Página 11 de 21

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 08 Nov 2010, 23:53
por GospelRafa
Por que que ficam alguns Budds parados no pátio Belém, embaixo de uma tenda (isso quase de frente com a estação Belém)?

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 00:30
por Gustavodc
GospelRafa escreveu:Por que que ficam alguns Budds parados no pátio Belém, embaixo de uma tenda (isso quase de frente com a estação Belém)?
Não são alguns, é um só. :P
Instalação do CBTC.

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 02:49
por Correia431M
^^ É a C-113 que ainda está lá?

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 05:42
por Gustavodc
QSL!
Já com seus chifrinhos bonitinhos, assim como o 347.
Só quero ver a gambiarra que vai ser aquela cabine.

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 07:25
por Erick_UT440R
^^ Hahahahaha... Nem queira saber como ficará aquela cabine!!!

Eu já ví o projeto.
E... :ph34r:

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 07:27
por Gustavodc
Do trem sem reforma e com CBTC?
Nem precisa falar como vai ficar o lixo da Alstom. hahahaha

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 16:36
por ARS
Gustavodc escreveu:
GospelRafa escreveu:Por que que ficam alguns Budds parados no pátio Belém, embaixo de uma tenda (isso quase de frente com a estação Belém)?
Não são alguns, é um só. :P
Instalação do CBTC.

Gustavo,

O que seria CBTC? Aproveitando o que é Chopper mesmo? Ah... com referencia a foto do seu Alstom, se você ficar com vergonha de postar, não tem problema eu vou entender. ;)

Grande abraço!

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 17:26
por Vicente
CBTC é a sigla para Communications Based Train Control, um sistema de controle de tráfego onde os trens "falam" para o CCO onde exatamente eles estão na linha. Com isso, é possível reduzir as distâncias entre os trens, colocando mais e aumentando a oferta de composições.
No sistema atual, a linha é dividida em trechos (os circuitos de via), e o CCO somente sabe se tem um trem nesse trecho ou não. Por segurança, sempre se um trem estiver em um circuito, o outro imediatamente atrás e o à frente devem estar livres. Acho que temos arquivos disso na área técnica do fórum...
Sobre o chopper, alguém com conhecimento elétrico pode dar uma explicação didática?

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 09 Nov 2010, 19:46
por Lopes
Bom, não tenho conhecimento elétrico mas vou responder sobre o chopper baseado num post do Erick ( Erick_UT440R ), no tópico " Barulho do Fepasão ", criado pelo rei do IP, que felizmente, não está mais entre nós.
O chopper é uma chave eletrônica, que permite uma variação linear da tensão para os motores de tração. A principal vantagem é que essa variação linear evita o incômodo tranco na partida do trem.
O chopper foi adotado por algumas razões técnicas, a saber:

- permitia a utilização de uma frenagem elétrica efetiva regenerativa, de forma a evitar o acúmulo de calor nos túneis devido à frenagem elétrica 100% reostática;
- nos anos 70, com a crise do petróleo (devido à guerras no Oriente Médio), nada mais cômodo que a utilização de um sistema de tração elétrico que permitisse economizar energia (e a economia de energia de um trem equipado com chopper para um trem equipado com eixo de cames oscila de 25% à 30%).
Link do tópico: http://tgvbr.protrem.org/phpBB3/viewtop ... =26&t=4514


espero ter ajudado. tnk




;)

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 10 Nov 2010, 14:14
por ARS
Ajudou muito!!!!

Obrigado a todos!!!

Atenciosamente,

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 30 Nov 2010, 03:52
por ARS
Então... Alguém sabe quando os Budds vão ser reformados? <_<

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 30 Nov 2010, 04:20
por Gustavodc
Mineireis, num tópico que tu acabou de responder está sendo comentado dos Budds.

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 30 Nov 2010, 20:29
por ARS
Gustavodc escreveu:Mineireis, num tópico que tu acabou de responder está sendo comentado dos Budds.
Valeu Gustavo. Só por curiosidade, você é OT já faz quanto tempo?

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 30 Nov 2010, 20:57
por Lopes
o Gustavo não é OT, é AM ( Auxiliar de Manobra ).

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 01 Dez 2010, 03:44
por ARS
Lopes,

Ser OT ou AM são minhas realizações, ou sonhos, proficionais, principalmente, no caso de AM, no PAT. b )

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 02 Dez 2010, 01:09
por Gustavodc
A diferença do OT pro AM é somente o horário de trabalho e treinamento de operar na comercial.

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 03 Dez 2010, 02:04
por ARS
Gustavo, quer trocar de emprego comigo? :P

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 07 Dez 2010, 20:19
por Nerilton
Falando em Budd já começaram a renumerá-los.
Pena não ter visto a numeração dele. Vi adesivos azuis "Axxx" encima dos antigos prefixos nos carros.

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 07 Dez 2010, 20:35
por Rafael Lopes
Vi o A50 e o A51 ontem.

Parece que o 147 já virou A47 também.

Re: Budd/Mafersa - Linha 1

Enviado: 07 Dez 2010, 21:01
por Nerilton
Rafael Lopes escreveu:Vi o A50 e o A51 ontem.

Parece que o 147 já virou A47 também.

Pensava que iam renumerá-los depois que os reformassem.