Página 2 de 3

Uma análise do logo

Enviado: 20 Dez 2008, 23:10
por Edegar Faria
Olá pessoal!

Sou novo aqui e venho dar meu pitaco como profissional sobre esse logo. Sou formado em Design Gráfico e adoro sistemas metroferroviários, sobretudo os que uso.

Todos sabem a imagem que temos da CPTM nos dias de hoje. Apesar do constante esforço no remodelamento, as coisas parecem andar devagar. Essa semana assisti ao SPTV com manchetes curiosas que incluíam o novo estacionamento do Metrô e os problemas que fizeram a linha 9 - Esmeralda funcionar deficientemente. É evidente que a notícia foi divulgada pelo fato da linha estar de frente com a Rede Globo, mas não entremos em detalhes, foi apenas para termos a visão dos meios televisivos.

Há 40 anos prestando serviços, o Metrô de São Paulo sempre foi sinônimo de qualidade. As alterações visuais que foram feitas soaram sutis ou intermediárias. O visual foi copiado, inclusive, por sistemas no Brasil.

Quando um logo é feito, leva-se em conta uma série de fatores complexos que demandam estudo e planejamento. Um bom logotipo exige pouca manutenção ao longo dos anos e fixa na mente de seus consumidores. Acompanhamos uma aproximação dos visuais da CPTM e do Metrô, estando os dois em "caixas" azuis. Mas, agora, quando tudo muda drasticamente (até o mapa da rede), fica difícil aproximar a imagem das duas companhias em termos de qualidade de serviços.

Chegamos em um ponto interessante: sempre que uma empresa vai mal, ela muda sua identidade para simbolizar uma nova fase. Mas, uma coisa extremamente importante deve ser acrescentada: o investimento em marketing e publicidade deverá ser pesado. Bom, o tempo dirá!

Enviado: 20 Dez 2008, 23:16
por Lipe Andreense
Pois é, justamente quando dizem que querem atribuir a qualidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo à operação da CPTM, resolvem torná-las totalmente diferentes. Não consigo entender. o0

Re: Uma análise do logo

Enviado: 20 Dez 2008, 23:22
por HGP
Edegar Faria escreveu:Olá pessoal!

Sou novo aqui e venho dar meu pitaco como profissional sobre esse logo. Sou formado em Design Gráfico e adoro sistemas metroferroviários, sobretudo os que uso.

Todos sabem a imagem que temos da CPTM nos dias de hoje. Apesar do constante esforço no remodelamento, as coisas parecem andar devagar. Essa semana assisti ao SPTV com manchetes curiosas que incluíam o novo estacionamento do Metrô e os problemas que fizeram a linha 9 - Esmeralda funcionar deficientemente. É evidente que a notícia foi divulgada pelo fato da linha estar de frente com a Rede Globo, mas não entremos em detalhes, foi apenas para termos a visão dos meios televisivos.

Há 40 anos prestando serviços, o Metrô de São Paulo sempre foi sinônimo de qualidade. As alterações visuais que foram feitas soaram sutis ou intermediárias. O visual foi copiado, inclusive, por sistemas no Brasil.

Quando um logo é feito, leva-se em conta uma série de fatores complexos que demandam estudo e planejamento. Um bom logotipo exige pouca manutenção ao longo dos anos e fixa na mente de seus consumidores. Acompanhamos uma aproximação dos visuais da CPTM e do Metrô, estando os dois em "caixas" azuis. Mas, agora, quando tudo muda drasticamente (até o mapa da rede), fica difícil aproximar a imagem das duas companhias em termos de qualidade de serviços.

Chegamos em um ponto interessante: sempre que uma empresa vai mal, ela muda sua identidade para simbolizar uma nova fase. Mas, uma coisa extremamente importante deve ser acrescentada: o investimento em marketing e publicidade deverá ser pesado. Bom, o tempo dirá!


Bem vindo Edegar, nao se esqueça de se apresentar no respectivo forum de apresentações para todos te conhecerem e darem as boas vindas!

Enviado: 20 Dez 2008, 23:37
por André Vasconcellos
Bem,o novo mapa da CPTM agora está mais ''legível'' e o visual vermelho caiu bem nos 2070...Agora é oq todos disseram acima,se este marca o início de uma nova fase o tempo nos dirá...

E eu me pergunto:E todos os trens reformados até antes da renovação visual vão ficar na mesma quanto a pintura não? :(

Enviado: 20 Dez 2008, 23:40
por Lipe Andreense
Disse um funcionario da alta cupula que todos serão colocados na cor vermelha. (ou seja, mais gastos, já que poderiam ter vindo na nova cor)

Agora, até quando, só Nostradamus dirá :lol:



Agora há também quem diga que isso só será aplicado na linha 9. Outros dizem que serão nas linhas 9 10 e 11 primeiro, e só depois nas outras..

Boatos por enquanto.

Enviado: 20 Dez 2008, 23:56
por Edegar Faria
Imaginem o cara que cuida da Assessoria de Imprensa da CPTM! :lol:

Primeiro uma mudança no nome das linhas, depois a identidade da empresa com trens recém reformados e outros adquiridos. Isso só desgasta a imagem da empresa.

Como a CPTM é meio maluca, é bem capaz de pintarem tudo. Chega até a ser engraçado ver os 1100 e os 1600 pintados de vermelho, hehe.

Enviado: 21 Dez 2008, 00:00
por André Vasconcellos
Edegar Faria escreveu:Imaginem o cara que cuida da Assessoria de Imprensa da CPTM! :lol:

Primeiro uma mudança no nome das linhas, depois a identidade da empresa com trens recém reformados e outros adquiridos. Isso só desgasta a imagem da empresa.

Como a CPTM é meio maluca, é bem capaz de pintarem tudo. Chega até a ser engraçado ver os 1100 e os 1600 pintados de vermelho, hehe.
Mas a nova identidade visual não possui a cor cinza??É mais provável q apenas façam uma faixa vermelha na altura dos frisos laterais e na frente a faixinha vermelha com o novo logo da CPTM,no lugar das faixinhas vermelha e azul...

Enviado: 21 Dez 2008, 00:09
por Lopes
o que ele está fazendo em Julio Prestes?

Todos da linha 9 serão pintados?
Se não já terei que começar a pintar algumas composições minhas!

Enviado: 21 Dez 2008, 00:15
por Haiser
Lopes escreveu:o que ele está fazendo em Julio Prestes?

Todos da linha 9 serão pintados?
Se não já terei que começar a pintar algumas composições minhas!

Sim, todos da CPTM serão pintados, conforme tão prometendo.

Enviado: 21 Dez 2008, 00:46
por Lopes
Mais trabalho...
Só vou pintar 2 carros de um 3000!

como ficou as laterais dele?

Enviado: 21 Dez 2008, 01:03
por Lipe Andreense
Lopes escreveu:Mais trabalho...
Só vou pintar 2 carros de um 3000!

como ficou as laterais dele?
O 3000 não foi pintado ainda.... ;)


Só aquele 2071 é que foi.

Enviado: 21 Dez 2008, 01:17
por Lopes
Vou esperar....
Vai que não pintam..

Mas alguém tem fotos da Lateral dele? (2071)

Enviado: 21 Dez 2008, 01:17
por Lipe Andreense
Vai lá no topico q você encontra

Enviado: 21 Dez 2008, 01:18
por André Vasconcellos
Será interessante ver o 5000 ganhar novamente uma cor q é muito familiar pra ele...

Enviado: 21 Dez 2008, 02:35
por Correia431M
E os 2100, vão voltar ao padrão antigo, como se estivessem operando pela Renfe, na Espanha.

Enviado: 21 Dez 2008, 17:59
por visitante
Em tempos: o site já está com a nova logomarca.

Enviado: 21 Dez 2008, 21:18
por Diego César
Acho até que os 2100 vão ficar bonitos.

Pelo menos é garantido que os que já estão com a pintura bem feinha e com alguns "remendos",como o 2114,2137,2103 vão ficar legais.

Enviado: 22 Dez 2008, 00:13
por Lopes
Mas esses 2100 vão demorar muito pra voltar a "ativa"?

Enviado: 22 Dez 2008, 00:26
por Edegar Faria
Por falar em 2100 (isso muito me interessa, hehe), estou doido para ver os novos itens de acessibilidade. Tomara que deixem o anúncio das estações mais claro, como na Linha 5 :lol: .

Eu vi uma foto esses tempos de um vagão lá no Brás. Estava na fase de funilaria, sem portas e bancos. Não sei dizer de quando é a foto.

Enviado: 22 Dez 2008, 00:52
por Sergio Silva
Sim, o 2148 continua nas oficinas de Roosevelt/Brás