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Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 29 Abr 2009, 12:57
por AGV
^^ Eita Evandro. :lol:

Mas então, por mais que existam ônibus, o trem será sempre melhor.

Quanto tempo levaria até Itapevi por um e pelo outro?

Hoje, é inacreditável o quanto se economiza de tempo entre Jurubatuba e Grajaú de trem frente ao que se gastava de carro/ônibus no mesmo percurso.

É como se literalmente tivesse colocado o Grajaú do lado da Av. Marginal Pinheiros. (Isso por trilhos).

E garanto, este trechinho pelo asfalto é uma caca.


abs!

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 29 Abr 2009, 15:12
por Ramos
Os projetos da CPTM para a extensão operacional (Itapevi-Amador Bueno) são insuficientes.

O ideal seria um projeto que envolvesse:

CPTM
-Extensão operacional Itapevi -Amador Bueno
-Modernização da estação Itapevi

EMTU
-Correddor Oeste
-Novo Terminal Central

BBTT
-21 linhas de ônibus municipais

Prefeitura do Município de Itapevi
-Secretaria de Desenvolvimento Urbano
-Secretaria de Obras

Esse projeto teria como intuito , o estudo do sistema de transporte urbano atual de Itapevi e alternativas para um melhor atendimento à população.

Deveriam ser feitas as seguintes ações:

1-Pesquisa origem-destino em todo o munícipio (BBTT,EMTU e CPTM)

2-Estudos de reurbanização da área central e trajeto do corredor oeste (EMTU/Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itapevi)

3-Estudos de reurbanização das áreas próximas às estações da extensão operacional (CPTM/ Secretiaria de Desenvolvimento Urbano de Itapevi)

4-Reorganização das linhas de ônibus municipais, através da pesquisa origem -destino (BBTT)

5- Reorganização da extensão operacional segundo estudos de reurbanização e pesquisa origem -destino (CPTM)

6-Implantação de um novo terminal intermodal Itapevi (CPTM/EMTU/BBTT)

7-Implantação do Corredor Oeste (EMTU/Secretaria de Obras de Itapevi)

8-Reurbanização da área central e trechos por onde passará o Corredor Oeste (EMTU/Secretaria de Obras de Itapevi)

9-Reurbanização das áreas próximas à extensão operacional da CPTM (Secretaria de Obras de Itapevi).

Mas é claro que isso é apenas uma maluquice minha,imagine só idealizar essas coisas em uma região altalmente provinciana e atrasada(região oeste). . .

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 29 Abr 2009, 18:56
por Haiser
Assim como querem fazer com a Linha 7 , a CPTM tem uma pretensão de incorporar a extensão operacional à Linha 8 .... Mas ainda é muito cedo para se pensar isso . O Que se tem a fazer é melhorar o trecho e colocar uma política de educação e educação na área.... ( isso logicamente dá pra fazer a curto prazo)

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 29 Abr 2009, 19:40
por Evandro
AGV escreveu:^^ Eita Evandro. :lol:

Mas então, por mais que existam ônibus, o trem será sempre melhor.

Quanto tempo levaria até Itapevi por um e pelo outro?


Hoje, é inacreditável o quanto se economiza de tempo entre Jurubatuba e Grajaú de trem frente ao que se gastava de carro/ônibus no mesmo percurso.

É como se literalmente tivesse colocado o Grajaú do lado da Av. Marginal Pinheiros. (Isso por trilhos).

E garanto, este trechinho pelo asfalto é uma caca.


abs!
AGV, graças à Deus que não dependo de ônibus aqui em Itapevi... além da moto, meus pais e meu irmão tem carro caso precise numa segunda ou terceira alternativa. Além de ruins, eu particularmente detesto este meio de transporte, ao contrário dos trens. ^^

Quanto à sua pergunta... hoje precisei ir até Amador Bueno, saindo do centro de Itapevi (estação), e fiz o teste com minha moto: deu aproximadamente 8 minutos de um ponto à outro. Não fui muito rápido porque no meio do caminho há obras do DER.

Calculo uns 17min. de trem, e algo em torno de 25min, 30min. via ônibus (não tenho certeza, é só um chute).

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 29 Abr 2009, 22:19
por visitante
Reclamei, reclamei, e não notei que não tem slides sobre o VLT.

Enfim, continuo contrário a idéia. O Ramos, como sempre, já colocou as idéias que eu falaria.

Itapevi mereceria uma melhoria na extensão operacional? Mereceria, se não fosse o fato de que a população não é educada (E aposto que difícilmente se educaria), os custos não teriam um retorno devido, e não há motivos a mais para a extensão operacional.

Se:

- Amador fosse totalmente revitalizada, ganhando um distrito policial
- A área da Cimento Santa Rita fosse transformada em um polo industrial ou de fabricação de trens (sim, utópico)
- Houvesse uma opção da extensão operacional servir até Mailasqui ou São Roque, funcionando como trem turístico. (utópico)
- Houvesse todos os melhoramentos necessários no sistema de transporte público da cidade (utópico)

Enfim, tendo certas melhorias antes deste trem chegar a Amador, aí concordo.

E a idéia do Evandro não daria certo. As pessoas iriam a pé ou de ônibus as estações, difícilmente iria ter um estacionamento nas estações entre Amador e Santa Rita, tanto pela área, quanto pela necessidade. Se houvesse pelo menos uma Alphaville próxima a essas estações (Cotia não vale), talvez.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 29 Abr 2009, 23:55
por Evandro
Continua revoltado com o povo daqui, né?... mrgr ^^

Sobre uma "Alphaville", esquece... rico só pega trem em último caso. Pode ter uma estação de metrô do lado da casa dele que, dependendo de onde ele trabalha, ele ignora tal estação e vai de carro pro serviço. Os estacionamentos em estações de trem e metrô dão mais certo em locais de classe média / média-baixa, no qual a demanda é maior e os passageiros tem mais interesse em colaborar com essa idéia. Itaquera e Jabaquara são dois exemplos bem sucedidos, e os bicicletários das estações em locais mais carentes também.

Como o relevo daqui da região não ajuda em nada para quem tem bicicleta, estacionamentos em Amador Bueno e em Santa Rita tem tudo para dar certo, desde que o preço das diárias sejam simbólicos.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 30 Abr 2009, 10:46
por AGV
Acredito que uma extensão "forte" até Amador Bueno poderia acelerar o desenvolvimento da região, gerando empreendimentos imobiliários (para não dizer "especulação" :HH: ) e desenvolvimento de uma forma geral.

E digo "forte" no sentido de como foi feita a modernização da antiga extensão da L9 (que era muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pior que a da L8) que foi de um extremo a outro, trazendo enorme avanço em relação ao que existia (principamente a eliminação da baldeação) É uma melhoria tão porreta, mas tão porreta que não consegui assimilar ainda que ocorreu mesmo. o0 :lol:

Poderia-se morar "longe" e contar com um transporte que não encontra similar em termos de eficácia.

Não adianta, se tem pneus e pega ruas(moto não vale porque aí já é sacanagem :lol: ), não consegue competir com o trem.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 30 Abr 2009, 17:24
por visitante
^^ vamos pegar alguns exemplos:

A melhoria que você citou na Linha Esmeralda realmente tem um significado. Concordo que possa ser que com a melhoria do modal Amador - Itapevi - J. Prestes, o entorno ganhe.

Outra é as melhorias que estão fazendo na linha Safira. Por mais que esteja melhorando o modal, não está ainda tendo melhorias nos entornos... Ainda há favelas, ainda há falta de infra estrutura.

A linha Coral, quando chegou a Estudantes, também teve melhorias significativas, além também da rodoviária, que fica do lado.

Por que então não colocar uma rodoviária em Amador?

Mas é aquela coisa, não vai adiantar mudanças do modal, sendo que a comunidade, a prefeitura e o estado não colaborem também.

Já disse aqui o que acho que deveria ir antes para Amador para melhorar a infraestrutura da região, e assim permitir que a ida do trem até Amador faça valer. Não tornarei a repetir.

Evandro, repito: não é porque você ou muitos querem que vai ter. Ainda mais com "preço simbólico". Tudo tem um custo, e infelizmente alto. Tu já disse os motivos para ter um estacionamento. E por a+b é provado que não há este tipo de usuário.

A aplicação de um estacionamento nas estações teria que ser similar ao que ocorre com Jandira, por exemplo. Lá, o estacionamento é da iniciativa privada e há um valor fixo para quem vai fazer uso do metropolitano por uma certa quantidade de hora.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 01 Mai 2009, 15:21
por Ramos
visitante escreveu:A aplicação de um estacionamento nas estações teria que ser similar ao que ocorre com Jandira, por exemplo. Lá, o estacionamento é da iniciativa privada e há um valor fixo para quem vai fazer uso do metropolitano por uma certa quantidade de hora.
Quando a atual estação Jandira foi inaugurada em 1983, haviam estacionamento e biciletário, mas a Fepasa desativou. Hoje a CPTM reativou tudo de novo...

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 01 Mai 2009, 23:37
por visitante
^^ esqueci de falar, só que pelo visto o estacionamento não é nem ppp. Só jogaram lá para o cara controlar.

E em Itapevi também tinha estacionamento. Na verdade, até existe uma área de estacionamento pequena, mais a área que era do Metrô e hoje está jogado as traças.

É possível sim criar um estacionamento para os usuários da CPTM, mas penso que não fariam este tipo de oferta na cidade, mesmo também porque o estacionamento fica do lado oposto a região central.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 02 Mai 2009, 19:46
por Correia431M
visitante escreveu:Por que então não colocar uma rodoviária em Amador?
Mas haveria espaço fisico em Amador Bueno para isso?

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 02 Mai 2009, 20:20
por Jorge Luis
A discução sobre a extensão da linha 8 e longa e apaixonante, estava eu vendo o topico sobre o metro Expresso Tiradentes, quando alguem postou fotos de onibus sobre trilhos, ai eu pensei porque não fazer o mesmo na extensão da linha 8, Seguinte seriam adaptados nos onibus comum ou articulados, roderos de ferro,"iguais" aqueles que o metro usa nos caminhoes, para ser usado na ferrovia.Ai faria uma linha ligando Itapevi até São Roque, de Itapevi `a Amador Bueno, utilizaria as duas linhas, quando a linha fosse compartilhada co a ALL, usaria a via singela, cada um na sua, ( não sei se até São Roque a via é dupla),no caso da via singela, quando um tremonibus, estiver vindo o que vai entraria num desvio de preferencia nas estaçoes, onde nao houver desvio faria um calçadão para ele sair dos trilhos e permitir que o preferencial passe,nas pontas das linhas o mesmo processo, do calçadão para os mesmo nao vir de ré, e muitos outros procedimentos. As passagens seriam cobradas pelo operador ou cobrador e bilhetes eletronicos ou bilhete unico, os veiculos seriam monitorado via gps e radio comunicação, tabelas de horarios rigorosas nas estaçoes, em caso de defeito no veiculo haveria um veiculo rebocador, a estrada seria da cptm/ALL o gerenciamento pela Emtu eo transporte por empreza da região, quando houver demanda suficiente ai entraria os tão sonhados treens. mrgr

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 04 Mai 2009, 15:30
por Jorge Luis
gostaria que alguem postace aqui a foto numero 1 do topico do metro sp, na pagina Linha ? vila prudente/são mateus/cidade tiradentes, para que se possa melhor, compreender o que eu disse no topico acima, como não tenho intimidade com o computador, peço este favor apos a postagem pode se deletar este post.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 04 Mai 2009, 15:58
por Vicente
^^
Jorge, você diz dessas que sua ideia ficaria semelhante a estas fotos apresentadas pelo Ramos??
Ramos escreveu:
VLP sobre trilhos?

Imagem
Imagem
Mannheim - Alemanha

Imagem
O-Bahn Busway, em Adelaide- Austrália

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 04 Mai 2009, 16:18
por Jorge Luis
Exatamente; Se alguma coisa fosse feita nesse sentido, não haveria tantas vias permanente abandonadas e o resultado viria com o tempo, exemplo Evangelista de Sousa, Mairinque, e tantos outros.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 04 Mai 2009, 17:43
por AGV
Acredito que o mais possível de ser feito neste trecho seria estender a L8 até amador bueno.

Possível no sentido de próximo a realidade, hipoteticamente falando.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 05 Mai 2009, 11:54
por Evandro
AGV escreveu:Acredito que o mais possível de ser feito neste trecho seria estender a L8 até amador bueno.

Possível no sentido de próximo a realidade, hipoteticamente falando.
Também acho... ^^

E a inclusão das bitolas de 1,60m até Amador Bueno seria o primeiro passo (muito importante) para um futuro projeto de trens de média distância até Sorocaba.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 05 Mai 2009, 12:51
por AGV
Então, Evandro, dentro da realidade pois é estrutura ferroviária nova encima da velha, novamente, da mesma forma como estenderam direto a L9 ao Grajaú.

Seria o mais "simples" a fazer, entre as alternativas.

Em tempo, um pedido a todos: VLP, não temos como debater aqui, pois é um sistema bem diverso do universo das ferrovias, tanto no material rodante como na filosofia de operação, tanto que o Expersso Tiradentes terá um trecho em VLT (que é um tipo de trem, aí sim) justamente por esta forma de operação, ao qual não precisamos dizer se menos ou mais eficaz. ;)

Obrigado a todos! okk

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 05 Mai 2009, 18:09
por visitante
Rodrigo Leste 4 escreveu:
visitante escreveu:Por que então não colocar uma rodoviária em Amador?
Mas haveria espaço fisico em Amador Bueno para isso?
Existem algumas áreas nas proximidades que há possibilidade. Sem contar que há o grande pátio de trens de Amador, a praça em frente a estação.

Re: Projeto para a Extensão Operacional da Linha 8

Enviado: 05 Mai 2009, 22:21
por Jorge Luis
O que eu quis dizer na minha mensagem com as fotos não necesariamente a implantação daquele modal, pois sou a favor dos trens, a questão é se nada for feito à partir de amador bueno, aquilo corre o risco de ser invadido, principalmente o lado em que os trilhos estão abandonado e virar um favelão, ai os trem da ALL terão que andar a 5Km,h e quando se quizer fazer algo, ai vira problema social, entre colocar moto sobre trilhos ou trem de longo percurso,e não colocar nada, algo tem de ser feito,
vejam o exemplo de jacarei/são jose dos campos