BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Material Rodante da CPTM - comentários
Moderador: Lipe Andreense
Reforma de Trens
A CPTM possui três programas de manutenção de seu material rodante, chamados de PQMR (Programa Quinquenal de Material Rodante) I, PQMR II, e Boa Viagem. O PQMR I, já concluído, comtemplou a reforma de 36 TUEs. Os programas Boa Viagem e PQMR II ainda não foram concluídos, e preveem a reforma, remobilização, modernização e/ou revisão de 122 e 294 TUEs, respectivamente. A frota total da CPTM é composta de 12 modelos de trens, totalizando 361 TUEs e 1160 carros, dos quais 291 operacionais (944 carros).
====================================================
PQMR I
Vigência: 1999-2004
Séries comtempladas:
1700
21 unidades: 02-06; 10-18; 22; 26-40; 44-50
Empresas: Alstom (10), ADTranz (3), Inepar (3), IESA (3), Bombardier (2)
4400
3 unidades: 05; 07; 25
Empresas: ???
5000
12 unidades: 17; 21; 36-37; 41; 54; 56; 63; 66; 72; 91-92
Empresas: ADTranz (6), Gevisa (4), CCC (2)
====================================================
Boa Viagem
Vigência: 2005-2009
O Programa Boa Viagem, iniciado em 2005 tem como objetivo principal a modernização de 122 trens de todas as linhas da empresa, em especial aqueles que rodam na linha 12, atualmente alvo de obras de recapacitação. Fazem parte desse projeto:
10 TUEs Série 5000 (Reincorporação e Modernização) - Linha 8
14 TUEs Série 1400 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
07 TUEs Série 1600 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
28 TUEs Série 5500 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
12 TUEs Série 5500 (Remobilização e Modernização) - Linha 9 (1) - Tornaram-se 5550
10 TUEs Série 4400 (Recuperação e Modernização) - Linha 11 (2)
03 TUEs Série 1400 (Modernização Total) - Linha 11
02 TUEs Série 1600 (Modernização Total) - Linha 11
10 TUEs Série 1600 (Modernização Total) - Linha 12
02 TUEs Série 1100 (Revisão Geral) - Linha 7
02 TUEs Série 1700 (Revisão Geral) - Linha 7
22 TUEs Série 4400 (Revisão Geral) - Linha 11 (2)
Os serviços já foram completados em 56 TUEs:
12 TUEs Série 5500 - Empresa: Alstom
04 TUEs Série 1400 - Empresa: IESA
02 TUEs Série 1700 - Empresa: Alstom
02 TUEs Série 1100 - Empresa: Alstom
24 TUEs Série 4400 - Empresas: T'Trans/MPE e Consórcio Novo Trem
12 TUEs Série 5500 (Spectro/5550) - Empresa: Bombardier e Tejofran
Restam 66 TUEs a serem entregues. Vale ressaltar que o programa inclui intervenções em toda a frota das séries 1400, 1600 e 4400.
Os serviços realizados até agora foram feitos pelas seguintes empresas: Alstom, Bombardier/Tejofran, IESA, T'Trans/MPE e Consórcio Novo Trem (Siemens/MGE)
Todos os trens entregues estão sendo adesivados. Esses 56 TUEs formam 22 composições:
====================================================
PQMR II
Vigência: 2005-2009 (?)
O PQMR II, assim como seu precessor, prevê algum tipo de intervenção em 294 trens da empresa. No entanto, a CPTM não divulga muitas informações a respeito, portanto, não posso afirmar quais as séries sofrerão mudanças e as intervenções a serem feitas. Mas quase todo o Programa Boa Viagem faz parte do PQMR II.
___________________________________________________
(1) Foram deslocados para a linha 12, e não chegaram a rodar na linha 9. Em seu lugar nessa linha estão os trens da Série 2070/2000 Fase II.
(2) Apesar de serem da frota da linha 11, a frota é compartilhada com a linha 12.
Atualização: 25/11/2008
A CPTM possui três programas de manutenção de seu material rodante, chamados de PQMR (Programa Quinquenal de Material Rodante) I, PQMR II, e Boa Viagem. O PQMR I, já concluído, comtemplou a reforma de 36 TUEs. Os programas Boa Viagem e PQMR II ainda não foram concluídos, e preveem a reforma, remobilização, modernização e/ou revisão de 122 e 294 TUEs, respectivamente. A frota total da CPTM é composta de 12 modelos de trens, totalizando 361 TUEs e 1160 carros, dos quais 291 operacionais (944 carros).
====================================================
PQMR I
Vigência: 1999-2004
Séries comtempladas:
1700
21 unidades: 02-06; 10-18; 22; 26-40; 44-50
Empresas: Alstom (10), ADTranz (3), Inepar (3), IESA (3), Bombardier (2)
4400
3 unidades: 05; 07; 25
Empresas: ???
5000
12 unidades: 17; 21; 36-37; 41; 54; 56; 63; 66; 72; 91-92
Empresas: ADTranz (6), Gevisa (4), CCC (2)
====================================================
Boa Viagem
Vigência: 2005-2009
O Programa Boa Viagem, iniciado em 2005 tem como objetivo principal a modernização de 122 trens de todas as linhas da empresa, em especial aqueles que rodam na linha 12, atualmente alvo de obras de recapacitação. Fazem parte desse projeto:
10 TUEs Série 5000 (Reincorporação e Modernização) - Linha 8
14 TUEs Série 1400 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
07 TUEs Série 1600 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
28 TUEs Série 5500 (Remobilização e Revisão Geral) - Linha 12
12 TUEs Série 5500 (Remobilização e Modernização) - Linha 9 (1) - Tornaram-se 5550
10 TUEs Série 4400 (Recuperação e Modernização) - Linha 11 (2)
03 TUEs Série 1400 (Modernização Total) - Linha 11
02 TUEs Série 1600 (Modernização Total) - Linha 11
10 TUEs Série 1600 (Modernização Total) - Linha 12
02 TUEs Série 1100 (Revisão Geral) - Linha 7
02 TUEs Série 1700 (Revisão Geral) - Linha 7
22 TUEs Série 4400 (Revisão Geral) - Linha 11 (2)
Os serviços já foram completados em 56 TUEs:
12 TUEs Série 5500 - Empresa: Alstom
04 TUEs Série 1400 - Empresa: IESA
02 TUEs Série 1700 - Empresa: Alstom
02 TUEs Série 1100 - Empresa: Alstom
24 TUEs Série 4400 - Empresas: T'Trans/MPE e Consórcio Novo Trem
12 TUEs Série 5500 (Spectro/5550) - Empresa: Bombardier e Tejofran
Restam 66 TUEs a serem entregues. Vale ressaltar que o programa inclui intervenções em toda a frota das séries 1400, 1600 e 4400.
Os serviços realizados até agora foram feitos pelas seguintes empresas: Alstom, Bombardier/Tejofran, IESA, T'Trans/MPE e Consórcio Novo Trem (Siemens/MGE)
Todos os trens entregues estão sendo adesivados. Esses 56 TUEs formam 22 composições:
Código: Selecionar todos
# Série Unidades
01º 5500 39/40/47/48
02º 5500 22/34/41/42
03º 4400 01/23
04º 4400 27/28
05º 4400 30/31
06º 5500 26/27/28/46
07º 4400 04/24
08º 5550 51/52/53/54
09º 4400 11/35
10º 1400 01/02
11º 5550 55/56/57/58
12º 4400 03/20
13º 4400 12/13
14º 4400 17/18
15º 5550 59/60/61/62
16º 1700 26/32
17º 1100 08/12
18º 1400 05/14
19º 4400 15/22
20º 4400 26/29
21º 4400 14/21
22º 4400 06/16
23º 4400 02/19
24º 5550 63/64/65/66
PQMR II
Vigência: 2005-2009 (?)
O PQMR II, assim como seu precessor, prevê algum tipo de intervenção em 294 trens da empresa. No entanto, a CPTM não divulga muitas informações a respeito, portanto, não posso afirmar quais as séries sofrerão mudanças e as intervenções a serem feitas. Mas quase todo o Programa Boa Viagem faz parte do PQMR II.
___________________________________________________
(1) Foram deslocados para a linha 12, e não chegaram a rodar na linha 9. Em seu lugar nessa linha estão os trens da Série 2070/2000 Fase II.
(2) Apesar de serem da frota da linha 11, a frota é compartilhada com a linha 12.
Atualização: 25/11/2008
Editado pela última vez por Sergio Silva em 26 Nov 2008, 02:17, em um total de 2 vezes.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
lipe_andreense escreveu:Eu não disse que é proibido, disse que eu não acho interessante, pois são veículos de serviço.
Isso aqui não é uma ditadura e eu não sou o único responsável pelo subforum.
AEEEEEEEEE!!!!! Mandou bem, Felipe!!!
É assim que se fala!
Creio que aquele ditado "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra" se aplica bem a este caso.
E segue o post!
[]´s!
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 252
- Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33
As séries 1700 e 1100 são as que apresentam o maior MKBF (Mean Kilometer Between Failure - distância percorrida entre falhas)
CONFIABILIDADE DOS TRENS AUMENTA EM 2006
Os trens da CPTM apresentaram um desempenho 11,3% melhor, em 2006, comparado ao ano passado. Composta por 11 séries diferentes, a frota da empresa registrou, de janeiro a novembro, um índice médio de 4.191,2km percorridos a cada problema técnico operacional, contra 3.765,4km, no mesmo período de 2005.
O parâmetro internacional que mede a confiabilidade das composições ferroviárias é o MKBF [Mean Kilometer Between Failure], sigla em inglês equivalente à quilometragem rodada entre falhas. Os maiores índices foram registrados nos meses de maio [4.633km / falha] e junho [4.742km / falha].
A frota das Linhas A e D atingiu a melhor marca: 6.210,4km a cada avaria, nos últimos 11 meses, contra 4.990,1km, no mesmo período, performance 24,5% superior. A média dos trens das Linhas B e C também foram positivas: 5.779km rodados a cada problema técnico.
O trem que apresentou o desempenho mais alto no ano foi o da série 1.700, que circula na Linha A. Em novembro, por exemplo, seu MKBF ficou em 8.911 km entre avarias. Na segunda posição, estão as composições da série 1.100, também da Linha A, com média de 6.789 km entre falhas, no mês passado.
Vale ressaltar que mesmo com a execução do maior programa de modernização de trens do Brasil, o chamado "Boa Viagem", que envolve a recuperação gradativa de mais de 120 composições, as equipes da Gerência de Manutenção de Material Rodante [GOR] da CPTM não pouparam esforços para elevar a confiabilidade das composições. Com a chegada dos trens modernizados, a tendência é que a frota se torne ainda mais confiável.
Para obter esses resultados, a companhia realiza o programa "Trem Disponível e Confiável", com 20 ações focadas na manutenção da frota. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão por Processos da GOR, que busca a melhoria dos serviços aos usuários.
Em 2006, a área de material rodante também promoveu o Programa 5S, no abrigo de trens de Eng° São Paulo, responsável pela manutenção da frota das Linhas E e F. A ação melhorou o ambiente de trabalho, tornando-o mais limpo e organizado, proporcionando mais qualidade de vida e conseqüente ganho de produtividade, redução de custos e desperdícios.
Você conseguiu ver a locomotiva comandante? A que horas foi?arqpaulo escreveu:Colegas
estive hoje na barra funda, pegando a linha 8 pra descer na estação lapa
dúvida: vi um trem, carregando uns 14 vagoes cheios de areia, alguem ja tinha visto ? será que e' areia das obras da linha 4?...passou pelos trilhos da linha 7
Voltando para casa no 1709/30, a CPTM estava formando um cargueiro no pátio de Pirituba, provavelmente para a manutenção de via permanente.
Mas há a possibilidade de ser um cargueiro da MRS, embora estes costumem usar mais vagões (geralmente entre 30 e 35) nesses horários.
Tenho quase certeza (para não generalizar ) que o causo nada tem a ver com a linha 4.
Uma coisa...
Vamos documentar todas as unidades da CPTM, incluindo unidades inativas e modernizadas.
Isso é para facilitar algumas pesquisas para todos do fórum e até de quem não é...
Modelo -
Série 0000 - 00 ativas - 00 inativas - total 00
-------------------------------------------------------------------------------------
Vamos documentar todas as unidades da CPTM, incluindo unidades inativas e modernizadas.
Isso é para facilitar algumas pesquisas para todos do fórum e até de quem não é...
Modelo -
Série 0000 - 00 ativas - 00 inativas - total 00
-------------------------------------------------------------------------------------
Editado pela última vez por Lopes em 16 Ago 2008, 03:09, em um total de 1 vez.
Rodrigo Lopes
Série 1700 - 21 unidades ativas - 4 inativas - ?? Modernizadas
Série 4400 - 26 unidades ativas - 6 inativas - ?? Modernizadas
-----------------------------------------------------
As outras deixo por conta de vocês...
Até pq não tenho toooodddoo esse conhecimento.
Ao final, eu faço uma lista com todas as composições da CPTM
Série 4400 - 26 unidades ativas - 6 inativas - ?? Modernizadas
-----------------------------------------------------
As outras deixo por conta de vocês...
Até pq não tenho toooodddoo esse conhecimento.
Ao final, eu faço uma lista com todas as composições da CPTM
Rodrigo Lopes
Lopes escreveu:Uma coisa...
Vamos documentar todas as unidades da CPTM, incluindo unidades inativas e modernizadas.
Isso é para facilitar algumas pesquisas para todos do fórum e até de quem não é...
Modelo -
Série 0000 - 00 ativas - 00 inativas - total 00
-------------------------------------------------------------------------------------
Cara, não é tão fácil quanto parece. Isso é feito por meio de anotações pessoais, nada oficial. Se aparece mais um trem na ativa, beleza, mas se um sai, você vai demorar uma semana, por exemplo, até perceber que ele saiu, porque pode ser que ele não rode naquele dia, mas no dia seguinte rode. Ou então, pode ter rodado o dia inteiro, mas acabou não vendo ele.Lopes escreveu:Série 1700 - 21 unidades ativas - 4 inativas - ?? Modernizadas
Série 4400 - 26 unidades ativas - 6 inativas - ?? Modernizadas
-----------------------------------------------------
As outras deixo por conta de vocês...
Até pq não tenho toooodddoo esse conhecimento.
Ao final, eu faço uma lista com todas as composições da CPTM
_____________________________
No mais, a quantidade inativas de 4400 aumentou em duas unidades, pois o 4408/25 está no pátio de Presidente Altino, e será desmontado e mandado para a T'Trans, no RJ.
Essas listas eu também faço. Em algumas linhas, algumas composições permanecem por meses iguais. Mas tem uma linha (8) que todo santo dia os caram mexem nas composições. Já cheguei a mesma unidade em três composições diferentes em duas semanas. Ou seja, desisti de anotar as composições da linha 8/B.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 1 visitante