[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Fev 2011, 00:37

Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1908

Imagem
^^ Reparem que já há algum tempo não são relacionados os ramais da Olaria Dr.Reis e do Engenho de Dentro, apenas o ramal de Inhaúma ao Engenho de Dentro, sendo assim, a linha que saía da Av.Automóvel Clube em direção às oficinas (cruzando a Av.Suburbana) realmente já havia sido erradicado após a construção da adutora para Inhaúma.
Neste ano também é relacionado os ramais de Xerém
Imagem
^^ Também neste ano (falando de 1907) não houve tráfego especial de romeiros na Festa da Penha ...
Imagem
^^ :WK: :WK: :WK:
Vejam ! Estações Maracanã e Fructeiras ! E já funcionavam em 1906 e 1907 ! Acredito no seguinte: foram criadas paradas e estações provisórias para embarque, desembarque e baldeação entre as ferrovias EFCB, Linha Auxiliar e EFRdO, já que as duas primeiras possuiam estações nestes locais. Fructeiras no caso, seria a "Mangueira" correspondente da EFRdO ... o0

Ministério da Indústria,Viação e Obras Públicas - 1909
É o último relatório deste ministério, pelo menos com este nome. Depois eu continuo ...

Imagem

Imagem

Um bom fim de semana a todos ! ! !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Fev 2011, 09:21

Dado.
Impecável o material disponibilizado por você.
Vou tenter fazer uma sumarização.

1) Sobre Inhaúma e Botafogo, acho apropriado o que você falou, do traslado de funcionários de Botafogo para Inhaúma.
A estação já foi citada como ex em 1904, não foi?
Significa que os mapas que a citam como estação estariam desatualizados. Como se tratava de edificação alugada, eu imagino que tenha sido entregue ao locador logo após a sua desativação, pois seria uma despesa extra desnecessária.
Por falar nisso, naquela mapa de Engenho da Rainha, aquele arco ferroviário que se abre antes da curva para o pátio inferior desta era um posto de telégrafo. Era muito próximo à ex Botafogo com a diferença que era após a curva.
Puxa, a estação Botafogo operou com esse status por pouco tempo. Menos de 10 anos, uma vez que vimos que a Rio D'ouro naquele trecho foi construída em 1894, não foi?

2) Interessante: Fructeiras e Mangueira tem realmente a ver. :TW:

3) Sobre o ramal Anna Neri, você está próximo de desvendar esse mistério, mas eu tinha palpitado também que o mesmo poderia ser apenas o trecho entre esta e o ramal de São Francisco. A partir do entroncamento de ambos, o nome adotado seria o de São Francisco mesmo, indo até a parada Alegria.

4) Com todos esses documentos, em breve você vai descobrir quando exatemente foi erradicado o ramal da Suburbana.

Um abraço e parabéns. okk


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 18 Fev 2011, 11:44

Melekh.
você está certo. Se trata da mesma edificação.
Aqui no fórum, a data está fora de foco, pois está muito ampliada, mas as fotos são de 1928.
Não sei o mês.
A primeira foto foi batida com o fotógrafo de costas para a atual João Ribeiro e a segunda depois no largo de Pilares no sentido Abolição com o fotógrafo de costas para a Abolição.
Os trilhos são de bonde. Dá para ver pela bitola e pelo fato que ali nunca houve ferrovia, mas aquele objeto ao fundo identificado por você é estranho.
você identificou como um trem. Poderia ser um bonde com mais de um vagão.
Fora de foco assim dá até a impressão de uma estação com plataforma.

O importante é salientar que em 1928, pelos estudos até agora realizados, o ramal antigo da João Ribeiro já deveria estar suprimido e retirado.

Vou tantar ao final das minhas férias fazer uma pesquisa para ver se consigo essa foto com resolução melhor.

Um abraço.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Fev 2011, 13:16

Adenilson escreveu:Dado.
Impecável o material disponibilizado por você.
Vou tenter fazer uma sumarização.
(...)
4) Com todos esses documentos, em breve você vai descobrir quando exatamente foi erradicado o ramal da Suburbana.
Sim, se eu não me engano, vi em alguns relatórios posteriores a esses a desativação de linhas, e antes disso, o uso pela Leopoldina do ramal vindo do Caju ! Se prepare para ler bastante informação após o Carnaval.
:P
A partir de 1909, o "Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas" passou a se chamar "Ministério da Viação e Obras Públicas" apenas ... e infelizmente, a partir de determinado ano, os relatórios não tem índice nem capítulos, o que demanda uma busca às cegas por alguma informação em 500, 700, e às vezes mais de 1000 páginas ! E não é só isso: descobri ontem quem todos os relatórios possuem anexos, mas estes não aparecem no índice e novamente tenho que vasculhar milhares de páginas ! Mas vou conseguir !
<O>

Um abraço e parabéns. okk
Valeu, Adenilson ! Boa viagem, boas férias e bom carnaval pa você !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Fev 2011, 17:42

Pessoal, boa tarde !

Analisando alguns documentos antigos, acho que encontrei indícios de datas de inauguração de algumas estações da EF Rio d'Ouro, na sua primeira linha tronco, que passava por José dos Reis.

Vejam abaixo algumas páginas do Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro , também conhecido como Almanaque Laemmert (nome da editora e gráfica), que foi escrito no período entre 1844 e 1889. Nas páginas que encontrei, é mostrada uma tabela de horários dos trens da EFRdO, durante a semana e aos fins de semana (notem que os horários eram escassos). Comecemos pelo ano de 1883:
Imagem
Sendo assim podemos afirmar que em 1883 funcionavam no embarque e desembarque de passageiros as seguintes estações e paradas (se a imagem acima não aparecer, por não sei qual motivo, segue abaixo a lista de paradas/estações deste ano):
- Caju
- Rua Bella
- Bemfica
- Praia Pequena
- Pilares
- Irajá
- Pavuna
- Brejo
- Cava
- Rio d'Ouro
- Represa

Agora vamos ver uma tabela do ano de 1884:
Imagem
Vejam agora que neste ano entraram em funcionamento as estações/paradas de:
- Venda Grande
- Engenho do Matto
- Areal
- Itaipu

Se foram construídas e inauguradas neste ano eu não sei, mas foi neste ano que entraram em funcionamento, então é provável que tenham sido inauguradas mesmo neste período.
Vamos ver agora uma tabela do ano de 1885:
Imagem
Imagem
A estação a entrar em funcionamento neste ano foi:
- Figueira
Vejam também que o cruzamento de trens se dava na estação de Pilares !
Pularemos agora ao ano de 1888:
Imagem
Imagem
Neste ano começaram a circular os trens de passageiros do ramal de Tinguá (que na época ainda era conhecido como Ramal da Fazenda Conceição, posteriormente também chamado Ramal de Iguassu). Mas na linha tronco teve estação que iniciou serviço neste ano de 1888 ! São elas:
- José dos Reis
- Coqueiros
- Paineiras

No recente ramal de Tinguá, foram inauguradas as estações/paradas de:
- São Bernardino
- Iguassu
- Barreiras
- Tinguá

Em 1889 não há registro de novas estações, mas achei interessante o seguinte documento, por relacionar os locais de cruzamentos de trens:
Imagem
Infelizmente o Almanaque teve sua última edição neste ano ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Fev 2011, 18:13

Abaixo vou postar algums fotografias do Portal Augusto Malta, da Rua Carlos Seidl, no bairro do Caju, no comecinho da década de 1930. Estas fotos eu havia visto no AGCRJ, mas como lá é proibida a cópia, só agora as estou revendo. Infelizmente nem todas as fotos que vi lá estão presentes no Portal. Mas voltando ao assunto, estas fotos mostram a Rua Carlos Seidl, que era a rua onde passava os Bondes da Cia.São Cristóvão e também os trilhos da EFRdO. Entretanto, a ferrovia foi desativada neste trecho em 1928, 1929 ... por isso acho que as fotos são reveladoras, apesar de não mostrarem trilhos. Vejam só:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A última foto é de 1929 ... parece que há postes telegráficos na margem da via ... acredito que ali era o leito da ferrovia,recém-erradicada. E nas demais fotos, achei reveladoras pelo seguinte: aparecem os trilhos de bonde e ao lado deles, um trecho da rua sendo pavimentada. Este trecho sendo pavimentado é que acredito que tenha sido o leito da EFRdO na rua Carlos Seidl.
Também há postes telegráficos em algumas fotos ...

O que acham ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 19 Fev 2011, 19:12

COQUEIROS E PAINEIRAS?????????? :O :X: :X:

E ALGUMA CONHECIDA NOSSA QUE MUDOU DE NOME POSTERIORMENTE OU E TOTALMENTE NOVA SUA DESCOBERTA?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Fev 2011, 23:45

DadoDJ escreveu:(...)
Imagem
"Da estação Venda Grande foi tirado um ramal na extensão de 988,5 metros para as oficinas do Engenho de Dentro da ferrovia D.Pedro II (...)"
Impossível ! ! ! A distância entre Venda Grande e Engenho de Dentro era muito mais que 990 metros ! Mas dá pra pensar no seguinte: APÓS a estação Venda Grande, foi criado um ramal em direção às oficinas, ou seja, após Venda Grande não existia Liberdade, Capão do Bispo, nada ... então APÓS Venda Grande a linha seguia sem estações (até onde não sei, provavelmente Pillares, que foi inaugurada no ano anterior), e foi construído um ramal em direção ao Engenho de Dentro, e realmente entre o leito na Av.Suburbana e as oficinas do Engenho de Dentro a dstância bate ... entre 900 e 1000 metros !
:Y:
É a primeira vez que faço um citação na minha própria mensagem ... :HH:
Eu não entendi o que diz este texto: segundo o descrito, foi criado um ramal de Venda Grande para as oficinas do Engenho de Dentro. Pra começar a distância não batia. Então eu supus que este ramal tivesse início em Venda Grande e seguiria até as oficinas pela Av.Suburbana mesmo, o que daria a distância, forçando um pouco. Pensei nisso pois poderia não haver estações nesta época entre Venda Grande e Pilares, e pode ser verdade, pois neste trecho, só em 1889 é que foi inaugurada mais uma estação: José dos Reis. É provável que este "ramal entre Venda Grande e as Oficinas" tenha sido realmente todo o trecho entre estes locais.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Fev 2011, 23:48

NANDORJ escreveu:COQUEIROS E PAINEIRAS?????????? :O :X: :X:

E ALGUMA CONHECIDA NOSSA QUE MUDOU DE NOME POSTERIORMENTE OU E TOTALMENTE NOVA SUA DESCOBERTA?
COQUEIROS = Não sei ainda qual é, mas seria Agostinho Porto ou Coelho da Rocha.
PAINEIRAS = ADRIANÓPOLIS
:beer:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por AVVP » 22 Fev 2011, 00:15

Coqueiros ?!?!? b )

É a Agostinho Porto com certeza; a ''minha'' estação hih.

Vejam:

São João de Meriti: Igreja de Agostinho Porto

Este bairro presta uma homenagem a um médico da localidade. Anteriormente conhecido como “Coqueiros” por ter sido um sítio com abundância dessas palmeiras, pertencente à família Guimarães.

A Igreja denominada Nossa Senhora das Graças, está situada ao lado da praça Castelo Branco. Esta Igreja possui salões de festa e casa paroquial. Suas características arquitetônicas são do tipo clássico italiano seiscentista, no qual foi inspirada e possui um forte sentido de verticalidade. Suas janelas são arcadas com vitrais coloridos.

Inaugurada em 17 de novembro de 1949, pelo monsenhor José Boggiani, sua construção foi financiada por benfeitores e pelo próprio religioso.


http://baixadafluminense.wordpress.com/ ... nho-porto/

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Fev 2011, 00:59

Boa AVVP !
app
Valeu !
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 22 Fev 2011, 09:53

A todos Saudações Ferroviaristas.


Dado, muito boa a sua exposição, bem elaborada e orquestrada, o Brasil precisa de pessoas como voe, pena que os corruptos atrapalham... eu te digo que as coisa poderão ficar muito positivas profissionalmente para você.

Adenilson, eu percebi que os trilhos seriam de bonde, inclusive havia uma linha que corria paralela a L. Auxiliar, passando por onde hoje é o Viaduto de Pilares e seguindo o trecho da antiga Álvaro de Miranda sentido Cascadura.

O objeto de fundo está meio nebuloso, chutei que pudesse ser um trem, pois não percebi a data.

Seria um bonde com mais de um vagão? Teríamos que saber se pela Av. João Ribeiro circulava bonde.

Quanto à impressão de uma estação com plataforma, poderia ser a Estação Pilares da Rio D’Ouro, pois pelo mapa indicaria ser por ali.

Pela data – 1928 -, o ramal antigo da João Ribeiro já deveria estar suprimido e retirado.

Vamos aguardar a sua volta, pois tens contribuído muito para elucidar vários fatos , ótimas férias.


Forte abraço.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Fev 2011, 20:20

Continuação dos relatórios !
:Y:
Pessoal, como dito anteriormente, em 1909 o "Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas" passou a ser apenas o "Ministério da Viação e Obras Públicas". A lista de relatórios abrange o período entre 1909 e 1952, mas infelizmente os anos entre 1928 e 1936, 1938 e 1944, e enre 1947 e 1951 não constam da listagem. Além disso, a partir de determinada década (1920), os relatórios não tem índice, o que dificulta um bocado, além de terem sido reduzidas as informações. Entretanto estou lendo meticulosamente todos eles e depois partire para os anexos, que são as páginas ao fim de cada relatório, mas que também não aparecem nos índices !
:WK:
Já adianto que muita coisa que encontrei me fez esfriar a cabeça, pois elucidou algumas dúvidas e curiosidades, mas ainda teremos um bocado de dados para pesquisar e correr atrás ...

Então, vamos a eles !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Fev 2011, 20:27

Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1910
Imagem
^^ Notem a divisão de ramais e suas funções. Transporte de passageiros, carga, material para obras e manutenção das adutoras ...
Imagem
^^ Acidentes em 1910
Imagem
^^ Relação do material rodante da EFRdO em 1910 e uma curiosidade em Praia Pequena
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Fev 2011, 20:34

Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1911
Imagem
Imagem

^^ Que diferença entre antigamente e hoje em dia ... enquanto os trens da Supervia, MRS, ALL etc trombam em passagens de nível com carros, ônibus e caminhões, antigamente havia ENCONTROS COM CARROÇAS !

o0
Editado pela última vez por DadoDJ em 22 Fev 2011, 20:44, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 22 Fev 2011, 20:40

Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas - 1912
Imagem
^^ Um fato inédito nesses relatórios ! A descrição do percurso da ferrovia, desde o ponto inicial, no Caju !
Mas ... o ano é 1912 ! Pela descrição acima, o ramal de José dos Reis (a linha original, via Av.Suburbana) não é citado ... então ... ele já estava desativado neste ano ?
tnk
Imagem
^^ Informação interessante sobre as estações da época
Imagem
Imagem
Imagem
^^ Informações sobre a comunicação tefônica e telegráfica. Pelo que me parece realmente a antiga estação Botafogo tornou-se o Centro Telefônico e Telegráfico da ferrovia,passando para Inhaúma as funções de estação e agência. Será que este prédio, da antiga estação Botafogo, foi mesmo demolido ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 23 Fev 2011, 09:09

Dado,


esses relatorios são retirados de algum livro, se for qual é o nome?

Voce escaneou, ou retirou direto da internet?

Muito bom, é o que estou precisando.

tenho que arrumar tempo, para fazer um dossie disso tudo.


Abraços.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 23 Fev 2011, 10:58

Estes documentos encontram-se na internet, eu postei o link há algum tempo:
http://www.crl.edu/brazil
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Melekh » 23 Fev 2011, 13:16

Dado,

Valeu já encontrei.

Estamos aí amigão!

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 23 Fev 2011, 15:27

AVVP escreveu:Coqueiros ?!?!? b )

É a Agostinho Porto com certeza; a "'minha'" estação hih.

Vejam:

São João de Meriti: Igreja de Agostinho Porto

Este bairro presta uma homenagem a um médico da localidade. Anteriormente conhecido como “Coqueiros” por ter sido um sítio com abundância dessas palmeiras, pertencente à família Guimarães.

A Igreja denominada Nossa Senhora das Graças, está situada ao lado da praça Castelo Branco. Esta Igreja possui salões de festa e casa paroquial. Suas características arquitetônicas são do tipo clássico italiano seiscentista, no qual foi inspirada e possui um forte sentido de verticalidade. Suas janelas são arcadas com vitrais coloridos.

Inaugurada em 17 de novembro de 1949, pelo monsenhor José Boggiani, sua construção foi financiada por benfeitores e pelo próprio religioso.


http://baixadafluminense.wordpress.com/ ... nho-porto/
O prédio da antiga estação(Fica a dúvida, construção original da E.F.R.d.O. ?) ainda está de pé, apesar de meio descaracterizado.... :beer: :beer:

E aqui está um belo trabalho de historiador como disseram acima e posso confirmar, uma vez que quando se estuda licenciatura em história não é para ser "mero reprodutor" da matéria que o colégio pede, mas sim um investigador, um historiador.

Só uma dúvida: Será que todos os documentos relacionados a engenharia das estações se perdeu ao longo desses anos? Digo croquis das estações, plantas baixas, e por aí vai....
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante