LINHA 4 - AMARELA


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Gustavodc » 24 Ago 2009, 16:02

Vai ter de pelo menos o BU ser aceito em todas as catracas... tnk
Com certeza isso irá acontecer. Nem tenho motivos para discordar disso.
Imagine uma linha de Metrô inteira "isolada" do sistema de integração.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por AGV » 24 Ago 2009, 17:54

Francis escreveu:Desculpe discordar gente, mas é a mesma coisa que já acontece hoje, cada linha tem o logo da empresa que a opera, não é assim? Se quem vai operar a Linha 4 será a Via Quatro, então tem que ter o logo dela. É exatamente o que acontece na Linha 5:A linha é da CPTM, mas quem opera é o Metrô, e o logo que a representa é o do Metrô. Acho que esta impressão será bem pior quando cair a ficha do usuário, porque eles ainda vinculam a imagem da linha 4 ao Metrô, e não é, é Via Quatro. Ela vai operar, ela vai atender, ela terá os procedimentos dela, os funcionários dela; não terá nada do Metrô lá. Apenas a propriedade.
Uma questão interessante:


Recentemente, olhando o site da via amarela, ví lembrei que já tinha visto o logo do Metrô no site das obras da linha.

Acredito que o logo permeneceria como uma forma de identificação do serviço ou coisa que o valha, à população.

Afinal de contas, a marca da Companhia do Metropolitano de São Paulo já têm uma grande força e aceitação pela população, e acho que a empresa concessionária irá aproveitar isto e a utilizar, com a devida anuência da companhia, e se não me engano, há casos de concessões que são assim: A marca aparece, mas quem opera é a empresa x. tnk


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Francis » 24 Ago 2009, 20:03

AGV escreveu:
Francis escreveu:Desculpe discordar gente, mas é a mesma coisa que já acontece hoje, cada linha tem o logo da empresa que a opera, não é assim? Se quem vai operar a Linha 4 será a Via Quatro, então tem que ter o logo dela. É exatamente o que acontece na Linha 5:A linha é da CPTM, mas quem opera é o Metrô, e o logo que a representa é o do Metrô. Acho que esta impressão será bem pior quando cair a ficha do usuário, porque eles ainda vinculam a imagem da linha 4 ao Metrô, e não é, é Via Quatro. Ela vai operar, ela vai atender, ela terá os procedimentos dela, os funcionários dela; não terá nada do Metrô lá. Apenas a propriedade.
Uma questão interessante:


Recentemente, olhando o site da via amarela, ví lembrei que já tinha visto o logo do Metrô no site das obras da linha.

Acredito que o logo permeneceria como uma forma de identificação do serviço ou coisa que o valha, à população.

Afinal de contas, a marca da Companhia do Metropolitano de São Paulo já têm uma grande força e aceitação pela população, e acho que a empresa concessionária irá aproveitar isto e a utilizar, com a devida anuência da companhia, e se não me engano, há casos de concessões que são assim: A marca aparece, mas quem opera é a empresa x. tnk
Bom, com relação ao logo do Metrô nas obras, é natural que seja assim, pois a obra e a propriedade da linha são do Metrô. Mas não acho que a V4 vai perder a oportunidade de exibir sua própria marca... tnk E também não sei se o Metrô colocaria seu logo, pois pode haver algum problema com relação a isso, por exemplo, em pendengas judiciais, reclamações de usuário, etc.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Uma idéia viajante sobre a linha 4, a 10 e a 2

Mensagem não lida por HGP » 25 Ago 2009, 21:06

Pessoal, todos sabem do antigo braço da linha 4 com os 2 ramais que foi suprimido e enterrado de vez com o Fura-Fila Expresso Tiradentes....

Agora viajando aqui na calada da noite, olhando isoladamente a linha 4, a estação da Luz, a linha 10 e a junção 10 com a 2 em Tamanduateí?? Será que poderiamos dizer que aproximadamente a idéia da linha 4 em arco não morreu??? Para o pessoal que vem da Zona Norte, eles poderão acessar a linha 2, dependendo de onde forem - Via Paulista, Via Paraíso/Ana Rosa e porque não via Tamanduatéi? No futuro, o intervalo menor da linha 10 não será tão proibitivo ou desencorajdor assim... Indiretamente, o braço da 4 vai estar vivo graças a linha 10 e parte das linhas 2 e futura 6....


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Francis » 25 Ago 2009, 21:17

A linha 4 foi projetada daquela maneira numa época onde se via metrô como uma coisa totalmente diferente de ferrovia, e realmente eram. Hoje não teria lógica alguma fazer aquele ramal: ia se matar a linha 10 ou a própria linha 4 seria um fracasso naquele trecho, pois seriam paralelas. A mobilidade do arco foi mantida, porém de forma mais inteligente, e da forma que é pensado hoje: nós temos 10 linhas metroferroviárias, 4 administradas pelo Metrô e 6 pela CPTM, mas que cumprem exatamente a mesma função.

E sem querer puxar sardinha para a CPTM, o intervalo não é aquela Brastemp, mas não é desencorajador... 7 minutos é razoável :P . Mas claro, tem de melhorar, até porque pessoas que hoje não usam o sistema metroferroviário para se deslocar passarão a usá-lo com esta nova conexão em Tamanduateí.

Ah, e para quem vem da ZN fazer transferência em Luz continuará sendo mais rápido. :DD

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Re: Linha 4

Mensagem não lida por HGP » 25 Ago 2009, 21:20

Francis escreveu:A linha 4 foi projetada daquela maneira numa época onde se via metrô como uma coisa totalmente diferente de ferrovia, e realmente eram. Hoje não teria lógica alguma fazer aquele ramal: ia se matar a linha 10 ou a própria linha 4 seria um fracasso naquele trecho, pois seriam paralelas. A mobilidade do arco foi mantida, porém de forma mais inteligente, e da forma que é pensado hoje: nós temos 10 linhas metroferroviárias, 4 administradas pelo Metrô e 6 pela CPTM, mas que cumprem exatamente a mesma função.

E sem querer puxar sardinha para a CPTM, o intervalo não é aquela Brastemp, mas não é desencorajador... 7 minutos é razoável :P . Mas claro, tem de melhorar, até porque pessoas que hoje não usam o sistema metroferroviário para se deslocar passarão a usá-lo com esta nova conexão em Tamanduateí.

Ah, e para quem vem da ZN fazer transferência em Luz continuará sendo mais rápido. :DD

Verdade Francis, a linha 4 completa competiria com a CPTM na linha 10 mesmo. Até que conseguiu-se um meio termo da questão.
Eu nunca guardo os headways futuros de cabeça. Qual a previsão para a linha 10 e Expresso Sudeste ??? Não é menos de 7 minutos?


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Francis » 25 Ago 2009, 22:22

HGPFILHO escreveu:
Francis escreveu:A linha 4 foi projetada daquela maneira numa época onde se via metrô como uma coisa totalmente diferente de ferrovia, e realmente eram. Hoje não teria lógica alguma fazer aquele ramal: ia se matar a linha 10 ou a própria linha 4 seria um fracasso naquele trecho, pois seriam paralelas. A mobilidade do arco foi mantida, porém de forma mais inteligente, e da forma que é pensado hoje: nós temos 10 linhas metroferroviárias, 4 administradas pelo Metrô e 6 pela CPTM, mas que cumprem exatamente a mesma função.

E sem querer puxar sardinha para a CPTM, o intervalo não é aquela Brastemp, mas não é desencorajador... 7 minutos é razoável :P . Mas claro, tem de melhorar, até porque pessoas que hoje não usam o sistema metroferroviário para se deslocar passarão a usá-lo com esta nova conexão em Tamanduateí.

Ah, e para quem vem da ZN fazer transferência em Luz continuará sendo mais rápido. :DD

Verdade Francis, a linha 4 completa competiria com a CPTM na linha 10 mesmo. Até que conseguiu-se um meio termo da questão.
Eu nunca guardo os headways futuros de cabeça. Qual a previsão para a linha 10 e Expresso Sudeste ??? Não é menos de 7 minutos?
Não é meio termo, Horácio. É justamente o planejamento que é diferente: se já há uma linha metroferroviária, não se constrói outra, a não ser que sejam serviços diferentes (por exemplo a linha 3 paradora e a 11 expressa). Por isso não se faz o arco, já existe uma linha lá.

Se considerarmos que vá existir o Expresso Sudeste, o headway será de 6 na 10 e 8 no Expresso. Mas o Expresso é só um projeto, não há nada, nada de concreto.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Vicente » 28 Ago 2009, 15:57

^^
Eu torço para que seja operado pela CPTM, mesmo.
Expresso com uma tarifa, parador com outra vai ser complicado.
Segundo o pessoal do SSC apurou, a CPTM e a STM estavam conduzindo estes estudos (você pode visto no trabalho b ) e ainda não poder comentar :ph34r: ), mas havia uma tendência de que fosse concedido, segundo o que passaram aos nossos colegas.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Tiago Costa » 03 Set 2009, 16:05

O Metrô-SP fala da Linha 4 como se fosse ser operada por eles, mas de fato não acontecerá. No discurso do Conrado Grava de Souza na 15ª Semana Semana de Tecnologia Metroferroviária, ele falava dessa forma:

"Nós vamos operar...", "Na Linha 4 a gente vai fazer...", e assim por diante.

Mas não é o Metrô-SP (empresa) que irá operar a Linha 4, e sim a ViaQuatro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por AGV » 04 Set 2009, 12:08

Tiago Costa escreveu:O Metrô-SP fala da Linha 4 como se fosse ser operada por eles, mas de fato não acontecerá. No discurso do Conrado Grava de Souza na 15ª Semana Semana de Tecnologia Metroferroviária, ele falava dessa forma:

"Nós vamos operar...", "Na Linha 4 a gente vai fazer...", e assim por diante.

Mas não é o Metrô-SP (empresa) que irá operar a Linha 4, e sim a ViaQuatro.

O resumo da ópera é que só saberemos apó sa inauguração tnk

okk


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Set 2009, 12:14

Eles podem falar o que quiserem, mas a operadora será, de fato, a ViaQuatro. Mas realmente, como será a comunicação visual, só esperando pra saber, ehehe.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Francis » 04 Set 2009, 14:07

Tiago Costa escreveu:Eles podem falar o que quiserem, mas a operadora será, de fato, a ViaQuatro. Mas realmente, como será a comunicação visual, só esperando pra saber, ehehe.
Bom Tiago, num certo ponto o Metrô realmente vai fazer tudo na linha mesmo (menos operar). Digo isso porque já ouvi pessoas falando "a V4 vai colocar portas de plataforma"; "a V4 vai mandar fazer um trem assim", então há de se esclarecer certas coisas. Como você sabe, a V4 vai apenas operar, ou seja, por gente prá trabalhar e manter o sistema. Mas todo o projeto e especificações são do Metrô. A linha 4 é do Metrô. Ele só não vai operá-la.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Tiago Costa » 04 Set 2009, 15:15

No sentido de ter feito tudo, é verdade. Mas vai ser como no caso da Linha 5 (mas agora aplicando à ViaQuatro): construída pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, com dinheiro do Governo do Estado de São Paulo, e operada pela ViaQuatro, que nesse caso está participando de parte da construção da linha, fornecendo material rodante e sistemas, diferente do que aconteceu no caso da Linha 5.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Francis » 04 Set 2009, 16:18

Tiago Costa escreveu:No sentido de ter feito tudo, é verdade. Mas vai ser como no caso da Linha 5 (mas agora aplicando à ViaQuatro): construída pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, com dinheiro do Governo do Estado de São Paulo, e operada pela ViaQuatro, que nesse caso está participando de parte da construção da linha, fornecendo material rodante e sistemas, diferente do que aconteceu no caso da Linha 5.
Sim, exato.
O que eu quero explicar é o seguinte: A V4 tem participação no fornecimento de material rodante e sistemas mas ela não concebeu nem projetou nada, ela apenas paga porque é sua parte no contrato da PPP.
O trem que está sendo pago pela V4 foi especificado pelo Metrô, não por eles, assim como os sistemas a serem implantados.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Vicente » 07 Set 2009, 19:26

Ontem à noite, voltando da casa da minha namorada e indo buscar o Vitor no trabalho, vi um caminhão descarregando escadas rolantes na estação Paulista! :Y: :Y:
A estação está indo pros acabamentos finais!!! :Y: :Y:


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Francis » 07 Out 2009, 16:45

Só para confirmar o que foi perguntado anteriormente, a identificação da Linha 4 será sim com o logo da ViaQuatro e não o logo do Metrô. Os novos mapas de linha inclusive já tem o logo da V4. okk

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2532
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Vicente » 07 Out 2009, 17:15

Vi um adesivado ontem, estava indicando na Luz o logo do V4 por baixo do adesivo...


ArqPaulo
MEMBRO PLENO
Mensagens: 662
Registrado em: 07 Jun 2008, 09:44

Re: Linha 4

Mensagem não lida por ArqPaulo » 14 Out 2009, 20:12

Ouvi o Portela na radio bandeirantes ontem, ele disse que os trens da L4 já estão prontos, embalados e saindo do porto la da Korea...duração da viagem de uns 30 dias...

jaja chegam os bichinhos


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por Tiago Costa » 14 Out 2009, 20:14

É verdade, eles já estão vindo mesmo :DD! Vai haver uma enorme festa na chegada do primeiro aqui.

Avatar do usuário

Autor do tópico
AGV
FUNDADOR
Mensagens: 3152
Registrado em: 29 Mar 2008, 02:55
Localização: SÃO PAULO - SP
Contato:

Re: Linha 4

Mensagem não lida por AGV » 31 Out 2009, 08:43

Olha um aí:


Do, http://www.koreatimes.co.kr/www/news/bi ... 54506.html
Imagem

Parece um Gualixo da era moderna. :lol:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - SÃO PAULO (SP)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes