Metrô DF: presente e futuro

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Metrô DF: presente e futuro

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:41

cara.Brasília escreveu:01/04/08
Presidente do Metrô DF faz palestra na CBTU

Imagem

O Encontro Marcado, promovido pela CBTU, que sempre leva aos empregados da Administração Central (AC), profissionais do setor para participar de palestras, teve no dia 28 de março, em sua 11ª edição, a presença do diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô-DF, José Gaspar de Souza, para falar do tema “Metrô-DF: Presente e Futuro”.
Na abertura do evento, o diretor Raul De Bonis, disse da importância da presença do presidente do Metrô do Distrito Federal, na Companhia, não só pela importância do metrô para a capital brasileira, mais pela valorização que vem tendo, ultimamente, além da parceria que está sendo firmada com a CBTU.
Para José Gaspar, que acompanha o desenvolvimento da CBTU desde a criação, e que tem um vinculo muito grande com os técnicos da Companhia, disse que apesar de todas as dificuldades existentes, principalmente, de não ter entregue o Metrô pronto em 1995, hoje o quadro é bem diferente, segundo o presidente a inauguração já tem uma data marcada. “Dia 16 de abril inauguraremos nosso metrô, definitivamente, e já temos outros projetos importantes, como o chamado Metrô Leve. As obras começarão em junho de 2008 e o primeiro trecho de 22 km estará pronto em 2013”, projeta José Gaspar.
O presidente do Metrô DF, disse que a preocupação da Companhia é com as cidades satélites. “As pessoas em Brasília, em grande maioria, se deslocam de carro, principalmente, e de ônibus, e grande parte dos moradores moram nessas cidades satélites, e por morarem tão distante do centro, as dificuldades para chegarem ao centro de Brasília é muito grande. Daí a importância do Metrô na vida dessas pessoas, e o governo sabe disso e vem se empenhando para o desenvolvimento do Metrô DF e dá maior integração entre as cidades
, como, por exemplo, foi o caso da cidade de Águas Claras, que foi criada pelo Metrô”, afirmou José Gaspar.

(Fonte: www.cbtu.gov.br)

A CBTU já disponibilizou os slides da apresentação, eles estão excelentes, riquíssimos em informações e imagens sobre o sistema, especialmente sobre a expansão, esclarecendo várias dúvidas a respeito da mesma e sobre o projeto do VLT, do qual me tornei ainda mais fã após este detalhamento. Eu tenho que dar parabéns a atual administração do Metrô DF, eles estão fazendo um excelente trabalho: mudanças fundamentais foram feitas, as expansões estão sendo planejadas, as obras da atual linha estão sendo concluídas dentro do prazo (que foi apertado), enfim, fica claro o desejo em consolidar o sistema metroviário da cidade, que durante muito tempo foi extretamente condenado.

Link para o arquivo: http://www.cbtu.gov.br/eventos/encontro ... _final.pdf

Estou sem tempo para colocar os slides diretamente, se alguém puder fazer isto seria excelente. Vou colocar algumas imagens para vocês terem uma idéia do material.

Estação 108 Sul, parte final do acabamento, os acessos ao nível da rua que ainda não estão tão adiatados.
Imagem

Estação Ceilândia Centro.
Imagem

Estação Ceilândia Norte
Imagem

Imagem

Projeto do Veículo Leve sobre Trilhos
Imagem

Projeto de Estação tipo do VLT na W3
Imagem

VLT + Expansão do metrô na Asa Norte, destaque para a futura integração entre os sistema no final Asa Norte, a exemplo da integração que existirá na Estação Asa Sul.
Imagem



(Fonte: Metrô DF em www.cbtu.gov.br)

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:44

HGPFILHO escreveu:Muito legal o post Brasília, estou no aguardo das novas estações! :o

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:44

will.dh escreveu:pelas fotos ai essas novas estação estao muito boas :o

me lembrou um pouco a linha 2 do rio...

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:44

renanfsouza escreveu:^^ Eu ia falar o mesmo, principalmente essa plataforma da Ceilândia Norte :o

Avatar do usuário

Autor do tópico
HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 08 Jun 2008, 00:45

cataclism2 escreveu:Muito legal o 'post' e essa obra espetacular!!!

Agora, aquele "metrô leve" cujas obras devem começar na metade do ano.... hummmmmmm..... aquele VLT sugerido no outro tópico, se não me engano? :)

Valeu, cara.Brasília!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - BRASÍLIA (DF)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes