarias.com.br isso em 2003 por ai.
:D


Melekh
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 08 Fev 2011, 10:47

DADO, respondendo as sua perguntas:
Pergunta: ---“ Onde era este cruzamento de bonde com a ferrovia ? Inhaúma ? Irajá ?” ---
R. Irajá.
Pergunta: --- Carlos, sabe me dizer se o fotograma acima foi extraído do filme "O assalto ao trem pagador" ? Tenho este filme e me parece que conheço esta cena, assim como a da foto de Areal ...
R. Eu assisti o filme, parece ser cenas do mesmo, quem me enviou foi o senhor que me cedeu um CD com mapas e fotos da EFRO e que não encontrei mais, mas parece que tem fotos semelhante no Livro do Hélio Suevo. Mas Areal fica realmente naquela localização.
Outras fotos...

Imagem

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Saudações ferroviaristas.

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DadoDJ
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 08 Fev 2011, 15:12

^^ Ótimas fotos !

Eu realmente não dou muita sorte com isso ... eu fui ao local em outubro do ano passado, em busca de alguma pista sobre a Parada/Estação Aurora, e aproveitei que desci do trem em Belford Roxo e fui tirar fotos desta caixa d'água. Mas tinha uns 20 sujeitos fazendo churrasco bem próximo, e resolvi não sacar a câmera ...
:gr:
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Adenilson
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 08 Fev 2011, 15:30

Melekh,

A foto que você conseguiu de Areal realmente é de 1924?
Pergunto isso porquê o busão a frente está muito moderno para esse ano, não?
Estou achando a região pavimentada demais para a época.
Será que a grande sombra que aparece quase no "rodapé" da foto seria o Viaduto de Coelho Neto?
Será que o declive a frente indica que o fotógrafo está de frente para Colégio?
Saliento que o viaduto de Coelho Neto foi construído nos anos 40 e que a estação Coelho Neto (Areal) era mais próxima do viaduto que a atual estação de metrô.

Um abraço okk


Melekh
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 09 Fev 2011, 10:20

Adenilson,

Não sei se a foto de Areal é realmente de 1924, coloco a data que a pesso me informa, após escanear, mas essa já estava em CD.
Outro foto com ônibus.

Imagem

A grande sombra de repente é do Viaduto de Coelho Neto, quem sabe.. a data estaria errada.

Fica a pergunta.


AVVP
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 09 Fev 2011, 22:38

Fácil !! mrgr Essa última imagem é na Pavuna na Avenida Automóvel Clube de acordo com o livro ''A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória'' de Helio Suêvo Rodriguez. Vejam na página 87 !
A estação de metrô fica hoje a direita da foto e a da Supervia (L.Auxiliar) na esquerda, a linha dupla mostrada foi erradicada com a destruição da EFRD, nessa foto é hoje bem debaixo do viaduto da Pavuna (que não sei quando foi construido). = D

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André Vasconcellos
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 10 Fev 2011, 21:18

Melekh escreveu:Adenilson,

Não sei se a foto de Areal é realmente de 1924, coloco a data que a pesso me informa, após escanear, mas essa já estava em CD.
Outro foto com ônibus.

Imagem

A grande sombra de repente é do Viaduto de Coelho Neto, quem sabe.. a data estaria errada.

Fica a pergunta.
GARAGE!!! No tempo em que letreiro de ônibus era em inglês e ninguém sabia mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr mrgr
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 10 Fev 2011, 23:12

AVVP escreveu:Foi nesse tópico que pediram a diferença ente Estação e Parada ?
Tive um estalo e lembrei que eu tinha isso num PDF que baixei no sito do VFCO !! mrgr
(...)
Valeu, cara !

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 11 Fev 2011, 09:02

Dado
Obrigado pelo elogio

Eu tirei as fotos da caixa d'água, na careta saquei a câmera ...

Adenilson

Voce é bom em datas... a foto de Areal, acredito que não seja de 1924, pois o ônibus que aparece na foto deve ser dos ano 40 em diante, acredito em erro de data.

Imagem

Vide o ônibus paracido que localizei.

Imagem

Cara, você é bem detalhista, isso é muito bom! Te admiro.

Será que foto seria perto do Viaduto de Coelho Neto? Será?

Abraços.


Melekh
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 17 Fev 2011, 09:45

Saudações a todos,


Sobre um registro de que a Linha Antiga da Rio D’Ouro (Liberdade – Engo. do Matto) seguisse pela Av. Suburbana e continuasse pela Av. João Ribeiro (Est. Nova da Pavuna), posto aqui 02 fotos da Av. Suburbana (parece ser altura de Pilares) onde vemos trilhos na mesma.

Imagem


Trilhos de bonde?

Mas note que cruzando a linha ao fundo, parece ser um trem.

Nesta outra, já não vemos mais os trilhos.

Imagem

Assinalei em vermelho o local em que as edificações parecem ser as mesmas, mas que estão em ângulos diferentes.

Este local marcado, é onde está hoje a Papelaria Pilares e uma Padaria - Largo de Pilares.

O que dizem?


Um abraço.

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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Fev 2011, 11:07

Uhuuu !
Vou ver melhor mais tarde, pois estou no celular, mas sem dúvida, são ótimos registros.
Valeu !!!
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Fev 2011, 23:39

Essa segunda foto já foi postada aqui no Fórum pelo Adenilson ... é o Largo de Pilares mesmo !
okk
Editado pela última vez por DadoDJ em 18 Fev 2011, 13:05, em um total de 1 vez.
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Fev 2011, 00:00

Saudações !

Galera, vou continuar com os Relatórios Ministeriais, a partir de onde eu parei, ok ?

Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas - 1901

Imagem
^^ Algumas informações sobre o tráfego de trens em 1901 ... mas porque a supressão de trens para evitar a peste Bubônica ???

Imagem
Imagem
^^ Nestas páginas podemos ver as estações que possuiam centrais telegráficas. Curiosamente, Botafogo não aparece, mas Inhaúma sim. Será que era mesmo Inhaúma ?

Imagem
^^ Comentários sobre o estado da linha.

Imagem
^^ Agora aqui, o relatório destaca as estações mais importantes e que possuem centrais de telégrafo, com seus respectivos funcionários. E nesta relação, Botafogo está relacionada, e não Inhaúma. Creio que devido as estações serem tão próximas, elas se fundiam e confundiam. Mais pra frente, vou mostrar que ambas funcionaram juntas por alguns anos, sendo Inhaúma a estação e Botafogo a Central Telefônica e telegráfica, apesar de serem bem próximas ...
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Fev 2011, 00:07

Ministério da Indústria, Viação e Obras públicas - 1902

Imagem
^^ No texto fala sobre os prédios alugados pela ferrovia, entre outras informações ...
Imagem
^^ Informações sobre o tráfego de trens
Imagem
^^ Agora olha que intrigante este texto ... "Estação de Inhaúma (ex-Botafogo)". Não entendi ... será que isso quer dizer que neste ano a estação Botafogo deixou de ser estação para o serviço passar somente a Inhaúma ? Sendo assim, os funcionários seriam "ex-Botafogo" ... seria isso ?
Imagem
^^ Mais informações sobre algumas Paradas da época
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Fev 2011, 00:15

Obs.: não há páginas do relatório de 1903. Outra coisa: apesar do controle da ferrovia ter sido retirado da Inspectoria de Obras Públicas neste período, ainda há um capítulo nos relatórios dedicado à Inspectoria de Obras Públicas. Vou dar uma pesquisada e ver se há algo relevante ... bom, continuando:

Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1904

Imagem
^^ Reparem que neste ano já havia tráfego mútuo entre a Linha Auxiliar e a EFRdO no trecho entre Liberdade e Alfredo Maia. Só tem esta página com algum dado relevante ...

Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1905

Imagem
Imagem
^^ Mesmas informações sobre o tráfego mútuo e sobre manutenção a via
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Fev 2011, 00:20

Ministério da Indústria,Viação e obras Públicas - 1906
Imagem
Imagem
^^ Parada de Maracanã??? o0 Então existiu uma Parada de Maracanã exclusiva da EFRdO ?! Huuuuum ... e vejam que neste ano foi construída uma nova estação Pavuna. Daí pra frente foram construídas várias estações, todas com mais ou menos o mesmo "Typo", como é descrito nos textos ...
Imagem
^^ Coloquei esta página por curiosidade apenas ... vejam a descrição do "Carro Fúnebre" ! =o
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Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Fev 2011, 00:28

Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1907

Imagem
Imagem
^^ Neste ano a Linha Auxiliar já havia sido extendida à Ilha das Moças. Inclusive há um capítulo muito interessante sobre esta mudança de ponto inicial no capítulo dedicado à Linha Auxiliar. Lá se fala que houve muitas mudanças e dificuldades de serem executadas as obras devido a posição da Quinta da Boa Vista e do atual Museu Nacional, o que causou alteração no traçado originalmente planejado.
Mudando de assunto, em relação ao Ramal de Benfica a Anna Nery, acredito que estávamos certos na denominação. Em determinados textos este trecho era chamado também de Ramal de São francisco, o que indicaria uma possível estação São Francisco Xavier também da EFRdO ! ! ! Mas acho que é mais correto chamarmos este pequeno ramal de "Ramal D.Anna Nery" realmente, pois além de um mapa de 1910 mostrar também que existia uma estação homônima, a partir de alguns anos, este trecho é sempre chamado assim. Mais pra frente teremos informações sobre a sua erradicação ...
ptz
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