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Mensagem não lida por Landrail » 07 Set 2008, 16:18

05.09.2008-Policiais ferroviários pedem reestruturação e mudança para o Ministério da Justiça
Imagem
Mariana Jungmann

Agência Brasil


Um grupo de policiais ferroviários federais (PFF) aguardou, ontem (4) à noite, a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao hotel onde ele está hospedado, em Recife, para entregar documento com reivindicações de reestruturação da categoria.
"

Os policiais querem que o presidente ajude a agilizar a assinatura de uma portaria, que está no Ministério da Justiça, pela qual eles passam a integrar o quadro do ministério, como a Polícia Rodoviária Federal. Atualmente, a PFF está vinculada aos Ministérios das Cidades e dos Transportes.

"Com o PAC das ferrovias, que vai construir 12 mil quilômetros de linhas em todo o país, nós não teremos estradas de ferro seguras sem organizar a PFF, alegou um dos policiais presentes.

Lula não recebeu o texto pessoalmente, mas um assessor ficou de encaminhar o documento a ele.

http://www.comuniweb.com.br/?idpaginas= ... ias=360265
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Mensagem não lida por Landrail » 07 Set 2008, 16:21

AENFER promove caminhada em homenagem aos 150 anos da Estrada de Ferro Central do Brasil

05/09/08

Em comemoração aos 150 anos da Estrada de Ferro Central do Brasil - EFCB, a Associação de Engenheiros Ferroviários – AENFER promove uma caminhada no Parque do Flamengo no dia 21 de setembro, às 9:30h, sendo que a concentração ocorrerá às 8:30h. Estão convidados todos os ferroviários, familiares e amigos da ferrovia.

O local de encontro será na Av. Infante Dom Henrique, na pista sentido zona-sul / centro, na altura da Rua Dois de Dezembro, de onde os participantes sairão em direção à Zona Sul da cidade. O ponto de chegada da caminhada será na mesma avenida, em frente à Rua Tucumã.

Para se inscrever no evento, o telefone é 2222-1404 ou 2221-0350 (falar com Carminda).

Fonte: http://www.cbtu.gov.br/noticias/destaqu ... 50908f.htm
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Mensagem não lida por Landrail » 08 Set 2008, 15:03

Orçamento prevê R$ 100 bi em infra-estrutura

08/09/2008 - Agência Câmara


O projeto de lei orçamentária para 2009 prevê mais de R$ 100 bilhões em investimentos em infra-estrutura no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São R$ 21 bilhões do orçamento fiscal e da Seguridade Social, e outros R$ 84 bilhões das empresas estatais.

A proposta revela a intenção do governo de aumentar os investimentos em ferrovias para melhorar o escoamento da produção nacional. Estão previstos quase R$ 2 bilhões a serem aplicados nesse setor, enquanto que, em 2008, foram disponibilizados pouco menos de R$ 700 milhões.

Segundo o deputado Carlito Merss (PT-SC), relator de Infra-Estrutura do Orçamento, a grande obra prevista é a ferrovia Norte-Sul, que terá mais investimentos nas regiões Sudeste e Sul. "Em Santa Catarina, inclusive, já há projetos bem encaminhados para uma ferrovia litorânea e mais uma que cortaria o litoral até a região oeste, principalmente no sentido da exportação de frangos e suínos, que é um grande setor", disse.

Rodovias

Na infra-estrutura logística, a proposta orçamentária para o ano que vem prevê ainda R$ 6,5 bilhões para adequação, construção, manutenção e recuperação de rodovias. Na infra-estrutura social e urbana, destacam-se saneamento e habitação, que têm previstos investimentos de R$ 3,6 bilhões cada dentro do PAC.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=6876
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Mensagem não lida por Landrail » 09 Set 2008, 15:18

Exportações de minério de ferro aumentam

09/09/2008 - Gazeta Mercantil


A exportação de minério de ferro cresceu 17,17% em julho, para 26,57 milhões de toneladas métricas. No acumulado do ano, os embarques somam 160,5 milhões de toneladas, volume 10,2% superior em relação ao apurado em igual período de 2007, conforme levantamento realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase).

Já as vendas externas de pelotas de ferro saltaram 52,9% em julho e alcançaram 4,85 milhões de toneladas, ante os 3,17 milhões de toneladas de igual mês do ano passado. Nos primeiros sete meses do ano, houve uma redução de 9% no volume embarcado, para 28,54 milhões de toneladas. Enquanto as exportações da Samarco cresceram 20,9% até julho, os embarques da Companhia Vale do Rio Doce (Vale) e suas coligadas caiu 18,75% no mesmo período, para 19,2 milhões de toneladas.

Em relatório ao mercado, a Vale informou que a performance de Fábrica, São Luís e Itabrasco foi afetada no segundo semestre por parada temporária para manutenção. Já as vendas internas de minério no mercado interno apresentaram queda de 2,5% em julho,para 4,13 milhões de toneladas. No ano já foram comercializadas 32,1 milhões de toneladas, 17,85% mais ante igual período de 2007.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=6883
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Mensagem não lida por cataclism2 » 09 Set 2008, 15:39

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ALL estuda reativar ferrovia no Paraná

09/09/2008 - Paraná-Online


Produtores do setor sucroalcooleiro do noroeste do Paraná vivem a expectativa de contar com mais uma via de escoamento de suas produções. Isso graças a um estudo realizado pela América Latina Logística (ALL), que está avaliando a viabilidade de reativação da ferrovia que liga Maringá a Cianorte, que não vem sendo utilizada há 20 anos.

De acordo com a ALL, a intenção do estudo é, além de verificar o que é preciso ser feito para reativar a ferrovia, confirmar se o trecho, de cerca de 90 quilômetros, é economicamente viável para a economia da região.

De acordo com o gerente da Unidade de Produção Norte do Paraná da ALL, Pablo Pasccuttini, para receber os trens atualmente utilizados pela ALL, o trecho deverá ter os trilhos trocados em toda a sua extensão.

Segundo o Pasccuttini, as linhas férreas em operação contam com trilhos de 45 quilos por metro, enquanto que a linha Maringá-Cianorte possui trilhos de 32 e 37 quilos por metro. Além dos trilhos, a ALL também deverá trocar os equipamentos utilizados para a reposição dos trilhos, além de readequar a sinalização.

Recursos
No entanto, o gerente não deixou claro de onde deverão vir os recursos que serão usados para deixar o trecho apto para escoar a produção daquela região. “Isso vai depender de parcerias entre a iniciativa privada e os setores públicos. Imaginamos os próprios usineiros, que são os maiores interessados na reativação da ferrovia”, afirma.

O diretor do Departamento Econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Nilson Hanke, vê a reativação do trecho como fator positivo para a economia do Estado.

“É inconcebível que exista uma ferrovia que não seja usada, ainda mais num País como o nosso, onde a estrutura de logística é fundamental para o desenvolvimento econômico”, diz.

Para Hanke, uma das prioridades de logística do Estado deveria ser o trecho Jussara-Campo Mourão, com cerca de 100 quilômetros. Segundo ele, Jussara fica a uma curta distância da ferrovia estudada pela ALL e poderia ser integrada ao trecho Maringá-Cianorte.

Quanto a essa idéia, o gerente da ALL afirma existir a possibilidade. “Tudo vai depender se a demanda é suficiente para significar economia para a logística dos produtores da região e de seus importadores”, diz.

Para o representante do setor sucroalcooleiro no Conselho Estadual de Política e desenvolvimento Industrial (Cepdi), Ricardo Resende, as ótimas safras que se sucedem a cada ano no Estado sobrecarregam as ferrovias.

Segundo Resende, que foi quem solicitou o estudo para a ALL, poderão ser escoados 1 milhão de toneladas de açúcar, além de 600 a 800 milhões de litros de álcool, por ano.

“Isso é metade do que é produzido pela região. Levamos um estudo para a ALL, mostrando que a produção é grande”, afirma. Resende ressalta que a reativação do trecho pode beneficiar 12 usinas no Paraná, fora as do Mato Grosso do Sul.

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Mensagem não lida por cataclism2 » 09 Set 2008, 15:40

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Vale promete alternativa para transporte no muito

05/09/2008 - Jornal O Diário


O vice-governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, esteve ontem em Primavera do Leste para participar de encontro sobre a ferrovia Norte Sul, promovido pela Vale. Conforme Silval, a Vale vai oferecer uma alternativa de transporte de grãos para o Estado e o governo será parceiro na iniciativa. Ele explicou também que o governo tem feito muito para melhorar a logística do transporte, apoiando e investindo em projetos com a ferrovia Leste-Oeste, Ferronorte e hidrovias, como a Rio das Mortes/Araguaia/Tocantins. “O governo está encampando várias frentes para resolver a questão da logística do transporte,” ressaltou.

Ney Pontes Filho, gerente Comercial da Vale, disse que a ferrovia Norte Sul fomenta o crescimento econômico do Centro-Norte do País. Segundo Ney, quando o último trecho da ferrovia estiver pronto, no ano que vem, o imenso trajeto entre a cidade de Palmas/TO e o complexo portuário de São Luís/MA, estará garantido pela conexão com outra ferrovia da Vale, a Estrada de Ferro Carajás.

Em encontros com empresários e produtores rurais o projeto está sendo apresentado e são estabelecidas novas parcerias. Os encontros buscam fomentar a produção da região, que tem grande potencial agrícola e a intenção é transformá-los em verdadeiras rodas de negócios.

Em seu discurso, o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, falou sobre o peso do frete na produção agrícola e como produtor e líder do agronegócio, entende que a ferrovia Norte Sul será interessante para melhorar este gargalo que reduz a renda dos produtores.

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Mensagem não lida por cataclism2 » 09 Set 2008, 15:41

LandRail, muito obrigado pela força nas notícias! :DD .

Tá trazendo muita coisa boa pra cá, que eu não teria tempo de visitar. Obrigado a ti e aos demais contribuintes!

:beer:


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Mensagem não lida por Landrail » 10 Set 2008, 09:53

Santa Fé tem vagão para minério de ferro

08/09/2008 - Webtranspo


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Vagões Gôndola tipo GDT geminados fabricados pela Santa Fé transportarão minério de ferro e similares

O novo vagão Gôndola tipo GDT chega ao mercado como o passaporte da Santa Fé Vagões para a atuação no segmento de transporte de minério de ferro e similares. O equipamento contempla um conjunto de dois vagões, totalizando 19,6 metros de comprimento.

Segundo a Santa Fé, cada vagão em operação por bitola de 1,6 metro tem capacidade para carregar 111 toneladas de produto . A empresa informou que também fornecerá o vagão para bitola métrica, de um metro.

Uma das vantagens do Gôndola, apontada pela Santa Fé, é o sistema car-dumper que permite descarregar a carga das duas unidades de forma simultânea.

Outros projetos

Além do lançamento do Gôndola, a Santa Fé trabalha para cumprir o prazo de entrega, em dezembro, das 278 unidades do modelo Sider à Votorantim Celulose e Papel.

Para atender a necessidade do cliente, os modelos estão sendo fabricados com portas laterais, impermeáveis, de abertura horizontal, o que proporciona mais rapidez no carregamento e descarregamento de produtos embalados, segundo a empresa.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=6879
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Mensagem não lida por Landrail » 12 Set 2008, 09:00

O trem e o turismo

11/09/2008 - Clic Erechim (RS)

Francisco Basso Dias


Uma campanha que se estendeu em toda a região da Grande Erechim para que fosse reativado o trem turístico ligando Marcelino Ramos até Passo Fundo ganhou repercussão, chegou a funcionar por algum tempo, mas foi perdendo força e acabou desativado definitivamente. Isto é, a população não colaborou com a iniciativa.

Lembro muito bem que na oportunidade, foi feito um esforço muito grande das autoridades, lideranças de vários setores dos municípios ligados pela estrada férrea, mas o projeto se decompôs pela falta de passageiros. Talvez não tivesse ocorrido uma conscientização maior sobre a importância da volta do trem e o que poderia representar em termos econômicos para a região, tão pouco explorada turisticamente.

No Brasil existem hoje 23 trens turísticos que subsistem graças ao esforço de micro e pequenas empresas e empreendedores amantes da cultura ferroviária. Segundo os agentes e guias de turismo, trem é transporte, turismo e cultura.

Acabo de ser informado de que o município de Bento Gonçalves recebeu na última semana a visita de um consultor do Sebrae Nacional. Veio avaliar as potencialidades do local, contemplado pelo projeto que tem apoio do Sebrae, Ministério do Turismo e Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (Abottc). O objetivo do projeto é aliar o desenvolvimento do turismo à preservação da história ferroviária.

Tenho uma sugestão à comunidade regional: por que não rediscutir a volta do trem através de um projeto integrado e explorar o turismo na região?

Está fazendo falta nesta hora o falecido Sebastião Aves Teixeira, um estudioso e um dos maiores incentivadores do turismo na região. Lembro muito bem da sua insistência, com prefeitos da região, para que Erechim e outros municípios do Norte do Estado criassem um pólo turístico, tomando como ponto de partida a existência local da Cascata do Nazári, com suas águas sulfurosas, o balneário de águas quentes de Marcelino Ramos, o Cemitério do Combate, onde foram sepultados vários revolucionários da refrega de 1923, a topografia ao longo do trecho Erechim-Marcelino Ramos, com destaque para os viadutos da rede férrea, os vales, em fim, todo o panorama natural digno de ser admirado pelos viajantes.

Com certeza, o retorno da Maria Fumaça representaria benefício para toda uma cadeia de interessados. Preliminarmente seria um passo a mais para o maior desenvolvimento econômico de pequenas cidades por onde passa o trem. Alguns exemplos: nas estações de paradas, instalar "stands" para venda de produtos artesanais, frutas não industrializadas, cachaça, vinhos, sucos, cucas, schmias, compotas, produzidas de forma caseira e uma infinidade de outras iguarias típicas, próprias da região.

A volta do trem turístico seria um bom assunto para os novos candidatos a prefeito e vereadores na região do Alto Uruguai começarem a discutir, pois uma das mais importantes indústrias sem chaminé, que é o turismo, traz ótimo retorno indireto para ás Prefeituras.

Iniciativa como esta serve de oportunidade para mostrarmos não só ás belezas naturais da região, mas, igualmente, o potencial dos oito municípios do trecho que liga Passo Fundo, Coxilha, Estação, Erebango, Erechim, Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos.

É um bom assunto para ser pensado e discutido neste período eleitoral. O candidato que colocar na sua plataforma (não diria promessa, porque de promessa o povo já anda cheio), mas batalhar para que o trem turístico voltasse a percorrer a nossa linha férrea tão pouco utilizada, ganharia muitos simpatizantes, com certeza.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... 2&pagina=1
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Mensagem não lida por Landrail » 16 Set 2008, 14:23

BA terá trecho da Oeste-Leste em julho de 2011

16/09/2008 - Governo da Bahia


A entrega do trecho Ilhéus/Caetité da Ferrovia 334 (integração Oeste/Leste), está prevista para julho de 2011. A decisão saiu da audiência pública realizada no dia 10 de setembro, em Brasília, para o processo de subconcessão dos trechos ferroviários da EF-334 (Ferrovia Bahia-Oeste) e da EF-151 (Ferrovia Norte-Sul). O objeto da subconcessão compreenderá a operação, conservação, manutenção, monitoramento, melhoramentos e adequação do trecho.

"Esta audiência pública consolida, efetivamente, a proposta de integração da Bahia no processo logístico nacional", afirma o secretário Ronald Lobato. Com prazo de 30 anos, a subconcessão do trecho total da ferrovia 334, entre Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO), será realizada na modalidade de leilão, precedida de pré-qualificação, em duas etapas.

Na primeira, será julgada e processada por Comissão Especial de Licitação da Valec. Na segunda etapa, será realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), julgada e processada nos termos do disposto no art. 15, inciso II da Lei 8.987.

Poderão participar da pré-qualificação as empresas e instituições que tenham ramo de atividade compatível com o objeto licitado. Também podem participar pessoas jurídicas brasileiras ou estrangeiras, isoladas ou reunidas em consórcio, que satisfaçam as condições do edital e a legislação em vigor. As empresas estrangeiras que desejarem participar do processo deverão atender a todas as exigências do edital.

Também ficou decidido que os recursos da outorga serão pagos integralmente à Valec, segundo cronograma previsto no contrato de subconcessão e no edital. Desta forma, o pagamento da primeira parcela, 40% do lance vencedor do leilão, será pago no ato da liquidação financeira, que ocorrerá na assinatura do contrato de subconcessão, com a entrega do trecho Ilhéus/Caetité (BA). O valor restante, correspondente a 60% do lance, será pago na conclusão da ferrovia, cujo prazo de implantação é até 2012.

fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=6931
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Mensagem não lida por Landrail » 16 Set 2008, 14:26

Iochpe anuncia venda de 1.132 vagões

16/09/2008 - JB Online


A Iochpe Maxion informou que sua controlada Amsted Maxion Fundição e Equipamentos Ferroviários concluiu duas negociações de venda. A primeira compreende 1.100 vagões ferroviários de carga para a MRS Logística , sendo 686 com entrega programada até dezembro de 2008 e 414 para o período de janeiro a março de 2009. A segunda refere-se a 32 vagões ferroviários de carga para a chilena Soquimich, com entregas entre março e abril de 2009.

Com esses novos pedidos, as encomendas de vagões ferroviários de carga da Amsted Maxion, para entrega em 2008, alcançam nesta data 4.615 vagões, o que irá representar para a Amsted Maxion uma receita bruta de aproximadamente R$ 772 milhões.

Já as encomendas para entrega em 2009 chegam a 446 vagões, o que irá representar para a Amested Maxion uma receita bruta de aproximadamente R$ 79 milhões.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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Mensagem não lida por Landrail » 16 Set 2008, 14:29

Prefeituras travam guerra contra ALL

16/09/2008 - Cosmo Online


As prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), iniciaram uma guerra contra a América Latina Logística (ALL), concessionária que administra a malha ferroviária regional. As ações visam garantir a preservação do patrimônio histórico e as intervenções urbanísticas nos municípios.

Por meio do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Etinológico e Ambiental (Condephaea), Sumaré acionou os ministérios públicos Estadual e Federal (MPE e MPF) para que sejam desfeitas as alterações na estação ferroviária da cidade — tombada pelo conselho — e autorizada a concessão do imóvel para a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Já Santa Bárbara anunciou que vai brigar na Justiça para manter as obras viárias feitas sobre os trilhos da linha férrea que corta o município. A ALL deu dois dias, sob a ameaça de uma ação de reintegração de posse, para que a Administração reconstitua a via à sua situação original. A intenção da concessionária é reativar o ramal férreo entre Nova Odessa e Piracicaba para atrair novos clientes no eixo. No entanto, o entendimento do prefeito José Maria de Araújo Júnior (PSDB) é de que a reativação do ramal é inviável por questões de logística, econômica, conservação e até segurança

fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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Mensagem não lida por Landrail » 16 Set 2008, 14:36

Santa Fé vai para Berlim

16/09/2008 - Santa Fé Vagões


A Santa Fé Vagões vai de mala e cuia para Berlim participar, de 23 a 26 de setembro, da Innotrans, maior feira ferroviária da Europa, referência internacional para compradores e vendedores de tecnologia de transportes no segmento.

A empresa, com sede em Santa Maria e unidade em Campinas (SP), atravessa o Atlântico com o objetivo de chamar a atenção para três modelos especiais da sua linha de produção: o vagão Gôndola, dedicado ao transporte de minério de ferro e similares, o Sider, indicado para o transporte de produtos embalados e o mais novo da coleção - o vagão fechado tipo dual, para transportar carros.

São esperados aproximadamente 1,9 mil expositores de 41 países diferentes. Estima-se a presença de cerca de 70 mil visitantes.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
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Mensagem não lida por cataclism2 » 19 Set 2008, 08:46

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A Ferrovia Norte-Sul

18/09/2008 - Diário da Manhã


Felicíssimo Sena

A ferrovia Norte-Sul continua a desafiar considerações, especialmente sobre os motivos que mobilizaram tantos, inicialmente, contra a sua efetiva construção.

No afã de demonstrar uma suposta falta de justificativa para sua implantação, os mais agressivos chegavam a sugerir um deserto goiano, improdutivo e imprestável para o desenvolvimento da economia nacional. Esse deserto, entretanto, para felicidade de todos – inclusive daqueles que o anunciavam –, não existe e as terras goianas, ainda que não integralmente férteis, são facilmente agricultáveis.

Na justificativa do egoísmo dos que negavam a validade da obra, foram incluídas atitudes que demonstram um divisionismo injustificado, uma agressividade indevida e uma detração a nós outros que temos como pecado maior a possibilidade de progredir.

São comuns algumas grosseiras referências ao paralelismo entre a rota prevista para a Norte-Sul e a Rodovia Belém-Brasília. Além de não ser absolutamente verdadeira tal referência, merece destaque o fato de que a opção ferroviária é uma alternativa para uma substancial redução de custos nos transportes de cargas pesadas, leves e ou até mesmo de passageiros, numa época em que os preços dos combustíveis e outros componentes dos transportes rodoviários estão impraticáveis.

Não há motivo para outra rodovia, mas para a ferrovia, sim, porque não é uma alternativa similar: é uma proposta melhor, menos onerosa e mais adequada para o transporte de cargas, especialmente aquelas pesadas. Um transporte ferroviário eficiente é sinônimo de desenvolvimento e tem predominância nas grandes economias do mundo.

As ferrovias foram sempre defendidas pelos grandes Estados brasileiros que, por certo, só as admitiam nos seus limites territoriais. Eis que a Norte-Sul abre uma real perspectiva de exportação direta para Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e outros Estados a que servirá direta ou indiretamente. Essa constatação incomoda a tantos outros que estão acostumados a receber nossa matéria-prima a preços de produtos naturais e a nos devolver enlatados com lucros substanciosos da agregação industrial.

Mesmo assim, ainda que com uma economia fundamentalmente primária, Goiás é hoje a oitava força econômica brasileira. A Norte-Sul servirá para fazer-nos emergir na competição econômico-nacional que a grotesca resistência das regiões ricas quer inibir.

Merece ser lembrado, aos históricos adversários da Norte-Sul, que a prática desenvolvida por eles pode ser comparada, com muita adequação, ao coronelismo da política brasileira, que buscava a sustentação dos privilégios pela exploração alheia: os explorados devem ser mantidos na ignorância e na miséria para que não tenham a petulância de se tornarem livres. A timidez goiana começa a acabar.

Somente nós podemos construir o nosso futuro. Que dentro em breve, embora ricos, não cobremos a miséria de outros brasileiros, porque isso agride o espírito de brasilidade e não serve à unidade nacional tão duramente construída por nossos antepassados.


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Mensagem não lida por Landrail » 19 Set 2008, 12:50

Polícia investiga desmanche e venda de vagões

19/09/2008 - G1.com.br


A polícia investiga a venda irregular de vagões de trens do governo federal em Itirapina, a 212 km de São Paulo, na região central do estado. Os vagões eram retalhados e vendidos como ferro velho para desmanches.

Alertados por uma denúncia anônima, os policiais encontraram 15 vagões desmanchados na estação. Dois mecânicos foram presos em flagrante. Eles usavam um guindaste e um maçarico para cortar os vagões.

Segundo a polícia, o material era vendido ilegalmente para um ferro-velho pela própria empresa concessionária da ferrovia. Desde 2007, mais de 2 mil vagões foram desmanchados no interior do estado.

Em nota, a América Latina Logística, concessionária do serviço, informou que o contrato prevê a recuperação dos equipamentos. Segundo a empresa, os vagões utilizados no pátio de Itirapina passavam por esse processo para voltarem à utilização comercial.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=6955
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Mensagem não lida por cataclism2 » 19 Set 2008, 17:20

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Brasil e Peru podem ter corredor bioceânico

19/09/2008 - Asses. de imprensa do Dep. Federal Jaime Martins


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, 17/09, o Projeto de Lei de Conversão nº 18/08, de autoria do Deputado Federal Jaime Martins, (PR/MG), que cria a Ferrovia Transcontinental. A Lei 11.772, publicada no Diário Oficial da União de hoje, aprova a alteração do Plano Nacional de Viação proposta pelo Deputado Jaime Martins em seu parecer à Medida Provisória 427/08, para criação de um corredor bio-oceânico ligando portos brasileiros no Atlântico a portos peruanos no Pacífico.

- As alterações inseridas no PNV, tanto pela medida provisória original quanto pelo projeto de lei de conversão que propomos, permitirão não apenas a integração dos sistemas existentes e a criação de uma nova lógica de transportes no Brasil, mas também a criação de corredores bi-oceânicos, ligando diversos portos do litoral brasileiro a portos do oceano Pacífico, no Peru e no Chile, enfatizou Jaime Martins.

- O texto da MP 427 não contemplava a Ferrovia Transcontinental, mas, durante o processo de relatoria, vislumbramos uma terceira fase do processo de revolução na logística nacional, pelo qual sempre lutamos, inclusive para transformação da VALEC em uma grande empresa pública ferroviária, responsável pela gestão ferroviária, pela construção de novos eixos estratégicos, pelo planejamento e pelos estudos relacionados, principalmente, à nova malha, em bitola larga, com ferrovias mais modernas e produtivas, afirmou ainda o parlamentar mineiro.

A alteração no Plano Nacional de Viação, com a inclusão de novas ferrovias e a ampliação de traçado de ferrovias já existentes, bem como a reestruturação da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa estatal detentora de concessão para a exploração de ferrovias, será importante para atender as demandas atual e futura da logística de transportes, haja vista a necessidade de escoamento da produção agrícola, de minérios e de outros bens para o atendimento aos mercados interno e externo. Além disso, será um passo importante para dotar o País de uma malha ferroviária compatível com o desenvolvimento econômico sustentável que se deseja, assim como ocorre em outros países de dimensões continentais como as do Brasil.

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Mensagem não lida por cataclism2 » 19 Set 2008, 17:21

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Assinado pré-estudo de ramal entre PR e SC

18/09/2008 - Diário de Guarapuava (PR)


O Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina deram o primeiro passo na tarde de ontem para possibilitar a ligação entre os Estados através de ramal ferroviário. Isso porque o governador do Estado, Roberto Requião, e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, assinaram em Pato Branco a ordem para iniciar o pré-estudo de viabilidade do ramal ferroviário que cortará o Sudoeste do Paraná até Chapecó (SC). Representantes da Lactec e de secretarias de Estado também participaram da cerimônia.

O ato foi realizado no Colégio Estadual La Salle e foi acompanhado por diversas lideranças empresariais e políticas da região Sudoeste do Paraná, e contou com a participação do prefeito em exercício de Chapecó, Élio Francisco Cella, e o presidente da Acic (Associação Comercial Industrial de Chapecó), Vincenzo Mastrogiacomo.

Também estiveram presentes os deputados estaduais, Augustinho Zucchi (PDT), Nereu Moura (PMDB), o presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Roberto Dettoni, presidentes das associações comerciais de Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas e representantes da Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Sudoeste do Paraná). Ainda participaram empresários, prefeitos e partidários da região.

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Audiência abre processo para subconcessão

18/09/2008 - Guia News


Uma audiência pública realizada em Brasília, na última semana, abriu o processo de licitação para a subconcessão do trecho 334 da ferrovia Oeste/Leste, que se localiza entre Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO). A subconcessão prevê, como objeto licitado, a operação, conservação, manutenção, monitoramento, melhoramentos e adequação do trecho, por um prazo de 30 anos.

A pré-qualificação de entidades para participar do processo está aberta a qualquer instituição ou empresa com atividade compatível ao objeto licitado, nacional ou estrangeira, isolada ou em consórcio, desde que atenda a todas as exigências do edital.

De acordo com os termos da licitação, 40% do lance vencedor do leilão será pago na assinatura do contrato, que ocorrerá com a entrega do trecho, prevista para julho de 2011. Os 60% restantes serão quitados na conclusão da ferrovia, cujo prazo para implantação é 2012.

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Mensagem não lida por cataclism2 » 19 Set 2008, 17:22

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Presidente sanciona ramais de ferrovias para muito

18/09/2008 - Só Notícias


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, a lei n.° 11.772, que altera o Plano Nacional de Viação (PNV), dentre outras providências, e inclui projeto de duas ferrovias para Lucas do Rio Verde. A lei também reestrutura a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, que administrará, coordenará, executará e fiscalizará a infra-estrutura ferroviária na país.

Só Notícias apurou que a Ferrovia Transcontinental, linha de maior extensão, 4.4 mil quilômetros, ligará o litoral do Estado do Rio de Janeiro à divisa com o Peru, passando por Muriaé (RJ); Ipatinga e Paracatu (MG); Brasília (DF); Uruaçú (GO); Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e chegando ao Nortão com ramal em Lucas do Rio Verde. De lá "seguirá" a Vilhena e Porto Velho (RO); Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança (AC). No país vizinho, o processo de concessão está em fase adiantada e, ligará a divisa com o Brasil até o Oceano Pacífico.

Outra ferrovia prevista no novo PNV, terá 2.6 mil km e ligará o litoral Baiano até o Nortão de Mato Grosso, saindo de Ilhéus, passando por Brumado, Bom Jesus da Lapa, Barreira e Luis Eduardo Magalhães (BA); Alvorada (TO); chegando à Lucas do Rio Verde. Essa linha, no Tocantins, cruzaria com a ferrovia Norte-Sul, que já está em construção, possibilitando acesso aos portos de Belém (PA) e Itaqui (MA).
Também foi uncluso no texto, a extensão da Ferronorte de Cuiabá à Santarém (PA), mas sem traçado definido ainda.

O presidente do Departemento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, previu, anteriormente, que no quarto trimestre de 2009 deve ser feita a licitação da Transcontinental, ou início dos trabalhos através de PPPs (Parceria Público Privadas), com prazo de conclusão da ferrovia em seis anos. Os valores de cada
obra não foram informados.


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Mensagem não lida por Landrail » 20 Set 2008, 10:32

MP apura envolvimento de governador em fraude

19/09/2008 - G1.com.br


O Ministério Público Federal no Amapá suspeita do envolvimento do governador Waldez Góes (PDT) em fraudes na licitação para concessão da ferrovia que liga o município de Serra do Navio ao Porto de Santana. São apontados indícios de ligações do governador com organização criminosa desmantelada em julho pela Polícia Federal, por meio da Operação Toque de Midas, que investiga sonegação e desvio de ouro lavrado nas minas do interior do Amapá. As suspeitas também recaem sobre o deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Tesouro do governo Waldez.

A Procuradoria da República requereu em agosto à Justiça Federal em Macapá a remessa ao Supremo Tribunal Federal (STF) do inquérito Toque de Midas. O deputado tem foro privilegiado e o STF é a instância que detém competência exclusiva para abrir investigação criminal contra ele. Segundo o Ministério Público, a Justiça ainda não decidiu se envia o caso ao Supremo.

Durante as investigações foram identificados indícios do envolvimento do então secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro do Amapá e atual deputado federal, Jurandil dos Santos Juarez, como também do governador do Estado do Amapá Antonio Waldez Góes da Silva, argumentou o Ministério Público ao pedir o envio do inquérito ao STF. O requerimento da Procuradoria da República no Amapá ocorre em razão dos cargos eletivos ocupados atualmente pelos investigados, uma vez que a Constituição especifica que processos desta natureza devem tramitar em uma instância superior da Justiça, no caso, o Supremo Tribunal Federal.

A Operação Toque Midas foi deflagrada em julho. Os federais anteciparam a missão porque dados confidenciais teriam sido revelados a alvos da investigação. O furo do sigilo levou a PF a desistir do pedido de mandados de prisão. Acabou realizando 12 buscas em escritórios e domicílios. Na terça-feira, o delegado Romero Menezes, segundo nome na hierarquia da Polícia Federal, foi preso por ordem judicial sob suspeita de vazamento de informações e prática dos crimes de advocacia administrativa, corrupção passiva e tráfico de influência. Menezes foi libertado em virtude de habeas-corpus concedido pelo Tribunal Regional Federal 1 ( Brasília).

O governador Waldez Góes reagiu com estranheza e indignação à suspeita lançada pelo Ministério Público Federal. Em nota oficial, o Palácio do Setentrião informou que Góes vê relação entre o caso e as eleições municipais de Macapá, a capital do Estado. Roberto Góes (PDT), primo do governador e deputado estadual, é candidato à prefeitura. O fato provoca repercussão política no Estado, em plena campanha eleitoral, no momento em que o seu candidato à Prefeitura de Macapá lidera a disputa política, mostrando o apoio da população às ações administrativas do governo, assinala a nota. O deputado Jurandil Juarez (PMDB) não retornou ligações da reportagem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... teria=6953
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