[Notícia] Secretaria Participa de Congresso Ferroviário


Autor do tópico
Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2269
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

[Notícia] Secretaria Participa de Congresso Ferroviário

Mensagem não lida por Landrail » 25 Set 2008, 10:33

Secretaria participa de congresso ferroviário

23/09/2008 - SETRANS/RJ

O secretário de Transportes, Julio Lopes, participou, na manhã deste sábado (20/9), do Primeiro Congresso Estadual de Transporte de Passageiros sobre Trilhos, realizado na antiga Estação Barão de Mauá, na Leopoldina. O evento, que teve como objetivo discutir as dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema ferroviário e propor melhorias ao serviço, foi organizado pela Comissão de Trem (Comtrem), pelos sindicatos dos ferroviários e dos engenheiros, e pela Transferro.

Na ocasião, representantes dos ramais de Saracuruna, Belford Roxo, Visconde de Itaboraí - Niterói e Japeri explicaram seus principais problemas, sobretudo, a incompatibilidade entre os horários de partida divulgados e os horários reais de embarques, a redução do número de viagens e a demora na realização do percurso.

Julio Lopes explicou aos presentes que o governo do Estado reconhece as dificuldades existentes, mas que já está estudando melhorias para o sistema ferroviário do Rio de Janeiro. Contudo, o secretário ressaltou a vontade política do governador Sérgio Cabral e os avanços já realizados.

- No último dia 29 de agosto foi publicada no Diário Oficial uma transferência de recursos de R$ 2,950 milhões para a Secretaria de Obras, que somados aos recursos já disponíveis do Banco Mundial, num valor de aproximadamente R$ 8 milhões, servirão para dar início imediato às obras de melhoria e recuperação do ramal de Guapimirim – informou Julio Lopes.

Segundo o secretário, as Secretarias de Obras e de Transportes irão elaborar em parceria o cronograma para o início das obras no ramal, que já estão licitadas e dependem apenas de assinatura do contrato de execução.

- Os serviços previstos para a reforma da via são, por exemplo, a substituição de dormentes e trilhos, a complementação de lastro e a recuperação da estrutura metálica. Além disso, serão recuperadas as locomotivas, as estações e os carros de passageiros. Está previsto ainda a construção de uma oficina de manutenção e a readequação das paradas - complementou Julio Lopes.

Os representantes dos ramais aproveitaram a oportunidade para fazer várias sugestões ao secretário, tais como a duplicação da via do ramal de Gramacho - Saracuruna, a redução do tempo exigido para a realização das baldeações, o aumento do número de viagens nos ramais Saracuruna – Vila Inhomirim – Guapimirim, a reativação do ramal Visconde de Itaboraí – Niterói, a readequação dos horários de partida para o ramal Japeri, mais policiamento nas estações, entre outras.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=6982
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 25 Set 2008, 11:23

Ué,mas parte do trecho da linha Visconde de Itaboraí-Niterói não vai receber a linha 3 do Metrô????

E vai ser uma boa também aumento dos horários em Guapimirim,isso se a Central realizar as melhorias necesárias para o ramal com 11 milhões... :lol: wll
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 25 Set 2008, 11:46

Acho que isso é uma boa notícia, por mais que eu acho que pouco pode ser feito com 10 milhões de reais. Mas é sempre bom trazer à tona essas discussões com a presença da SETRANS.

Acho que o maior problema são os ramais da CENTRAL. Pelas fotos que tirei no ramal de Itaboraí dá pra ter uma idéia de como era o serviço (vale a pena lembrar que tirei aquelas fotos apenas 6 meses após a desativação do ramal, ou seja, elas refletem bem as condições do ramal ainda operante). Mas o mais preocupante no momento é o ramal de Guapi, que pelos números mostrados no site da CENTRAL é a de maior demanda. Francamente, sobre o material rodante não dá pra entender como essa composição

Imagem

está parada na Leopoldina até hoje quando o ramal de Guapi é atendido por carros completamente destruidos como pudemos ver na reportagem do RJTV postada pelo André. Eu tirei essa foto na Leopoldina ano passado. De lá pra cá essa composição de quatro carros não se moveu dos pátios da Leopoldina (passei por lá hoje mesmo por sinal e a vi) - e acreditem - ela está parada lá há MUITO mais tempo do que isso. Eu sei que essa composição foi reformada para atender o trem Barrinha (ramal de Japeri x Barra do Piraí), que seria reativado. Mas porra, pelo que fui informado por um funcionário na Leopoldina essa composição foi restaurada pelo governo Garotinho !!! Ou seja, a oito anos atrás !!! Como podem deixá-la parada aguardando o aval para que o ramal de Barra do Piraí seja reativado quando os passageiros do ramal de Guapi passam um inferno diário naquelas composições em péssimo estado ?! Será que não dava pra deixá-la rodando em Guapi até que o Barrinha fosse reativado pelo menos ?

Eu já disse isso mas reiteiro: com 10 milhões não dá pra fazer todas as melhorias propostas pelo secretário Julio Lopes. Ele é um secretário bem intencionado e participativo, mas está se mostrando igênuo em acreditar que com 10 milhões possa-se fazer tudo isso, a menos que sejam obras emergenciais e acochambradas simplesmente para o serviço não se degradar ainda mais e continuar ao menos funcionando, mesmo que prestando um péssimo serviço.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 26 Set 2008, 11:05

Não sei se essa é a causa,é pq essa composição parada é bitola de 1.6m,o ramal de Guapimirim é bitola métrica...
wll wll wll :X:
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CENTRAL LOGÍSTICA - RJ”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante