E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Set 2011, 20:17

Pessoal,
Devido à proximidade das estações que vou citar com o ramal de Ana Neri, vou postar aqui mesmo algumas informações devido a inexistência de tópicos específicos sobre as estações em referência e também por esse tópico estar menor e mais fácil de ler.
Não caiam das cadeiras mrgr

ANO DE TODAS AS FOTOS: 1928 (AÉREAS).

RAMAL ANA NERI
FOTOGRAFIA: Nº 72.
Nas fotos não consegui localizar nada que lembrasse o ramal de Ana Neri. Talvez seus trilhos já tivessem sido arrancados.

SOUZA E SILVA
FOTOGRAFIA: Nº 72.
No ponto indicado como sendo o da estação não vi sinal de plataforma, mas o terreno paracia meio caótico no local. Será que a estação tinha sido demolida?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Set 2011, 20:30

MANGUEIRA:
FOTO: Nº 84:
Finalmente consegui achar onde era a plataforma da estação da Auxiliar.
A plataforma do ramal de Deodoro fica entre as linhas 1 e 2. Temos ainda as linhas 3 e 4 que também seguem para São Francisco Xavier, fazendo parte do ramal de Deodoro.

Pois é, a estação de Mangueira da Melhoramentos ficava entre as linhas 5 e 6. Acho que parecia ter 10 linhas passando ao todo pelo trecho, lembrando que não há muita definição nas fotos.
As plataformas eram quase do mesmo tamanho e praticamente alinhadas, sendo a da E.F.C.B discretamente maior.

Eu não tenho 100% de certeza se ali estava a plataforma justamente pela falta de constraste, mas no meio da plataforma parecia haver um espécia de cabine.
Não vi cobertura. Havia apenas cobertura na estação Mangueira da E.F.C.B com acesso pela rua. Não havia a passarela.

Tenho a foto da construção da passarela e depois vou postar aqui.

Se o que eu vi não foi a plataforma da Mangueira (Melhoramentos), posso afirmar que vi a abertura dos trilhos onde era e o espaço da plataforma e que a mesma tinha sido recém demolida, mas prefiro acreditar que realmente a plataforma ainda existia em 1928.
De qualquer forma, fica afirmado que realmente era entre as linhas 5 e 6.

Que pena que não levei uma lupa.

DERB CLUB: Aparentava ter 2 plataformas, sendo apenas uma com cobertura central. A outra era descoberta e pouco mais curta. Parece que a mais comprida era a que existe até hoje (Estação Maracanã). Não vi aquela passarela me parecendo que o acesso era pelos trilhos.

O Derb Club evidentemente estava lá onde muitos anos depois seria construído o Maracanã


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 25 Set 2011, 20:55

SÃO CRISTOVÃO:
FOTO Nº 85.

Algo surpreendente, mas que eu já tinha visto em uma foto e tinha me recusado a acreditar.
Com a foto aérea, comprovei.
A estação de São Cristovão possuia apenas UMA :O plataforma que ficava entre as linhas 1 e 2 e atendi apenas os trens que iam para Deodoro, aparentemente.

Não reparei se havia alguma plataforma mais ao canto, mas não existia aquele conjunto de plataformas, todas paralelas como hoje em dia e como na foto de 1937 do livro do Hélio Suevo.

Eu poderia até arriscar a dizer que algumas linhas tinham traçado um pouco diferente se comparado com as atuais.

Tenho as foto de São Cristovão com plataforma única, mas não tem nada a ver com o AGCRJ.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por DadoDJ » 25 Set 2011, 21:36

Adenilson escreveu:SÃO CRISTOVÃO:
FOTO Nº 85.

Algo surpreendente, mas que eu já tinha visto em uma foto e tinha me recusado a acreditar.
Com a foto aérea, comprovei.
A estação de São Cristovão possuia apenas UMA :O plataforma que ficava entre as linhas 1 e 2 e atendi apenas os trens que iam para Deodoro, aparentemente.

Não reparei se havia alguma plataforma mais ao canto, mas não existia aquele conjunto de plataformas, todas paralelas como hoje em dia e como na foto de 1937 do livro do Hélio Suevo.

Eu poderia até arriscar a dizer que algumas linhas tinham traçado um pouco diferente se comparado com as atuais.

Tenho as foto de São Cristovão com plataforma única, mas não tem nada a ver com o AGCRJ.
^^ E o prédio da estação de São Cristóvão ? Era aquele ao fundo da foto da estação Quinta ? A plataforma seria aquela ainda existente, semi-soterrada pelo viaduto e pela Radial Oeste ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Adenilson » 26 Set 2011, 10:21

Dado,
Eu acabei me esquecendo dessa plataforma antiga, mas me lembrei do prédio da suposta estação da Quinta.
Tentei localiza-lo, mas não tive 100% de certeza, pois eu teria que estar com uma lupa.
Não esqueça de levar uma boa lupa para dirimir dúvidas.

Uma coisa é certa. A plataforma não era mais essa que você se referiu, até porquê ela fica um pouco depois da atual estação de S.Cristovão.
A plataforma única que vi aparentemente ficava no mesmo local onde tem diversas plataformas. okk


DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu:SÃO CRISTOVÃO:
FOTO Nº 85.

Algo surpreendente, mas que eu já tinha visto em uma foto e tinha me recusado a acreditar.
Com a foto aérea, comprovei.
A estação de São Cristovão possuia apenas UMA plataforma :A plataforma ficava entre as linhas 1 e 2 e atendia apenas os trens que iam para Deodoro, aparentemente.

Não reparei se havia alguma plataforma mais ao canto, mas não existia aquele conjunto de plataformas, todas paralelas como hoje em dia e como na foto de 1937 do livro do Hélio Suevo.

Eu poderia até arriscar a dizer que algumas linhas tinham traçado um pouco diferente se comparado com as atuais.

Tenho as foto de São Cristovão com plataforma única, mas não tem nada a ver com o AGCRJ.
^^ E o prédio da estação de São Cristóvão ? Era aquele ao fundo da foto da estação Quinta ? A plataforma seria aquela ainda existente, semi-soterrada pelo viaduto e pela Radial Oeste ?


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Melekh » 26 Set 2011, 13:43

Adenilson, Dado, Pessoal.


Coloco aqui uma fota do Derby Club em pleno funcionamento em 1912.



Imagem


Abraços.


AVVP
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Dez 2008, 03:03

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por AVVP » 26 Set 2011, 23:40

Oie gente, é o seguinte, li sobre a estação de São Cristovão (sim, realmente surpreendente que ela tivesse só uma plataforma) então me lembrei de uma foto famosa que acho que vocês devem conheçer. É a estação no dia 10 de julho de 1937, sábado, quando se inaugurou a eletrificação. Vejam o Série 100 na plataforma dos trens paradores, enfim, esta plataforma já é a atual existente né? (afinal a anterior foi destruida por ser baixa demais e no seu lugar está vazio, onde passará futuramente a linha 2 do metrô). Mas enfim, não parece que ela avança no sentido central Mais do que atualmente ?? (comparem com hoje vendo a posição da estação da Quinta Imp.)

Acabei de pensar em algo também, reparem que atualmente a plataforma 1 é a única ''fechada'' as demais 2,3,4, são abertas (tem um vão) em baixo, Isso siginificaria que elas foram construidas com mais ''pressa'', como se fossem um tipo de ''complemento'' ?? Bom essa foto é um divisor de águas entre a estação antiga e a atual. Pena que não mostra o lugar das demais plataformas, mas deve ser ainda como nos tempo antigos, sendo depois a estação modificada como eu imaginei acima.
Imagem


Melekh
USUÁRIO JR
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 10:43

Re: E.F RIO D'OURO -- Ramal Ana Nery

Mensagem não lida por Melekh » 27 Set 2011, 11:00

Pessoal

Mais fotos...


DERBY CLUB - RIO 1932

Foto de Malta, mostrando o antigo Derby Club, em 1932.

Derby Club situava-se onde hoje se encontra o Complexo Esportivo do Maracanã.

Em 1923, é inaugurado o Hipódromo da Gávea, levando grande dos frequentadores do Derby Club se deslocarem até ao luxuoso e moderno hipódromo da Gávea.
Por conta disso, fechou as portas na década de 40, dando lugar às obras do Estádio do Maracanã e seu complexo esportivo, para a Copa do Mundo de 1950.


Imagem


ESTAÇÃO DERBY CLUB - INÍCIO SÉCULO XX

Imagem
.
Foto da antiga Estação Derby Club, atual Estação Maracanã, aonde hoje está o estádio de mesmo nome, onde existia o Hipódromo do Rio de Janeiro.

O Derby Club, fez sua primeira reunião em 1885 -o hipódromo, mostrado na foto, havia sido edificado em terrenos adquiridos à Condessa de Itamaraty.

O Derby Club fundiu-se com o Jockey Club na década de 1930.


O nome da estação foi alterado, provavelmente, quando a construção do estádio do Maracanã foi concluída na década de 50.


Créditos: Rômulo Lima

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante