[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 13 Set 2010, 23:51

Estas estações ditas acima são um baita erro ! Elas não existiram ! Na verdade Vargem Grande seria Venda Grande, Mato Alto seria Engenho do Mato, e Botafogo ... é Botafogo mesmo !
;)

Nina, vou me informar sobre como comprar o livro. Em livraria é dificil encontrar. Acho que Central do Brasil, em um andar do prédio vende. Mas não sei direito qual ... no site da Memória do Trem vende também ... e acredito que se você for na Barão de Mauá em dia de sábado, pode se informar com o pessoal do Ferreomodelismo. O meu foi comprado diretamente com o Hélio Suêvo ... mas um amigo que trouxe pra mim. O negócio é que este amigo está ralando direto na MRS atualmente e quase não o encontro.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Set 2010, 12:32

Nina escreveu:Quero comprar mesmo. Livraria comum vende?

Que estacao Mato Alto é essa? Vargem Grande?
No seminário do CREA sobre ferrovias que começa na 5ª feira voce poderá comprá-lo a preço bem baixo, com a possibilidade de autógrafo do autor. Tive um autografado que foi devorado pelos cupins e agora vou levar um outro para puxar a sardinha pra minha brasa.
aproveitando a dica eu ja me inscrivi, será que mais umavez estarei lá sozinho sem ninguém daqui, quer dizer teve uma vez que o bruno Araújo foi.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Set 2010, 12:33

DadoDJ escreveu:Estas estações ditas acima são um baita erro ! Elas não existiram ! Na verdade Vargem Grande seria Venda Grande, Mato Alto seria Engenho do Mato, e Botafogo ... é Botafogo mesmo !
;)

Nina, vou me informar sobre como comprar o livro. Em livraria é dificil encontrar. Acho que Central do Brasil, em um andar do prédio vende. Mas não sei direito qual ... no site da Memória do Trem vende também ... e acredito que se você for na Barão de Mauá em dia de sábado, pode se informar com o pessoal do Ferreomodelismo. O meu foi comprado diretamente com o Hélio Suêvo ... mas um amigo que trouxe pra mim. O negócio é que este amigo está ralando direto na MRS atualmente e quase não o encontro.
Senti falta da estação de Figueiras entre vila de Cava e Miguel Couto.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Set 2010, 18:21

Pablo ITT escreveu:
DadoDJ escreveu:Estas estações ditas acima são um baita erro ! Elas não existiram ! Na verdade Vargem Grande seria Venda Grande, Mato Alto seria Engenho do Mato, e Botafogo ... é Botafogo mesmo !
;)

Nina, vou me informar sobre como comprar o livro. Em livraria é dificil encontrar. Acho que Central do Brasil, em um andar do prédio vende. Mas não sei direito qual ... no site da Memória do Trem vende também ... e acredito que se você for na Barão de Mauá em dia de sábado, pode se informar com o pessoal do Ferreomodelismo. O meu foi comprado diretamente com o Hélio Suêvo ... mas um amigo que trouxe pra mim. O negócio é que este amigo está ralando direto na MRS atualmente e quase não o encontro.
Senti falta da estação de Figueiras entre vila de Cava e Miguel Couto.
Bem lembrado, Pablo ! Estão faltando estações mesmo ... hoje me lembrei da Parada Capivari, entre o Km 43 e a estação Lamarão, do ramal de Xerém. Vou atualizar este diagrama assim que puder !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Set 2010, 18:26

O Nando me chamou atenção sobre um assunto intrigante (pra variar) sobre a ferrovia ... como as locomotivas manobravam nas pontas de linha ??? Há notícias de alguma rotunda além da que existia no Caju ? Ou um triângulo ou pêra para reversão das locomotivas ? Em Belford Roxo existia uma pêra, que hoje virou a rua com sugestivo nome "Rua Circular". Acho que em Mantiquira (João Pinto) havia um triângulo para manobras, tanto que como reza a lenda, a população de Xerém não gostava do trem, porque ele manobrava na estação anterior (Mantiquira) e chegava de costas ao lugarejo. Diziam que "enquanto o trem chegar de costas, Xerém não vai pra frente". Mas e nos outros locais ponta de linha, como Tinguá, Jaceruba ... como o trem manobrava ???
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 14 Set 2010, 19:24

Pablo ITT escreveu:
Nina escreveu:Quero comprar mesmo. Livraria comum vende?

Que estacao Mato Alto é essa? Vargem Grande?
No seminário do CREA sobre ferrovias que começa na 5ª feira voce poderá comprá-lo a preço bem baixo, com a possibilidade de autógrafo do autor. Tive um autografado que foi devorado pelos cupins e agora vou levar um outro para puxar a sardinha pra minha brasa.
aproveitando a dica eu ja me inscrivi, será que mais umavez estarei lá sozinho sem ninguém daqui, quer dizer teve uma vez que o bruno Araújo foi.
uai? vai ter evento no mesmo lugar? E eu aqui sem ter me dado conta...
Depois e mande os detalhes, pode ser que eu de um alô lá...
Editado pela última vez por Brunoraraujo em 14 Set 2010, 21:00, em um total de 1 vez.
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 14 Set 2010, 19:37

Boa noite a todos, para quem estiver interessado no livro A FORMAÇAO DAS ESTRADAS DE FERRO NO RIO DE JANEIRO - O RESGATE DA SUA MEMORIA do autor HELIO SUEVO RODRIGUES, recomendo nao irem ao Centro Cultura Banco do Brasil e nem nas livrarias Travessa, pois acabaram e nao ha previsao de chegada, pois e um livro de ediçao limitada, consequi um exemplar num sebo, recomendo voces irem ate la, fica na Rua Luiz de Camoes 43, ha cerca de cem metros da Praça Tiradentes, este sebo vende livros novos tambem, hoje restam dois exemplares, eu ja garanti o meu mrgr , o preço e 50 Reais, la tem cada raridade sobre ferrovias, livros antigos e novos, alguns com preços meio salgados :brrb: , mas vale a pena. :rl: Abraço fraternal a todos
Editado pela última vez por NANDORJ em 14 Set 2010, 21:06, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 14 Set 2010, 21:02

Boa noite a todos, descobri uma coisa bem curiosa hoje sobre meu bairro, sou morador da Penha Circular, por um acaso estava olhando um mapa do Rio da decada de 20, mapa esse que o forista Dado me cedeu gentilmente o link para que eu o baixasse, estava observado o curso da Rio Douro no meu bairro, e por um acaso notei uma coisa estranha na Linha Norte da Leopoldina, na estaçao da Penha Circular, havia um pequeno ramal circular, onde hoje e o quarteirao ocupado pelo trecho inicial do Viaduto Papa Joao XXIII, agora a pergunta que nao quer calar. Qual o motivo de um ramal circular ali? O bairro tem esse nome devido a isso? O mais interessante e que nao existia a Rua Irapua na epoca, hoje e a principal ligaçao de quem vem da Penha indo para Madureira, o mais interessante e que esse ramal circular ficava lado a lado com a Rio Douro, se eu ja achava perto as duas correrem em paralelo ate o Largo da Penha e depois se cruzarem, ali entao, acredito que ambas corriam alguns metros na Bras de Pina lado a lado. :ph34r:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 14 Set 2010, 21:24

Nando, vamos às respostas (em vermelho):
NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, descobri uma coisa bem curiosa hoje sobre meu bairro, sou morador da Penha Circular, por um acaso estava olhando um mapa do Rio da decada de 20, mapa esse que o forista Dado me cedeu gentilmente o link para que eu o baixasse, estava observado o curso da Rio Douro no meu bairro, e por um acaso notei uma coisa estranha na Linha Norte da Leopoldina, na estaçao da Penha Circular, havia um pequeno ramal circular, onde hoje e o quarteirao ocupado pelo trecho inicial do Viaduto Papa Joao XXIII, Sim, havia um ramal circular ali onde é a garagem da empresa de ônibus Nossa Senhora de Lurdes. E por incrível que pareça até o começo dos anos 90 os trilhos ainda se encontravam no pátio desta empresa ! Sendo que o livro do Hélio Suêvo cita que este ramal funcionou etre os anos 1930 e 1940 apenas,pois depois vieram a ser operadas as locomotivas "Ramona", que dispensavam a reversão. agora a pergunta que nao quer calar. Qual o motivo de um ramal circular ali? Este ramal circular foi criado para que as locomotivas da Leopoldina Railway fizessem a reversão para seguirem em sentido contrário. Els viam desde Barão de Mauá de ré e retornavam ali. O bairro tem esse nome devido a isso? Eu acho que sim ... inclusive, lembra-se que algumas linhas de ônibus, anos atrás, tinham no seu destino o nome "Circular da Penha" ao invés de "Penha Circular" ? Era uma referência a linha circular ... O mais interessante e que nao existia a Rua Irapua na epoca, hoje e a principal ligaçao de quem vem da Penha indo para Madureira, o mais interessante e que esse ramal circular ficava lado a lado com a Rio Douro, se eu ja achava perto as duas correrem em paralelo ate o Largo da Penha e depois se cruzarem, ali entao, acredito que ambas corriam alguns metros na Bras de Pina lado a lado.É verdade ... em alguns mapas da SMU dá pra ver o leito das duas ferrovias a poucos metros uma da outra, acho que numa distância de largura de uma rua ! :ph34r:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 14 Set 2010, 21:44

Brunoraraujo escreveu:
Pablo ITT escreveu:
Nina escreveu:Quero comprar mesmo. Livraria comum vende?

Que estacao Mato Alto é essa? Vargem Grande?
No seminário do CREA sobre ferrovias que começa na 5ª feira voce poderá comprá-lo a preço bem baixo, com a possibilidade de autógrafo do autor. Tive um autografado que foi devorado pelos cupins e agora vou levar um outro para puxar a sardinha pra minha brasa.
aproveitando a dica eu ja me inscrivi, será que mais umavez estarei lá sozinho sem ninguém daqui, quer dizer teve uma vez que o bruno Araújo foi.
uai? vai ter evento no mesmo lugar? E eu aqui sem ter me dado conta...
Depois e mande os detalhes, pode ser que eu de um alô lá...
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =42&t=4985

Exato na mesma Bat hora e no mesmo Bat local.
Lá na Rua Buenos Aires, 40.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 14 Set 2010, 22:33

Queria ir mas vou ta trabalhando.
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 15 Set 2010, 19:53

Boa noite a todos, a curiosidade esta me consumindo rs :lol: , to louco pra saber o motivo para criaçao daqueles dois ramais da Rio d'Ouro, o de Anna Nery e o da Democraticos, o da Democraticos eu e o Dado desconfiamos que fosse um ramal para cargas destinados ao importante porto de Inhauma, assim como no ramal da Penha para o Porto Maria Angu e aquela pequena extensao antes do quilometro zero no Caju que servia o Porto da Quinta do Caju, o ramal Anna Nery desconfio que fosse um ramal particular assim como da Bayer tambem da EFRO, ou outros tantos pelo Brasil que ligavam fazendas cafeeiras ou industrias texteis como as de Mage, ja vi um ramal assim, no final dos anos 90 quando fiz faculdade na UERJ de Sao Gonçalo, o onibus que eu vinha passava pela antiga estrada de ferro Niteroi-Vitoria, no trecho de Marui-Barreto-Porto da Madama e por fim a antiga parada Patronato demolida em 2000, havia na altura de Neves um triangulo de reversao e ainda existia trilhos a mostra dentro de um terreno onde era a siderurgica Hime, devido a isso desconfiei, sera que o ramal Anna Nery ligava alguma industria, nao acredito em trens de passageiros ali, sera que e chutar demais afirmar que seja uma tecelagem? <_< Os brasileiros do seculo 19 inicio de 20 nao possuiam tantos recursos como hoje, entao os investimentos eram criteriosamente aplicados para que pudesse contemplar o maximo possivel de pessoas e empresas na epoca, ferrovia Norte-Sul que liga o nada a coisa alguma nao existia :brrb: Abraços.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 15 Set 2010, 22:17

Boa noite a todos, reli uma nota anterior do Dado, em que ele reporta que o livro do Helio Suevo, informa que o ramal circular da Penha funcionou entre a decada de 30 e 40, mas o mapa que o Dado me forneceu p link para o download ja mostra o mesmo operacional desde os anos 20, segundo fiquei curioso, Penha Circular nao era ponta da linha nesse periodo, a ligaçao com petropolis ja estava ate terminada, alguns trens de Barao iam ate a Penha Circular e voltavam e outros iam para caxias? Havia baldeaçao ali? No estaçoes ferroviaris ha fotos de 1966 mostrando essa estaçao como a ponta da linha do eletrico.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 15 Set 2010, 22:24

Boa noite !
Tenho muitas novidades ! Entretanto não estou em casa ... se a internet estiver funcionando lá em casa, assim que eu chegar entrarei aqui e postarei tudo !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 15 Set 2010, 22:49

Vou aguardar você postar
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Set 2010, 00:10

Vamos lá:

Hoje visitei o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, que fica na Rua Amoroso Lima, ao lado da Prefeitura. É a primeira vez que vou ao local, e ao mesmo tempo que me surpreendi, me decepcionei com algumas coisas ... pra começar, o esquema de segurança é fortíssimo ! Não pode subir com caneta, caderno, câmera, celular, bolsa, mochila, nada, só com a roupa do corpo. Seus pertences ficam num armário com cadeado e você leva a chave. Fui ao segundo andar, na seção de iconografia onde ficam imagens e mapas do acervo.
Chegando lá fui muito bem atendido pelos funcionários, que me ofereceram luvas para folhear um livro que se encontrava na mesa, sobre Petrópolis. Nada que me interessasse, parti para a pesquisa de imagens. Eis minha decepção: pesquisando por tudo quanto era palavra chave no sistema local (tentei nomes de ruas e avenidas, nomes de ferrovias, estações, bairros, muita coisa !), não me aparecia nenhuma foto inédita ! E fiquei mais decepcionado ainda que quando encontrei algo, não estava disponível ! Por exemplo: uma coleção de fotos feitas com o então na época deputado Chagas Freitas que mostra uma reunião dele com moradores das estações da E.F.Rio do Ouro (isso que eu não entendi: será que as estações desativadas viraram moradias ?) em 11-07-1962. A informação da foto diz que a Estação de Engenho da Rainha pode ser vista a direita, mas a imagem não aparece (não foi digitalizada ainda) ! ! !
Engraçado foi quando eu notei uma impressora ao meu lado, e resolvi perguntar, mesmo sabendo a resposta, se era possível imprimir alguma coisa. Com a óbvia pergunta negativa, perguntei como fazer para adqürir uma cópia de algum dado. A funcionária me explicou que só há duas maneiras: para fins acadêmicos e para exposição. No primeiro caso, um instituição tem que requerer a imagem e, caso seja aprovada, a imagem é copiada e fornecida (custa R$ 10,00), e no segundo caso, cada cópia custa R$ 200,00 se aprovada a cópia ! ! !
Insisti e perguntei o que eu teria que fazer para ter algum dado, e ela pensou, pensou e disse que não se recordava se alguém pessoa física tinha conseguido alguma cópia de imagem ! Mas 95% do que está no acervo é encontrado na internet ! ! ! Evitar copiar pra quê ? ? ?
Continuando na pesquisa por palavras chave, tentei Caju e apareceram várias fotos mostrando linhas de bonde do lado direito da R.Carlos Seidl e do seu lado esquerdo um buraco sendo pavimentado. Suspeito que seja o leito recém erradicado da EF Rio do Ouro. As fotos são de 1930.
Pesquisando por Praia Pequena, só apareceram as fotos da ponte que já conhecemos.
Pesquisando por Inhaúma, surgiu uma imagem do Prefeito Paulo de Frontin com um grupo de pessoas em frente ao que pode ser a estação, mas o ângulo está muito fechado, só dá pra ver uma parede e um pouco do telhado !
(continua ...)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Set 2010, 00:34

A foto de Inhaúma é de 15/06/1919.
Pesquisando por Pavuna apareceram apenas as fotos da internet.
Pesquisando por Matadouro, nada que interessasse (só o de Santa Cruz).
Pesquisando por Trilho(s) apareceram fotos da Estr.de Barra de Guaratiba com trilhos de bonde, e algumas fotos da Av.Suburbana com trilhos de bonde (encontradas na internet), entre outras não interessantes.
Pesquisando por Carlos Seidl apareceram muitas fotos, umas mostrando o aterro do Retiro Saudoso (que foi feito com lixo ! ! ! Olha o Morro do Bumba aí ! ! !), algumas mostrando trilhos de bonde e ... uma foto de 24-04-1929 mostrando trilhos sem rede aérea ! Entretanto, a legenda da foto diz que esta informação de que o local era no Caju devido apenas à legenda encontrada no negativo encontrado. Mas caso seja confirmado o dado, ficamos sabendo que o trecho foi erradicado entre 1929 e 1930.
Pesquisando por Alegria, apareceu apenas uma foto da internet.
Por Benfica, apareceu apenas aquela foto do largo,com o mercado, mas sem a marca d'água, claro. Inclusive dá pra ver nitidamente aquela casa ao fundo que chamou a atenção quando o Adenilson postou a foto aqui ... é apenas uma casa mesmo ...
Por Ponte apareceu a ponte da Pavuna, mostrando a estação, só que de ângulo inverso à foto postada pelo Adenilson mostrando trilhos e a estação da Pavuna ao fundo.
Por Irajá, nada que interessasse ...
Por Estação apenas as fotos em positivo, ou seja, não digitalizadas (a maioria mostraria estações da EFCB)
Por Ferrovia, apareceram trilhos de uma ferrovia, semi-destruída, perpendicular (mas longe) ao morro do Corcovado ... não consegui identificar que local era ...
Pesquisando pelas palavras Central do Brasil, Petrópolis (Estrada Rio-Petrópolis), Parada, Trem etc não apareceu nada !
Por Amorim, surgiram algumas fotos do aterro do Retiro Saudoso, com a Parada Amorim ao fundo, bem ao fundo.
E pesquisando por Rio do Ouro ou Rio d'Ouro ... uma foto ! ! ! E inédita ! Mostra uma estaçãozinha desconhecida, uma vala ao lado dos trilhos e um "capiau" caminhando nos trilhos. A foto não diz onde é o lugar ! ! ! Que vontade de copiar a imagem ! ! ! Eu, particularmente acredito que seja a Estação/Parada Iguaçu, que Max Vasconcellos cita no livro "Vias Brasileiras de Comunicação" (a propósito Nando, não consegui encontrar este livro) que a estação é feia, simples,mal-feita e quadrada ... realmente a estação da imagem é bem simples ... parece uma casinha desenhada por uma criança ...
(continua ...)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Set 2010, 00:49

Depois, parti para a pesquisa dos mapas ... e foi aí que valeu mesmo a pena ! ! !
A sala de pesquisa ostenta alguns mapas em suas paredes, mas todos recentes (de 1978 pra cá). Um deles achei curioso: é formado pelos quadrantes feitos pela SMU, lado a lado, o que o deixa gigantesco ! Mas acho que também é da década de 1970.
Escolhi 8 ou 9 mapas na lista disponível (por falta de tempo), e aguardei ... em instantes a funcionária me trouxe os primeiros, com destaque para:
1-Planta da cidade do Rio de Janeiro (1891): não muito grande, mostra a Rua Bella de São Christóvão reta e terminando num cais logo após cruzar com a R.da Alegria; mostra a Estação de Marítima com o píer que Hélio Suêvo cita no seu livro,e que eu não conhecia (como o litoral era absurdamente diferente ... umas 10 praias que existiam naquela época sumiram do mapa); e um fato curioso: o morro ao lado do morro do Pinto chamava-se Morro do Nheco ! Eu hein ?
2-Planta e catálogo da propriedade de Sr.José Moutinho dos Reis (1881) na Rua das Officinas da EFCB, que mostra uma casa de turma em frente à R.Guilhermina e uma casa do Agente em frente à R.José dos Reis.
3-Planta Cadastral (1908): mostra um traçado "louco" da Linha Auxiliar, passando por dentro da Quinta da Boa Vista ! ! ! Mostra da parada Dr.Cesário Machado (Linha Auxiliar) na esquina com a R.Miguel Ângelo; mostra a EF Rio do Ouro seguindo pelos dois caminhos (Suburbana e Automóvel Clube);mostra a Parada Venda Grande, no lado direito da Av.Suburbana sentido centro, na esquina da Estr.Velha da Pavuna; mostra a Parada do Capão, curiosamente distante da sede da Fazenda; mostra a Estação José dos Reis, em frente á R.Henrique Scheid; mostra Monhangaba no meio do nada (pudera ter sido desativada ...); mostra a Estação Pilares antes do largo de Pilares e mostra que a linha da EF Rio do Ouro acabava na Estrada da Pavuna ANTES de chegar à Engenho do Matto ! Estranho ... seria apenas um ramal da ferrovia ? Não ... vou explicar depois.
(continua ...)
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 16 Set 2010, 00:57

Ainda falando sobre o mapa de 1908, a EF Rio do Ouro no ramal da Penha mostra instalações e um pequeno pátio com pelo menos duas linhas próximo ao Porto de Maria Angu, o que sugere realmente que existiram oficinas ou algo do tipo lá.
4-Mapa de 1928 (dois funcionários ajudaram a trazer o mapa imenso): qual não foi minha suspresa quando falei que eu já tinha o mapa ! É aquele que aparece Praia Pequena, monocromático e em estado bem pior do que nós temos (por download), quase ilegível o que me trouxeram ... próximo !
5-Planta da cidade (1900): esse arrebentou a boca do balão ! Com destaques para a localização da Fazenda Grande (a estação também é mostrada) ao lado da Fazenda do Botelho,com a Estr.Velha da Pavuna entre elas; a linha da EF Rio do Ouro pela automóvel clube esta designada como Ramal da EF Rio do Ouro; no local da Estação José dos reis havia um pátio ferroviário (!!!) e a linha tronco (pela Suburbana) da Rio do Ouro não chegava a Engenho do Matto já nessa época ! ! !
Vou apontar tudo no Google Earth depois e postar aqui pra vocês ... enfim, o dia foi bem interessante ! Na saída fui às obras da Estação do Metrô Cidade Nova e fotografei os trilhos de bonde ... postarei no tópico corespondente (Trilhos Perdidos).
Boa noite a todos !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 16 Set 2010, 21:28

Caramba!! Ótimas informações!
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante