[EF Maricá] Estação Cabo Frio

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Renanfsouza » 28 Fev 2009, 14:32

Nome: Cabo Frio

Inauguração: 11/09/1937 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Maricá - Ramal de Cabo Frio (1937-1943) [1,2]
. Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) - Linha Auxiliar de Cabo Frio (1943-1950) [2]
. Estrada de Ferro Leopoldina (1950-1957) [2]
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA) Imagem (1957-1964) [2]
Plataformas: 1
Uso Atual: Residência

Fui passar o carnaval em Búzios com a minha namorada. A viagem foi ótima... Cinco dias seguidos de praia. E como fomos a Cabo Frio num dos dias, resolvi conhecer a estação terminal do antigo Ramal de Cabo Frio.

A Estação Cabo Frio foi a terminal do antigo Ramal de Cabo Frio, que partia da Estação Neves, no município de São Gonçalo, onde havia o entroncamento com a Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina (cujo trecho inicial hoje conhecemos como Ramal de Itaboraí da CENTRAL Logística). O Ramal Neves x Cabo Frio possuia 158 quilômetros em bitola métrica e escoava a produção salina da Lagoa de Araruama [1], além da produção de cocos e demais produtos agrícolas. A ferrovia também transportava passageiros.

Hoje a estação é uma moradia. Segundo moradores, ela já foi uma sede de camping e também batalhão de polícia.

Infelizmente não pude entrar no terreno da estação porque o dono não se encontrava. Eu conversei com o irmão dele e este disse que não podia me deixar entrar. Ele pediu para que eu fosse mais tarde para falar com o dono, mas infelizmente não pude voltar. Então, as fotos foram tiradas apenas da rua.

Foto 1: Geral
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Fachada da bela Estação Cabo Frio
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5:
Imagem

Foto 6: O terreno da estação é bem amplo
Imagem

Foto 7: Só para cituar - essas fotos foram tiradas exatamente em frente à estação. Este é o Canal de Cabo Frio, e logo depois deste local é a ponte velha do canal. Dá pra ir a pé da ponte velha até a Estação Cabo Frio (uns dois quilômetros no máximo)
Imagem

Foto 8:
Imagem

Infelizmente não deu pra vê-la mais de perto mas eu fico muito feliz em ter conhecido esta estação. Em 2007, na minha caminhada pelo Ramal de Itaboraí da CENTRAL Logística, acabei conhecendo a Estação Neves, de onde partia o Ramal de Cabo Frio. Agora, dois anos depois, acabei conhecendo a terminal: a Estação Cabo Frio.

Sinceramente espero que outro forista (ou eu mesmo, se eu voltar lá um dia) tenha mais sorte e consiga fotos de dentro do terreno da estação para complementar este thread.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-8 por Renan Souza em 02/2009

Referências Bibliográficas

[1] Paulo Primo Bidegain. Linha Auxiliar de Maricá (antiga Estrada de Ferro Maricá) - Trens & Cia.
[2] Os Caminhos do Trem. Estrada de Ferro Maricá, <http://www.sebraerj.com.br>, acessado em 16/04/2009.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 28 Fev 2009, 15:19

Belas fotos,msm sendo do outro lado do portão dá pra mostrar bem como a estação era! :lol:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 28 Fev 2009, 15:24

Bem ou mal graças a você essa estação foi colocada em Evidência. Valeu renan, o descobridor! ;)

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Brunno » 17 Nov 2010, 11:02

A fachada da Estação, pulei o portão para fazer essas fotos
Esse mastro foi colocado quando a Estação de Cabo Frio foi utilizada como batalhão da PM
Imagem
Na terceira foto, talvez nesta parte possa ter existido algum desvio visto que o aparelho de mudança de via ainda se encontra lá, só não observei trilhos no local.
Imagem


Imagem
E por último o belo dístico em arte decó com os dizeres Cabo Frio.
Imagem

Conversei com um antigo vizinho meu (Sr. Paulo, hoje ele tm 96 anos). Ele trabalhou na estação como agente em 1951 e me disse que existiu uma antiga oficina de manutenção de locos no Bairro do Vinhateiro, existia mesmo para se fazer um gatilho nas máquinas. Esse bairro fica antes do posto telegráfico do Fonseca. Realmente a uns dez anos atrás, eu tinha dez anos na época, existiam uns barracões que pareciam oficinas. só que estavam abandonados e servindo como moradia. Hoje eles foram demolidos.

Eu to querendo voltar para lá e tentar descobrir qual era o antigo leito da ferrovia. Se era pela estrada RJ 106 ou era por dentro dos bairros Campo Redondo, São João, Baixo Grande e Vinhateiro e chegar até Cabo Frio. Pois em diversos pontos eram salinas por que foram aterradas para a construção da estrada tnk , então por onde everia passar a estrda de ferro Maricá?
Editado pela última vez por Brunno em 15 Mar 2011, 10:51, em um total de 1 vez.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Pablo ITT » 15 Dez 2010, 18:57

Renan, qual é o nome desta rua ou avenida´não conheço o local e estou querendo me situar melhor para poder marcar no GE com mais precisão.
Obrigado

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Brunno » 16 Mar 2011, 02:05

post atualizado <O> ^^
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Melekh » 22 Mar 2011, 11:27

Ola Ranan.


As fotos ficaram uma beleza.

Para complementar, coloco aqui todas as estações e paradas deste Ramal, para quem sabe mais à frente, possamos acrescenta mais fotos dos mesmos.


Croqui:

Imagem

Abraços.

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Brunno » 24 Abr 2011, 11:36

Melekh escreveu:Ola Ranan.


As fotos ficaram uma beleza.

Para complementar, coloco aqui todas as estações e paradas deste Ramal, para quem sabe mais à frente, possamos acrescenta mais fotos dos mesmos.


Croqui:

Imagem

Abraços.

Essa parada Bonsucesso não conhecia, será que são esses barracões???

Imagem

Imagem

Imagem

O crédito dessas imagens são do forista Nighto e essas fotos surgiram da desconfiança e dos olhares atentos do nosso amigo Vinícius, foram tiradas no nosso passeio de General Dutra a Alcântara Lampadosa, e realmente essa parada é bem próxima das estações Neves e Barreto (fica entre). Acho que serviria para a Fábrica Fluminense de Tecidos ou para outras fábricas próximas escoarem os seus produtos para a Região dos Lagos.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Melekh » 25 Abr 2011, 13:34

Bruno,


Bonsucesso parece ser o nome primitivo da estação Maricá.

Se eu não estiver enganado....

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Brunno » 26 Abr 2011, 00:41

Sim Melekh

Também consta o nome de Bonsucesso na estação de Maricá, mas eu to falando também da parada no Croqui entre Neves e Barreto. Veja na foto que tem a sinaleira está no sentido Neves e esses barracões estão numa área em que haviam uma duplicação de linhas. Eu olhando o seu croqui suponho ser essa a parada Bonsuceso, uma parada quase que do lado da estação de Cargas do Barreto.

Melekh veja essa foto e me diga será que poderia ser a primeira estação do Maruí? Ela fica bem próxima do complexo do lado das gares de pedra e ferro fundido.

Imagem

Vou colocar o link do álbum do amigo Nighto, pois lá tem mais fotos.
https://picasaweb.google.com/arlindosar ... Alcantara#


Saudações.
brunno escreveu:
Melekh escreveu:Ola Ranan.


As fotos ficaram uma beleza.

Para complementar, coloco aqui todas as estações e paradas deste Ramal, para quem sabe mais à frente, possamos acrescenta mais fotos dos mesmos.


Croqui:

Imagem

Abraços.

Essa parada Bonsucesso não conhecia, será que são esses barracões???

Imagem

Imagem

Imagem

O crédito dessas imagens são do forista Nighto e essas fotos surgiram da desconfiança e dos olhares atentos do nosso amigo Vinícius, foram tiradas no nosso passeio de General Dutra a Alcântara Lampadosa, e realmente essa parada é bem próxima das estações Neves e Barreto (fica entre). Acho que serviria para a Fábrica Fluminense de Tecidos ou para outras fábricas próximas escoarem os seus produtos para a Região dos Lagos.
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Melekh » 27 Abr 2011, 10:34

Bruno,

Saudações.


Voce pode estar certo em relação a Parada entre neves e Barreto; porém em relação a foto que poderia ser a primeira estação do Maruí, não sei te informar, eu até andei no trem que ia de Niteroi a Visconde de Itaborai, e vi que tinha uns trilhos que ia para antiga Estação Gal. Dutra e umas linhas de bonde próximo a estas.

É uma possibilidade, parce uma estação ou no mínimo uma casa de turma.


Abraços.

Avatar do usuário

Brunno
USUÁRIO JR
Mensagens: 159
Registrado em: 10 Ago 2010, 10:31
Localização: São Gonçalo

Re: [EF Maricá] Estação Cabo Frio

Mensagem não lida por Brunno » 27 Abr 2011, 11:36

Melekh escreveu:Bruno,

Saudações.


Voce pode estar certo em relação a Parada entre neves e Barreto; porém em relação a foto que poderia ser a primeira estação do Maruí, não sei te informar, eu até andei no trem que ia de Niteroi a Visconde de Itaborai, e vi que tinha uns trilhos que ia para antiga Estação Gal. Dutra e umas linhas de bonde próximo a estas.

É uma possibilidade, parce uma estação ou no mínimo uma casa de turma.


Abraços.
Melekh,

Saudações

Lá em Maruí descobrimos uma casa de madeira raríssima típica da leopoldina, e essa possível estação achamos muito estranho essa "casa", pois ela parece ter plataformas enterradas e tinha toda uma infraestrutura de telégrafos. e também parecem que alguns trilhos deveria ir a ela.

Pretendo marcar uma visita a Maruí só para averiguar isso.

Abraços
Embarcaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrr
Serra da Estrela, qualquer dia tamo aí!!!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante