Amaral,
O seu palpite é totalmente plausível. Complementando o que você disse, adiciono algumas questões.
Acho que o mapa que o Dado viu no AGCRJ (e ele pode confirmar ou desmentir isso) era de uma data posterior a 1900.
Nós sempre questionamos a falta de atualização dos mapas, às vezes tendo dúvida sobre a erradicação de uma linha e/ou estação, mas o mapa não pode "prever o futuro".
Se não houve erro de impressão no mapa de 1900 e no que o Dado viu no AGCRJ, já em 1900, o trecho estava erradicado.
(Talvez apenas o trecho a partir de Pilares- vide explicação abaixo).
Talvez o motivo dos cruzamentos apenas tenha sido um dos fatores, pois o ramal Maria Angú cruzava com a E.F.Norte, mas simplesmente o fato de um trecho ter substituido o outro.
Com a configuração de vias desse mapa de 1900, incluindo a interrupção, a partir da Estação de Pilares, poderia se chegar ao ramal mais recente da Rio D'ouro, pois o traçejado pontilhado parece indicar uma linha no Caminho dos Pilares, que é a atual Álvaro de Miranda, e cruzando com a Melhoramentos ao final da estação Cintra Vidal, até a Rio D'ouro (variante nova), encontrando com esta no pátio superior de Inhaúma.
Será que estou interpretando mal o mapa?
O detalhe é Rua José dos Reis só ia até a Estrada de Santa Cruz (futura Suburbana).
Será que essa linha, se for realmente isso, que passava no Caminho dos Pilares era o ramal da José dos Reis?
Não estou com o tempo necessário agora no trabalho para reler os documentos postados pelo Dado.
Vou ter que dar uma lida em casa nos documentos postados pelo Dado para checar isso e as informações sobre as estações atendidas da Rio D'ouro, pois em alguns deles parece que havia a informação que houve um período de utilização das 2 linhas.
Outro destaque é a parada Chave Zieze, já bem depois dos fundos da Fazenda do Capão.
Amaral escreveu:DadoDJ escreveu:Reparem que neste ótimo mapa descoberto pelo Adenilson, a "primeira linha" da EFRdO, que seguia pela Av.Suburbana/R.João Ribeiro (Estr.Nova da Pavuna) tem o seu percurso interrompido neste mapa, não chegando a Engenho do Matto. Exatamente como eu tinha visto em outro mapa no Arquivo Geral do RJ ... porque será que apenas um trecho desta linha foi erradicado ?
![think tnk](./images/smilies/thi.gif)
Vendo o mapa me veio uma teoria.
Será que a interrupção do ramal original teria a ver com o cruzamento com a Linha Auxiliar que ficava logo a frente da interrupção da linha? Pode ser que com o aumento do tráfego passasse a ser inviável ou perigoso demais os 2 cruzamentos que as ferrovias faziam, uma em Del Castilho e outra em Tomaz Coelho. Pode até ter sido essa uma das razões do ramal novo. Já a parte do ramal originou que ficou em funcionamento, teria a ver com o ramal da Olaria que se não me engano havia por ali e também para o acesso às oficinas e também por utilização das estações no trecho.
É só uma idéia, mas acho possível.