Como estamos ? (Nível Nacional)

Discussões sobre transporte ferroviário brasileiro em geral.
Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Como estamos ? (Nível Nacional)

Mensagem não lida por HGP » 09 Jun 2008, 20:31

Tópico para comentarmos os andamentos de obras , inaugurações, melhorias nos sistemas ferroviários de nosso país.

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 09 Jun 2008, 20:34

Em SP, após finalmente reatingir Grajaú pela Linha 9, a CPTM vai dinamizando e modernizando a linha 12. Agora só falta a estação Jd. Romano, que boatos indicam estar próxima a inauguração. No segundo semestre, ficam as expectativas da entrega de trens reformados e mais 2070....

Enquanto isso, no Metrô, aguarda-se a entrega do primeiro trem novo para a Linha 2 ainda este ano(?).

E na região de vocês, o que há de novo???


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 09 Jun 2008, 21:26

alem disso, aqui em Sampa prosseguem as obras do Metrô, com a construção da linha 4 , com previsão de ser inaugurada no final do ano que vem com apenas 3 estações (Paulista, Faria Lima e Butantã), e dando a sequencia , em 2010 a inauguração das estações Luz, Republica e Pinheiros...
tambem está em expansão a linha 2 , no trecho entre a linda Alto do Ipiranga até Vila Prudente, com as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente e o Pátio Tamanduateí, eliminando a dependencia da linha 2 de usar o Patio Jabaquara (pertecente a linha 1)... a previsão de entrega é entre o final de 2009 e inicio de 2010...
recentemente foi dado o primeiro passo para a expansão da linha 5, no trecho Largo Treze até Campo Belo, com o inicio do processo de desapropriação dos moveis localizados nos arredores da futura estação Adolfo Pinheiro

ja a linha 6, por enquanto é so falácia...


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Jun 2008, 00:41

Aqui na minha região (nossa, tão longe de vocês...) no fim do ano passado saiu uma noticia que dizia que as obras do Expresso ABC começariam pelo meio de 2008. Bom, aqui estamos, será que começa ??


Nas desapropriações do pátio Tamanduateí estão quase concluídas a limpeza dos terrenos, e no espaço da estação estão sendo feitas as fundações.
Imagem


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 12 Jun 2008, 01:21

Metrô-BH: Operação normal, terceira via e plataforma lateral da estação minas shopping liberada com a conclusão das obras de contenção(arrimo) e retificação do sistema de drenagem cerca de 50 metros entre as estações Minas Shopping e São Gabriel.
Adequação do sistema de drenagem entre as estações Cidade Industrial e Vila Oeste.
Troca de telhado e instalação de piso podotáctil das estações Santa Efigenia e Santa Tereza, serviços concluidos.
Instalação de piso podotáctil na estação Horto (obras em andamento).
Estação Eldorado: readequação do sistema rodoviário (complexo viário do Água Branca) (serviços cocluídos) e melhorias das plataformas de integração ônibus (obras em andamento).
Estação Vilarinho:operação normal metrô, operação de linhas de ônibus gerênciadas BHtrans (nomal), nenhuma linha do sistema metropolitano, obras do shopping vilarinho ( andamento normal das obras)
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 12 Set 2008, 12:28

Não é grande coisa, mas também não podemos desprezar. ;)


Imagem

Na tarde de sábado, a empreiteira responsável pelas obras iniciou a primeira etapa de instalação da nova passarela. A estrutura vai substituir a existente, construída no início da década de 1990, e terá maior capacidade, conforto e mais segurança para quem precisa transitar, diariamente, da praça da Lagoinha até a estação do metrô. A previsão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) é de que a antiga travessia seja demolida na próxima semana e, em até 15 dias, seja inaugurada a nova passarela, com suporte para fluxo simultâneo de até 800 pessoas.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Mensagem não lida por Caco » 12 Set 2008, 14:21

Saiu hoje no Diário de Mogi que a CPTM entrgou duas novas composições reformadas para a Linha 11. A reportagem ainda diz que a CPTM operará apenas com trens reformados na Linha 11 até o fim do ano.

Enquanto não chega o Expresso Leste até Mogi, está bom assim.


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 16 Set 2008, 18:23

Parece que a nova passarela vai ficar muito boa. E eu gostei muito desse totem do metrô de Belo Horizonte. Ele é padrão?


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 16 Set 2008, 19:15

^^Sim.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 16 Set 2008, 23:25

^^

Obrigado.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 18 Set 2008, 10:40

Aqui no Rio as obras da estação General Osório estão em rítmo acelerado e ela deve ser entregue no prazo, dezembro do ano que vem.

A L1A deverá começar a ser construída ano que vem e isso trará mais uma estação, a Cidade Nova.

Muito tem se falado sobre as L3 e L4 do metrô mas pouco se sabe de concreto sobre o que é expeculação e o que é sério.

O ramal de Itaboraí da CENTRAL deve voltar em breve ao funcionamento pelo que fui informado de um colega que mora na região.

No final das contas acho que os últimos anos não foram perdidos com relação ao transporte metro-ferroviário mas muito mais poderia ter sido feito com certeza.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 03 Out 2008, 08:45

Ainda sobre a passarela acima!! ;)



Obras em passarelas beneficiam usuários do Metrô de BH

A implantação de uma nova passarela de acesso à estação Lagoinha da CBTU METRÔ BH e a revitalização da passarela da Rua Padre Paraíso vão garantir mais segurança, acessibilidade e conforto para os cerca de 20 mil pedestres que transitam diariamente pelas duas transposições. Em Lagoinha, a obra vai retomar a configuração original da passarela construída pela CBTU METRÔ BH, na década de 90, que teve parte demolida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), sendo substituída por um acesso provisório construído pela mesma. As atuais intervenções vêm sendo realizadas pela Prefeitura, com apoio do Metrô de BH, e juntas receberão mais de R$ 1,3 milhão em investimentos.

A passarela de Lagoinha deve ficar pronta em novembro e foi prevista como parte do convênio de cessão do terreno que deu origem à ampliação do Complexo da Lagoinha. Já a revitalização da Rua Padre Paraíso, aprovada em Orçamento Participativo da PBH e que funciona como ligação entre a Rua Nossa Senhora de Fátima e a Av. Pedro II, tem a conclusão de suas obras previstas para janeiro de 2009.

O gerente de Implantação da CBTU METRÔ BH, Haroldo Lins, lembra que “ambas as passarelas são fundamentais para o tráfego, tanto dos usuários que utilizam a estação Lagoinha quanto de pedestres que se deslocam para o Terminal Rodoviário, Restaurante Popular, Rua Itapecirica, dentre outros arredores da área Central”.

O analista técnico da CBTU METRÔ BH, Rogério Senna, destaca as peculiaridades da obra da Rua Padre Paraíso que vem sendo executada todas às noites quando a rede aérea já está desenergizada. “É uma obra complexa, que envolve a atuação conjunta de áreas como Segurança do Trabalho, Coordenadoria de Obras e Oficinas de Elétrica e Eletrônica, e vem exigindo extremo cuidado no que tange à rede aérea e movimentação de trens durante toda a execução dos serviços”, afirma Senna.

Acessibilidade ampliada
Construída em estrutura pré-moldada de aço e concreto, a nova passarela de Lagoinha tem 70 metros lineares de extensão e 3,80 metros de largura, apoiados sobre pilares dispostos acima da Avenida Antônio Carlos. Com dois metros a mais de largura em comparação com a anterior, a nova estrutura atende a todas as normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e vai garantir mais segurança, especialmente para os cadeirantes. Os guarda-corpos serão instalados na altura de 1,10m do piso e terão corrimãos em aço na totalidade de sua extensão. O piso será feito em concreto com ranhuras, para facilitar o escoamento da água e a iluminação será garantida por luminárias dispostas na cobertura da passarela.

Já a passarela da Rua Padre Paraíso vai ganhar novo guarda-corpo em parte de sua estrutura. Um guarda corpo em aço substituirá as muretas de concreto, proporcionando mais visibilidade e segurança aos pedestres.

Fonte: CBTU
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 07 Dez 2008, 18:45

Pessoal,
E a tal da "crise" ?
Há sinais dela afetando os planos das operadoras?

Avatar do usuário

Guilherme Pinho
MODERADOR RJ
Mensagens: 612
Registrado em: 09 Jun 2008, 11:34
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem não lida por Guilherme Pinho » 07 Dez 2008, 18:54

hoje eu li uma nota no jornal que diz que a Supervia vai rever o calendário de investimento de 190 milhões em sinalisação e melhoria nas estações wll wll wll


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Mensagem não lida por Landrail » 17 Jan 2009, 10:49

ESTAÇÃO INTENDENTE CÂMARA - IPATINGA/MG (EFVM)

As obras da estação já estão bem adiantadas.

Imagem

Imagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ARTIGOS, NOTÍCIAS E TEXTOS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes