[E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Monumentos a Cremalheira

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

[E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Monumentos a Cremalheira

Mensagem não lida por Vinicius » 20 Fev 2011, 22:08

Relato pertencente ao encontro do TGVBR do dia 13 de fevereiro de 2011

Ao chegarmos ao bairro Alto da Serra, em Petrópolis (RJ), começamos a nossa busca por vestígios de algo que ainda pudesse existir da estação Alto da Serra, demolida para a construção de um BNH (um tipo de conjunto habitacional). Infelizmente, não encontramos nada, porém, numa praça em frente ao local da antiga estação, encontramos esse curioso monumento a cremalheira, formado por um conjuto de rodas dentadas e um pedaço de terceiro trilho:

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5. Ao fundo, o BNH, onde se localizavam a estação e o pátio de Alto da Serra

Imagem

6.

Imagem

7.

Imagem

8.

Imagem

Em Vila Inhomirim, na Raiz da Serra de Petrópolis, existe um outro monumento a Cremalheira - um pouco antes da estação local - porém, ainda não possuo fotos dele. Em breve.


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Monumentos a Cremalheira

Mensagem não lida por Julio » 22 Fev 2011, 11:17

É uma total sabotagem com a história da ferrovia brasileira,com o trabalho que foi de se construir o trecho de serra,e com o Barão/Visconde de Mauá!
Desativar a E.F.P.G.P,derrubar a estação do Alto e transformar a estação de Petrópolis em rodoviária é um total absurdo,repito,com a história ferroviária brasileira!
Até hoje,o comércio do centro exibe quadros com fotos do que foi a estação de Petrópolis,e que se constituía em mais uma atração turística do rico "acervo" turístico da Cidade Imperial!

Felizmente está certa a volta da E.F.Mauá,entre Guia de Pacobaíba e Fragoso,como diz o IPHAN,o trecho de serra também está incluído no programa de reativação,só que até o Alto da Serra!

Mas em que lugar do bairro será a estação?



Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Monumentos a Cremalheira

Mensagem não lida por Julio » 22 Fev 2011, 11:29

Para mim,o certo é indenizarem os moradores do BNH e devolverem à ferrovia o que sempre foi dela,e continuarem a linha até sua estação terminal original!
"Mas,Julio,tem muitos ônibus no centro!Não tem espaço para mais pontos reguladores!"
Dá-se um jeito,desaproprie um grande imóvel ou um terreno(se houver),e tranfira os pontos de ônibus para lá!Seria uma mudança trabalhosa,mas necessária,muito menos trabalhoso seria não acabarem com a ferrovia,lá e em todo trecho até Três Rios!Mas o que eu peço é que se execute um trabalho bem feito,correto e ético,de levarem a ferrovia até o lugar certo,o centro,e sua estação!
E estando no centro,à vista de todos,o turismo,a cultura e a história da ferrovia,e da cidade,estarão completos!
A estação de volta seria mais um item da "coleção" de patrimônios históricos petropolitanos,como o Palácio de Cristal,o Hotel Quitandinha,etc.
Vejam o exemplo de São João Del Rey(MG)que desativou a ferrovia regular,mas preservou a enorme estação e implantou um trem turístico!


Pensem nisso,e apoiem a ideia da estação de Petrópolis de volta!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Semrush [Bot] e 0 visitante