[EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2010, 22:43

.. ela nao ia correr paralelo a Linha Norte pela Ibiapina, seria descabido,....

Nando, Seria descabido se pensarmos na construção das duas linhas férreas simultaneamente, mas isso não ocorreu. O Dado postou outro mapa (vide página 4, fórum Rua Bella, Benfica e Praia Pequena) que mostra a cidade do Rio na década de 70 do século XIX. O ramal suburbano da Central já existia, assim como o da Rio D'ouro, mas a Auxiliar e E.F.Norte não. Se não existiam, não havia cruzamento.
Ora entre 1875 e 1886, houve na história desse planeta um momento em que não havia a cruz de Santo André, pelos motivos acima.
Isso pode mostrar uma coerência do ramal vir de Vicente de Carvalho, pois até então era o ponto de uma ferrovia mais próximo desse porto.
Com a construção da linha de subúrbios da E.F.Norte a partir de 1886, (me orientando pelo ano de construção de estações como Amorim, Bonsucesso e etc:), a estação do Largo da Penha ficou desnecessária com a construção da Estação Penha, conforme conhecemos e deve ter sido desativada, mas o ramal não.
Inclusive segundo foristas do site Zona Norte, essa estação Largo da Penha que era mais próxima ainda da igreja, se comparada com a estação da Penha da E.F.Norte, era usada por romeiros que vinham do porto.
O mapa postado pelo Dado mostra uma áerea muito restrita, mas acho que em 1928, as outras duas estações da linha (Fazenda Grande & Maria Angú) já haviam sido desativadas.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 22:47

Estou olhando o mesmo mapa de 1928 do Dado, estou certo, ate 1964 havia uma passagem de nivel ali, conheço bem essas ruas também sou morador da Penha. DESCABIDO? entao ela ia paralela a Ibiapina? você sabe que a Ibiapina corre paralelo da linha do trem indo para olaria do lado da igreja da penha? A linha norte e a rio douro correm mais ou menos paralelo na altura do atual parque ary barroso na penha circular ate o cruzamento das mesmas na passarela na confluencia entre a antiga custodio de melo(jose mauricio), antiga Sebragy, com a Ibiapina que começa exatamente ali. A passarela que eu digo e a que fica depois da igreja nossa senhora desatadora de nos. Olhe o mapa que o dado mandou o link
Editado pela última vez por NANDORJ em 21 Set 2010, 23:19, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 22:50

Claro que se cruzavam. Elas coexistiram juntas por quase trinta anos, o ramal da penha começa em vicente de carvalho e tem de cruzar a linha norte para chegar no maria angu. tenho um trecho de um diario oficial mandado pelo proprio dado, mostrando a autorizaçao para linha norte encampar o trecho do cruzamento ate o porto
Se quiser ver esta no forum
Editado pela última vez por NANDORJ em 21 Set 2010, 22:55, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 22:51

Claro a rio douro e mais velha que a linha norte
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 22:54

Adenilson escreveu:.. ela nao ia correr paralelo a Linha Norte pela Ibiapina, seria descabido,....

Nando, Seria descabido se pensarmos na construção das duas linhas férreas simultaneamente, mas isso não ocorreu. O Dado postou outro mapa (vide página 4, fórum Rua Bella, Benfica e Praia Pequena) que mostra a cidade do Rio na década de 70 do século XIX. O ramal suburbano da Central já existia, assim como o da Rio D'ouro, mas a Auxiliar e E.F.Norte não. Se não existiam, não havia cruzamento.
Ora entre 1875 e 1886, houve na história desse planeta um momento em que não havia a cruz de Santo André, pelos motivos acima.
Isso pode mostrar uma coerência do ramal vir de Vicente de Carvalho, pois até então era o ponto de uma ferrovia mais próximo desse porto.
Com a construção da linha de subúrbios da E.F.Norte a partir de 1886, (me orientando pelo ano de construção de estações como Amorim, Bonsucesso e etc:), a estação do Largo da Penha ficou desnecessária com a construção da Estação Penha, conforme conhecemos e deve ter sido desativada, mas o ramal não.
Inclusive segundo foristas do site Zona Norte, essa estação Largo da Penha que era mais próxima ainda da igreja, se comparada com a estação da Penha da E.F.Norte, era usada por romeiros que vinham do porto.
O mapa postado pelo Dado mostra uma áerea muito restrita, mas acho que em 1928, as outras duas estações da linha (Fazenda Grande & Maria Angú) já haviam sido desativadas.
Em que momento discordei disso? Leia com atençao meu dialogo com o Dado
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2010, 23:00

......, sei que a Linha Norte teve um ramal para o Curtume Carioca e para o Matadouro, sera que esse ramal nao foi herdado da erradicaçao do ramal da Penha da Rio d'ouro, ou seja o trecho de Vicente de Carvalho ao do Largo da Penha foi erradicado, mas o que ia da Fazenda Grande/Matadouro ate o Porto Maria Angu, necessariamente nao, pois tinha acesso pela Linha Norte e devia ser muito lucrativo. Um abraço fraterno a todos. Espero que esse assunto que e levantei gere um debate.[/quote]

A partir de agora, o que vou escrever é puro palpite. O que você disse sobre o trecho a partir da E.F.Norte até o Porto ter sido "sobrevivente" em comparação ao ramal da Rio D'ouro faz total sentido, pois a partir de 1886 a ferrovia mais próxima do porto era a E.F.Norte e não a Rio D'ouro, fato que não isenta a possibilidade desta última também utilizar os serviços até o porto, mesmo com a existência da E.F.Norte.
O mapa de 1928, postado pelo Dado mostra a linha até V.Carvalho e o cruzamento com a E.F.Norte, mas será que ainda circulavam trens lá em 1928, ou somente a linha existia?
O meu palpite é baseado na forma de Y curvo existente na Rua Leopoldina Rego próximo à Praça Mal Maurício Cardoso, que sugere que o Y, outrora existente em Vicente de Carvalho, possa ter sido transferido para lá, onde outrora era um cruzamento.
Consulte os mapas atuais e você entenderá a linha do meu raciocínio palpiteiro.
Concluindo então, a sua teoria que o ramal da Penha sobreviveu herdada da Rio D'ouro como trecho servindo à E.F.Norte é totalmente plausível.
O modal hidro-ferroviário era comum na época, vide o exemplo de Guia de Pacobaíba.
Sobre o porto de Inhaúma, ainda não pesquisei o suficiente, mas não sei sequer se esse porto atingiu a época das ferrovias.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2010, 23:11

Nando.
Só para complementar, agora que li suas respostas, estou levando apenas a posição do cruzamento ferroviário da Rio D'ouro com a E.F.Norte que passou a existir a partir de 1886.
Não estou levando em consideração qualquer cruzamento rodo-ferroviário, pois conheço pouco a região e você como morador local e baseado nos depoimentos do seu pai e amigos, tem muito mais muito mais propriedade para tece-los.
Eu entendo um pouquinho é do Méier.
Quanto ao mapa então, concordamos e também concordo contigo sobre a possibilidade do ramal ter sido herdado pela E.F.Norte a partir da Rio D'ouro.
O mistério agora é saber se o fato de ainda existir trilhos vindo de V.Carvalho em 1928 (vide mapa) atestaria que o trecho da Rio D'ouro ainda estava sendo usado.
Só para complementar, o Porto Maria Angú tinha esse nome por causa de Praia de Maria Angú que ficava à esquerda do porto (em direção ao centro). Logo a direita, o nome da Praia era Saco dos Viegas e na realidada a estação de Maria Angú dividia as duas praias sob a forma de um pier.
Editado pela última vez por Adenilson em 22 Set 2010, 10:25, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 23:27

PUXA ADEMILSON você TEM MSN? QUERIA TE MANDAR O MAPA QUE TENHO AQUI QUE MOSTRA A VICENTE DE CARVALHO E A BRAS DE PINA AINDA COM TRILHOS, MOSTRA CERTINHO ONDE OS TRILHOS DA LINHA NORTE COM A RIO DOURO SE CRUZAVAM, E também TE ANDARIA O DIARIO OFICIAL QUE AUTORIZA A LEOPOLDINA LIGAR SUA FERROVIA AO RAMAL DA PENHA ATE O MARIA ANGU
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Pablo ITT
MEMBRO PLENO
Mensagens: 824
Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Pablo ITT » 21 Set 2010, 23:28

NANDORJ escreveu:PUXA ADEMILSON você TEM MSN? QUERIA TE MANDAR O MAPA QUE TENHO AQUI QUE MOSTRA A VICENTE DE CARVALHO E A BRAS DE PINA AINDA COM TRILHOS, MOSTRA CERTINHO ONDE OS TRILHOS DA LINHA NORTE COM A RIO DOURO SE CRUZAVAM, E também TE ANDARIA O DIARIO OFICIAL QUE AUTORIZA A LEOPOLDINA LIGAR SUA FERROVIA AO RAMAL DA PENHA ATE O MARIA ANGU
Também quero, sou viciado em mapa.

:lol: :lol: :lol: :lol:


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2010, 23:32

Nando.
Olhei atentamente o mapa de 1928 e como algumas ruas estavam sem nome, acabei confundindo o ponto do cruzamento.
O que o mapa mostra é a E.F.Rio D'ouro vindo da Brás de Pina, passando pelo largo da Penha e assim que a Ibapina vira José Maurício, ela passa para o outro lado e indo mais ou menos paralela à Rua Tenente Araquem Ribeiro e Afonso Ribeiro.
Retira o que eu disse sobre a Plínio Bastos, pois como disse acima, o mapa de 1928 não tinha o nome das ruas e tive que contar as esquinas a partir da Rua Cajá que cortava as outras inclinada.
Eu citei a Ibapina apenas por ter calculado errado o ponto do cruzamento pelos motivos acima. Para ser a Ibapina, a E.F.Norte, que veio depois teria que correr paralelo ao Ramal de Maria Angú.
Na realidade, assim que o ramal da Rio D'ouro chega a E.F.Norte, cruza com a mesma sem haver paralelismo, mas o descabimento sobre o qual nos refererimos antes é da E.F.Norte ir paralelo à Rio D'ouro em mais de 200m e não ao contrário, uma vez que entre as duas ferrovias, o pioneirismo é da Rio D'ouro.

A minha intervenção sobre o tema deveu-se mais ao fato de ter dado a entender que o ponto do cruzamento era um mistério, quando de fato, o Dado já tinha postado um mapa com o local.
NANDORJ escreveu:Estou olhando o mesmo mapa de 1928 do Dado, estou certo, ate 1964 havia uma passagem de nivel ali, conheço bem essas ruas também sou morador da Penha. DESCABIDO? entao ela ia paralela a Ibiapina? você sabe que a Ibiapina corre paralelo da linha do trem indo para olaria do lado da igreja da penha? A linha norte e a rio douro correm mais ou menos paralelo na altura do atual parque ary barroso na penha circular ate o cruzamento das mesmas na passarela na confluencia entre a antiga custodio de melo(jose mauricio), antiga Sebragy, com a Ibiapina que começa exatamente ali. A passarela que eu digo e a que fica depois da igreja nossa senhora desatadora de nos. Olhe o mapa que o dado mandou o link
Editado pela última vez por Adenilson em 21 Set 2010, 23:53, em um total de 5 vezes.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2010, 23:35

Não tenho MSN, mas como você tem o mapa, mata uma curiosidade.
O ponto de ligação autorizado no Diário que você tem mostra o desvio a partir da E.F.Norte no mesmo ponto onde cruzava com a Rio D'ouro ou houve modificação do ponto?
NANDORJ escreveu:PUXA ADEMILSON você TEM MSN? QUERIA TE MANDAR O MAPA QUE TENHO AQUI QUE MOSTRA A VICENTE DE CARVALHO E A BRAS DE PINA AINDA COM TRILHOS, MOSTRA CERTINHO ONDE OS TRILHOS DA LINHA NORTE COM A RIO DOURO SE CRUZAVAM, E também TE ANDARIA O DIARIO OFICIAL QUE AUTORIZA A LEOPOLDINA LIGAR SUA FERROVIA AO RAMAL DA PENHA ATE O MARIA ANGU


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2010, 23:42

PESSOAL,
NO SITE MEMÓRIA DO TREM, TEM O ENDEREÇO E TELEFONE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS FERROVIÁRIOS. COMPREI O LIVRO LÁ. FICA EM UM ANDAR, O QUAL NÃO ME LEMBRO AGORA, DE UM PRÉDIO ISOLADO COM LETREIRO DO ITAÚ, LOCALIZADO NA AVENIDA PRES.VARGAS E PRÓXIMO AO CAMPO DE SANT'ANNA, MAS LIGUEM ANTES PARA QUE EU NÃO FIQUE COM FAMA DE TER DADO A DICA ERRADA.
COMPREI O LIVRO HÁ QUASE 2 ANOS E O CARA AINDA ME DEU OUTRO LIVRO DE GRAÇA COMO BRINDE. :lol:
Pablo ITT escreveu:
Brunoraraujo escreveu:
Pablo ITT escreveu:
Nina escreveu:Quero comprar mesmo. Livraria comum vende?

Que estacao Mato Alto é essa? Vargem Grande?
No seminário do CREA sobre ferrovias que começa na 5ª feira voce poderá comprá-lo a preço bem baixo, com a possibilidade de autógrafo do autor. Tive um autografado que foi devorado pelos cupins e agora vou levar um outro para puxar a sardinha pra minha brasa.
aproveitando a dica eu ja me inscrivi, será que mais umavez estarei lá sozinho sem ninguém daqui, quer dizer teve uma vez que o bruno Araújo foi.
uai? vai ter evento no mesmo lugar? E eu aqui sem ter me dado conta...
Depois e mande os detalhes, pode ser que eu de um alô lá...
http://www.tgvbr.protrem.org/phpBB3/vie ... =42&t=4985

Exato na mesma Bat hora e no mesmo Bat local.
Lá na Rua Buenos Aires, 40.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 21 Set 2010, 23:52

Nando.
Você pode postar esse mapa que você tem na seção de mapas do fórum.
Um abraço!!! okk

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 23:53

po adenilson nao to achando , nao e um mapa(autorizaçao da leopoldina ligar sua ferrovia ao ramal da penha), e sim uma nota do diario oficial, que o dado ainda postou
Editado pela última vez por NANDORJ em 22 Set 2010, 00:16, em um total de 1 vez.
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 23:54

pera ai vou ver ser acho o link, eram 4 mapas baixei os 4
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 21 Set 2010, 23:58

o mapa especifico e esse, baixa ele(o so clicar nele você aumenta sem perder resoluçao)

http://www.4shared.com/photo/OB9oahGR/A ... lanta.html
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Set 2010, 00:24

DadoDJ escreveu:Ok, Nando ... a pergunta sobre Henrique Scheid foi só por curiosidade mesmo ... é isso aí !

Agora tenho que te dar os parabens ! Não entendeu ? Vou explicar ... mas antes, quero dizer que o livro "A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro", de Hélio Suêvo é fascinante e viciante ! Porquê ? Porque a cada vez que eu leio, uma informação nova me surge aos olhos ! Veja o que li hoje no capítulo da EF Rio do Ouro (página 83):

"Por aviso de 31 de dezembro de 1909 (...). Nesse mesmo ano, permitia o Ministério da Viação que a Leopoldina Railway realizasse os trabalhos de adaptação necessários no termina marítimo do Caju, visando o serviço de movimento de suas barcaças, e utlizasse pelo prazo de 10 anos (...) o trecho da Rio do Ouro compreendido entre a Ponta do Caju e o entroncamento a Linha Auxiliar. E ainda por aviso de 13 de outubro deste mesmo ano concedia o citado Ministério à mesma Leopoldina Railway a permissão PARA LIGAR A SUA LINHA DO NORTE AO RAMAL DA PENHA."

Agora, Nando ... você expôs essa possibilidade algumas mensagens atrás e está absolutamente correto ! Meus parabéns !
okk
Agora resta saber se a Leopoldina utilizou esta linha para ligação com o Matadouro da Penha ...
Desculpa adenilson, nao e uma gravura de recorte de jornal diario oficial, o Dado digitou ha autorizaçao da ligaçao linha norte ao ramal da penha
136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.

Avatar do usuário

NANDORJ
USUÁRIO JR
Mensagens: 309
Registrado em: 16 Ago 2010, 00:06
Localização: Rio de Janeiro

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por NANDORJ » 22 Set 2010, 00:45

136 anos da Estrada de Ferro Rio D'ouro.


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Set 2010, 09:35

Nando.
Ainda não olhei o link que você postou, mas com certeza logo logo vou ler com atenção tudo.
Como ontem já era tarde, gostaria de complementar com a seguinte informação.
Eu particularmente acho cruzamento de ferrovias, uma das coisas mais ridículas que se pode conceber. Seria como cruzamento de pista de aeroporto.
Se o projeto com o traçado da E.F.Norte foi concretizado passando em 90º com a Rio D'ouro era porquê talvez já havia uma má intenção quanto à utilização do trecho V.Carvalho X Largo da Penha da Rio D'ouro, pois poderia ter sido construído uma ponte ou a E.F.norte ter sido traçada de forma a tangenciar a Rio D'ouro em alguns metros com intercâmbio de linhas para a utilização do traçado até Maria Angú pelas 2 ferrovias.
Vale salientar que nessa época, a E.F.Norte tinha bitola métrica, não havendo necessidade de adapatações em bitola mista como a auxiliar fez com a Rio D'ouro no trecho entre Triagem e Del Castilho.
Tendo sido mostrado esse decreto, resta a saber a partir de onde a E.F.Norte passou a utilizar o ramal restante de Maria Angú para si, uma vez que não dá para fazer uma curva repentina de 90º e para a adaptação do traçado com a outrora Rio D'ouro, deve ter havido a construção de um ramal sob a forma de curva para o desmembramento do ramal de subúrbios da E.F.Norte.
Por isso, a explicação do meu "chute" quanto a possibilidade da existência desse ramal há alguns comentários acima a partir da E.F.Norte!
Outra questão: Quando extatamente foi desativado por completo o ramal de Maria Angú? (Trecho da E.F.Norte).
Pergunto isso, pois a Avenida Brasil foi construída nos anos 40.
Se tais trilhos ainda passavam por ali, havia registro de passagem em nível pela Avenida Brasil?


Adenilson
USUÁRIO JR
Mensagens: 373
Registrado em: 01 Mar 2010, 17:07

Re: [EF Rio do Ouro] Curiosidades, vestígios e descobertas

Mensagem não lida por Adenilson » 22 Set 2010, 10:15

Primeiro o fato da Linha Auxiliar começar na Ilha das Moças nao e para assustar, todos sabem que a estaçao inicial da Auxiliar era Alfredo Maia, mas afirmo para vocês Alfredo Maia ficava numa ilha chamada ilha das Moças, vocês devem se bperguntar como? No final do seculo 19 e inicio do seculo vinte prefeitos do distrito federal que era o Rio e os presidentes da ruplica queriam tornar CIDADE numa capital no estilo europeu, inspirados em ideias urbano-paisagisticas do frances Hausman que remodelou a Paris da belepoque, Pereira Passos e Rodrigues Alves, tiveram a mesma ideia de embelezar, sanear e tornar o Rio uma cidade cosmopolita, com grandes monumentos e edificios colossais para epoca, varios trechos do litoral do Centro como da Gamboa, Saude, Santo Cristo foram aterrados,....
Nando. Isso é fato. A parte leste da cidade do Rio foi construída corajosamente em cima de um vasto mangue que separava a Baia de Guanabara do Maciço da Tijuca e vários pontos foram aterrados.
Consultando um mapa de 1910, havia um pequeno alagadiço próximo ao Rio Jacaré. É provável que essa tenha sido a causa da Estação Praia Pequena ter tido esse nome.


Sexto parada em Inhauma? Sabemos que ela era de 1898, nessa epoca ja existia a melhoramentos auxiliar para nos, significa q a variante nova ja existia. As duas transportando trens de passageiros ao mesmo tempo? Nao sei se e do diario oficial, mas o Dado postou uma nota, onde da entender qu a variante novo tinha sido desativada a pouco, a nota e de 1922, conviveram quase 25 anos as duas variante?[/quote]

Nando. Eu e o Dado abordamos muito esse tema e nos baseamos em mapas com os traçados ferroviários que pode ser resumido abaixo.

1) Em 1875, a Rio D'ouro começa a operar e em 1883 começa o serviço de passageiros.
2) Esse trecho englobava o Ponto inicial do Cajú passando pela atual Prof. Olimpo de Mello até atingir a atual suburbana, passando pelo bairro de Del Castilho (a estação Liberdade ainda não existia) e seguindo até a atual João Ribeiro (antiga Estrada Nova da Pavuna) e na altura da estação de E.Mato, seguia pelo traçado como conhecemos.
As linhas auxiliar e o trecho da Rio D'ouro entre Inhaúma e E.Mato não existiam.
3) Em 1898, a linha auxiliar (Melhoramentos) é construída, assim como as Estações Liberdade e Inhaúma, passando a Rio D'ouro a ter duas variantes durante alguns quilômetros.
4) Em algum ano entre 1907 e 1913, o ramal da Rio D'ouro que ia de Liberdade até o encontro de E.Mato pela "João Ribeiro" é erradicado, permanecendo o trecho que vinha do Cajú até Liberdade, passando pela Praia Pequena.
5) Em 1922, Os trens da Rio D'ouro passam a partir de Francisco Sá, dividindo parte do seu leito com a auxiliar entre Triagem e Del Castilho.
6) Em 1931, é inaugurada a estação Engenho da Rainha, a caçula dos subúrbios do Rio da Rio D'ouro, e Engenho do Mato é desativada.

Resumo: Entre 1898 e algum ano entre 1907 e 1918, a linha Auxiliar passava muito próxima à Rio D'ouro entre Pilares e Tomás Coelho e a Rio D'ouro tinha duas variantes.
Fato a saber: Os trilhos existiam, mas existiu tráfego com as duas variantes da Rio D'ouro na mesma época?
Idem da pergunta acima, em relação ao trecho da Praia Pequena, quando a Rio D'ouro passou a sair de F.Sá.
Editado pela última vez por Adenilson em 23 Set 2010, 10:24, em um total de 2 vezes.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante