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Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 07 Dez 2010, 13:51
por Lopes
Minireis escreveu: Estava pensando, quando o Metrô inteiro estiver modernizado e descaracterizado, com trens, bloqueios e plataformas com essas portas de vidro, aí o Metrô perderá a graça para mim...

Não penso assim... como todo sistema, o metrô está evoluindo e quem realmente gosta, vai admirar o metrô de qualquer forma.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 07 Dez 2010, 14:07
por GospelRafa
Lopes escreveu:
Minireis escreveu: Estava pensando, quando o Metrô inteiro estiver modernizado e descaracterizado, com trens, bloqueios e plataformas com essas portas de vidro, aí o Metrô perderá a graça para mim...

Não penso assim... como todo sistema, o metrô está evoluindo e quem realmente gosta, vai admirar o metrô de qualquer forma.
Que bom que o metro SP está evoluindo, mostra-se a preocupação de prestar um bom atendimento à população!

Vou gostar de ver as mudanças no metro!

Estou mais ancioso ainda pela modernização da CPTM (quero ver um 1700 modernizado)!

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 07 Dez 2010, 14:48
por ARS
Lopes escreveu:
Minireis escreveu: Estava pensando, quando o Metrô inteiro estiver modernizado e descaracterizado, com trens, bloqueios e plataformas com essas portas de vidro, aí o Metrô perderá a graça para mim...
Não penso assim... como todo sistema, o metrô está evoluindo e quem realmente gosta, vai admirar o metrô de qualquer forma.
Sim, entendo, mas, cada um com o seu gosto, certo?

Eu não sou obrigado a gostar de um trem que era legal e ficou "moderno" só porque acham que iria ficar melhor.

Para mim o Metrô não é só sistema e trens e etc, é história. A modernização, como já disse, é boa, a descaracterização que não é, não vai parecer mais o Metrô de São Paulo e sim como outro de qualquer País. Por exemplo, esse Cobrasma, se é que ainda podemos chamá-lo assim, reformado ficou horrível, feio pra caramba, não tem cara de reforma e sim de gambiarra, uma mascára nova para dizer que é novo, e sabemos que não é. Por que, então não reformou a máscara antiga também? O trem não iria ficar moderno, da mesma forma?

O dinheiro público está sendo jogado fora....

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 07 Dez 2010, 14:52
por ARS
GospelRafa escreveu:
Lopes escreveu:
Minireis escreveu: Estava pensando, quando o Metrô inteiro estiver modernizado e descaracterizado, com trens, bloqueios e plataformas com essas portas de vidro, aí o Metrô perderá a graça para mim...
Não penso assim... como todo sistema, o metrô está evoluindo e quem realmente gosta, vai admirar o metrô de qualquer forma.
Que bom que o metro SP está evoluindo, mostra-se a preocupação de prestar um bom atendimento à população!Vou gostar de ver as mudanças no metro!
Estou mais ancioso ainda pela modernização da CPTM (quero ver um 1700 modernizado)!
Concordo que o Metrô está evoluindo, mas quanto a prestar um bom atendimento, isso não depende só de "evolução", podemos ter o melhor Metrô do mundo, mas o que adianta, por exemplo, se não há cooperação entre os Colaboradores e Administradores? Prestará um bom serviço mesmo assim? Entende, não se pode basear a "evolução" como desculpa para "um bom atendimento". Hoje o Metrô já é assim, com bom atendimento e sem "evolução".

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 07 Dez 2010, 23:24
por GospelRafa
Minireis escreveu:
Lopes escreveu:
Minireis escreveu: Estava pensando, quando o Metrô inteiro estiver modernizado e descaracterizado, com trens, bloqueios e plataformas com essas portas de vidro, aí o Metrô perderá a graça para mim...
Não penso assim... como todo sistema, o metrô está evoluindo e quem realmente gosta, vai admirar o metrô de qualquer forma.
Sim, entendo, mas, cada um com o seu gosto, certo?

Eu não sou obrigado a gostar de um trem que era legal e ficou "moderno" só porque acham que iria ficar melhor.

Para mim o Metrô não é só sistema e trens e etc, é história. A modernização, como já disse, é boa, a descaracterização que não é, não vai parecer mais o Metrô de São Paulo e sim como outro de qualquer País. Por exemplo, esse Cobrasma, se é que ainda podemos chamá-lo assim, reformado ficou horrível, feio pra caramba, não tem cara de reforma e sim de "engenharia informal", uma mascára nova para dizer que é novo, e sabemos que não é. Por que, então não reformou a máscara antiga também? O trem não iria ficar moderno, da mesma forma?

O dinheiro público está sendo jogado fora....
Sobre colocar uma nova mascara, em um trem antigo, é tampar o sol com a peneira...pra mim, deveriam ter feito como o metro RIO, modernizaram os trens, mudaram o interior, mais o exterior ficou o mesmo... acho que assim, não descaracteriza o sistema, que venham novos trens, mais os modernizados, que continuem com a cara de sempre.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 08 Dez 2010, 00:57
por Gustavodc
Senhores, o Cobrasma modernizado só tem de velho a caixa, o resto é novo. É um trem totalmente novo.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 08 Dez 2010, 01:11
por ARS
GospelRafa escreveu: " Sobre colocar uma nova mascara, em um trem antigo, é tampar o sol com a peneira"

"deveriam ter feito como o metro RIO, modernizaram os trens, mudaram o interior, mais o exterior ficou o mesmo"

"...mais os modernizados, que continuem com a cara de sempre"
Falou tudo! Principalmente na última frase.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 08 Dez 2010, 11:06
por Rafael Lopes
Minireis escreveu:
GospelRafa escreveu: " Sobre colocar uma nova mascara, em um trem antigo, é tampar o sol com a peneira"

"deveriam ter feito como o metro RIO, modernizaram os trens, mudaram o interior, mais o exterior ficou o mesmo"

"...mais os modernizados, que continuem com a cara de sempre"
Falou tudo! Principalmente na última frase.
Como o Gustavo bem disse: apenas a caixa é a velha. De resto, tudo novo: CBTC, novo sistema de freios, A/C, máscara nova, salão novo etc. No RJ só colocaram A/C e trocaram o sistema de freios, permanecendo o mesmo layout do salão interno, fazendo com que nem pareça reformado ou novo.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 08 Dez 2010, 22:27
por Gustavodc
Aí que você se engana Rafael, internamente ele não lembra absolutamente nada com o velho. Tem até uns esquemas legais de abrir a porta da cabine com o crachá e tudo mais.
Hoje fiz um dos primeiros testes no 334, que também recebeu a modernização de freio. O bixo tá muito bom, só o cheiro de freio quente que tá fogo!hahah

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 00:45
por ARS
Pois é, sem perceber o Metrô vai ser descaracterizado, perder sua identidade, futuramente vão olhar e dizer: "Olha o Metrô igual o de outro país, por exemplo."

Também, técnologia demais não faz bem, hoje os trem da linha 4 não tem operador. O que garante que isso também não ocorrerá com o resto do sistema? Muita gente pode perder o emprego, tudo pode acontecer, a linha 4 é da VIAQUATRO, mas controlado pelo Metrô. Pode acontecer terceirização total e não podemos bater do peito e dizer: "Isso nunca vai acontecer". Eu nunca imaginaria que um dia a Varig, Mappin, Banespa, Vasp, CMTC, etc, empresas grandes fossem falir...

nnoo

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 08:18
por Rafael Lopes
Acontece que não vivemos num mundo estático: se vivêssemos assim ainda estaríamos no tempo das cavernas.

Toda tecnologia tem prós e contras mas nem por isso me faz gostar mais ou menos de alguma coisa (para mim é o menos relevante).

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 11:06
por GospelRafa
Minireis escreveu:Pois é, sem perceber o Metrô vai ser descaracterizado, perder sua identidade, futuramente vão olhar e dizer: "Olha o Metrô igual o de outro país, por exemplo."

Também, técnologia demais não faz bem, hoje os trem da linha 4 não tem operador. O que garante que isso também não ocorrerá com o resto do sistema? Muita gente pode perder o emprego, tudo pode acontecer, a linha 4 é da VIAQUATRO, mas controlado pelo Metrô. Pode acontecer terceirização total e não podemos bater do peito e dizer: "Isso nunca vai acontecer". Eu nunca imaginaria que um dia a Varig, Mappin, Banespa, Vasp, CMTC, etc, empresas grandes fossem falir...

Aliás, vejam quão diferentes ficarão:
Imagem

nnoo
Ele não tem o detalhe curvo acima do engate, como nos CAFs e os antigos...

Imagem

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 11:14
por GospelRafa
Rafael Lopes escreveu:
Minireis escreveu:
GospelRafa escreveu: " Sobre colocar uma nova mascara, em um trem antigo, é tampar o sol com a peneira"

"deveriam ter feito como o metro RIO, modernizaram os trens, mudaram o interior, mais o exterior ficou o mesmo"

"...mais os modernizados, que continuem com a cara de sempre"
Falou tudo! Principalmente na última frase.
Como o Gustavo bem disse: apenas a caixa é a velha. De resto, tudo novo: CBTC, novo sistema de freios, A/C, máscara nova, salão novo etc. No RJ só colocaram A/C e trocaram o sistema de freios, permanecendo o mesmo layout do salão interno, fazendo com que nem pareça reformado ou novo.
Mais é vantajoso fazer isso, pegar um trem antigo, e só aproveitar a caixa? Em questão de economia, tem muita diferença entre se fazer um trem novo, e em moderniza um antigo?

Pq parece que se fazer um tremnovo, leva-se muito menos tempo do que modernizar.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 11:22
por Erick_UT440R
GospelRafa escreveu:Ele não tem o detalhe curvo acima do engate, como nos CAFs e os antigos...
Na verdade, o K01 tem sim o anti-encavalamento.
Entretanto, há uma tampa que o encobre (assim como no frota G]. okk

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 11:43
por Rafael Lopes
GospelRafa escreveu:
Rafael Lopes escreveu:
Minireis escreveu:
GospelRafa escreveu: " Sobre colocar uma nova mascara, em um trem antigo, é tampar o sol com a peneira"

"deveriam ter feito como o metro RIO, modernizaram os trens, mudaram o interior, mais o exterior ficou o mesmo"

"...mais os modernizados, que continuem com a cara de sempre"
Falou tudo! Principalmente na última frase.
Como o Gustavo bem disse: apenas a caixa é a velha. De resto, tudo novo: CBTC, novo sistema de freios, A/C, máscara nova, salão novo etc. No RJ só colocaram A/C e trocaram o sistema de freios, permanecendo o mesmo layout do salão interno, fazendo com que nem pareça reformado ou novo.
Mais é vantajoso fazer isso, pegar um trem antigo, e só aproveitar a caixa? Em questão de economia, tem muita diferença entre se fazer um trem novo, e em moderniza um antigo?

Pq parece que se fazer um tremnovo, leva-se muito menos tempo do que modernizar.
Num trem novo você implanta sistemas do zero, ao passo que num reformado você tem que mexer no que já existe e implantar um sistema compatível ao que se tem. Sempre será mais complicado e demorado mexer em algo existente do que em algo que ainda vai existir. É muito óbvio.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 11:53
por Correia431M
E tem também o risco, de ver o custo. Lembrando que o Governo do Estado de São Paulo, também limitou o custo dessa reforma nos trens do Metrô/SP, em 75% do valor de um trem novo, assim como foi feito na época da CPTM.

Só para você ficarem cientes, a reforma dos Budd da Linha 1, quase estoura o percentual. Ficou em 74% do valor de um trem novo.

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 11:59
por Francis
Minireis escreveu:a linha 4 é da VIAQUATRO, mas controlado pelo Metrô.
Não Minireis, é o contrário.
A linha 4 é do Metrô (propriedade), operada pela ViaQuatro através de concessão por tempo determinado.
O que o Metrô faz é impor indicadores e metas a serem cumpridas, como em qualquer outro contrato de concessão, bem como há dispositivos contratuais que garantem à Via Quatro uma remuneração mínima - se a previsão de passageiros em contrato não for atingida, o estado paga a diferença. Ridículo, mas é assim. O estado garantindo o lucro do empresário.

Existem outras duas "concessões" metroferroviárias: trecho Artur Alvim - Guaianazes (propriedade Metrô, operação CPTM) e linha 5 - Lilás (propriedade CPTM - operação Metrô).

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 16:26
por DNER
Realmente, a modernização é bem vinda, pois nós sabemos que os atuais equipamentos do Metrô já estão obsoletos.
É nessário trocá-los e/ou modernizá-los.
Concordo com a opinião do ponto de vista histórico, mas se não executasse o que está sendo feito hoje, bem em menos tempo todos nós iremos olhar um verdadeiro quebra-quebra no sistema.

Por falar em Metrô, alguém tem idéia de quando o trecho Vila Prudente - Sacomã irá operar das 4h40min as 24hs?
Todo dia utilizo aquela maildita ponte orca.
Só na transposição, perco quase 12 min( do trêm até o Metrô).

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 20:27
por Lopes
Francis escreveu:
Existem outras duas "concessões" metroferroviárias: trecho Artur Alvim - Guaianazes (propriedade Metrô, operação CPTM) e linha 5 - Lilás (propriedade CPTM - operação Metrô).

Francis, a " propriedade " desses trechos já não haviam sido transferidas? Se não, o que falta/ o por que dessa " não transferência ".

Agradeço a resposta desde já

Re: Cobrasma/Mafersa - Linha 3

Enviado: 09 Dez 2010, 23:43
por GospelRafa
Erick_UT440R escreveu:
GospelRafa escreveu:Ele não tem o detalhe curvo acima do engate, como nos CAFs e os antigos...
Na verdade, o K01 tem sim o anti-encavalamento.
Entretanto, há uma tampa que o encobre (assim como no frota G]. okk
Obrigado.... okk

Desculpe minha ignorância no assunto, mais agora descobri o que é aquele "detalhe curvo" rsrsrsrs