[Notícia] Halcrow Apresenta Traçado do TAV no Rio
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Notícia] Halcrow Apresenta Traçado do TAV no Rio
10/09/2008 - O Globo
A Halcrow Group, inglesa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade do trem-bala Rio-São Paulo, faz hoje e amanhã duas rodadas de apresentação do projeto a prefeitos de duas dezenas de municípios da Baixada Fluminense e do Centro-Sul do estado. A empresa vai submeter aos governos locais um primeiro traçado da linha férrea. A idéia é que os prefeitos forneçam informações sobre áreas de conservação ambiental, concentração populacional, empreendimentos industriais que estejam na rota do trem-bala, além de indicação de espaços passíves de desapropriação.
É certo que o trajeto começará na Estação Barão de Mauá (ou Leopoldina), passará pelo Aeroporto do Galeão e terá duas estações intermediárias — uma no Rio, outra em São Paulo — antes de Guarulhos, São Paulo capital e Campinas, antecipa Delmo Pinho, subsecretário estadual de Transportes.
No território paulista, a estação intermediária deve ficar em São José dos Campos. No estado do Rio, Resende, Porto Real e Volta Redonda são candidatas, com certa tendência à primeira. A Prefeitura do Rio será a única representante dos municípios envolvidos fora da reunião. O estado, explica, quer marcar um encontro exclusivo para tratar de um novo plano urbanístico, com prédios comerciais e residenciais, em área de 1,5 milhão de m² nos arredores da Leopoldina.
A Halcrow Group, inglesa líder do consórcio encarregado do estudo de viabilidade do trem-bala Rio-São Paulo, faz hoje e amanhã duas rodadas de apresentação do projeto a prefeitos de duas dezenas de municípios da Baixada Fluminense e do Centro-Sul do estado. A empresa vai submeter aos governos locais um primeiro traçado da linha férrea. A idéia é que os prefeitos forneçam informações sobre áreas de conservação ambiental, concentração populacional, empreendimentos industriais que estejam na rota do trem-bala, além de indicação de espaços passíves de desapropriação.
É certo que o trajeto começará na Estação Barão de Mauá (ou Leopoldina), passará pelo Aeroporto do Galeão e terá duas estações intermediárias — uma no Rio, outra em São Paulo — antes de Guarulhos, São Paulo capital e Campinas, antecipa Delmo Pinho, subsecretário estadual de Transportes.
No território paulista, a estação intermediária deve ficar em São José dos Campos. No estado do Rio, Resende, Porto Real e Volta Redonda são candidatas, com certa tendência à primeira. A Prefeitura do Rio será a única representante dos municípios envolvidos fora da reunião. O estado, explica, quer marcar um encontro exclusivo para tratar de um novo plano urbanístico, com prédios comerciais e residenciais, em área de 1,5 milhão de m² nos arredores da Leopoldina.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Leopoldina ?
Não gostei muito... Sempre achei que a Central era a melhor opção, mas tudo bem...
Quer dizer que se for assim, vamos mover o thread da Leopoldina do Nostalgia Sobre Trilhos com muito orgulho !! Estação reativada à vista![BRZ <O>](./images/smilies/3dflgbrz.gif)
Não gostei muito... Sempre achei que a Central era a melhor opção, mas tudo bem...
Quer dizer que se for assim, vamos mover o thread da Leopoldina do Nostalgia Sobre Trilhos com muito orgulho !! Estação reativada à vista
![BRZ <O>](./images/smilies/3dflgbrz.gif)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Mesmo sem conhecer a cidade, eu acho melhor na Leopoldina mesmo.renanfsouza escreveu:Leopoldina ?
Não gostei muito... Sempre achei que a Central era a melhor opção, mas tudo bem...
Quer dizer que se for assim, vamos mover o thread da Leopoldina do Nostalgia Sobre Trilhos com muito orgulho !! Estação reativada à vista
Na central tem os trens da supervia (mais o metrô??).
O bom é que vão reativar a Leopoldina, que apesar do abandono tem uma ótima infra-estrutura.
![BRZ <O>](./images/smilies/3dflgbrz.gif)
Editado pela última vez por Landrail em 10 Set 2008, 14:59, em um total de 1 vez.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
E acho que o Trem Santa Cruz(RJ>SP) e o Trem de prata também saiam da Leopoldina!!!
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
-
- MODERADOR RJ
- Mensagens: 2058
- Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
- Localização: Rio de Janeiro,RJ.
Que bom que o TAV vai partir da Barão de Mauá,a região da Leopoldina e arredores(Bonsucesso,Ramos)está quase que ''abandonada'' no sentido comercial e no sentido de transportes também,sem contar que TAV partindo da Central com certeza não iria dar muito certo...
Seria interessante também que os trens da Supervia para Saracuruna voltassem a partir de lá,como era até antes de 2001 se não me engano e talvez alguns trens do futuro ramal Bonsucesso-Ilha pudessem partir de lá,e todos os dois atuando como se fossem trens especiais nas ''brechas'' dos enormes intervalos do ramal 94![Wink ;)](./images/smilies/wink.gif)
Seria interessante também que os trens da Supervia para Saracuruna voltassem a partir de lá,como era até antes de 2001 se não me engano e talvez alguns trens do futuro ramal Bonsucesso-Ilha pudessem partir de lá,e todos os dois atuando como se fossem trens especiais nas ''brechas'' dos enormes intervalos do ramal 94
![Wink ;)](./images/smilies/wink.gif)
O amor nos conecta...
Droga, estou offline!
Droga, estou offline!
-
- MODERADOR - CARGAS
- Mensagens: 916
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Caxias do Sul - RS
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Sempre torci pela Central justamente pela integração.
Além do mais a Leopoldina vai demandar muitas obras nos entornos pra atender a demanda, e tenho medo do trânsito já complicado da Francisco Bicalho ficar caótico.
A Central, por outro lado, já é integrada com os meios de transporte mais importantes da cidade. Além do mais, é a Central![:D](./images/smilies/biggrin.gif)
Mas tudo bem... Que venha o TAV !!!
Além do mais a Leopoldina vai demandar muitas obras nos entornos pra atender a demanda, e tenho medo do trânsito já complicado da Francisco Bicalho ficar caótico.
A Central, por outro lado, já é integrada com os meios de transporte mais importantes da cidade. Além do mais, é a Central
![:D](./images/smilies/biggrin.gif)
Mas tudo bem... Que venha o TAV !!!
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante