[Notícia] Cariocas e Paulistas Aprovam Construção do TAV


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Renanfsouza
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[Notícia] Cariocas e Paulistas Aprovam Construção do TAV

Mensagem não lida por Renanfsouza » 06 Jun 2008, 12:50

28/01/2008 - 16h24

Se o Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando Rio a São Paulo já estivesse nos trilhos, 86% das pessoas entrevistadas pelo Ibope, em pesquisa encomendada pela Secretaria de Transportes, trocariam outros meios de transportes pela segurança, rapidez e o conforto deste modal. A pesquisa constatou que 95% das mais de duas mil pessoas consultadas, acreditam que o trem-bala seria a melhor opção de viagem entre as duas cidades. Esse dado reforça a grande expectativa da sociedade para implantação do projeto, incluído na última terça-feira (22/1), no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, e previsto para ser licitado ainda este ano e concluído até 2015.
Segundo o Ibope, a principal mudança proporcionada pelo trem de alta velocidade será o aumento da freqüência das pessoas entre as duas cidades. Para o secretário de Transportes, Julio Lopes, é um absurdo que 68% dos paulistas pesquisados ainda não tenham visitado o Estado do Rio, já que são regiões tão próximas.

- Fiquei chocado com o dado da pesquisa que afirma que, se o trem-bala já existisse, 71% das pessoas visitariam o estado vizinho com mais freqüência. Só mesmo uma crise de mobilidade pode explicar porque cidadãos que vivem tão perto nunca tenham vindo ao Rio. Certamente o trem-bala vai agregar demanda e ainda trazer mais desenvolvimento para as duas metrópoles, que concentram grande parte da economia do país – avaliou o secretário.

Estimativas preliminares prevêem o valor de R$ 120 a R$ 130 na passagem do TAV expresso – sem escalas. No entanto, segundo o Ibope, 55% das pessoas preferem viagens com paradas. Mas, independentemente de como será feita a viagem, o dado curioso da pesquisa é que se o trem e o avião tivessem a mesma tarifa, 63% utilizariam a primeira opção, e apenas 35% fariam o percurso pelo ar.

O estudo do projeto de demanda e traçado do TAV está sendo coordenado pelo BNDES, com consultoria internacional do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Orçado em US$ 11 bilhões, o trem-bala fará o percurso de 518 quilômetros de extensão até Campinas, podendo, segundo os técnicos, ter estações nas cidades de Volta Redonda, Resende, São José dos Campos, Jundiaí, entre outras. Pesarão no cálculo das tarifas, o valor do investimento, o prazo de retorno para o capital investido ou o prazo da concessão, além de custos de operação e manutenção e a demanda de passageiros.

A segurança é outro item relevante na decisão do viajante. Na opinião de 49% dos pesquisados, o TAV é mais seguro que os outros meios de transportes, até mesmo que os aviões, já que o funcionamento do trem-bala não depende de condições climáticas favoráveis. Julio Lopes acrescenta que o trem possui uma das tecnologias mais desenvolvidas em termos de transporte, com raros casos de acidentes nos países que o adotaram.

- A tecnologia avançada do TAV é capaz de suportar qualquer relevo topográfico, a exemplo do trem na Coréia do Sul, que foi construído para suportar o maior grau de abalo sísmico na Escala Richter. O trem de alta velocidade não é um problema de tecnologia ou de falta de dinheiro. É uma questão essencialmente de gestão política e, por isso, acredito que a boa articulação entre os governos do Rio e de São Paulo vai tornar real este desejo da população – esclareceu o secretário.

Fonte: SETRANS/RJ
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

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