[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Jul 2010, 23:46

Nina, estou dando uma boa pesquisada nos arquivos da Secretaria Municipal de Urbanismo, onde você encontrou aquele projeto de alargamento da Av.Suburbana. "Só" o que eu encontrei de relevante por enquanto foi um mapa de alinhamento da Rua Carlos Seidl, onde parece o leito da Rio do Ouro. Vou posta-lo aqui depois ...
Agora que me lembrei de pesquisar Monhangaba nestes arquivos ! Vou ver alguns projetos das ruas próximas ao local onde ficava a estação ...
Outra coisa: me deu um estalo aqui hoje a tarde, mas não pude averigüar isso ainda: eu costumava procurar antigos relatórios de ministérios, sendo que os de Viação e Obras Públicas (Agricultura também, no caso da Rio do Ouro) são os que mais fornecem informações. O estalo foi o seguinte: MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES ! Será que há algum arquivo com documentos antigos deste ministério ? Em relação à Rio do Ouro, talvez não muita coisa, pois o ministério é de criação relativamente recente, mas ... vou ver essa parada aí também !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 29 Jul 2010, 23:49

Adenilson, muito interessante o seu relato ! Isso confirma informações citadas por Max Vasconcellos no livro "Vias Brasileiras de comunicação" de que a Automóvel Clube ora estava a direita, ora a esquerda da linha da EFRDO. Eu cheguei a anotar (rapidamente) trechos deste percurso quando li o livro na Biblioteca Nacional, em 2009. Mas na correria, a Automóvel Clube ficava à esquerda 3 vezes seguidas, pois anotei tudo errado !
:O
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 00:06

CURIOSIDADE 2 (Estação de Inhaúma):Mantive contato com duas pessoas que me deram informações valiosas. Uma alega que os trens de passageiros pararam de circular em 1966 e outro que deu mais certeza disse que foi em 1968.
Parece que em 1965, a ferrovia voltou a ser utilizada também como carga pelos trens da Leopoldina que iam até Minas Gerais depois que o trecho da serra de Petrópolis foi desativado. Isso perdurou até 1968 quando o ramal de São Bento em Caxias ficou pronto. A partir daí, o trecho até a Pavuna foi erradicado.
Agora a questão do passeio que fiz em 1978.
Eu comentei esse passeio com esse cara e disse que não tinha visto estação alguma, mas ele afirmou que categoricamente que a Estação de Inhaúma foi demolida no final de 1978 ou início de 1979, ou seja, eu tive a oportunidade de ver a estação e não vi, mas acho que sei o porque.
Ao perguntar com era a estação, ele disse que era um prédio tipo casa com 4 paredes como se fosse um galpão, com tijolos aparentes e telhado em duas águas, prédio esse que o cara elogiou quanto à beleza.
Ela não foi muito claro, mas deu a entender que a plataforma ficava voltada para o lado da praça e exatamente ali era a estação. (hoje o 627 faz ponto final lá).
A praça, a escuridão do local e a arquitetura da estação confundível com uma casa fizeram com que eu não a percebesse.
Ele só não soube informar se havia passagem de nível :X: para a Rua Padre Januário que era do outro lado.
Moral da história: Está começando a aparecer a época exata da demolição das estações da Rio D'ouro até Pavuna, mais ou menos 10 anos após a erradicação do ramal. okk
Editado pela última vez por Adenilson em 30 Jul 2010, 00:55, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jul 2010, 00:10

Agora fiquei intrigado ... será que é ? Será que não é ? Vejam a imagem abaixo (arquivos da SMU):
Imagem
Reparem no "retângulo" no projeto da rua Henrique Scheid, esquina com Av.Suburbana ... seria a antiqüíssima Parada Henrique Scheid ? Não é muito provável, pois a linha da Rio do Ouro nem é assinalada no mapa ... mas dá pra intrigar um pouco ...

Voltando ao assunto meio OFF em relação ao tópico ... ontem vi uma coisa curiosa ... pesquisando, vi que a Av.Suburbana já teve vários nomes, mas logo antes de ser a Av.Suburbana ela chamou-se Av. 29 de outubro ... não sabia disso ... agora uma coisa curiosa: a Rua Quito, na Penha, chamou-se anteriormente Rua Equador !
Mas que critério é esse de nomear as ruas ? Qual a diferença, neste caso, de Rua Quito pra Rua Equador ???
:ttn:

Mas voltando ... Adenilson, responda-me uma coisa ... eu suspeitava que a Estação Inhaúma fosse onde hoje é a Praça Constança (pelo menos um mapa dos antigos que já vi, a estação era assinalada ali). A localização procede ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jul 2010, 00:17

Foto da Praça Constança, quando percorri a pé o trecho <<Caju-Benfica>> e <<"Praçinha dos trilhos"-Tomás Coelho>> :
Imagem
Neste local que eu imaginava ficar a antiga estação. Agora Adenilson ... me parece que a estação era uma construção bem sólida, e bonita também ! Não é possível que não consigamos uma mísera foto pra contar história ...
Voltando à Arqueologia Ferroviária ... vamos nessa !
:DD
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 00:19

CURIOSIDADE 3 (Estação de Acari): Ao perguntar detalhes sobre as estações, o outro cara me falou sobre Acari. Ele não deu detalhes sobre a arquitetura do prédio, mas disse que a estação era pequena e que tinha um dístico que além do nome, possuia o ano de inauguração, 1926.
O que está no site do Ralph, está correto então.
O cara me disse que nesse ponto a Automóvel Clube possuia 2 pistas, mas eram separadas por um pequeno canteiro e não pela Rio D'ouro. A linha férrea ficava totalmente do lado direito, sentido Pavuna e a Estação era colada à interseção com a Rua Guaiúba em um recuado onde existia a fábrica Formiplac (hoje demolida).
Quase exatamente no mesmo ponto hoje existe a estação de Acari/Fazenda Botafogo do metrô.
Quem queria virar na Rua Guaiúba, tinha que "cruzar" o leito da Rio D'ouro a partir da pista da direita da Automóvel Clube.
O cara jurou que até 1977, o prédio existia. Isso coincide mais ou menos com o que o outro cara disse sobre Inhaúma.
Olha as datas aí, gente :Y:

Concluímos que as estações de Coelho Neto e Acari eram próximas, pois me lembro do guia rex de 1969 que a minha tia tinha, que a estação ferroviária de Coelho Neto ficava quase colada ao viaduto da Avenida Brasil, ou seja, mais de 100m de diferença em direção à Acari, que a atual Estação do metrô de Coelho Neto.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 00:31

CURIOSIDADE 4:(Engº do Mato): Dado, quando eu vi o mapa que você tinha postado com a estação de Engenho do Mato, me lembrei que já tinha ouvido ou visto esse nome em algum lugar.
Depois de gastar neurônios, fazendo quase uma regressão, me lembrei que, se não for viagem na maionese, tinha um ônibus da CTC com esse destino.
Vocês se lembram desse ônibus?
Nunca soube onde era Engenho do Mato e graças ao Fórum, descobri :D
Editado pela última vez por Adenilson em 30 Jul 2010, 00:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jul 2010, 00:35

Opa !
"Projecto de Alinhamento do Caminho do Cemitério (Estação Engenho da Rainha) - SMU 23-02-1915"
Vejam abaixo !
Imagem
Reparem nos detalhes, e me digam se encontrarem mais alguma coisa (a essa hora da noite já estou meio lerdo ...):
1-Estação Engenho da Rainha, ao invés de Inhaúma, que seria a estação local. Estranho (1)
2-O leito da EF Rio do Ouro aparece no projeto.
3-A Praça Constança (nome atual) tinha o nome de ... Praça Botafogo ! ! ! Sugestivo, não ... existiu uma parada Botafogo, mas não neste local ... estranho (2) ...

Neste caso, encontrei em outro projeto que a Praça Constança passou a ter este nome em 09-11-1965.

Ainda não encontrei nada relativo a Monhangaba ... Nina, socorro !
:WK:

Adenilson, ótimo relato ! Sabe quando há um nevoeiro denso que começa a se dissipar e enxergarmos mais do que um palmo a nossa frente ? Esta é a sensação que estou tendo agora ... o negócio tá ficando bom !
;)
Editado pela última vez por DadoDJ em 30 Jul 2010, 00:38, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jul 2010, 00:37

Minha última mensagem da noite ... zzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Imagem
Localização da casa amarela, nas proximidades de Engenho do Matto !
Agora me bateu uma super dúvida ... como é que o morador da casa não sabia da linha que vinha pela R.João Ribeiro se a própria linha passava em frente a casa ???

Boa noite a todos !
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 00:41

Dado, a Estação de Inhaúma ficava quase exatamente onde é o leito da Rio D'ouro em uma praça onde atualmente o 627 (S.Peña X Inhaúma) faz ponto final ao lado da Estação do metrô. Isso é próximo ao cemitério.
Parece que a plataforma ficava voltada para a praça que recebe o nome de Almirante José J. Inácio.
Não tenho certeza, mas me parece que essa praça é do lado oposto com os carros na Automóvel Clube indo para o sentido Pavuna.
O prédio da estação ficava do outro lado se esse local da foto for o local que estou pensando
okk
DadoDJ escreveu:Foto da Praça Constança, quando percorri a pé o trecho <<Caju-Benfica>> e <<"Praçinha dos trilhos"-Tomás Coelho>> :
Imagem
Neste local que eu imaginava ficar a antiga estação. Agora Adenilson ... me parece que a estação era uma construção bem sólida, e bonita também ! Não é possível que não consigamos uma mísera foto pra contar história ...
Voltando à Arqueologia Ferroviária ... vamos nessa !
:DD
Editado pela última vez por Adenilson em 30 Jul 2010, 00:51, em um total de 1 vez.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 00:46

Dado,

Pode ter CERTEZA MATEMÁTICA que o local desse mapa é da Estação Inhaúma e não Engenho da Rainha. Vejam a Padre Januário, do lado oposto como eu tinha descrito baseado na informação do cara que colaborou comigo.
A inscrição nesse mapa está ERRADA. Além das narrativas, o guia rex de 1969 que a minha tia tinha também nunca saiu da minha cabeça.
Pode crer. Aí é Inhaúma!
A estação de Engenho da Rainha de trem ficava quase no mesmo local da Estação atual do metrô.
Veja na foto que postei de Engenho da Rainha que faço referência a um colégio estadual que existe até hoje.
Um abraço.
DadoDJ escreveu:Opa !
"Projecto de Alinhamento do Caminho do Cemitério (Estação Engenho da Rainha) - SMU 23-02-1915"
Vejam abaixo !
Imagem
Reparem nos detalhes, e me digam se encontrarem mais alguma coisa (a essa hora da noite já estou meio lerdo ...):
1-Estação Engenho da Rainha, ao invés de Inhaúma, que seria a estação local. Estranho (1)
2-O leito da EF Rio do Ouro aparece no projeto.
3-A Praça Constança (nome atual) tinha o nome de ... Praça Botafogo ! ! ! Sugestivo, não ... existiu uma parada Botafogo, mas não neste local ... estranho (2) ...

Neste caso, encontrei em outro projeto que a Praça Constança passou a ter este nome em 09-11-1965.

Ainda não encontrei nada relativo a Monhangaba ... Nina, socorro !
:WK:

Adenilson, ótimo relato ! Sabe quando há um nevoeiro denso que começa a se dissipar e enxergarmos mais do que um palmo a nossa frente ? Esta é a sensação que estou tendo agora ... o negócio tá ficando bom !
;)


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 01:04

EURECA!!!
Sobre Engenho do Mato é exatamente onde eu vi a casa suspeita. Tracei de cabeça o antigo leito da ferrovia com a praça "elevada" onde fica a casa e imaginei que tivesse relação com a ferrovia devido à margem, não sendo necessariamente a estação, mas tendo relação com a ferrovia.
app
DadoDJ escreveu:Minha última mensagem da noite ... zzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Imagem
Localização da casa amarela, nas proximidades de Engenho do Matto !
Agora me bateu uma super dúvida ... como é que o morador da casa não sabia da linha que vinha pela R.João Ribeiro se a própria linha passava em frente a casa ???

Boa noite a todos !


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Julio » 30 Jul 2010, 08:04

Sobre Acari eu já desconfiava que a pista atual,sentido Pavuna,é muito larga,com divisão em duas!Curiosamente,na altura da estação de metrô de Aacari,sai uma rua em direção à Dutra,que se chama "estrada Rio D'Ouro"!

Sobre Inhaúma,um amigo meu,Edvaldo,ex-morador da área,falou que tem uma vaga lembrança da estação,que tinha casas ladeando e era uma plataforma com duas linhas.Perguntei se a segunda era desvio e ele me disse que eram duas linhas contínuas. tnk

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jul 2010, 08:31

Cara, tô começando a desconfiar que, por algum motivo, aquele sujeito que eu e Julio entrevistamos em frente a esta casa amarela, esteja mentindo ou ocultando informações ... se a casa é tão antiga (1890), será que não era mesmo a estação ... ou uma construção relacionada à ferrovia ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jul 2010, 08:40

Nessa foto onde estão sentadas as duas senhoras na frente da casa, não parece que o lugar onde estão sentadas é uma plataforma ?
Imagem
o0
Talvez não, pois a diferença de altura para as janelas e portas atrás do muro, dentro do terreno, parece incompatível. Mas botando mais lenha na fogueira ... acho que vou voltar lá pra ver isso aí ! Essa casa tem maior cara de estação ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Julio
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Jun 2010, 01:06

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Julio » 30 Jul 2010, 13:38

Muitas estações são o seguinte:o leito anda lado a lado com a rua e quando chega à estação,ambos se separam,e entre um e outro,há construções comerciais.O que se observa em Inhaúma é que as duas pistas do lado do cemitério se separam,com casas entre elas...isso acusa a pista do canto,ao lado do metrô,de ser o antigo leito da EFRDO!

O metrô,entre Del Castilho e Pavuna,se apossou do leito da extinta ferrovia,mas não seguiu o traçado certinho,foi ele adaptado,e a então avenida Automóvel Club foi modificada também,passando a se constituir em duas pistas,uma de cada lado do leito.

E ainda queriam acabar com o leito da ferrovia para alargar a avenida.Precisou?O leito continuou existindo e foi ampliado e a avenida cresceu também!


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 30 Jul 2010, 14:20

Gente me lembrei agora, no Instituto Pereira Passos da Prefeitura no Estácio (acho que é 10° andar) tinha os mapas aerofotogramétricos do Rio desde 1955/57. Eles forneciam tanto cópias, pagas, quanto consulta gratuíta. Só não sei se ainda mantem estes arquivos antigos, pois estamos na era digital. De repente semana que vem passo lá, se alguém quiser acompanhar me avise. Só abre a partir das 11:00 h. Levar documento de identidade.

<O>

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 30 Jul 2010, 14:31

Com certeza, Julio ... um absurdo !
Com o alargamento da avenida, mais trânsito, mais veículos, mais poluição, mais acidentes, mais assaltos em sinal, mais seqüestros relâmpagos ... dá a impressão de que sou contra os automóveis, mas não sou ! O negócio é a consciência e visão de futuro ... os governantes de quase todas as épocas só enxergam a distância entre a propina e o seu bolso.
brb
O trecho, se bobear, poderia compartilhar a avenida, o trem e o metrô ! Não faria muito sentido, mas que haveria espaço para todos, haveria ...
Voltando à Engenho do Matto, vamos pensar ... a EF surgiu a partir de 1876, em 1883 foi inaugurada (pelo percurso via R.João Ribeiro) para transporte de material e aquela casa amarela foi construída em 1890. Até 1928 o leito era pela R.João Ribeiro e depois foi transferido para a Av.Automóvel Clube (me corrijam se estiver errado, é que estou no serviço e não estou conseguindo pensar direito nas datas). O senhor que entrevistamos nos disse que o terreno da casa foi cedido para a inspetoria de águas para a passagem da ferrovia ... mas qual dos leitos, o via João Ribeiro ou via Automóvel Clube ? E temos que levar em consideração que um amigo de Orkut nos contou que ali há uma casa que foi abrigo de trolleys da ferrovia ... caramba, esta casa tem alguma coisa a ver, tô suspeitando disso ... é tudo da mesma época, e também temos que lembrar que várias das estações da EFRDO foram imóveis alugados para a ferrovia, até certo tempo e antes de construir de fato algumas estações e paradas ...
Muito suspeito isso tudo ... tnk tnk tnk tnk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 14:33

Vamos lá, pessoal. Por partes.

Assunto 1: Essa praça que o Dado fotografou é do lado oposto da estação, pois a estação era no canto junto ao leito, porém voltado para o lado do cemitério.
Vide mapa esquemático que o Dado postou.

Assunto 2: Dado, vendo a foto antiga da Estação Del Castilho da Rio D'ouro no site estações ferroviárias, você verá 2 linhas.
Para você que tem o livro do Hélio Suevo, dê uma olhada nas páginas próximas à estação de Engenho da Rainha que postei aqui.
Teve uma obra de alteração do greide e um projeto de duplicação da linha que não foi adiante.
Parece que ia só até Engenho da Rainha, pois as fotos das estações mais distantes mostram uma linha singela.
O que o seu amigo deve ter visto foi essa linha duplicada, mas que não ia muito adiante.
Em função de ser apenas um projeto, palpito que apenas uma delas era atendida pela plataforma. Pelo menos é o que o desenho sugere.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 30 Jul 2010, 15:07

Assunto 3:Aproveitando o que o Júlio disse, é fato. O leito do metrô teve pequena mudança do traçado em relação a Rio D'ouro, mas foi pequena.
O maior impacto foi na Automóvel Clube que ora seguia a esquerda e ora a direita da Rio D'ouro.
O lado que estava oposto tinha casas em frente a linha férrea com caminhos de terra sem pavimentação.
É por isso que achamos que o traçado mudou muito.
Alguma coisinha mudou, mas a Automóvel Clube sim, esta mudou muito e por isso é que temos a falsa impressão que o metrô alterou muito o traçado. É uma questão de relatividade.

Assunto 4: Dado, você se lembra de um mapa dos anos 20 onde existia Engenho do Mato, ainda não existia Engenho da Rainha e o ramal da "João Ribeiro" já tinha sido erradicado?
Pois é!
A estação que antes atendia a variante vinda da João Ribeiro passou a atender a nova e por isso acho que o prédio poderia ficar mais acima, quase colado à atual estação de Tomás Coelho. Porém é claro que o leito poderia acompanhar a tual pista onde fica a casa amarela e isso aumentaria a chance da casa ser a estação.
Obedecendo o atual traçado do metrô, seria impossível a estação atender a "nova" variante, tendo atendido a "velha".
Em relação a esconder informações, não se aplicando a essa caso, mas genericamente falando, algumas pessoas podem ter medo de ter algum problema depois de ter modifcado algo que possa ser considerado um patrimônio.
Para aquela saliencia na casa amarela ser a plataforma, teríamos que ver a sua possível continuidade depois do muro.
Agora tenho que ir, senão vou perder o vôo.
Editado pela última vez por Adenilson em 01 Ago 2010, 23:54, em um total de 1 vez.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes