Trem Série 2070/2000 Fase II - Alstom

Moderador: Lipe Andreense


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Dez 2008, 01:52

Vidal escreveu:Eu li sobre essa coisa de CPMS também. Há alguma evidência oficial?
Infelizmente, há. Numa entrevista à Revista Ferroviária em maio de 2008, o Portella falou na transformação na CPTM para CPMS.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 09 Dez 2008, 01:55

Suponho que todos pensamos como é ruim a não-fixação da padronização da ''logomarca da CPTM'' em ambito regional.

E imagine em âmbito nacional ou internacional . Isso que eu chamo crise de identidade.

Daqui a poco é CPMS. . . . logo é o q? ( Junção entre METRÔ e CPTM) nnoo


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Dez 2008, 01:59

haiser escreveu:Suponho que todos pensamos como é ruim a não-fixação da padronização da ''logomarca da CPTM'' em ambito regional.

E imagine em âmbito nacional ou internacional . Isso que eu chamo crise de identidade.

Daqui a poco é CPMS. . . . logo é o q? ( Junção entre METRÔ e CPTM) nnoo
Se juntarem de verdade as duas empresas, melhorarem o serviço, acabar com os cabides, funcionarios jurassicos que afundam a cia, investir em manutenção de verdade, etc.. não é problema algum.



Agora ficar brincando de ferrorama, pintando trenzinho e dizer que é metro de superficie, vai tomar no rabo...
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Dez 2008, 02:01

Também penso assim. Se fosse pra melhorar de verdade, nada de mal em fazer isso. Mas não veremos melhoras verdadeiras nnoo.


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 09 Dez 2008, 02:14

Acho que não cabe nenhuma desculpa ''convincente'' de fato para eles estarem fazendo isso . Se a CPTM mantivesse ainda hoje uma imagem geral ''negativa'' , fazer essas mudanças até teria um sentido ( de mudar a imagem da empresa) . . .mas nem .... :(


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 09 Dez 2008, 02:15

Problema em relação às estações, não há. Só fiz um paralelo em relação a tudo isso e o que vem sendo feito na Linha 9. A comunicação visual visual sequer foi atualizada para a cor turquesa.


Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 09 Dez 2008, 02:17

Alguém aí lembra do post do Edmon Filho na comuna do metrô???
haiser escreveu:Lipe, se me permite, estou de LUTO também!!!! :(
Lipe, se me permite, estou de LUTO também!!!! :( [2]

A propósito:

CPTM = Cadê a Porra do Trem Mano?
CPMS = Cadê a Porra do Metrô Sujeito?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Dez 2008, 02:29

Vidal escreveu:Problema em relação às estações, não há. Só fiz um paralelo em relação a tudo isso e o que vem sendo feito na Linha 9. A comunicação visual visual sequer foi atualizada para a cor turquesa.
Ah sim, concordo em genero, numero e degrau.
Imagem

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 09 Dez 2008, 07:56

A CPTM está com mais identidades simultâneas que fugitivo da polícia! :ph34r:

Se esse dinheiro estivesse sendo utilizado onde precisa de verdade (sinalização, reforma COMPLETA dos trens antigos e estações ou compra de novos trens, etc) ninguém estaria triste desse jeito!

O Governo do Estado de São Paulo perdeu pontos comigo numa das poucas áreas que eu pensava estar sendo conduzida de forma razoável. :(

Mas, povo, é preciso movimentar a economia! Vamos gerar emprego nas fábricas de adesivos, tintas e nas de painéis de fibra pra estações...

(Aliás: quantos padrões de pintura temos em cada série rodando hoje??)

#$%Y&¨$%#!!!!! O QUE ESTÃO FAZENDO COM O IMPOSTO QUE PAGO???


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Dez 2008, 10:08

Vicente A.O.Junior escreveu:A CPTM está com mais identidades simultâneas que fugitivo da polícia! :ph34r:

Se esse dinheiro estivesse sendo utilizado onde precisa de verdade (sinalização, reforma COMPLETA dos trens antigos e estações ou compra de novos trens, etc) ninguém estaria triste desse jeito!

O Governo do Estado de São Paulo perdeu pontos comigo numa das poucas áreas que eu pensava estar sendo conduzida de forma razoável. :(

Mas, povo, é preciso movimentar a economia! Vamos gerar emprego nas fábricas de adesivos, tintas e nas de painéis de fibra pra estações...

(Aliás: quantos padrões de pintura temos em cada série rodando hoje??)

#$%Y&¨$%#!!!!! O QUE ESTÃO FAZENDO COM O IMPOSTO QUE PAGO???
Vamos contar:


Metropolitano: aplicado nos trens recentemente reformados e mais novos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



"2 faixas": aplicado nos 1600 antigos, 1400 antigos, nos 1100, e
nos 5000 de reformas antigas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Fepasa: nos 5000 em um 4800 (rio claro)

Imagem




o 3000 tem um padrão um pouco diferente do Metropolitano, mas com o mesmo layout basico

Imagem

Imagem
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 09 Dez 2008, 18:39

lipe_andreense escreveu:Pffff....

vai ser a mesma porcaria que era a Fepasa, CBTU, CPTM, afinal serão as mesmas cabeças de bagre na direção...
Bom, sem entrar no mérito de se é bom ou ruim (o que eu sempre achei o ideal seria a unificação, porque isso forçaria a modernização da CPTM), nunca acreditei muito nesta história de CPMS, até porque já vi muitas coisas acontecerem nos bastidores nos 7 anos em que trabalho no sistema. Só acredito vendo. Porém, confirmando o que disse o Tiago, realmente esta suposta empresa seria a operadora das linhas que deixariam de ser "trem", e a linha 9 é a única nesta condição. A CPTM, por melhor que seja em comparação com CBTU e FEPASA, tem sua imagem ligada a elas, e a realidade que elas representaram. O mesmo usuário que usa a CPTM usa o Metrô, e se comporta de forma totalmente diferente em um e em outro (sem educação na CPTM e "educado" no Metrô), e isso se deve a fatores de anos e anos de ferrovia sucateada. Esta nova operadora seria a diferenciação entre o que é "ruim" (o trem) e o bom (o tal metrô de superfície), e em termos de marketing, isto é positivo sim, mas em minha opinião não seria preciso criar-se uma nova operadora, seria só passar para a Companhia do Metropolitano de São Paulo. Só esta mudança de operadora já traria enormes diferenças à percepção do usuário, pois o respeito a marca do Metrô-SP é muito grande. Creio que a intenção seja esta com a nova operadora.

Em tempo: lipe, sejamos justos: o secretário dos transportes metropolitanos é quem determina estas mudanças todas (a CPTM só obedece, não pode fazer nada). Ele já deu sinais de que a linha 9 seria dirigida em conjunto pela CPTM/Metrô, e os diretores e gerentes da linha 9 não são os mesmos de sempre, são todos do Metrô, inclusive já trabalhei com três deles. Quanto a isso, haverá mudanças sim. okk


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 09 Dez 2008, 18:49

Lipe, se me permite, estou de LUTO também!!!! :( [3]


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Dez 2008, 19:01

Bom, Francis, espero que com essa "nova empresa" (se for realmente uma nova empresa), que seja decente e traga alguma melhoria para os usuários, porque até agora me pareceu uma coisa meramente política :(. Espero que mude alguma coisa pra valer.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Dez 2008, 19:03

Francis escreveu:Em tempo: lipe, sejamos justos: o secretário dos transportes metropolitanos é quem determina estas mudanças todas (a CPTM só obedece, não pode fazer nada). Ele já deu sinais de que a linha 9 seria dirigida em conjunto pela CPTM/Metrô, e os diretores e gerentes da linha 9 não são os mesmos de sempre, são todos do Metrô, inclusive já trabalhei com três deles. Quanto a isso, haverá mudanças sim. okk
Eu sei. O que me deixa triste é exatamente nesse ponto, a CPTM é muito "fraca", o Metro é mais "forte" frente ao governo. Ninguém vem com ideias loucas ou muda coisas da noite pro dia no Metrô, na CPTM fazem isso.


Eu também sou a favor da unificação bem feita das empresas (não deixando a empresa cptm de canto, ou só colar adesivo), com o Metro absorvendo os trechos de maior adensamento e a CPTM oferecendo o serviço tipo o RER de Paris, como por exemplo até Jundiiaí e Mogi das Cruzes (quando digo trecho adensado isso inclui a RM, e não só a capital ;) )





É tudo Metrô na linha 9 ?
Tem funcionário que me diz que ainda tem gente da Fepasa mandando.





O problema é querer se aplicar o padrão de operação do metrô numa linha que claramente não está apta para isso ainda, com frota mista de trens de diferentes especificações, estações com alguns problemas, outras sem estrutura, etc...

Isso tinha que ser básico, para então poder mudar a administração e "criar uma nova empresa".

Por que o Expresso Leste não se inclui nessa ? Afinal tem tanta coisa do Metrô lá já, além de ter uma estrutura melhor que a linha 9.
Ops, esqueci, passa na Zona Leste, e não na vitrine da Marginal... :(


Não levem a mal essa minha posição, eu quero sim o melhor para a CPTM (afinal sem ela eu só chegaria em SP de busão, e nunca teria me interessado pelo tema), mas eu não boto minha mão no fogo por essa mudança...
Imagem


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 09 Dez 2008, 19:21

Falando em preparo, agora o texto do Expansão SP/Plano de Expansão já admite que as linhas 9 e 11 precisam melhorar para ficarem no padrão que eles tanto falam:
A Linha 9-Esmeralda ... hoje é uma das mais próximas desse nível de serviço.
Entre os 160 km de linhas com qualidade de metrô está o Expresso Leste (Luz-Guaianazes), que hoje já se aproxima bastante desse padrão, operando com intervalos de 6 minutos nos horários de pico com trens e estações modernas, em um trecho de 24 km.
http://www.cptm.sp.gov.br/E_PROJETOS/default.asp

Gostei disso. O primeiro passo para a melhoria é admitir que precisam ser feitas melhorias. Mas precisa de mais. Até agora, não falaram de nada concreto das melhorias nas linhas 8 e 10. Na Linha 8, já fizeram a audiência pública, mas ainda não foi lançado nenhum edital. Já existe uma empresa que está fazendo o projeto do Expresso ABC, mas sei lá, poderiam falar mais nele.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 09 Dez 2008, 19:22

Tiago Costa escreveu:Bom, Francis, espero que com essa "nova empresa" (se for realmente uma nova empresa), que seja decente e traga alguma melhoria para os usuários, porque até agora me pareceu uma coisa meramente política :(. Espero que mude alguma coisa pra valer.
Não sei também, Tiago, prefiro esperar prá ver. Apenas sei que, como parece, esta nova empresa seria a junção entre a CPTM e a Companhia do Metropolitano de São Paulo, que é o que acontece hoje na linha 9, onde apenas os AO e ASO são da CPTM, o corpo gerencial é da Companhia do Metropolitano de São Paulo. E com todo o respeito a opinião dos colegas, a extinção do nome CPTM nas linhas mais centrais de SP é uma questão de tempo. A CPTM fez a transição entre a ferrovia e a reforma das linhas, que serão operadas como metrô. E para isso, tem de se haver uma diferenciação mesmo entre a especialidade da empresa. A vocação da CPTM (e este nome) é para operar trens aproximadores o de média distância, como para Mairinque, Santos, Campinas. Acontece que as pessoas acham que uma linha que liga Grajaú (distrito mais populoso de SP) a Osasco (sexta maior cidade do estado) passando pela Marginal Pinheiros (grande centro comercial, financeiro e hoteleiro) é a mesma coisa que uma linha que liga SP a Campinas, é tudo trem wll . É obvio que são serviços diferentes!!! Creio que a CPTM fará este papel, daqui em diante, o que é sua especialidade.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 09 Dez 2008, 19:35

^^
Até onde sei a CPTM seria para operar Trens Metropolitanos...
e não trens expressos de media distancia




No fundo acho que sempre soubemos que a CPTM era uma Cia Provisória de trens Metropolitanos.


Melhor eu deixar pra lá, minha revolta não vai mudar nada, e eu admito que minha visão pode ser pequena e idiota.

Mas como foi dito por um cara em outro fórum, é revoltante ver a CPTM trabalhar tanto nas mudanças da linha 9, trocando placas rapidamente, adaptando as estações (mesmo as "novas") para deficientes, rebaixando vias e aproximando das plataformas, entre outros; ao passo que existem outros 210km para cuidar também (tá, fizeram coisas na linha 12 também, eu sei, eu estive nas inaugurações), e que em alguns casos mereciam muito mais prioridade de execução.

Estações com vão enormes há mais de 20 anos, com degraus enormes da plataforma pro trem, com plataformas e escadas de madeira sem segurança alguma.

Desculpem o desabafo.




:brv: :brv: :brv: :brv: :brv: :brv: :brv: :brv:

:brv: :brv: :brv: :brv: :brv: :brv: :brv: :brv:


Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 09 Dez 2008, 19:46

Lipe, você está totalmente coberto de razão, nesse desabafo.

Na primeira vez em que fui a Estudantes, onde a plataforma da estação é mais alta que a porta do trem, e com os meus 1,90m de altura, não prestando muita atenção nesse detalhe, acabei batendo a minha cabeça na porta, quando fui entrar dentro da composição.

Tem coisas que precisam ser corrigidas o mais rápido possivel. Mas que não seja feito o chamado SERVIÇO DE PORCO, que é o que eu tenho visto ultimamente.:@:


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 09 Dez 2008, 20:50

lipe_andreense escreveu:Eu sei. O que me deixa triste é exatamente nesse ponto, a CPTM é muito "fraca", o Metro é mais "forte" frente ao governo. Ninguém vem com ideias loucas ou muda coisas da noite pro dia no Metrô, na CPTM fazem isso.
Você é que pensa...não posso falar os fatos para não me comprometer, mas é exatamente igual.

lipe_andreense escreveu:Eu também sou a favor da unificação bem feita das empresas (não deixando a empresa cptm de canto, ou só colar adesivo), com o Metro absorvendo os trechos de maior adensamento e a CPTM oferecendo o serviço tipo o RER de Paris, como por exemplo até Jundiiaí e Mogi das Cruzes (quando digo trecho adensado isso inclui a RM, e não só a capital ;) )
É deste jeito que vejo as coisas também, igualzinho a você. Cada empresa na sua especialidade.
lipe_andreense escreveu:É tudo Metrô na linha 9 ?
Tem funcionário que me diz que ainda tem gente da Fepasa mandando.
Quem te disse isto está mal informado... o presidente e o DO da CPTM, o chefe de depto. e os coordenadores da linha 9 são todos metroviários.
lipe_andreense escreveu:O problema é querer se aplicar o padrão de operação do metrô numa linha que claramente não está apta para isso ainda, com frota mista de trens de diferentes especificações, estações com alguns problemas, outras sem estrutura, etc...
Concordo também.
lipe_andreense escreveu:Por que o Expresso Leste não se inclui nessa ? Afinal tem tanta coisa do Metrô lá já, além de ter uma estrutura melhor que a linha 9.
Ops, esqueci, passa na Zona Leste, e não na vitrine da Marginal... :(
A única coisa que o EL tem de melhor que a linha 9 é a uniformidade da frota e a extensão leste. O tipo de carregamento (pendular) é bem diferente, bem característico de subúrbio (assim como a linha 3), e a via ainda deixa muito a desejar, é a via da EFCB garibada, ao contrário da linha 9. Quando o EL estiver todo no mesmo nível da extensão leste (de Itaquera a Guaianazes), aí sim. Quanto a atenção dada a linha 9, tenho uma opinião simples: quando se começa uma obra tem de se terminá-la, e a "escorregada de Engenharia" que fizeram lá foi esta. Não adianta querer arrumar as outras e não terminar a linha 9, aí ficam todas meia-boca e nenhuma completa. Tem de se terminar a linha 9 sim.

lipe_andreense escreveu:Não levem a mal essa minha posição, eu quero sim o melhor para a CPTM (afinal sem ela eu só chegaria em SP de busão, e nunca teria me interessado pelo tema), mas eu não boto minha mão no fogo por essa mudança...
Por enquanto, estamos debatendo acaloradamente um boato...


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 09 Dez 2008, 20:54

lipe_andreense escreveu:^^
Até onde sei a CPTM seria para operar Trens Metropolitanos...
e não trens expressos de media distancia
Depende do que você julga metropolitano. Jundiaí, Várzea e Campo Limpo não fazem parte da RMSP, enquanto a RM de Santos é conurbada a de SP, e é de competência da CPTM (assim como a RM de Campinas).

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante