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Re: Veículos de manutenção

Enviado: 30 Set 2009, 20:52
por MHTM
Olá à todos!

Atendendo o pedido do Vicente, vou postar aqui o que sei sobre esses Veiculos de manutenção.

Peço a paciencia dos Sr's as vezes demoro para criar os posts (falta de tempo).

mas prometo a descubrir e ensinar os senhores pelas pequenas maquinas que auxiliam na manutenção, do nosso sistema mais eficaz de transporte.

:TW: <O>

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 30 Set 2009, 21:00
por Felipe02
Tenho uma foto quando faziam manutenção na Rede Aérea na estação do Tatuapé pela linha 12

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Imagem ruim, tirei do meu celular.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 30 Set 2009, 21:04
por MHTM
Reguladora de lastro.

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Após ser feito o guarnecimento de lastro, é necessário organizá-lo,formando assim a correta geometria da via e a correta socaria da mesma.


Como funciona?
Após passar o vagão hopper carregado de lastro, pedra britada, e despeja quilos de brita em cima da via.


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Vem a reguladora de lastro, para espalhar de forma uniforme o lastro sobre a via. E assim deixar a via em sua geometria correta. Formando com seus arados laterais os ombros da via e espalhando sobre os dormentes o lastro para

ser socado, caso haja lastro no interior da via, um arado central espalha para que esse lastro não fique acima do dormente, teoricamente.

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Os arados são movimentados por atuadores hidraulicos, comandados no interior das cabinas. Possui uma força incrivel, capaz de carregar um bonde-de-Impedancia.

Videos da reguladora em TMD



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Re: Veículos de manutenção

Enviado: 30 Set 2009, 21:12
por MHTM
Uma desguarnecedora de lastro.
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MRS Logística coloca em operação a desguarnecedora de ombro de lastro, equipamento único no Brasil, usado para manutenção da malha ferroviária. A empresa investiu R$ 11 milhões na compra da máquina, de origem americana. A função dela é limpar o lastro onde se apoiam os trilhos, garantindo assim a drenagem das águas da chuva. Isto porque, com o passar do tempo, é comum que os “finos” (pó, minério e carvão) acumulem-se, comprometendo a drenagem. A desguarnecedora interrompe o ciclo vicioso da ferrovia, melhora a produtividade dos trabalhos e assegura mais confiabilidade à sua malha. O equipamento pesa 182,7 toneladas, mede 75 metros e será usado ao longo de toda a malha ferroviária sob sua responsabilidade.

fonte:http://trensecia.fotopages.com/?entry=1091820

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 30 Set 2009, 21:16
por Vicente
Muito obrigado, mesmo, Márcio!
Este é o espírito do TGV, de a gente tentar compartilhar o que sabe, pra somar o conhecimento de todos! okk app app
Isto é muito bom, poder explicar o funcionamento da ferrovia. Não é só o trem que a gente vê levando pessoas ou carga, tem toda a estrutura de apoio e manutenção que garante o funcionamento correto da ferrovia.
Felipe, este veículo de RA que mostrou é o mesmo que meu irmão cedeu a foto. Legal vê-lo em ação! vv

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 30 Set 2009, 22:20
por MHTM
Vicente A.O.Junior escreveu:Muito obrigado, mesmo, Márcio!
Este é o espírito do TGV, de a gente tentar compartilhar o que sabe, pra somar o conhecimento de todos! okk app app
Isto é muito bom, poder explicar o funcionamento da ferrovia. Não é só o trem que a gente vê levando pessoas ou carga, tem toda a estrutura de apoio e manutenção que garante o funcionamento correto da ferrovia.
Felipe, este veículo de RA que mostrou é o mesmo que meu irmão cedeu a foto. Legal vê-lo em ação! vv
por nada vivente!

agora se tratando de RA, é o mesmo modelo, mas não sei se quer dizer ao mesmo veiculo. pois se não me engano a CPTM possui 2 desses carros, iguais.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 01 Out 2009, 09:04
por Gustavodc
Bah!

Nem direi nada, simplesmente animal!

Valeu mesmo!


Sobre a maquininha da MRS, a ALL poderia ter uma também. E também poderia utilizar brita como lastro e não escória... wll wll :gr: :ttn:

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 01 Out 2009, 22:42
por MHTM
Gustavodc escreveu:Sobre a maquininha da MRS, a ALL poderia ter uma também. E também poderia utilizar brita como lastro e não escória... wll wll :gr: :ttn:
O caso de usar brita ou escória depende do lugar....

é mais em proximidades de siderurgicas. mas para mim é bom que eles usem a escória como lastro, pois se não fosse usado poderia ser mais um agente destruidor da natureza....é melhor destruir o solo de uma faixa ferroviaria do que destruir uma floresta.

mas pelo que eu saiba, a desguarnecedora tbm pode ser usada em lastro de escória.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 02 Out 2009, 14:20
por Gustavodc
Mas isso não influencia na segurança da VP?

Sempre fico sabendo de mais descarrilamentos da malha da ALL do que da MRS, por exemplo.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 04 Out 2009, 19:59
por Landrail
Caramba, procurei esse tópico igual louco para fazer um trabalho para o CEFET, e ele estava aqui .:(
Acho que esse tópico deveria ser movido para outro local.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 04 Out 2009, 20:09
por Landrail
Gustavodc escreveu:Mas isso não influencia na segurança da VP?

Sempre fico sabendo de mais descarrilamentos da malha da ALL do que da MRS, por exemplo.
Isso vai depender do techo, existem trechos que não justifica colocar lastro, aliás existem trechos tanto da ALL quanto FCA que são utilizados trilhos TR35 que circulam no máximo G-12.
Pra você ter idéia a EFVM utiliza na linha tronco TR-68 e pequenos ramais como o da Ypiranga em Governador Valadares o TR-35 onde só ocorre manobra com G-12,nem em sonho as Dash-9 circulam por lá.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 05 Out 2009, 14:16
por Landrail
Equipamentos da VALE/ EFC Estrada de Ferro Carajás:

Equipamentos em Santa Inês.
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Re: Veículos de manutenção

Enviado: 05 Out 2009, 21:56
por Vicente
Quanto mais a gente conhece da ferrovia, mais a gente vê que tem ainda muito pra aprender...
Que maquinário!

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 08 Out 2009, 22:27
por MHTM
pow cara que muito boa foto, essa ultima.

pegou a esmerilhadora de trilhos bem na hora H.

prometo ao pessoal que postarei mais de outros maquinarios, mas digo uma coisa: será apenas maquinarios mecanicos, maquinarios de manutenção em eletricidade eu não sei muito.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 08 Out 2009, 23:44
por Vicente
Normal, Marcio! Pra gente que é da área de mecânica, o "eletriquês" muitas vezes é difícil de entender! :lol:
Com o tempo, as coisas da elétrica ficam mais clara, e a gente aprende o idioma do "país vizinho". :rl:

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 18 Nov 2009, 18:22
por Vicente
Flagrantes da manutenção
-truques do metrô indo do PAT pra algum lugar (PIT (Páteo Itaquera)? EPB (Estacionamento/Pátio Belém)?. Eram Cobrasma, e seguiam pela Ricardo Jafet
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Uma U-20 da CPTM em Santo André, ao anoitecer
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E um auto de linha em SCT
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Vi uma picape terra-via do metrô, mas não deu tempo de fotografar. :( Estava perto da estação São Joaquim.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 18 Nov 2009, 18:39
por AGV
Os caras não deixam passar nada! :lol:


Legal. okk

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 18 Nov 2009, 19:20
por Racia
Excelente este tópico. Não é muito comum ver fotografias dessas maquinas de origem americana. Estou mais habituado aos equipamentos da Suiça Matisa ou da Austríaca Plasser & Theurer.

Pergunta: alguma companhia brasileira tem material de auscultação automática da via? de que marca? existem fotografias?

Obrigado
rp

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 19 Nov 2009, 19:39
por Lipe Andreense
racia escreveu:Excelente este tópico. Não é muito comum ver fotografias dessas maquinas de origem americana. Estou mais habituado aos equipamentos da Suiça Matisa ou da Austríaca Plasser & Theurer.

Pergunta: alguma companhia brasileira tem material de auscultação automática da via? de que marca? existem fotografias?

Obrigado
rp
O que seria isso ?


se for de ultrassom, o Metrô SP tem.

Re: Veículos de manutenção

Enviado: 19 Nov 2009, 19:45
por Tiago Costa
Talvez seja também algum veículo como aquele que a CPTM está licitando, de leitura dos parâmetros da via permanente.