[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Set 2010, 12:46

NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, a curiosidade esta me consumindo rs :lol: , to louco pra saber o motivo para criaçao daqueles dois ramais da Rio d'Ouro, o de Anna Nery e o da Democraticos, o da Democraticos eu e o Dado desconfiamos que fosse um ramal para cargas destinados ao importante porto de Inhauma, Há algo estranho nisso, entretanto: na foto postada pelo Adenilson, nota-se um carro de passageiros, ou no mínimo, um vagão fechado. Pode ser que tena existido transporte de passageiros entre este porto e o centro da cidade, por via marítima ? Visto que não existia a Av.Brasil na época e toda a região era um grande alagadiço ... assim como no ramal da Penha para o Porto Maria Angu e aquela pequena extensao antes do quilometro zero no Caju que servia o Porto da Quinta do Caju, o ramal Anna Nery desconfio que fosse um ramal particular assim como da Bayer tambem da EFRO, ou outros tantos pelo Brasil que ligavam fazendas cafeeiras ou industrias texteis como as de MageEsta sugestão também foi dada por um amigo meu, que fosse um ramal para alguma indústria têxtil, como na Fábrica Nova América. Há suspeitas que tenha existido um ramal para lá também !, ja vi um ramal assim, no final dos anos 90 quando fiz faculdade na UERJ de Sao Gonçalo, o onibus que eu vinha passava pela antiga estrada de ferro Niteroi-Vitoria, no trecho de Marui-Barreto-Porto da Madama e por fim a antiga parada Patronato demolida em 2000, havia na altura de Neves um triangulo de reversao e ainda existia trilhos a mostra dentro de um terreno onde era a siderurgica Hime, devido a isso desconfiei, sera que o ramal Anna Nery ligava alguma industria, nao acredito em trens de passageiros ali, sera que e chutar demais afirmar que seja uma tecelagem? Pode ser !<_< Os brasileiros do seculo 19 inicio de 20 nao possuiam tantos recursos como hoje, entao os investimentos eram criteriosamente aplicados para que pudesse contemplar o maximo possivel de pessoas e empresas na epoca, ferrovia Norte-Sul que liga o nada a coisa alguma nao existia Bons tempos aqueles ... hehehehehehehehe:brrb: Abraços.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Set 2010, 12:52

NANDORJ escreveu:Boa noite a todos, reli uma nota anterior do Dado, em que ele reporta que o livro do Helio Suevo, informa que o ramal circular da Penha funcionou entre a decada de 30 e 40, mas o mapa que o Dado me forneceu p link para o download ja mostra o mesmo operacional desde os anos 20, segundo fiquei curioso, Penha Circular nao era ponta da linha nesse periodo, a ligaçao com petropolis ja estava ate terminada, alguns trens de Barao iam ate a Penha Circular e voltavam e outros iam para caxias? Havia baldeaçao ali? No estaçoes ferroviaris ha fotos de 1966 mostrando essa estaçao como a ponta da linha do eletrico.
Não ... apenas os trens vinham da linha de Petrópolis (que não estava erradicada ainda) e quando chegava em Barão de Mauá, deixava os passageiros e ía de ré até Penha Circular, onde virava e voltava à Barão de Mauá. Acho que era isso ...
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 17 Set 2010, 20:56

Dado a ligaçao da linha norte com Petropolis so foi extinta nos anos 60. Cara o trem vinha de re de Barao ate Penha Circular fica meio dificil de engolir, e uma distancia enorme, se fosse esse o motivo apenas, seria a reversao de composiçao mais longa da historia, podendo apenas fazer uma rotunda de 180 graus ou um triangulo de reversao so para as Ramonas, se e que ja nao ha tinha, me lembro com meus 15 a 17 quando eu ia para Saracuruna, me lembro que na epoca gramacho era ponta da linha do eletrico e a baldeaçao para Raiz da Serra e Guapi saia dali e um triangulo de reversao dava bem a conta do recado com as locomotivas a diesel num espaço bem curtinho, ainda insisto na ideia de algumas irem ate Penha Circular e voltavam pois ali tinha uma demanda maior, e outras sequiam direto no sentido Caxias-Petropolis-Areal-Tres Rios? Houve um periodo de baldeaçao na Penha Circular mas foi depois em 66, o trem eletrico tinha como ponta de linha a Penha Circular, esta assim descrito nos estaçoes ferroviarias, dali devia se encontrar com o diesel ou uma vaporosa. Nao podemos esquecer a Praia Formosa que e um terminal de cargas vinha de re também? Isso ainda vai dar muito pano pra manga. Outra coisa, faz sentido sua ideia de ligaçao com o Rio via porto de Inhauma, houve varias ligaçoes intermodais no inicio do seculo ate os anos 30, o cais dos mineiros saiam varias barcas como por exemplos: uma ate o porto de Maua onde se subia ate Petropolis, porto da Piedade em Mage de onde se subia ate Teresopolis, porto das Caixas onde começava o ramal de Cantagalo, sei que saia uma para o Maria Angu também, concerteza o porto de Inhauma o tinha, todas essas ligaçoes intermodais foram definhando ate se extinquirem depois de completada a ligaçao Saracuruna-Bongaba e Saracuruna-Mage-Porto das Caixas-Visconde do Itaborai, inclusive os trechos do Porto da Piedade ate Mage e o de Guia Pacobaiba ate Piabeta, viraram meros ramais ate serem suprimidos no inicio dos anos 60. brb
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 17 Set 2010, 22:26

NANDORJ escreveu:Dado a ligaçao da linha norte com Petropolis so foi extinta nos anos 60. Eu entendi mal quando você disse "A ligação com Petrópolis estava até terminada" ... eu entendi que você queria dizer que ela estava acabada, erradicada, extinta, entendeu ? Interpretei errado a frase ...Cara o trem vinha de re de Barao ate Penha Circular fica meio dificil de engolir, e uma distancia enorme, se fosse esse o motivo apenas, seria a reversao de composiçao mais longa da historia, Concordo contigo:lol: (...) me lembro com meus 15 a 17 quando eu ia para Saracuruna, me lembro que na epoca gramacho era ponta da linha do eletrico e a baldeaçao para Raiz da Serra e Guapi saia dali e um triangulo de reversao dava bem a conta do recado com as locomotivas a diesel num espaço bem curtinho, As locomotivas a diesel íam de ré até o triângulo da ligação São Bento-Ambaí, que foi erradicada (invadida) na década de 1990 e voltavam também de ré, mas na posição correta, até Gramacho, eu cheguei a pegar esse tempo também, adolescente, "matando aula" para andar de trem hehehehehehehehe (...) Houve um periodo de baldeaçao na Penha Circular mas foi depois em 66, o trem eletrico tinha como ponta de linha a Penha Circular, esta assim descrito nos estaçoes ferroviarias, dali devia se encontrar com o diesel ou uma vaporosa. Mas aquela linha circular só servia para as vaporosas, os elétricos não conseguiam fazer a curva.Nao podemos esquecer a Praia Formosa que e um terminal de cargas vinha de re também? Haviam várias linhas fazendo a ligação com Marítima e com o Porto do Rio ... dava pra manobrar em algum ponto destas linhas, se eu não me engano ... Outra coisa, faz sentido sua ideia de ligaçao com o Rio via porto de Inhauma, houve varias ligaçoes intermodais no inicio do seculo (...), sei que saia uma para o Maria Angu também Acho que era o vapor Cantareira que saía da Urca direto para Maria Angu !, concerteza o porto de Inhauma o tinha, todas essas ligaçoes intermodais foram definhando ate se extinquirem depois de completada a ligaçao Saracuruna-Bongaba e Saracuruna-Mage-Porto das Caixas-Visconde do Itaborai, inclusive os trechos do Porto da Piedade ate Mage e o de Guia Pacobaiba ate Piabeta, viraram meros ramais ate serem suprimidos no inicio dos anos 60. brb
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Set 2010, 14:55

Boa tarde, Dado voce trouxe uma informaçao preciosa. Essa barca Cantareira que saia da Urca ate o Maria Angu na Penha sera que pertencia a Companhia Cantareira e Viaçao Fluminense de Niteroi? Sei que ela tinha concenssoes de bondes e barcos. Em sua preservada gare ate hoje pode ser observar o nome dessa companhia. Sera que de Maria Angu e da Urca saiam barcas para o Porto da Piedade, Porto das Caixas e Cais Maua?
Porque essa barca chama-se Cantareira? Para mim remete-se a cantaros dagua, local de armazenamento da mesma, tipo EF Cantareira de SP, que tinha a funçao semelhante a Rio d'Ouro, construir a adutora, ser socorro das aguas, e depois transporte de passageiros.
Editado pela última vez por NANDORJ em 18 Set 2010, 17:53, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Brunoraraujo
USUÁRIO JR
Mensagens: 183
Registrado em: 06 Fev 2009, 02:46
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 18 Set 2010, 17:17

Meio OFF: Opa, onde fica esta gare da Cantareira? Até onde eu sei Cantareira é uma empresa, não sei se havia embarcaçao com o próprio nome, Companhia Cantareira e Viação Fluminense. Um tempo atras fazia pesquisas na internet sobre a Frota Carioca (que adquiriu o controle da Cantareira) e que também explorava o transporte de cargas enquanto a Ponte Rio-Niteroí não era criada. Ando em busca da relação das linhas hidroviárias antigas, em especial as da capital que partiam a Ilha...
Abraços,
Bruno

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Set 2010, 17:52

Como eu disse anteriormente, em Niteroi a gare ou abrigo de bondes como queiram alguns, que foi restaurada e esta recebendo um novo uso que e um centro cultural, a mesma pertencia a Companhia Cantareira e Viaçao Fluminense, e localizada quase na altura da ponte Rio-Niteroi se nao me falha a memoria na Marques do Parana, seque um link com as fotos dela, link esse do proprio forum tiradas pelo forista e moderador Renan. Obs notar o distico em letras garrafais, com o nome da companhia (foto 5).

http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =69&t=4766
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Set 2010, 17:56

Sobre a Cia. Cantareira eu tinha uma foto de um barco a vapor partindo da Urca, vou tentar encontra-la.

Se eu não me engano, um dos mapas que disponibilizei no fórum mostra um monte de ligações marítimas, com as rotas indicadas. Vou confirmar qual é. Antigamente havia muitas linhas marítimas e também de integração entre modais diferentes, muito antes do Bilhete Único e etc ... rsrsrsrsrs
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Set 2010, 18:24

Encontrei algumas fotos de barcas da Cia.Cantareira, mas apenas da navegação normal, entre a Urca e a Praça XV, e não entre a Urca e Maria Angu.

Eu li em algum lugar que na ocasião de uma grande festividade na Igreja da Penha, foram disponibilizadas barcas direto, no sentido Urca-Maria Angu, sem necessidade de transbordo na Praça XV. Então foi isso, este transporte foi feito diretamente apenas em determinadas ocasiões festivas. O normal era linhas entre Praça XV e Urca, e entre Praça XV e Maria Angu.

Só como complemento, trecho de uma excelente (recomendo a leitura !) publicação que se encontra disponível online (formato .PDF) chamada Os Martins, Os Pinheiros e sus inter-relações - Memória (Anexo V - Leopoldina):

De forma idêntica é que se chegava aos sertões do Rio de Janeiro hoje conhecidos
como subúrbios das zonas Norte e Oeste. ‘’Sem dúvida, aos primeiros grandes caminhos de penetração
abertos para o norte ainda no século do Descobrimento e no seguinte e, não menos importantes que eles,
as faluas e canoas da pequenina mas numerosa cabotagem logo estabelecida entre as praias urbanas (a
do Peixe e as da Saúde) e os portos que iam se improvisando ao longo de Inhaúma, da Penha, de Irajá,
da foz do Pavuna e do Mereti e dos fundos fluminenses da Baía de Guanabara, entre eles o tão famoso
de Maria Angu.’’ (BG)
Nota: 1) ´´A região praieira da Penha, próxima aos mangues do Saco do Viegas, era chamada de "MARIANGU", nome
indígena de uma ave abundante no litoral da Baía de Guanabara. Nela surgiu o Porto de "Maria Angu", do qual
partiam embarcações para o centro do Rio de Janeiro colonial. No início do século XX, o Prefeito Pereira Passos
instalou no Porto de "Maria Angu", uma ponte para as barcas da Cantareira atracarem, ligando a Penha à Praça XV,
com conexão para a Ilha do Governador.
2) atualmente é muito difícil localizar tais portos, muitos foram aterrados; o ´´tão famoso´´ com as ruinas de
sua ponte de madeira desaparaceu com a construção da Avenida Brasil nos idos de 1945; ficava na altura da
atual Estação de Tratamentos de Esgotos da Penha no pátio que foi da estação do Ramal da Rio D´Ouro (Cap. 13)
que aí chegava e intercambiava com a navegação; a Penha talvez seja a das Moreninhas, no final da Rua Lobo
Júnior, hoje totalmente favelizada.


Link: http://w3.comvir.org/~comvir/phpbb3/arq/05148a.pdf
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Set 2010, 22:38

Ôpa !
Será que esta linha projetada foi construída ?
hmy
Vejam abaixo uma imagem do Diário Oficial da União, de 24/03/1893:
Imagem
As pistas estão surgindo ...
:Y:
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Set 2010, 23:06

Olha Dado vou jogar na mega sena, to dando cada chute certeiro rs :P
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Set 2010, 23:22

Fornos de incineraçao? Olarias usam fornos de cozimento. Deveria ser carvoarias, deviam misturar carvao vegetal com coque importado para as vaposoras no sistema de pulverizaçao, ou esse carvao era destinado as residencias e padarias e escoados pelo Porto de Inhauma, me lembro q perto de minha casa ainda havia uma carvoaria ja em agonia, isso nos idos de 1980
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Nina
USUÁRIO JR
Mensagens: 349
Registrado em: 10 Out 2009, 12:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Nina » 18 Set 2010, 23:24

O antigo estaleiro da Cantareira fica em Sao Domingos. Durante 6 anos eu o vi na minha ida e volta da faculdade (para quem nao sabe fiz Arquitetura e Urbanismo na UFF). Hoje é uma boate chamada Happy News, fica em frente ao Campus Gragoatá da UFF (esse campus fica num aterro).

Trabalhar em Madureira, viajar na cantareira
E morar em Niterói


No meu caso seria: Morar em Madureira, viajar na Cantareira e Estudar em Niteroi ffif
"Engenho de Dentro... Quem não saltar agora só em Realengo"

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 18 Set 2010, 23:26

Jogar na Mega-sena ? Bom, não é uma má idéia ...
mrgr
Agora temos que encontrar mais pistas ... não encontrei nada mais por hoje. O que eu acho incrível é esse fato, do Porto de Inhaúma ter tido (ou não) uma ferrovia, não ser divulgado. Até o Porto de Maria Angu tem sua respectiva repercussão ... ainda não está provado que existiu tal ferrovia, precisamos de mais evidências ... mas começamos bem !
Editado pela última vez por DadoDJ em 19 Set 2010, 00:26, em um total de 1 vez.
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 18 Set 2010, 23:27

Que eu saiba vagonetes sao movidos a traçao animal,sao de minas ou pequenas cargas bitolinha 60 centimetros, traçao animal? Estabulos? Caramba... o0
Editado pela última vez por NANDORJ em 19 Set 2010, 00:46, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Set 2010, 00:28

Prova da existência de uma oficina de manutenção do EF Rio do Ouro no terminal do Caju (era meio óbvio, mas vale o registro):
Imagem
okk
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 19 Set 2010, 00:37

Quantas oficinas a Rio d'Ouro contava?
ENGENHO DE DENTRO grandes reparos? substituta do Caju?
MARIA DA GRAÇA pequenos reparos?
PENHA pequenos reparos
CAJU pequenos reparos? ate desativaçao da variante original
BELFORT ROXO pequenos reparos?
TALVEZ TRIAGEM também?
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 19 Set 2010, 13:16

Boa tarde a todos, estou muito curioso sobre um assunto especifico sobre a Rio d'Ouro. Seu material rodante, todos ja sabem que pelo menos 8 locomotivas foram usadas do periodo de 1875 ate 1971, ou seja 96 anos, 5 dessas vaporosas era norte americanas fabricadas pela Baldwin, modelo tipo Mogul 2-6-0, e 3 locomotivas suecas Nohab. As perguntas que valem um milhao:
So foram essas 8 em 96 anos de ferrovia? Dando conta do transporte de passageiros e cargas do tronco, de seus ramais, sub ramais de serviço para fabricas, portos e represas?
Sobreviveu alguma Baldwin ou Nohab da Rio D'ouro? Servindo alguma ferrovia turistica, apos 1928 a Rio d'Ouro foi emcampada pela EFCB podendo com isso sendo remanejada entre suas ferrovias? Ou em algum museu ou praça publica para esposiçao?
Sei que no fim dos anos sessenta as vaporosas foram sendo substituidas gradativamente pelas diesel, na Rio d'Ouro nao foi diferente, foram feitos testes. Quanto tempo durou esses testes? Com que locomotiva?
Sera exagerado da minha parte sugerir que foram as GE U-12B e U-12C? Minha sugestao
e devido a adoçao das mesmas em outros trechos suburbanos no mesmo periodo, com o fim da ligaçao de cremalheira ate Petropolis, o restante do trecho se tornou o ramal de Imbarie-Piabeta-Raiz da Serra, o trecho de Niteroi-Sao Gonçalo-Itaborai da antiga EF Niteroi-Vitoria, o trecho de Porto das Caixas-Cachoeiro de Macacu do antigo ramal de Cantagalo, e por fim o trecho sobrevivente da EF Teresopolis de Surui-Mage-Guapimirim, todos esses adotaram essas locomotivas como padrao, e continuam ate hoje a dar conta do recado, sendo usadas pela Supervia no ramal de Vila Inhomirim, e pela CENTRAL no ramal de Guapimirim, e ate recentemente em 2008 no ramal de Itaborai. <_< o0
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

Autor do tópico
DadoDJ
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1018
Registrado em: 23 Ago 2009, 22:06
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por DadoDJ » 19 Set 2010, 14:21

Encontrei esta foto da EF Rio do Ouro, mosrando um pontilhão em local não identificado:

Imagem

Onde será ?
Eduardo P. Moreira
"Dado DJ"

www.dadodj.com
www.trilhosdorio.com.br

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 19 Set 2010, 14:34

Como todos sabem a Rio d'Ouro atravessava uma serie de rios do Rio e na Baixada, ja vimos fotos do Rio Jacare e do Rio mencionado em foto pelo Dado, eram locais muitos bonitos e bucolicos, onde nos brasileiros nos perdemos? Afirmo categoricamente para voces que esse rio da ultima foto e um valao fetido e canalizado hoje em dia. Outro dia vi na tv como os portugueses consenvam sua historia e patrimonio, o novo convive com o velho em harmonia, nao podia ser assim aqui? Outro dia a forista Nina me confidenciol, que a mesma estava na Barao de Maua e um FDP desocupado jogou essa perola fratulenta, SERIA MELHOR DEMOLIR ISSO AI E CONSTRUIR UMA COISA NOVA, depois dessa coloco minha viola no saco eme vou. :sn: :@: brb wll nnoo :brrb: :brrb: :brrb:
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante