Série 1100 - Budd/Mafersa

Moderador: Lipe Andreense


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 12 Jul 2008, 00:39

Haiser, esse túnel é o "Pulo do Carneiro", que o Lopes identificou.


Autor do tópico
Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 12 Jul 2008, 03:48

Além dos três últimos que partem de Luz, os três primeiros que partem de Jundiaí também percorrem os 60,5 km da linha entre Luz e Jundiaí, podendo ser feitas pela Série 1100 com 6 carros, ou 1700 com 8 carros.

O túnel de Botujuru tem 815 metros, com duas galerias, uma para cada via. Os outros dois túneis da CPTM, como já citados acima, é o "Pulo do Carneiro", entre Presidente Altino e o Rio Pinheiros, onde o ramal de Jurubatuba passa por cima da via 1 da linha Oeste, e os túneis do Expresso Leste.

Os trens que operam na extensão são os seguintes:
1100 - 6 carros
1400 - 3 carros
1600 - 3 carros
1700 - 4 carros (Jundiaí - Francisco Morato)
1700 - 8 carros (Jundiaí - Luz)

Cobertura das estações Lapa e Água Branca prontas! (ou quase :mrgreen: )


Autor do tópico
Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 12 Jul 2008, 03:51

Lopes escreveu:Obrigado pelas respostas, mas tem razão de ter que buzinar antes de entrar no túnel, vai saber se tem gente lá, fazendo oquê... :lol:
Eita bobagem...
Bobagem é desreipeitar um Procedimento Operacional válido em todo o território nacional! Aliás, todos os trens, ao aproximarem de qualquer estação, também deveriam buzinar. Deveriam...


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 13 Jul 2008, 08:50

Sergio Silva escreveu:Cobertura das estações Lapa e Água Branca prontas! (ou quase :mrgreen: )
Opa!!! Tenho que ir lá me atualizar....

Assi que estiverem finalizando as obras em Pirituba e Piqueri, vão começar as de Santo André:

Imagem
Imagem


Autor do tópico
Sergio Silva
Conta Suspensa
Mensagens: 437
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Sergio Silva » 14 Jul 2008, 02:38

Putz, os caras vão penar para fazerem as coberturas de algumas estações, como Vila Clarice....

São só duas plataformas quase inteiras....
(A P1 de VCL não possui 1 cm cobertura na área de embarque, por exemplo)


Will .
USUÁRIO JR
Mensagens: 356
Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem não lida por Will . » 14 Jul 2008, 02:46

bom que vão colocar coberturas nas plataformas :D

apesar que eu queria que em estações como Jundiaí , Franco da Rocha e Jaraguá fossem coberturas de acordo com a arquitetura original da estação...acho tão bonitas
espero que num futuro façam isso :D


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 14 Jul 2008, 02:48

Mas pela configuração da plataforma, deve ser rapido.

Não entendo o que vão fazer em Jundiaí. Não é coberta já ?
Acho que vai demorar mais porque se forem cobrir o restante, deve-se submeter ao Condephaat, já que o prédio é tombado, e deverão seguir de algum modo a arquitetura inglesa da estação (assim como Várzea Paulista, Jaraguá e Caieiras).
Imagem


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 17 Jul 2008, 15:24

Como ele era antes da reforma de 1997 ?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Jul 2008, 15:30

Speedy128k escreveu:Como ele era antes da reforma de 1997 ?
lipe_andreense escreveu:
cacobianchi escreveu:Alguém sabe quando os 1100 ganharam aquela máscara? Qual era a "frente" deles anteriormente?
Acho que a máscara atual é da reforma de 1997.
Detalhe que depois dessa reforma, os budds não podem operar com uma unidade sozinha, visto que teria que operar em ré, já que a cabine agora é sáo em uma ponta da unidade


Frente antiga:

Imagem


Imagem
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Jul 2008, 15:57

Sergio Silva escreveu:
Lopes escreveu:Obrigado pelas respostas, mas tem razão de ter que buzinar antes de entrar no túnel, vai saber se tem gente lá, fazendo oquê... :lol:
Eita bobagem...
Bobagem é desreipeitar um Procedimento Operacional válido em todo o território nacional! Aliás, todos os trens, ao aproximarem de qualquer estação, também deveriam buzinar. Deveriam...
Concordo e discordo um pouco dos dois: realmente, em vias sem vedação de faixa (uma coisa inadmissível e arcaica quando se trata de áreas urbanas) deve se utilizar o velho "apite". Mas em linhas vedadas, não há porque se ficar buzinando em lugar algum, nem em vias, nem em plataformas, a não ser em caso de perigo (aqueles imbecis que não ficam atrás da faixa amarela, aliás, na CPTM ninguém fica). Deve ser um PO da CPTM isso, e se é PO tem de ser cumprido, mas a CPTM tem de levar em conta que algumas de suas linhas não tem mais características ferroviárias e sim metroviárias. Prá quê o cara vai ficar buzinando no túnel do Expresso Leste ou na estação?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Jul 2008, 16:02

Pra avisar que o trem esta chegando :mrgreen:
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 17 Jul 2008, 19:00

lipe_andreense escreveu:Pra avisar que o trem esta chegando :mrgreen:
Hehehehe :lol: Tenha dó, lipe, estamos no século 21 :mrgreen:
Além do que isto pode dar efeito contrário (e no Metrô, isso acontece): Alguém pode se assustar e causar um acidente, que não aconteceria se a buzina não tivesse sido acionada. Fora que o usuário (pelo menos o nosso) não gosta nem um pouco de barulho. Haja ouvidoria...


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 17 Jul 2008, 19:15

Podemos estar no século 21, mas a ferrovia não está (principalmente as linhas A e D), e ainda é sim necessário isso.
A CPTM tem todas as suas estações em lugar aberto, então o som não tem problema.

Também não vejo a necessidade da buzina no Expresso, mas é o procedimento apitar antes das estações, e como você mesmo sabe, tem muito macaco velho ainda na CPTM, e isso não vai mudar em pouco tempo.

Não vejo buzina como incomodo, nem é tão alta, e eles buzinam a uma boa distancia. No Expresso a última coisa que eu ouço é a buzina, e ela ainda é bem leve (o som das portas do 5000 é mais alto :lol:)

No Metrô é lógico que assusta, é tudo fechado, e ninguém espera ouvir uma buzina.
Imagem


Vidal
USUÁRIO JR
Mensagens: 134
Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
Localização: Santo André, SP

Mensagem não lida por Vidal » 31 Jul 2008, 11:38

Em locais abertos, realmente, a buzina de alerta da proximidade do trêm à estação é conveniente, por diversas razões. Aos passageiros, é um aviso, de forma à prepará-los ao embarque. As buzinas que tive contato, no caso, das séries 1100, 1700, 2000, 2100, 4400 e 5000, não são incomodo algum.

Quando aos TUE série 1100 da Budd, apesar da idade, eu julgo que o serviço prestado por eles é muito bom. A reforma de 1997 mudou significativamente o aspecto deles, os bancos e sua disposição me agradam, assim como sua aparência como um todo, à acessibilidade dos corrimãos, etc. Somente o som dos ventiladores internos que incomoda um pouco.

Quanto ao aspecto da máscara, prefiro muito mais a atual. Não só cosmeticamente, mas também quanto à área que o maquinista tem à disposição na cabine.


neeewwww
USUÁRIO JR
Mensagens: 58
Registrado em: 21 Jul 2008, 14:48
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem não lida por neeewwww » 31 Jul 2008, 12:00

No EL ainda ocorre as famosas Buzinas antes das estações... Diga-se de passagem que entre o trecho Brás -> Dom Bosco, eu que acionei o "botão verde" da Buzina antes das estações ;D


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 08 Ago 2008, 02:34

neeewwww escreveu:No EL ainda ocorre as famosas Buzinas antes das estações... Diga-se de passagem que entre o trecho Brás -> Dom Bosco, eu que acionei o "botão verde" da Buzina antes das estações ;D

Sim, mas em todas as linhas fazem as buzinas.. praticamente, só não to lembrado da linha 9 ...

Se buzinar for extinto pela CPTM , ficarei muito triste.... é bem legal.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 08 Ago 2008, 09:30

Na Linha 9, nem sempre os trens buzinam ao chegar às estações. Na Linha 8, nas estações menos movimentadas, não me lembro de ter ouvido a buzina. Lembro-me de ter levado um grande susto quando um Fepasão chegou silenciosamente logo atrás de mim :lol:.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 08 Ago 2008, 10:13

Tiago Costa escreveu:Na Linha 9, nem sempre os trens buzinam ao chegar às estações. Na Linha 8, nas estações menos movimentadas, não me lembro de ter ouvido a buzina. Lembro-me de ter levado um grande susto quando um Fepasão chegou silenciosamente logo atrás de mim :lol:.
Mas eu lembro que em Sagrado Coração ouvia-se de longe, e ecoava por todo o vale onde a estação se encontra
Imagem


R E N F E
USUÁRIO JR
Mensagens: 202
Registrado em: 06 Jun 2008, 23:31
Localização: Barueri \o/

Mensagem não lida por R E N F E » 10 Ago 2008, 23:11

Essas buzinadas são show... no silêncio da madrugada consigo ouvir, daqui de casa, o 5000 buzinando na passagem de nível de Antônio João :roll:
Meus Vídeos de trens no Youtube:
http://br.youtube.com/user/Fepasa


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 05 Dez 2008, 02:13

Não lembro em que oportunidade foi essa, mas, os 1100 aqui estão em Estudantes, uma idéia já antiga da CPTM, mas que acho que não acontecerá!


Imagem

Todos os créditos reservados a quem tirou as fotos!
Rodrigo Lopes

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes