[EF Leopoldina] Estação Bongaba

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Pablo ITT » 20 Jul 2010, 14:23

"Em relação à imagem de satélite, por incrível que pareça, a "linha" à esquerda é um rio ! Chama-se Caioaba, e em volta há uma grande área alagadiça (pântano mesmo, verde !) ... imagina que eu passei sobre dormentes de madeira, com dezenas de anos, em alguns pontilhões. Se eu caio destes pontilhões, ía ficar igual ao incrível hulk (verde), na melhor das hipóteses."

hmy
Medo!!!!!!!!!!!!!!

Isto sem falar da contaminação da água, dengue, percevajos, aranhas, escorpiões, cobras, jacaré, dinossauros etc. e tal.

:lol: :lol: :lol: :lol:

Viu só como sou otimista?

:Y:

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 20 Jul 2010, 21:11

Dinossauros ???
o0
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Menos, menos ...
Mas realmente foi uma loucura. E o pior que tô doido pra fazer tudo de novo !
:ttn:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 20 Jul 2010, 21:21

Queria que fosse corrigida uma informação, por favor. Na foto que mostra um poste com uma roldana, que era utilizado para a mudança de vias por um AMV, não era meu tio que operava o mecanismo, era um tio de um amigo meu, se quiser pode colocar o nome deste meu amigo: Maurício Vieira. Ele é professor atualmente e um fã ferroviário "daqueles", que tem muitas informações na memória, pois era passageiro costumaz dos trens antigos (e atuais também).
Desde já agradeço a correção.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Renanfsouza » 21 Jul 2010, 07:56

^^ Corrigido okk
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Dez 2010, 12:00

Este tópico não poder ser movido ou copiado para o subfórum da CENTRAL Logística ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Nighto » 21 Dez 2010, 12:29

Dado que ainda passam trens na estação e o maquinista para caso hajam passageiros, acho que pode ser movido sim.

[]s

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Nighto » 21 Dez 2010, 12:30

Estação Bongaba no OpenStreetMap e no Google Maps.

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 15 Fev 2011, 22:14

Fotos da estação mais bizarra em que eu ja visitei =o

Chegando a estação:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Plataforma:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
vista da plataforma ^^

Imagem

Imagem
^^ a plataforma ja teve cobertura

Prédio da estação:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
parada do desvio ^^

Dentro da estação:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
^^ a câmera focou a enorme teia de aranha =o

Parte de tras da estação:

Imagem


Essa estação foi a mais sinistra que eu ja registrei, havia uma vaca debaixo da plataforma, e havia algo a mais que estava fazendo barulho no mato.
A estação tem muitos cômodos, a cada cômodo em que eu entrava, poderia ser uma surpresa desagradável, fiquei muito apreensivo com isso, além de muito mato e aranhas enormes, mas valeu muito apena, apesar de que não consegui encontrar alguma plataforma que servisse a EF Mauá, mas ficara pro próximo passeio da mesma.
O poste com o mecanismo para desvio foi arrancado, o que faz valer bastante as fotos do DadoDJ, ja que não encontramos nada.

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Nighto » 15 Fev 2011, 23:22

(fiz a pergunta no tópico do encontro, mas vou repeti-la aqui porque talvez quem não foi ao encontro não acesse o tópico.)

Pessoal, a estação Bongaba fica entre quais estações com relação à Estrada de Ferro Mauá? Estou construindo o diagrama da linha na Wikipédia e gostaria de saber a ordem correta.

Ainda está incompleto, mas deem uma olhada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Mau%C3%A1

[]s

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Fev 2011, 23:47

Nighto, Bongaba ficava entre as extintas Paradas/Estações Calafate e Cassebu (primitiva Inhomirim, mas não confundir com Vila Inhomirim, que antes se chamava Raiz da Serra). Me parece que existiam outras paradas no caminho, simples, onde o trem parava se houvesse embarque ou desembarque de algum passageiro. Quando fui na região em 2010, entrevistei um ex-ferroviário da EF Leopoldina/RFFSA (Sr.Jorge) e ele contou sobre as paradas Zé Maria e Camarão, que ficavam entre Bongaba e Guia de Pacobaíba. Preciso postar este vídeo do depoimento dele, pena que o áudio está horrível e precisarei fazer vários ajustes ...

Agora preciso dizer uma coisa, sinceramente ... Guilherme, fiquei extasiado perante as fotos postadas por você ! Sem brincadeira, foi me dando uma emoção, uma falta de ar, uma sensação de estar caminhando através das fotografias, ficou muito show de bola a seqüência que você montou, muito mas muito bom mesmo ! ! !
E ainda preciso atentar para o fato de que você entrou e registrou o interior da estação. Eu nunca fiz isso, pois quando passei por lá em 2009 estava de passagem indo para Guia de Pacobaíba e não podia demorar ... concordo com você ... realmente dá uma apreensão danada ver as fotos e deve ter sido sinistro adentrar os cômodos em ruínas da estação. Mas com certeza é emocionante e interessante fazer uma "pequena viagem no tempo", percorrendo os cômodos do local.
Infelizmente a estação está pior que nunca, e até o poste com a roldana foi arrancado ou derrubado ... que lástima !

Guilherme, muito obrigado e parabéns pelos registros ! Já falei muito, quando na verdade me falta palavras para descrever o que vi neste tópico. Parabéns pelas belas fotos ! E eu amo este lugar: Bongaaaaaaaaaaba ! mrgr
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 16 Fev 2011, 22:17

Obrigado Dado, é recompensante saber que as fotos reviveram o que eu, NANDORJ e nighto sentimos na hora de registrar a estação, abraços app

Avatar do usuário

Nighto
USUÁRIO JR
Mensagens: 258
Registrado em: 14 Out 2009, 12:52
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Nighto » 16 Fev 2011, 23:44

Bongaba realmente tem um quê de especial, eu já sonhei com essa estação funcionando :D

Editei o diagrama, deem uma olhada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Mau%C3%A1

Uma coisa que não ficou muito clara para mim: a Bongaba que vemos nas fotos é a mesma Bongaba da EF Mauá?

Outra coisa, na sua opinião, o artigo da wikipedia da EF Mauá deveria ser desmembrado da EF Grão Pará/EF Leopoldina? Pergunto porque o diagrama mostra o trajeto até Areal e esse trecho não foi construído enquanto EF Mauá.

[]s

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Fev 2011, 00:02

Nighto escreveu:Bongaba realmente tem um quê de especial, eu já sonhei com essa estação funcionando :D
Da próxima vez que tiver uma expedição ao local, não vamos via Saracuruna. VAMOS VIA E.F.MAUÁ, como eu fiz em 2009 ! Aí sim, Bongaba vai ser muito mais especial, porque é tanto obstáculo pelo leito abandonadasso da EF Mauá que vai ser um prêmio quando chegarmos nela.
Editei o diagrama, deem uma olhada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Mau%C3%A1

Uma coisa que não ficou muito clara para mim: a Bongaba que vemos nas fotos é a mesma Bongaba da EF Mauá?
Bongaba não existia na EF Mauá ... ou sim ? Pelo que eu sei, ela foi criada em 1926 quando da construção da linha da EF Leopoldina entre Saracuruna e Visconde de Itaboraí. E a EF Mauá cruzava a Leopoldina exatamente neste ponto, tornando-se oportuna a construção de uma estação ali.
Outra coisa, na sua opinião, o artigo da wikipedia da EF Mauá deveria ser desmembrado da EF Grão Pará/EF Leopoldina? Pergunto porque o diagrama mostra o trajeto até Areal e esse trecho não foi construído enquanto EF Mauá.
Acho que poderia criar separadamente um artigo para cada ferrovia, com ligações entre as páginas.
[]s
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Fev 2011, 00:08

Algumas imagens "inéditas" de Bongaba, feitas por mim em 2009:

Imagem
^^ Lado posterior de Bongaba. Chegando a ela via EF Mauá é esta a visão que temos.

Imagem
^^ Cruzamento da EF Mauá com a EF Leopoldina (Saracuruna-Visconde de Itaboraí)

Imagem
^^ Dispensa apresentações, né ? mrgr Na foto acima eu estava me apaixonando a primeira vista pelo local ... :WUB:


:P
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Vinicius » 17 Fev 2011, 09:36

O funcionário da CENTRAL lá em Magé nos disse que o local da estação Bongobá é perigosíssimo. Todos vocês, principalmente o Dado, correram um grande risco. Mas acho que valeu a pena.

Ótimas fotos tanto as do Dado quanto as do Guilherme.

Agora, expedição pela antiga E.F. Mauá provavelmente no próximo mês. A confirmar com todos. :D

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Fev 2011, 10:59

Bongaba perigosa ???
Mas é perigo humano ou perigo selvagem ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Melekh » 17 Fev 2011, 11:50

Dado,

Eu e o Seu Bernardo, fizemos também este Ramal a pé, só que partimos de Guia de Pacobaiba, para Piabetá.

As fotos foram "perdidas" quando o bandidos da Favela da Arará (no dia que fomos fazer o ramal do Cais do Porto, via Jacarezinho - Cajú) fomos abordados por mais de 12 homens com fuzil, pistola e até granadas.
Eles pegagam a camera e velaram o filme, (não levei a Câmera digital) pois as fotos do Ramal da E.F. Mauá, estavam junto.

Breve colocarei alguams fotos que fiz depois disso.

Muito legal seu registro.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Vinicius » 17 Fev 2011, 12:24

^^

Você é mesmo corajoso: percorrer o Ramal do Cais do Porto a pé é pedir para encontrar problemas, rs. Mas uma pergunta: você faz essas expedições tem quanto tempo? Faz parte de algum grupo? De qualquer forma, parabéns pela coragem em percorrer tais lugares, mas acho que você deveria tomar mais cuidado por onde anda. Imagino como deve ter sido essa situação em Arará.
DadoDJ escreveu:Bongaba perigosa ???
Mas é perigo humano ou perigo selvagem ?
Perigo humano. Muito viciados utilizam o local para suas "atividades". Aliás, existe algum sinal de vida próximo a Bongaba? Parece ficar no meio do nada.

Avatar do usuário

DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Fev 2011, 13:00

Vinicius escreveu:^^

Você é mesmo corajoso: percorrer o Ramal do Cais do Porto a pé é pedir para encontrar problemas, rs. Mas uma pergunta: você faz essas expedições tem quanto tempo? Faz parte de algum grupo? De qualquer forma, parabéns pela coragem em percorrer tais lugares, mas acho que você deveria tomar mais cuidado por onde anda. Imagino como deve ter sido essa situação em Arará.
DadoDJ escreveu:Bongaba perigosa ???
Mas é perigo humano ou perigo selvagem ?
Perigo humano. Muito viciados utilizam o local para suas "atividades". Aliás, existe algum sinal de vida próximo a Bongaba? Parece ficar no meio do nada.
Sim, fica no meio do nada absoluto ! Acho que pelo sossego local é que me apaixonei ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Leopoldina] Estação Bongaba

Mensagem não lida por Melekh » 17 Fev 2011, 13:25

Vinicius



Já estou nesta “missão” já faz mais de 04 anos, vou a diversos lugares aqui no RJ, já fiz alguma coisa em SP, faço parte da AFPF, mas minhas caminhadas nada tem a ver com esta; também troco informações com Helio Suevo, envio material para o Ralph do “estaçoesferroviarias”, entre outros...

Tenho contribuido com material e projetos.

O Principal: Tenho que agradeer a todos vocês, que com informações, desvendam muitos dos mistérios.

A Equipe do fórum está de parabéns.

Quanto aos lugares que percorro, já passei por muita coisa, mas sempre consegui contornar e muitas das vezes, tenho que me “adaptar ao local, vide o caso Maria da Graça, no tópico da Cesário Machado.

Quanto a Bongaba, Dado tem razão, no meio do nada, mas... muito perigoso o local.

Abraços

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes