Página 11 de 21
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 08 Nov 2010, 23:53
por GospelRafa
Por que que ficam alguns Budds parados no pátio Belém, embaixo de uma tenda (isso quase de frente com a estação Belém)?
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 00:30
por Gustavodc
GospelRafa escreveu:Por que que ficam alguns Budds parados no pátio Belém, embaixo de uma tenda (isso quase de frente com a estação Belém)?
Não são alguns, é um só.
![Tongue :P](./images/smilies/tongue.gif)
Instalação do CBTC.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 02:49
por Correia431M
![Prev ^^](./images/smilies/previous.gif)
É a C-113 que ainda está lá?
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 05:42
por Gustavodc
QSL!
Já com seus chifrinhos bonitinhos, assim como o 347.
Só quero ver a gambiarra que vai ser aquela cabine.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 07:25
por Erick_UT440R
![Prev ^^](./images/smilies/previous.gif)
Hahahahaha... Nem queira saber como ficará aquela cabine!!!
Eu já ví o projeto.
E...
![ph34r :ph34r:](./images/smilies/ph34r.gif)
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 07:27
por Gustavodc
Do trem sem reforma e com CBTC?
Nem precisa falar como vai ficar o lixo da Alstom. hahahaha
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 16:36
por ARS
Gustavodc escreveu:GospelRafa escreveu:Por que que ficam alguns Budds parados no pátio Belém, embaixo de uma tenda (isso quase de frente com a estação Belém)?
Não são alguns, é um só.
![Tongue :P](./images/smilies/tongue.gif)
Instalação do CBTC.
Gustavo,
O que seria CBTC? Aproveitando o que é Chopper mesmo? Ah... com referencia a foto do seu Alstom, se você ficar com vergonha de postar, não tem problema eu vou entender.
Grande abraço!
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 17:26
por Vicente
CBTC é a sigla para Communications Based Train Control, um sistema de controle de tráfego onde os trens "falam" para o CCO onde exatamente eles estão na linha. Com isso, é possível reduzir as distâncias entre os trens, colocando mais e aumentando a oferta de composições.
No sistema atual, a linha é dividida em trechos (os circuitos de via), e o CCO somente sabe se tem um trem nesse trecho ou não. Por segurança, sempre se um trem estiver em um circuito, o outro imediatamente atrás e o à frente devem estar livres. Acho que temos arquivos disso na área técnica do fórum...
Sobre o chopper, alguém com conhecimento elétrico pode dar uma explicação didática?
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 09 Nov 2010, 19:46
por Lopes
Bom, não tenho conhecimento elétrico mas vou responder sobre o chopper baseado num post do Erick ( Erick_UT440R ), no tópico " Barulho do Fepasão ", criado pelo rei do IP, que felizmente, não está mais entre nós.
O chopper é uma chave eletrônica, que permite uma variação linear da tensão para os motores de tração. A principal vantagem é que essa variação linear evita o incômodo tranco na partida do trem.
O chopper foi adotado por algumas razões técnicas, a saber:
- permitia a utilização de uma frenagem elétrica efetiva regenerativa, de forma a evitar o acúmulo de calor nos túneis devido à frenagem elétrica 100% reostática;
- nos anos 70, com a crise do petróleo (devido à guerras no Oriente Médio), nada mais cômodo que a utilização de um sistema de tração elétrico que permitisse economizar energia (e a economia de energia de um trem equipado com chopper para um trem equipado com eixo de cames oscila de 25% à 30%).
Link do tópico:
http://tgvbr.protrem.org/phpBB3/viewtop ... =26&t=4514
espero ter ajudado.
![Wink ;)](./images/smilies/wink.gif)
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 10 Nov 2010, 14:14
por ARS
Ajudou muito!!!!
Obrigado a todos!!!
Atenciosamente,
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 30 Nov 2010, 03:52
por ARS
Então... Alguém sabe quando os Budds vão ser reformados?
![Dry <_<](./images/smilies/dry.gif)
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 30 Nov 2010, 04:20
por Gustavodc
Mineireis, num tópico que tu acabou de responder está sendo comentado dos Budds.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 30 Nov 2010, 20:29
por ARS
Gustavodc escreveu:Mineireis, num tópico que tu acabou de responder está sendo comentado dos Budds.
Valeu Gustavo. Só por curiosidade, você é OT já faz quanto tempo?
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 30 Nov 2010, 20:57
por Lopes
o Gustavo não é OT, é AM ( Auxiliar de Manobra ).
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 01 Dez 2010, 03:44
por ARS
Lopes,
Ser OT ou AM são minhas realizações, ou sonhos, proficionais, principalmente, no caso de AM, no PAT.
![Cool b )](./images/smilies/cool.gif)
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 02 Dez 2010, 01:09
por Gustavodc
A diferença do OT pro AM é somente o horário de trabalho e treinamento de operar na comercial.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 03 Dez 2010, 02:04
por ARS
Gustavo, quer trocar de emprego comigo?
![Tongue :P](./images/smilies/tongue.gif)
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 07 Dez 2010, 20:19
por Nerilton
Falando em Budd já começaram a renumerá-los.
Pena não ter visto a numeração dele. Vi adesivos azuis "Axxx" encima dos antigos prefixos nos carros.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 07 Dez 2010, 20:35
por Rafael Lopes
Vi o A50 e o A51 ontem.
Parece que o 147 já virou A47 também.
Re: Budd/Mafersa - Linha 1
Enviado: 07 Dez 2010, 21:01
por Nerilton
Rafael Lopes escreveu:Vi o A50 e o A51 ontem.
Parece que o 147 já virou A47 também.
Pensava que iam renumerá-los depois que os reformassem.