A Estação Francisco Sá é original da EF Rio do Ouro, contudo aparentemente ainda na década de 1920 ela foi absorvida pela EF Central do Brasil. Francisco Sá era a estação inicial da Rio do Ouro (Km 0) [1]. Ela se localizada no final da Rua Ceará, próxima à Praça da Bandeira.
Eu tinha uma vaga idéia de onde a Estação Francisco Sá se localizava. Como eu não conhecia o local, pedi informações no Corpo de Bombeiros, à esposa do proprietário de um bar, e finalmente a uma simpática senhora que trabalha perto da antiga estação.
Olhando pela grade eu reconheci a estação, finalmente. A senhora que me mostrou aonde era e disse que quatro famílias moravam no local, todas famílias de ex-ferroviários. Então eu bati no portão e fui recebido por um senhor. Eu expliquei que tinha vindo de Duque de Caxias até lá apenas para tirar fotos daquele prédio.
Conversamos um pouco. Este senhor é um ferroviário aposentado. Me contou um pouco da sua história e me mostrou o terreno. Ele se ofereceu inclusive para abrir a porta de acesso às antigas plataformas (que ainda existem), mas me advertiu que era perigoso por causa do mato e dos moradores de rua. Como estava sozinho, eu recusei.
O nome da estação homenageia o notável político Francisco Sá: deputado, senador e primeiro ministro da agricultura, depois ministro dos transportes do governo Nilo Peçanha.
Todas as fotos foram tiradas de dentro da grade (no terreno da estação).
Foto 1: O terreno, bem amplo
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_001.jpg)
Foto 2:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_002.jpg)
Foto 3: A fachada da edificação. Pelo que o senhor me falou, as bilheterias eram ai dentro. Hoje é a sua residência
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_003.jpg)
Foto 4:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_004.jpg)
Foto 5:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_005.jpg)
Foto 6: Lateral
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_006.jpg)
Foto 7:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_007.jpg)
Foto 8:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_008.jpg)
Foto 9:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_009.jpg)
Foto 10: Segundo o senhor, aquele era um posto que a polícia mantinha na estação
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_010.jpg)
Foto 11: Mais algumas gerais do terreno
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_011.jpg)
Foto 12:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_012.jpg)
Foto 13:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_013.jpg)
Foto 14: Fachada do acesso às plataformas
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_014.jpg)
Foto 15:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_015.jpg)
Foto 16: As plataformas encontram-se atrás daquela porta à direita. Eu não fui lá pelas razões explicadas no início do thread
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_016.jpg)
Foto 17: Algumas gerais:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_017.jpg)
Foto 18:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_018.jpg)
Foto 19:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_019.jpg)
Foto 20:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_020.jpg)
Foto 21:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_021.jpg)
Foto 22:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_022.jpg)
Foto 23:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_023.jpg)
Foto 24:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_024.jpg)
Foto 25:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_025.jpg)
Foto 26:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_026.jpg)
Foto 27:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_027.jpg)
Foto 28: Portão de acesso às plataformas
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_028.jpg)
Foto 29:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_029.jpg)
Foto 30:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_030.jpg)
Foto 31: Pouco restou da pintura original. Essa é a lateral da edificação principal
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_031.jpg)
Foto 32:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_032.jpg)
Foto 33:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_033.jpg)
Foto 34: Estas árvores devem ser do tempo em que a estação ainda funcionava
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_034.jpg)
Foto 35:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/FRANCISCO_SA/FRANCISCO_SA_035.jpg)
Locais interessantes nas proximidades
. Supervia - Estação Praça da Bandeira
Referências Bibliográficas
[1] Guia Geral das Estradas de Ferro - EFCB - EF Rio do Ouro
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-35 por Renan Souza, em 2007