[Notícia] Halcrow Apresenta Traçado do TAV no Rio
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Notícia] Halcrow Apresenta Traçado do TAV no Rio
10/09/2008 - O Globo
A Halcrow Group, inglesa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade do trem-bala Rio-São Paulo, faz hoje e amanhã duas rodadas de apresentação do projeto a prefeitos de duas dezenas de municípios da Baixada Fluminense e do Centro-Sul do estado. A empresa vai submeter aos governos locais um primeiro traçado da linha férrea. A idéia é que os prefeitos forneçam informações sobre áreas de conservação ambiental, concentração populacional, empreendimentos industriais que estejam na rota do trem-bala, além de indicação de espaços passíves de desapropriação.
É certo que o trajeto começará na Estação Barão de Mauá (ou Leopoldina), passará pelo Aeroporto do Galeão e terá duas estações intermediárias — uma no Rio, outra em São Paulo — antes de Guarulhos, São Paulo capital e Campinas, antecipa Delmo Pinho, subsecretário estadual de Transportes.
No território paulista, a estação intermediária deve ficar em São José dos Campos. No estado do Rio, Resende, Porto Real e Volta Redonda são candidatas, com certa tendência à primeira. A Prefeitura do Rio será a única representante dos municípios envolvidos fora da reunião. O estado, explica, quer marcar um encontro exclusivo para tratar de um novo plano urbanístico, com prédios comerciais e residenciais, em área de 1,5 milhão de m² nos arredores da Leopoldina.
A Halcrow Group, inglesa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade do trem-bala Rio-São Paulo, faz hoje e amanhã duas rodadas de apresentação do projeto a prefeitos de duas dezenas de municípios da Baixada Fluminense e do Centro-Sul do estado. A empresa vai submeter aos governos locais um primeiro traçado da linha férrea. A idéia é que os prefeitos forneçam informações sobre áreas de conservação ambiental, concentração populacional, empreendimentos industriais que estejam na rota do trem-bala, além de indicação de espaços passíves de desapropriação.
É certo que o trajeto começará na Estação Barão de Mauá (ou Leopoldina), passará pelo Aeroporto do Galeão e terá duas estações intermediárias — uma no Rio, outra em São Paulo — antes de Guarulhos, São Paulo capital e Campinas, antecipa Delmo Pinho, subsecretário estadual de Transportes.
No território paulista, a estação intermediária deve ficar em São José dos Campos. No estado do Rio, Resende, Porto Real e Volta Redonda são candidatas, com certa tendência à primeira. A Prefeitura do Rio será a única representante dos municípios envolvidos fora da reunião. O estado, explica, quer marcar um encontro exclusivo para tratar de um novo plano urbanístico, com prédios comerciais e residenciais, em área de 1,5 milhão de m² nos arredores da Leopoldina.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Leopoldina ?
Não gostei muito... Sempre achei que a Central era a melhor opção, mas tudo bem...
Quer dizer que se for assim, vamos mover o thread da Leopoldina do Nostalgia Sobre Trilhos com muito orgulho !! Estação reativada à vista
Não gostei muito... Sempre achei que a Central era a melhor opção, mas tudo bem...
Quer dizer que se for assim, vamos mover o thread da Leopoldina do Nostalgia Sobre Trilhos com muito orgulho !! Estação reativada à vista
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Mesmo sem conhecer a cidade, eu acho melhor na Leopoldina mesmo.renanfsouza escreveu:Leopoldina ?
Não gostei muito... Sempre achei que a Central era a melhor opção, mas tudo bem...
Quer dizer que se for assim, vamos mover o thread da Leopoldina do Nostalgia Sobre Trilhos com muito orgulho !! Estação reativada à vista
Na central tem os trens da supervia (mais o metrô??).
O bom é que vão reativar a Leopoldina, que apesar do abandono tem uma ótima infra-estrutura.
Editado pela última vez por Landrail em 10 Set 2008, 14:59, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
E acho que o Trem Santa Cruz(RJ>SP) e o Trem de prata também saiam da Leopoldina!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2058
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Que bom que o TAV vai partir da Barão de Mauá,a região da Leopoldina e arredores(Bonsucesso,Ramos)está quase que ''abandonada'' no sentido comercial e no sentido de transportes também,sem contar que TAV partindo da Central com certeza não iria dar muito certo...
Seria interessante também que os trens da Supervia para Saracuruna voltassem a partir de lá,como era até antes de 2001 se não me engano e talvez alguns trens do futuro ramal Bonsucesso-Ilha pudessem partir de lá,e todos os dois atuando como se fossem trens especiais nas ''brechas'' dos enormes intervalos do ramal 94
Seria interessante também que os trens da Supervia para Saracuruna voltassem a partir de lá,como era até antes de 2001 se não me engano e talvez alguns trens do futuro ramal Bonsucesso-Ilha pudessem partir de lá,e todos os dois atuando como se fossem trens especiais nas ''brechas'' dos enormes intervalos do ramal 94
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 916
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Sempre torci pela Central justamente pela integração.
Além do mais a Leopoldina vai demandar muitas obras nos entornos pra atender a demanda, e tenho medo do trânsito já complicado da Francisco Bicalho ficar caótico.
A Central, por outro lado, já é integrada com os meios de transporte mais importantes da cidade. Além do mais, é a Central
Mas tudo bem... Que venha o TAV !!!
Além do mais a Leopoldina vai demandar muitas obras nos entornos pra atender a demanda, e tenho medo do trânsito já complicado da Francisco Bicalho ficar caótico.
A Central, por outro lado, já é integrada com os meios de transporte mais importantes da cidade. Além do mais, é a Central
Mas tudo bem... Que venha o TAV !!!
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante