[Notícia] CPTM e Metrô ampliam a Operação Plataforma

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

[Notícia] CPTM e Metrô ampliam a Operação Plataforma

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 22 Ago 2008, 21:24

CPTM E METRÔ AMPLIAM A "OPERAÇÃO PLATAFORMA" NOS HORÁRIOS DE PICO

A partir de segunda-feira, dia 25, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] e o Metrô reforçam a "Operação Plataforma" em suas estações de maior movimento durante os horários de pico. O principal objetivo da ação é organizar o embarque e diminuir as interferências que causam atraso durante a partida do trem.

Na CPTM há estações que realizarão o esquema nos horários de pico da manhã e outras no da tarde, conforme o sentido do fluxo. A operação acontecerá nas seis linhas, abrangendo 26 unidades.
• Linha 7-Rubi: estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, nas plataformas de embarque sentido Francisco Morato
• Linha 8-Diamante: estações Palmeiras-Barra-Funda, na plataforma de embarque sentido Itapevi, e Carapicuíba
• Linha 9-Esmeralda: estações Santo Amaro e Presidente Altino
• Linha 10-Turquesa: estações Luz, Santo André e Mauá
• Linha 11-Coral: estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio, Guaianazes, Antonio Gianetti e Ferraz de Vasconcelos.
• Linha 12-Safira: Brás, Tatuapé, Engº. Goulart, USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jd. Helena-Vila Mara e Itaim Paulista.

Participam da ação cerca de 300 empregados. Paramentados por um colete de fácil identificação, eles orientarão os passageiros sobre os comportamentos mais adequados e seguros nos momentos de se entrar e sair dos trens. Além disso, os agentes vão monitorar a permanência dos usuários atrás da faixa amarela e o fechamento das portas.

A estratégia promove mais rapidez nas viagens, já que a agilidade no embarque garante o intervalo programado entre as composições. A "Operação Plataforma" envolve agentes de estação e segurança, além de jovens do Programa Educação para o Trabalho – PET. Os estagiários ficarão na plataforma ao lado de um banner informativo: "Soluções e Informações" a fim de orientar sobre estações e pontos de interesse próximos.

No Metrô: a operação será intensificada com um acréscimo de 71 empregados ao contingente de 179 que já compõem a estratégia nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, totalizando 250 pessoas. Com esse reforço, o Metrô otimizará o embarque e o desembarque dos usuários. Foram selecionadas as estações de maior movimento:

• Linha 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi]: estações Jabaquara, São Judas, Saúde, Santa Cruz, Ana Rosa, Paraíso, Vergueiro, São Joaquim Liberdade, Sé. São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê e Santana
• Linha 2-Verde [Vila Madalena-Alto do Ipiranga]: estações Alto do Ipiranga, Imigrantes, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas e Vila Madalena
• Linha 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda]: estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecília, Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda.

A "Operação Plataforma" é realizada no Metrô durante todos os dias úteis, em 32 unidades, nos horários de pico da manhã e tarde, respectivamente das 7h às 9h e das 17h às 19h. A ação reúne agentes de estação e de segurança, operadores de tráfego e jovens do Programa Educação para o Trabalho – PET, que ficam em locais identificados e pré-determinados nas plataformas, das 7h às 19h, com o objetivo de prestar atendimento aos passageiros.

Os agentes do Metrô estarão identificados, como os da CPTM, com coletes da operação e dentre suas principais atuações está informar sobre estações da rede e locais nos arredores, registrar sugestões/reclamações e prestar atendimento de primeiros socorros, além de auxiliar pessoas com deficiência.

Nas estações em que o Metrô já adota a "Operação Plataforma" foi possível identificar uma melhora na distribuição dos usuários ao longo da plataforma e o aumento da atenção por parte do público com a faixa amarela [fator que diminui o risco de acidentes].
Editado pela última vez por Lipe Andreense em 29 Ago 2008, 00:36, em um total de 3 vezes.
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 22 Ago 2008, 21:36

Minha opinião sem base e puramente "achista":

Que bom que a CPTM adotou a operação plataforma também, quem sabe assim interfiram menos no fechamento das portas e agilize a velocidade e regularidade dos trens.

Porém, eu acho que vai ser meio complicado essa operação na CPTM no começo, porque no Metrô você espera 2 minutos no máximo pelo próximo trem (já contei 30s na Sé), enquanto na CPTM o mínimo é 3/4 minutos (na linha 9 entre trens extras), e em muitas linhas são 6, 7, 8 minutos no pico. Impedir um usuário de entrar no trem (para que a porta possa fechar e não atrapalhe a operação) vai causar uma certa confusão, pois a maioria da população tem a mentalidade que o trem demora uma eternidade, e se não pegar aquele ela não vai nunca mais pra casa



Outra coisa: não sei muito (na verdade não sei nada) sobre o movimento nas estações da CPTM no pico (exceto santo André) mas acho que outras estações poderiam ser contempladas com a operação Plataforma em detrimento de algumas que entraram na lista atual.
Engenheiro Goulart, por exemplo, em todas as vezes que usei a linha 12 não vi um movimento tão grande que justificasse a adoção dessa estação na operação.
Outras estações da Linha 9 poderiam adotar a operação, mas sei que há outros fatores que impedem isso, por exemplo o numero de funcionarios que tem que ser deslocados.


Enfim, acredito que a operação vai ser um pouco complicada e polêmica no começo (na CPTM, o Metro já tem há um tempo), mas será algo muito bom para o sistema, espero que com o tempo a população consiga entender
Imagem


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 23 Ago 2008, 01:25

como eu comentei lá no SSC, coitados dos funcionários que vão participar da operação...

creio que como essa operação será expandida, os resultados no metrô foram positivos
mas como o Lipe disse, uma coisa é não deixar o usuário do metrô embarcar, outra é o usuário da cptm, que costuma ser, digamos, menos civilizado...
eu me perguntei também porque não vão fazer isso em outras estações da linha C, ja que também tem problemas de lotação...


mas a melhor solução ainda é colocar lâminas nas portas :@:


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 28 Ago 2008, 21:53

Hoje eu estive no brás e pude acompanhar a operação plataforma de perto

A cada carro 2 funcionários daqueles tercerizados pra "empurrar" as portas e os usuários pra dentro também....fiquei mais ou menos uns 40 min lá vendo e nesse tempo foi tranquilo. Os usuários que eram chamados a atenção pra se afastar da faixa amarela ou que não conseguiam entrar (mas ficavam forçando a entrada), levaram numa boa a orientação pra esperar o próximo trem. Mesmo pq eles "tiveram" a chance de tentar entrar, mas não dava mesmo e ai esperavam....tinha muito funcionário e 2 guardas ferroviários federais circulando em cada uma das plataformas só vendo a movimentação de longe.

Foi tudo tranquilo, não vi ninguém sendo impedindo de tentar entrar no trem abarrotado, só pediam pra não impedir o fechamento das portas e evitar atrasos.

no fim vi q todos colaboraram, inclusive em ficar esperando antes da faixa amarela.

outro detalhe: o intervalo do expresso leste e da linha 10 estava assim:

3 a 4 min fixos (sim, fixos), em 40 min nenhum veio em mais tempo que 4 min....

e de 5 a 7 min na linha 10....no caso da 10 é graças ao esquema de trens irem até mauá que permitiu que um numero maior de trens pudessem ser disponibilizados, reduzindo assim o intervalo.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 28 Ago 2008, 23:09

Nossa, que ótimo, richter! Parece que está sendo bastante positiva essa melhora. Mas me diga uma coisa: você contou os intervalos entre dois eventos iguais (duas chegadas de trem, duas aberturas de portas ou fechamentos, ou duas partidas - esse último é o meu critério favorito, pois às vezes o CCO pede para o trem aguardar um pouco mais antes de partir)? De qualquer forma, parece que a regularidade aumentou depois dessas ações, né? Finalmente a CPTM começou a tomar essas atitudes! E muito obrigado pelo relato!


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 29 Ago 2008, 00:02

richter30 escreveu:e de 5 a 7 min na linha 10....no caso da 10 é graças ao esquema de trens irem até mauá que permitiu que um numero maior de trens pudessem ser disponibilizados, reduzindo assim o intervalo.
Esse esquema de ir até Mauá sempre existiu. Acredito que o que diminuiu o intervalo foi a adição de mais composições mesmo.

richter, toda vez que chagava um pra Mauá era anunciado né ?

"Próximo trem na plataforma 2 tem como destino a estação Mauá"
Imagem


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 29 Ago 2008, 22:50

que interessante que o pessoal colaborou... achava que ia sair aquele monte de gente xingando os funcionários... :D


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 29 Ago 2008, 23:55

realmente me surpreendeu, também esperava um periodo de aceitação.
Imagem


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 31 Ago 2008, 21:29

lipe_andreense escreveu:
richter30 escreveu:e de 5 a 7 min na linha 10....no caso da 10 é graças ao esquema de trens irem até mauá que permitiu que um numero maior de trens pudessem ser disponibilizados, reduzindo assim o intervalo.
Esse esquema de ir até Mauá sempre existiu. Acredito que o que diminuiu o intervalo foi a adição de mais composições mesmo.

richter, toda vez que chagava um pra Mauá era anunciado né ?

"Próximo trem na plataforma 2 tem como destino a estação Mauá"
Não prestei atenção nesse detalhe dos trens pra mauá, mas o que eu acabei ouvindo sem estar prestando muita atenção, foi os anuncios dos trens da linha 12, com o mesmo esquema da linha 10. quando um trem chegava com destino a calmon vianna, era anunciado, quando era pra outra, também era anunciado da mesma forma....


Richter30
USUÁRIO JR
Mensagens: 84
Registrado em: 27 Jun 2008, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por Richter30 » 31 Ago 2008, 21:37

Tiago Costa escreveu:Nossa, que ótimo, richter! Parece que está sendo bastante positiva essa melhora. Mas me diga uma coisa: você contou os intervalos entre dois eventos iguais (duas chegadas de trem, duas aberturas de portas ou fechamentos, ou duas partidas - esse último é o meu critério favorito, pois às vezes o CCO pede para o trem aguardar um pouco mais antes de partir)? De qualquer forma, parece que a regularidade aumentou depois dessas ações, né? Finalmente a CPTM começou a tomar essas atitudes! E muito obrigado pelo relato!
Bom, o esquema que eu faço pra conometrar o intervalo e conseguir o tempo certinho é na hora que o trem está saindo...assim que ele sai, eu começo a conometrar até o outro chegar e quando sair novamente ai eu pego o tempo exato.

mas nesse dia os trens estavam chegando e saindo no intervalo médio de 3 a 4 min, tendo o tempo de parada apenas o normal e mais um pouco por causa do fechamento das portas....
agora se eu fosse contar só entre um sair e chegar, ai o tempo teria sido ainda menor: 2 min.
pois o tempo que o outro tava demorando pra sair por causa das portas (os funcionários eram bem rapidos, tocava o sinal e eles já ficavam de prontidão, correndo rapidamente pra fechar as portas)
Já durante a espera eles ficavam andando sobre a faixa amarela e chamando a atenção de todos os usuários que estavam a frente da faixa amarera.

Hilario era que nenhum reclamou ou fez cara feia, todos afastavam de boa e não voltavam a ultrapassar a faixa novamente...

acho que a aceitação se deve que agora estão vendo que algo está sendo feito pros trens andarem mais rapido, então seria muita idiotisse reclamar....fora a sensação de segurança muito maior...

outra coisa também era a presença de alguns guardas FF com aquele uniforme muy loco circulando entre as plataformas....
fazia tempo que eu não passava pelo brás pra dar umavolta, está muito diferente, lotado de silvas e guardas pra tudo qto é canto.
Seria bom mesmo se a CPTM padronizasse seus guardas como no metrô, onde todos andam de preto e são muito respeitados (e temidos) também por causa da pratica de tolerância zero com infrações dentro do sistema.

A CPTM acredito eu, apesar das falhas, está pouco a pouco caminhando nessa direção.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “News CPTM”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante